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Unity 3D Animações – Parte I

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Apresentação em tema: "Unity 3D Animações – Parte I"— Transcrição da apresentação:

1 Unity 3D Animações – Parte I

2 Unity3D Animações (modelos): Animações via Unity3D
Produzidas em softwares de criação 3D Motion Capture (Mocap) Outras técnicas de animação (vídeo) Exportadas junto ao modelo Animações via Unity3D Modificar / criar animações gerais Possível animar componentes / bones

3 Unity3D Animações Unity: Editor de animações
Window-> Animation (Ctrl+6) Editor de animações Linha do tempo + Keyframes Key Frame = posição chave (quadro chave) Quadros intermediários = criados (auto)

4 Unity3D

5 Unity3D Criar Objeto Cubo para animação
Re-nomear objeto = Animado Iniciar Animator (Window->Animator) Botão Gravar (Rec) = nova animação Arquivo externo: anima-cubo.ANIM Ou Click sobre o nome anima (Create Clip)

6 Unity3D Cria-se Keyframes:
Posições desejadas (chaves) em relação ao tempo Transforma-se posições e/ou rotações do(s) objeto(s) Edição pelo animator e Inspector (entrada direta de parâmetros)

7 Unity3D Criar animação -> o que mudar?
Planejamento prévio da animação Click sobre a propriedade e Add Curves

8 Unity3D Keyframes = planejar a animação antes de desenvolvê-la
Identificar partes da animação Relacionar Keys com tempo Criar keys (modificações) = animação

9 Unity3D Animar cubo Criar Anima 0’30 = rotar 180o em Y
1’00 = rotar 90o em X 1’30 = rotar 180o em Z Criar Anima Click no tempo Add Key Inserir modificação Novo parâmetro

10 Unity3D Inserir keyframes para manter posição até certo ponto

11 Unity3D Modificar Curvas tipo transformação como chegam ao keyframe
suavidade = smooth modificação livre curvas pré-prontas e editáveis Broken: lados da curva independentes

12 Unity3D Completar a animação proposta
Desligar a gravação (Play = teste) Ligar o game = animação roda uma vez default Animação pode ser Física RigidBody = Checando colisões

13 Unity3D Wrap mode: como animações são cortadas (continuadas)
Animator (abaixo) Once (roda única vez) Loop (volta ao começo) Ping Pong (vai e volta) Clamp forever Fica no último quadro

14 Unity3D Criar nova animação para o cubo
Animator : Create Clip : anima-cubo2.anim Animar giro completo 1’00 = rotação X 180 2’00 = rotação X 360

15 Unity3D Rodando animações por script Classe animation
function Update () { if (Input.GetKeyDown("1")) { animation.Play ("anima-cubo"); } if (Input.GetKeyDown("2")) { animation.Play ("anima-cubo2");

16 Unity3D Stop: if (Input.GetKeyDown("0")) { animation.Stop(); }
IsPlaying: function OnMouseEnter() { if (!animation.IsPlaying(“anima-cubo2“)){ animation.Play("anima-cubo2");

17 Unity3D AnimationState : Classe
Controles sobre a animação Controles de Blend (mistura) animações (peso) Uso: animation[“nomedaanima”].propriedade if (Input.GetKeyDown("4")) { animation["anima-cubo2"].speed = 0.3; animation.Play ("anima-cubo2"); } if (Input.GetKeyDown("5")) { animation["anima-cubo2"].time= 0;

18 Unity3D AnimationState : Classe
Mudando o wrap mode da anima por código: animation["Walk"].wrapMode = WrapMode.Loop;

19 Unity3D Incluindo eventos na animação
Keyframe = roda função pré-programada Criar a função desejada, exemplo: var velo_anima = 0.5; function aumenta_velo() { velo_anima += 0.2; animation["anima-cubo2"].speed = velo_anima; } Aumenta velocidade da anima Atribuir essa função a keyframe (animator)

20 Unity3D Incluindo eventos na animação


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