A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 5."— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 5

2 Sobre a tarefa da última aula... Como foi a experiência de corrigir o texto de um colega? Como foi a experiência de corrigir o texto de um colega? Você o corrigiu instintivamente e/ou da mesma maneira que está acostumado a fazer, ou você o corrigiu de uma maneira diferente, conscientemente lembrando dos aspectos discutidos na semana passada? Você o corrigiu instintivamente e/ou da mesma maneira que está acostumado a fazer, ou você o corrigiu de uma maneira diferente, conscientemente lembrando dos aspectos discutidos na semana passada? Como você se classificaria em função da correção que realizou? Como você se classificaria em função da correção que realizou? Indicador de falhas Indicador de falhas Orientador Orientador Incentivador/estimulador Incentivador/estimulador

3 Editor e autor se encontram... Você vai receber seu texto editado. Tome alguns minutos para observar as correções indicadas. Você vai receber seu texto editado. Tome alguns minutos para observar as correções indicadas. As correções foram feitas para você ou elas foram apenas apontadas para que você mesmo as faça? As correções foram feitas para você ou elas foram apenas apontadas para que você mesmo as faça? O editor escreveu algum comentário sobre seu texto? O editor escreveu algum comentário sobre seu texto? Agora vocês terão alguns minutos para breves encontros entre autores e editores. Aproveite para tirar suas dúvidas em relação às correções e/ou tecer comentários orais sobre o texto editado. Agora vocês terão alguns minutos para breves encontros entre autores e editores. Aproveite para tirar suas dúvidas em relação às correções e/ou tecer comentários orais sobre o texto editado.

4 A avaliação de textos acadêmicos escritos Em grupos, discuta as questões abaixo tendo em vista os diferentes gêneros acadêmicos escritos que focalizamos no curso. O que avaliar? O que avaliar? Como estabelecer critérios de avaliação? E como quantificá-los? Como estabelecer critérios de avaliação? E como quantificá-los? Como estabelecer procedimentos para uma avaliação mais dialógica, baseada no princípio da edição? Como estabelecer procedimentos para uma avaliação mais dialógica, baseada no princípio da edição? Cada grupo deverá produzir um roteiro/guia, com procedimentos e dicas para a correção de textos acadêmicos escritos.

5 Os gêneros acadêmicos orais Palestra Palestra Conferência Conferência Aula (expositiva) Aula (expositiva) Discurso Discurso Seminário Seminário Debate Debate Mesa-redonda Mesa-redonda Entrevista Entrevista......

6 Vantagens e Desvantagens Para quem apresenta... Para quem apresenta... Para quem assiste... Para quem assiste...

7 Aspectos básicos Voz Voz Linguagem corporal Linguagem corporal Tempo Tempo Seleção de informações Seleção de informações Organização Organização Percepção do auditório Percepção do auditório Apoio de outros recursos Apoio de outros recursos

8 Experimentando os gêneros acadêmicos orais Vamos dividir a turma em dois grupos: apresentadores e auditório. Vamos dividir a turma em dois grupos: apresentadores e auditório. Cada grupo receberá uma tarefa. Vamos nos encontrar daqui 40 minutos para desempenharmos nossas funções. Cada grupo receberá uma tarefa. Vamos nos encontrar daqui 40 minutos para desempenharmos nossas funções.

9 Para a próxima aula... Entregar um planejamento do ensaio que você pretende produzir para esta disciplina. Entregar um planejamento do ensaio que você pretende produzir para esta disciplina.


Carregar ppt "PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google