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ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 05

2 APO A Administração por Objetivos (APO) ou Administração por resultados constitui um modelo administrativo bastante difundido e plenamente identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento é recente: em 1954, Peter F. Drucker publicou um livro, no qual caracteriza, pela primeira vez, a Administração por Objetivos, sendo considerado o criador da APO.

3 APO A APO é uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes de definir - em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

4 APO A APO é um processo pelo ­qual os gerentes, superior e subordinado de uma organização identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e usam esses objetivos como guias para a operação dos negócios. Em suma, a APO apresenta as seguintes características principais:

5 APO Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior; Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição; Interligação dos objetivos departamentais; Elaboração de planos táticos e de planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; Participação atuante da chefia; Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.

6 APO Os critérios para escolha dos objetivos devem ser estabelecidos de acordo com a prioridade e a sua contribuição para o alcance dos resultados-chave da empresa. Critérios: procurar as atividades que têm maior impacto sobre os resultados; o objetivo deve ser específico quanto aos dados concretos: o que, quanto, quando. Os resultados esperados devem ser enunciados em termos mensuráveis e bastante claros;

7 APO focalizar objetivos no trabalho e não no homem;
detalhar cada objetivo em metas subsidiárias; usar linguagem compreensível para os gerentes; manter-se dentro dos princípios de Administração. Concentrar-se nos alvos vitais do negócio e não se dispersar em atividades secundárias;

8 APO o objetivo deve indicar os resultados a serem atingidos, mas não deve limitar a liberdade de escolha dos métodos. Indicar o quanto, mas não o como; o objetivo deve ser difícil de ser atingido, requerendo um esforço especial, mas não a ponto de ser impossível; o objetivo deve representar uma tarefa suficiente para todo o exercício fiscal da empresa; o objetivo deve ter alguma ligação remota com o plano de lucros da empresa, que é geralmente o objetivo último.

9 APO Segundo Levinson, o processo "ideal" da APO deve desenvolver-se em cinco etapas: discussão do funcionário com seu superior a respeito da descrição de funções feita pelo próprio subordinado; fixação de alvos de desempenho a curto prazo; entrevistas com o superior para discussão do progresso alcançado até certo momento; estabelecimento de pontos de verificação para aferir o progresso; discussão entre o superior e o subordinado, ao fim de determinado prazo, para avaliar resultados dos esforços desenvolvidos pelo subordinado.


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