A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Sensação & Percepção Perguntas básicas: –Todos nós percebemos as características dos objetos e os estímulos do ambiente da mesma maneira? –Com a mesma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Sensação & Percepção Perguntas básicas: –Todos nós percebemos as características dos objetos e os estímulos do ambiente da mesma maneira? –Com a mesma."— Transcrição da apresentação:

1 1 Sensação & Percepção Perguntas básicas: –Todos nós percebemos as características dos objetos e os estímulos do ambiente da mesma maneira? –Com a mesma sensibilidade?

2 2 Conceitos fundamentais Estímulos –Distais –Proximais Receptores – órgãos dos sentidos Intensidade Sensibilidade – capacidade dos órgãos dos sentidos de serem afetados por estímulos ambientais Espectro Transdução – energia física deve ser traduzida em sinais elétricos que possam ser conduzidos ao cérebro, processados e interpretados Modalidades sensoriais

3 3 Psicofísica Relação entre: –Intensidade de estímulos físicos e –Magnitude da experiência sensorial Relações entre: –Mundo e sujeito Como conheço o mundo? –Mente e corpo Como os estímulos físicos geram eventos mentais?

4 Ernst Heinrich Weber ( ) Nasceu em Wittenberg e estudou na Universidade de Leipzig Anatomista e fisiologista Estudo pioneiro dos órgãos dos sentidos e a sensibilidade da pele.

5 Problema da relatividade perceptual: Weber inspirou-se em Daniel Bernoulli que em 1838 disse que 1 franco vale mais para um homem pobre do que 10 francos para um homem rico. Mudanças físicas nem sempre produzem mudanças psicológicas. Menor diferença perceptível: –Qual é a menor diferença entre dois pesos que pode ser percebida com confiabilidade? A percepção da diferença não era fixa mas variável e dependia do tipo de peso apresentado. A capacidade para discriminar pequenas diferenças em um estímulo depende não só da intensidade do estímulo, senão também de uma certa relação entre a diferença de pesos e o peso padrão utilizado no experimento Weber (cont.)

6 Gustav Theodor Fechner ( ) Físico e Filósofo ELEMENTOS DE PSICOFÍSICA em 1860 INTRODUÇÃO À ESTÉTICA em 1876 Problema: relação entre fenômenos físicos e fenômenos mentais Expande a teoria de Weber e estabelece a psicofísica.

7 matemática + crenças = Psicofísica (mente-corpo) Psicofísica ciência exata das relações funcionais de dependência entre o mundo físico e o psíquico, em que o evento físico era medido e controlado com os instrumentos da física, e o evento mental era indiretamente registrado mediante o relato verbal dos sujeitos experimentais (Figueiredo, 1989, p. 50) Fechner (cont.)

8 Elemente der Psychophysik métodos psicofísicos capazes de quantificar de forma precisa a consciência imediata de um estímulo (sensação). Demonstra princípios de limiar absoluto e diferencial. Conceito de DAP, desenvolvido por Weber como a primeira unidade de medida de uma sensação. O ponto alto do livro é a demonstração da sua formulação acerca da relação entre o mundo físico (estímulo) e o mundo psicológico (sensação). A assim chamada Lei de Fechner.

9 Lei de Weber Intensidade do estímulo Sensação do estímulo Objetivo Subjetivo Fórmula: dR / R = C R é o estímulo-padrão com o que os outros devem ser comparados, dR é o incremento mínimo de R para que a diferença seja percebida, C é um constante típica em cada modalidade sensorial

10 Lei de Fechner ( ou Lei de Weber-Fechner ) S = klogI Em que S = sensação; I = estímulo; e k = Constante Progressão aritmética: diferença entre os termos é constante: 7, 10, 13, 16, 19, 22. Progressão geométrica: razão de qualquer termo, depois do primeiro, para o termo precedente é fixa. Exemplo: 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 (razão comum é 2).

11 11 Psicofísica Limiares absolutos Mínimas diferenças perceptíveis Tempo de reação

12 12 Limiares absolutos Magnitude mínima que um estímulo deve ter para ser seguramente discriminado (na ausência absoluta daquele estímulo) ou Quantidade mínima de energia necessária para produzir uma experiência sensorial

13 PPB 1 - Aula /08/ Alguns limiares absolutos: Luz – chama de uma vela a 50km numa noite escura e limpa Som – tique-taque de um relógio a 7m em condições silenciosas Paladar – uma colher de chá de açúcar em 8 litros de água Olfato – uma gota de perfume difusa no volume de um apto. de 3 quartos Tato – a asa de uma abelha caindo de 1cm na bochecha

14 PPB 1 - Aula /08/ Mínimas diferenças perceptíveis (mdp) Diferença mínima de magnitude necessária para distinguir entre dois estímulos ou Medida da magnitude da diferença psicológica entre duas situações

15 PPB 1 - Aula /08/ Tempo de reação É o tempo entre o início da exposição a um estímulo e o início de uma resposta explícita por parte do organismo Estes estudos iniciaram na área de sensação e percepção, mas hoje são a base da pesquisa em psicologia cognitiva dos mais diversos processos: atenção, memória, pensamento, linguagem...

16 16 Gestalt Séc. XX – Alemanha –K. Koffka ( ), W. Köhler ( ) Teoria da percepção de padrões (especialmente percepção visual) O todo é mais do que a soma das partes Temos tendência a perceber figuras familiares, a reconhecer a boa forma As partes de um todo perceptivo são reconhecidas como tais em virtude da sua pertinência ao todo

17 17


Carregar ppt "1 Sensação & Percepção Perguntas básicas: –Todos nós percebemos as características dos objetos e os estímulos do ambiente da mesma maneira? –Com a mesma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google