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Traços da Personalidade

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Apresentação em tema: "Traços da Personalidade"— Transcrição da apresentação:

1 Traços da Personalidade
Lugar de Controle: Interno x Externo Pragmatismo Auto-monitoramento Assumir riscos Auto-estima Robbins, (1998)

2 A Individualidade Informações

3 AUTO-ESTIMA É o quanto a pessoa gosta dela mesma, independentemente
das suas qualidades ou limitações. Senso de valor próprio

4 Auto-estima e comportamento

5 Auto-conceito COMO A PESSOA SE VÊ E SE AVALIA NO EXERCÍCIO DOS VÁRIOS PAPÉIS QUE EXERCE AO LONGO DA SUA VIDA.

6 Auto-estima Estudante Amigo Amante Profissional Econômico Social
Esportista Filho

7 As informações podem ser processadas pelo cérebro da seguinte forma:
Incorporadas ao auto-conceito porque são compatíveis com ele ou porque não se constituem uma ameaça a estabilidade da auto-estima. b. Deformadas para serem assim incorporadas ao auto-conceito e, desta forma, não representando uma ameaça a auto-estima. c. Negadas porque seu processamento causaria forte instabilidade da auto-estima. d. Ignoradas porque são irrelevantes para quem as recebe.

8 Ciclo negativo da auto-estima

9 Todos os dias, de todas as maneiras, eu me torno cada vez melhor.
AUTO-ACEITAÇÃO Mesmo com todas as minhas limitações e imperfeições, aceito-me sem reservas e completamente. Todos os dias, de todas as maneiras, eu me torno cada vez melhor. Mude a maneira como você se sente, mudando a maneira como você se trata.

10 Ciclo positivo da auto-estima

11 A U T O E S I M - Culpa a si - Culpa os outros Int Ext Auto confiança
Auto-percepção mais realista Auto-aceitação A U T O E S I M - Culpa a si - Sente-se inferior - Depressão - Culpa os outros - Sente-se perseguido Int Ext LUGAR DE CONTROLE

12 Estratégias perceptivas
Primeiras impressões Seletividade perceptiva Familiaridade perceptiva Acentuação perceptiva Conformidade perceptiva Preconceitos e estereótipos Efeito de halo Manipulação das impressões

13 Forças da formação de amizades dentro do trabalho:
1. A estrutura da organização que se expressa na divisão do trabalho, com a definição de atribuições e responsabilidades cometidas a cada indivíduo e as condições para o exercício das mesmas. 2. As características pessoais em termos de necessidades, valores e traços de personalidade que orientam a direção da escolha das amizades e dos investimentos afetivos de cada um.

14 Principais anomalias da comunicação:
a. circulação de informações desencontradas b. uso de meios e linguagens não acessíveis ao público-alvo c. uso de codificações muito frouxas, permitindo interpretações indesejadas d. inexistência de mecanismos que permitam avaliar o processo de comunicação e fomentar a retro-alimentação (Baldissera, 2000)

15 Impactos da comunicação
Conteúdo Relação Objetiva Humanizadora (Kreps, 1995)

16 Comunicação linear Emissor ativo Receptor passivo Comunicação circular Receptor ativo Emissor ativo

17 Críticas no trabalho Receber e fazer críticas constituem-se em habilidades fundamentais para a melhoria do desempenho no trabalho e crescimento na carreira profissional. Estas habilidades envolvem o processo de feedback “por meio do qual o receptor da mensagem se comunica de volta com o transmissor”

18 Recomendações para o feedback
- Dirija sua mensagem àqueles comportamentos que podem ser modificados pela pessoa que a recebe. - O feedback deve ser descritivo e não avaliativo - O feedback deve ser oportuno - Seja específico e não geral ou vago

19 Níveis do conflito: Individual b. Interpessoal Intergrupal
Necessidades insatisfeitas Decisório Papéis Diferenças pessoais Hierarquia Diferenciação Escassez de recursos Interdependência de tarefas

20 Efeitos negativos do conflito:
a. Conformismo (quando todos pensam do mesmo modo, é porque ninguém está pensando) b. Tensões psicológicas e desejo de fuga do trabalho Boicote Desperdício de energia Efeitos positivos do conflito: Trazem a tona problemas que passariam despercebidos Aumento da coesão dos grupos Fortalecimento da liderança Aumento da criatividade e inovação

21 Práticas para administrar o conflito
Estabelecer metas comuns Incentivar o rodízio Gerenciar o processo

22 Clima Organizacional Clima Organizacional é o conjunto de percepções, sentimentos e tendências comportamentais, relacionadas aos diversos aspectos do trabalho dos colaboradores de uma organização.

23 Alguns objetivos da pesquisa do clima organizacional:
- dar oportunidade aos trabalhadores para expressarem seus pensamentos, sentimentos e atitudes em relação à organização - saber como os colaboradores estão percebendo e vivenciando os aspectos mais importantes ligados ao seu ambiente de trabalho - fornecer subsídios para o plano estratégico relacionado aos recursos humanos da empresa.

24 Possíveis fatores para uma pesquisa de clima:
- Progresso Pessoal - Valorização - Segurança - Relacionamento - Participação - Cooperação - Motivação - Satisfação - Moral - Envolvimento - Comprometimento

25 A coleta de dados sobre o clima organizacional pode ser feita através de ...
questionários/escalas; entrevistas; observação e uso de fontes secundárias (registros de ocorrências/índices de desempenho).


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