A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo."— Transcrição da apresentação:

1 1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo

2 2 PERCEPÇÃO É o processo de decodificar os estímulos que recebemos; Em termos gerais, a percepção pode ser definida como a forma como vemos o mundo à nossa volta; Modo segundo o qual o indivíduo constrói em si a representação e o conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações, ainda que, por vezes, seja induzido em erro;

3 3 Percepcionar algo ou alguém é captá-lo através dos sentidos e também fixar essa imagem; As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo e todo o conhecimento é necessariamente adquirido através da percepção;

4 4 O processo perceptivo inicia-se com a captação, através dos órgãos dos sentidos, de um estímulo que, em seguida, é enviado ao cérebro; A percepção pode então ser definida como a recepção, por parte do cérebro, da chegada de um estímulo;

5 5 Este processo pode ser decomposto em duas fases distintas: A) SENSAÇÃO – mecanismo fisiológico através do qual os órgãos sensoriais registram e transmitem os estímulos externos; B) INTERPRETAÇÃO – que permite organizar e dar um significado aos estímulos recebidos.

6 6 A SENSAÇÃO Corresponde a uma resposta direta e imediata dos órgãos sensoriais a um estímulo básico como a luz, a cor, o som ou o tato; A sensibilidade ao estímulo varia de acordo com a qualidade sensorial dos órgãos receptores e a quantidade e a intensidade dos estímulos aos quais estamos expostos.

7 7 POR EXEMPLO: Uma pessoa cega tem a percepção auditiva e tátil mais desenvolvida que a maioria dos pessoas e como tal é capaz de ouvir sons que normalmente as pessoas não ouvem conscientemente. A sensação é por natureza diferencial, ou seja, as pessoas só reparam naquilo que se distingue do geral, naquilo que é diferente, nos desvios, nas irregularidades.

8 8 NOSSOS SENTIDOS... Visão Audição Olfato Tato Paladar

9 9

10 10 A ATENÇÃO É parcialmente determinada pelo que o indivíduo deseja e pela importância que lhe dá; Nossa atenção é, portanto, seletiva; O indivíduo irá perceber mais os estímulos que vierem de encontro com seus interesses.

11 11 FIGURA-FUNDO O indivíduo tem tendência para organizar todas as percepções segundo dois planos: O da figura (elemento central que capta o essencial da atenção); O do fundo (avaliado pelo indivíduo como secundário).

12 12 DISTORÇÃO SELETIVA É a tendência das pessoas interpretarem as informações de acordo com os seus desejos particulares; Dessa forma, o indivíduo reforça os seus preconceitos em vez de contrariá-los.

13 13 RETENÇÃO SELETIVA As pessoas tem uma tendência a esquecer muito mais informações do que aprender, mas existe uma tendência de guardar aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam suas atitudes e crenças.

14 14 Bloqueios de Percepção Obstáculos que impedem entender claramente o problema em si ou a informação necessária pare resolvê-lo.

15 15 Vendo o que você espera ver – ESTERÓTIPO. O esterótipo e a rotulação são bloqueios de criação extremamente predominantes e eficazes. Não se pode ver claramente quando controlado por preconceitos.

16 16 O esterótipo da percepção pode ajudar pessoas a completarem dados incompletos, mas pode pode ser um sério obstáculo para a percepção de combinações novas.

17 17 Bloqueios de Percepção Esterótipo; Dificuldade em isolar o problema; Tendência a restringir demais o problema; Inabilidade em ver o problema de diferentes ângulos; Saturação; Falha e usar todos os mecanismos sensoriais.

18 18 Bloqueios Emocionais Medo se assumir um risco; Apego excessivo à regras; Julgamento precipitado de idéias e pessoas; Incapacidade de Incubar Falta de motivação X Motivação excessiva.

19 19 Bloqueios culturais Tabus; Tradição X Mudança; Razão X Emoção.

20 20 Bloqueios Ambientais Muitas vezes o sucesso depende da capacidade em aceitar e incorporar críticas; A competição e a falta de confiança destroem um ambiente de trabalho.

21 21 Bloqueios de Intelecto e de expressão A habilidade inadequada e a imprecisão na nossa expressão verbal / corporal são muito comuns. É extremamente importante a utilização de informações corretas e adequadas para uma resposta pertinente à dituação.

22 22 Desbloqueadores Entre identificar conscientemente os bloqueios mentais e derrubá-los há uma distância grande. Muitos deste bloqueios existem devido à natureza conquistadora, competitiva e compulsiva do homem ocidental.

23 23 Uma das capacidades mais importantes em uma pessoa criativa é uma postura questionadora, que infelizmente a maioria perde com o tempo, por causa do desencorajamento social e do medo de demonstrar que não sabe. Se você não questiona, não encontra razões para inovar e terá dificuldades em sentir o problema.

24 24 Deve-se desenvolver um ceticismo saudável frete ao que já existe. Fluência e flexibilidade de pensamento também são de extrema importância para combater os bloqueios.

25 25 Grupos e Organizações As pessoas gostarão de você se pensar como elas, o que tende a aumentar os bloqueios de percepção e de intelecto. Em grandes grupos, os bloqueadores da criatividade são: Burocracia e formalidade excessivas; Conservadorismo; Despersonalização; Inércia.


Carregar ppt "1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google