A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS
AULA Nº 7 ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS 1º/2016 CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

2 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET
Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no Google: “A Física tá complicada?”

3 Mas o que é mesmo um seminário?
Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento

4 Qual a importância de um seminário para um graduando?
Os seminários são uma ótima maneira de despertar o aluno para a vida acadêmica. Salientamos ainda que o aluno-pesquisador, ao preparar sua apresentação, está desenvolvendo uma série de habilidades que lhe serão úteis na vida profissional.

5 A PROPOSTA DE TRABALHO

6 A Física na Engenharia Civil: aplicações dos conceitos físicos no cotidiano desse profissional
OBJETIVO GERAL O intuito de todos seminários é abordar as diversas aplicações dos conceitos físicos na rotina do engenheiro civil, dando atenção paralela à evolução histórica dos conceitos tratados.

7 A Física na Engenharia Civil: aplicações dos conceitos físicos no cotidiano desse profissional
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aprofundamento em um ramo específico da física. Relacionar o ramo de estudo destinado ao grupo com suas diversas aplicações na Engenharia Civil. Procurar explicitar não só as aplicações mais comuns, mas também ter a sensibilidade de buscar relações pouco conhecidas do emprego da Física no dia-a-dia do profissional de Engenharia Civil. Valorização da Física para a sua formação em nível superior. Reconhecer a ciência como resultado de uma produção histórica e cultural.

8 Organização dos trabalhos
A turma será dividida em 12 equipes de aproximadamente 3 alunos. As apresentações ocorrerão nas últimas 3 semanas de aula. Em cada noite serão apresentados 4 seminários. Dois antes do intervalo, dois depois. A duração mínima da apresentação é de 15 minutos e máxima de 20. Se a apresentação extrapolar o tempo máximo, ela será interrompida pelo professor, para não comprometer os demais grupos. Haverá 5 minutos para que a equipe responda perguntas do professor e da turma.

9 Organização dos trabalhos
Todos os componentes devem falar na apresentação, de forma organizada, obedecendo a uma sequência previamente estabelecida pelo grupo. A distribuição das falas entre os componentes deve ser equilibrada. Deixa-se a disposição das equipes o notebook e o datashow do professor. Podem ser usados recursos audiovisuais diversos. Havendo vídeos, eles não podem ser longos demais. Use o bom senso!

10 Avaliação do Seminário (6,0 pontos)
A nota do seminário será divida em 4 partes: 2,0 PONTOS PARA O SEMINÁRIO, como um todo, para o desempenho global do grupo (planejamento, comprometimento, criatividade e organização da apresentação) 2,0 PONTOS PARA O DESEMPENHO INDIVIDUAL, para a desenvoltura de cada componente. 2,0 AUTOAVALIAÇÃO, ou seja, o próprio grupo deve atribuir uma nota para o desempenho da equipe, justificando o porquê na nota atribuída. 1,0 AVALIAÇÃO DOS COLEGAS, feita por um outro grupo, a ser sorteado na hora para tal.

11 No dia da apresentação Cada grupo trará o seu notebook. O professor emprestará Datashow. O aluno que faltar no dia da apresentação do seminário ficará com nota zero no seminário e deverá fazer a Avaliação Substitutiva, com o conteúdo do semestre inteiro.

12 DICAS PARA UM (BOM) SEMINÁRIO
Antes de tudo, é preciso que os apresentadores dominem o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros. Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.

13 DICAS PARA UM (BOM) SEMINÁRIO
A não-realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado. No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.

14 DICAS PARA UM (BOM) SEMINÁRIO
A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia. Slides com poucos textos, priorizando figuras esquemas. Apresentação sem a leitura de “papelzinho”.

15 OS 12 TEMAS 1 – Leis de Newton, Forças e suas aplicações na Engenharia Civil. 2 – Princípios da Hidrostática, Hidrodinâmica e suas aplicações na Engenharia Civil. 3 – Planos Inclinados, roldanas, dispositivos similares e suas aplicações na Engenharia Civil. 4 – Dilatação Térmica e suas aplicações na Engenharia Civil.

16 OS 12 TEMAS 5 – Temperatura, formas de propagação do calor, conforto térmico e suas aplicações na Engenharia Civil. 6 – O Som, conforto acústico e suas aplicações na Engenharia Civil. 7 – Luz, cores, poluição luminosa e suas aplicações na Engenharia Civil. 8 – Eletricidade e as relações entre as engenharias elétrica e civil.

17 OS 12 TEMAS 9 – Magnetismo e dispositivos eletromagnéticos aplicados na Engenharia Civil. 10 – Física Moderna e os dispositivos baseados em sensores aplicados na Engenharia Civil. 11 – Seminário Especial I: oportunidades de estágio no DF e as possibilidades do egresso em um curso de Engenharia Civil. 12 – Seminário Especial II: especializações, mestrados e doutorados nacionais e internacionais em Engenharia Civil.

18 BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google