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Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.

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1 Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha

2 Origem da Administração por objetivo Baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades-meio e passou para às atividades fim, os resultados alcançados. Peter Drucker é considerado o idealizador com o livro Prática da Administração de empresas, 1954.

3 Peter Drucker : O idealizador Prof. Pedro Xavier da Penha 1909-2005 “A Administração precisa torna-se o instrumento pelo qual a diversidade cultural possa atender às finalidades comuns da humanidade.”

4 Drucker: administração é desempenho !  Fixação de objetivos : definição de metas, como fazer e quem deve fazê-lo.  Organização: divisão do trabalho, determinação das responsabilidades das pessoas  Comunicação e motivação: Formar equipe de trabalho e estabelecer incentivos e recompensas pelo trabalho.  Desenvolvimento de pessoas: Capacitar as pessoas  Avaliação: definir padrões de controles paras o grupo, unidades e pessoas. Nogueira, 2009, p.89

5 Peter Drucker afirma que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio vai atuar e aonde pretende chegar. Para ele a Administração por Objetivos é o processo pelo qual os superiores, gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade voltadas aos resultados esperados e usam essas medidas como guias na operação dos negócios. Concepção de Drucker para APO

6 Características dos Objetivos Claros: Fáceis de entender Específicos: visar um campo determinado Tangíveis: demarcados e definidos Alcancáveis: passíveis de obter Exemplos : Otimizar contas a receber e contas a pagar Treinar Gerentes Elevar o rendimento da capacidade de instalada Ampliar a carteira de clientes

7 Fontes de Objetivos Ribeiro, 2003,p.122 Meio externo Fontes Expectativas dos dirigentes A própria organização Objetivos

8 Administração por Objetivos “Estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos”. (Silva, 2002, p.433) “Estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos”. (Silva, 2002, p.433) Prof. Pedro Xavier da Penha

9 APO SUBORDINADOSCHEFIAS PADRÕES PLANOS OBJETIVOS ACOMPANHAMENTO RESULTADOS ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS Ribeiro, 2003, p. 119

10 Características da APO Estabelecimento conjunto de objetivos entre Gerente e Subordinados; Definição de objetivos para cada departamento ou setor; Interligação dos Objetivos departamentais Elaboração de planos operacionais, ênfase no controle; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; Participação efetiva da chefia no estímulo de envolvimento dos funcionários. Estabelecimento conjunto de objetivos entre Gerente e Subordinados; Definição de objetivos para cada departamento ou setor; Interligação dos Objetivos departamentais Elaboração de planos operacionais, ênfase no controle; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; Participação efetiva da chefia no estímulo de envolvimento dos funcionários. Prof. Pedro Xavier da Penha

11 Administração por objetivos Estabelecimen - to de metas e objetivos organizacionais Desenvolvime nto do plano de ação, de maneira colaborativa Revisão dos objetivos/ planos Revisão dos objetivos/ planos Avaliação de desempenho Reuniões Recursos Alteração dos planos Feedback Silva,2002,p. 434

12 Vantagens da APO Concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional; Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; Dinamiza a estrutura organizacional; Especifica as responsabilidades;

13 Identifica onde as mudanças são necessárias e propicia melhorias contínua; Identifica necessidades de treinamento Propicia ambiente de crescimento, autodisciplina e sistemas de avaliação; Melhora a comunicação e os relacionamentos interpessoais Silva, 2002, p. 435 Vantagens da APO

14 Limitações da APO 8-Concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo. 9-Inaugurar o sistema e depois deixá-lo andar sozinho,sem incentivá-lo ou acompanhá-lo. 10-Ignorar os objetivos dos gerentes, concentrando-se nos objetivos da companhia. Essas são as receitas para se levar a APO para o desacerto e o fracasso. 8-Concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo. 9-Inaugurar o sistema e depois deixá-lo andar sozinho,sem incentivá-lo ou acompanhá-lo. 10-Ignorar os objetivos dos gerentes, concentrando-se nos objetivos da companhia. Essas são as receitas para se levar a APO para o desacerto e o fracasso.

15 Limitações da APO Humble assegura dez maneiras para se fracassar Com a APO,a saber: 1-Não obter a participação da alta direção nem de todas as pessoas. 2-Dizer a todos que a APO é uma técnica que resolve todos problemas. 3-Adotar a APO dentro de um programa acelerado. 4-Fixar somente objetivos financeiros e quantificáveis

16 Limitações da APO Prof. Pedro Xavier da Penha 5-Simplificar ao extremo todos os procedimentos. 6-Aplicar a APO apenas em áreas isoladas-e não globalmente. 7-Delegar todo o projeto da APO ao pessoal de nível inferior.

17 Requisitos de Sucesso Comprometimento e apoio da alta administração; Atenção especial nas tarefas-chave, líderes e dos padrões de desempenho; Definição adequada e realística de objetivos lucrativos, alcancáveis e mensuráveis. Adoção da Gestão Participativa e do Espírito de Equipe no trabalho; Excluir o excessivo trabalho burocrático. Silva, 2002, p. 435

18 Concluindo A APO consiste numa técnica sistemática de gerência, com forte ênfase no planejamento e no controle. Portanto, é necessário estabelecer critérios quantitativos de mensuração dos resultados para poder compará-los com os objetivos estabelecidos.

19 Referências CHIAVENATO, Idalberto. Administração – Teoria, Processo e Prática. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração.6.ed. São Paulo: Atlas.2004. RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração.São Paulo: Saraiva, 2003. SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teoria da Administração.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Teoria Geral da Administração: noções básicas.4.ed. São Paulo: Atlas.2001. NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei. Teoria geral da Administração para o século XXI. São Paulo:Ática, 2007.


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