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SISTEMA UNIMED. OBJETIVO Sistema Unimed. Suprir necessidades de distintos públicos: clientes, dirigentes, cooperados, colaboradores, prestadores de serviços.

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1 SISTEMA UNIMED

2 OBJETIVO Sistema Unimed. Suprir necessidades de distintos públicos: clientes, dirigentes, cooperados, colaboradores, prestadores de serviços e outros interessados em temas e conteúdos ligados ao Sistema Unimed.

3 JUSTIFICATIVA Entender a cooperativa enquanto prestadora de serviços, com as seguintes peculiaridades: ter a atividade exercida por todos os seus membros, dentro de suas qualificações profissionais; b) ter o serviço prestado, exclusivamente pelos cooperados; c) dever a cooperativa atuar exclusivamente como agente de negócios dos cooperados;

4 A UNIMED é uma: Cooperativa de Trabalho Médico, cuja atividade fim é a gestão de Planos de Saúde, com a finalidade primordial de oferecer assistência médica de alto padrão, dentro do regime de livre escolha, onde o cliente escolhe livremente o profissional que o atenderá dentre aqueles que fazem parte da Cooperativa Médica.

5 Unimedplano de saúde cooperativa de trabalho médico A Unimed não é apenas um plano de saúde. É uma cooperativa de trabalho médico, gerida pelos próprios médicos cooperados. Isto garante ética na prática da medicina, e ao cliente, o privilégio de ser atendido com toda a dignidade e qualidade, pelo dono do negócio. UNIMED UNIMED – “Dupla Natureza”

6 PRIMEIRA COOPERATIVA MÉDICA Foi criada com o objetivo de valorizar a classe médica e defendê-la da mercantilização e exploração da medicina, onde o médico pudesse continuar exercendo sua profissão com ética, dignidade e justiça; A idéia e iniciativa foi de um médico chamado Edmundo Castilho, que liderou um movimento que culminou na criação da primeira Cooperativa de Trabalho Médico.

7 FUNDADOR:EDMUNDO CASTILHO Dr. Edmundo Castilho, foi o Unimed Fundador da Unimed e Presidente da Unimed do Brasil no período entre 1975 e 2000.

8 ORIGEM DO SISTEMA UNIMED A primeira Cooperativa de Trabalho Médico nasceu no dia 18 de dezembro de 1967, na cidade paulista de Santos. Foi mais uma oportunidade para o cooperativismo provar que é um grande instrumento para corrigir as diferenças sociais e solucionar problemas, necessidades e interesses comuns.

9 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS UNIMEDS Em 1969, médicos de várias cidades paulistas visitam a cidade de Santos, interessados na experiência pioneira. Alguns meses depois, mais de 30 Cooperativas Médicas, foram fundadas no estado de São Paulo

10 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS UNIMEDS Nos Anos 70, novas Cooperativas Médicas são fundadas em diversas cidades do Brasil. Surgem as primeiras Federações, com o objetivo de padronizar os procedimentos operacionais e estimular a troca de experiências entre as Cooperativas Médicas de um mesmo estado.

11 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS UNIMEDS Em 1975, foi fundada a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, que congrega todas as Cooperativas Médicas (UNIMED) do país. Em 1977, uma década após a fundação da primeira cooperativa médica, já existiam 60 Cooperativas Singulares em todo o Brasil.

12 CLASSIFICAÇÃO DAS UNIMEDS As Unimeds estão assim classificadas : Unimeds Singulares (Cooperativas de Primeiro Grau) Atividade Fim - Gestão dos Planos de Saúde Unimeds Federações ou Centrais (Cooperativas de Segundo Grau) Atividade Meio – Serviços Complementares em maior escala (Intercâmbio Estadual / Câmara de Compensação) Unimeds Confederações (Cooperativas de Terceiro Grau) Atividade Meio – Serviços Complementares em maior escala (Intercâmbio Regional - Nacional / Representação Política do Sistema junto a orgãos governamentais)

13 CLASSIFICAÇÃO DAS UNIMEDS Unimed do Brasil Unimed Mercosul 3º Grau 3º Grau Unimed Sc 2º Grau Unimed Singular 1º Grau 1º Grau Cooperados

14 CONSOLIDAÇÃO Dezoito meses após a fundação da Unimed Santos, 43cooperativas médicas semelhantes já estavam instaladas em oito estados brasileiros. A rápida adesão fez com que fosse criada uma estrutura organizada de representação, com o objetivo de preservar o ideal comum e manter a identidade da organização. Sistema Unimed A consolidação do Sistema Unimed se dá com a formação de Federações Estaduais e da Confederação Unimed do Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil.

15 INTERCÂMBIO Unimed A Unimed atende seus clientes em todo território nacional por meio do Sistema de Intercâmbio. Ou seja, o cliente da Unimed de origem munido de seu Cartão de Identificação solicita junto à Unimed local, uma senha de usuário em trânsito para a concretização do seu atendimento.

16 ATIVIDADE FUNDAMENTAL:INTERCÂMBIO Quando a Unimed vende Plano de Saúde com abrangência além de sua área de ação – Planos Regionais, Estaduais ou Nacionais, os clientes são atendidos pelos Médicos Cooperados e Prestadores Credenciados de Outras Unimeds. A Unimed que atende o cliente, posteriormente cobra da Unimed detentora do Cliente.  Assim, ocorre o INTERCÂMBIO

17 ATIVIDADE FUNDAMENTAL:INTERCÂMBIO São realizadas reuniões em âmbito estadual e nacional, nos diversos setores operacionais, com o intuito de reduzir conflitos nos atendimentos e cobranças do Intercâmbio. O sistema de Intercâmbio é uma força de vendas das Unimeds, pois ele é quem dá sustentação ao atendimento em todo o território nacional.

18 ATIVIDADE FUNDAMENTAL:INTERCÂMBIO O Intercâmbio entre as Unimeds é regulado pelo Manual de Intercâmbio Nacional. Para reduzir inadimplências nos faturamentos entre as Unimeds, é realizada a Câmara de Compensação, atividade que normalmente é executada pelas Federações Estaduais.

19 UNIMED NO BRASIL 37% de participação (Pesquisa Datafolha 2010) no mercado nacional de planos de saúde (atende mais de 17 milhões de clientes); 372 cooperativas com abrangência em 83% do território nacional (4.623 municípios); Mais de 110 mil médicos cooperados; Conjunto das cooperativas somou em 2010 faturamento de R$ 25,9 bilhões; Mais de 73 mil empresas contratantes; 101 hospitais próprios e 3.244 hospitais credenciados, sendo 6.596 hospitais no Brasil; 159 pronto-atendimentos próprios, 103 laboratórios próprios e 182 ambulâncias próprias;

20 UNIMED NO BRASIL Disponibiliza 3.286 leitos próprios e 327 mil leitos credenciados; Mais de 20 mil recursos credenciados; Realização de mais de 57 milhões de consultas/ano; 2 milhões internações/ano; e 115 milhões de exames complementares/ano; Realização de mais de 3,7 consultas/usuários/ano; 7,3 exames complementares por usuário ano e 11 mil leitos ocupados permanentemente; 57 mil empregos diretos (de acordo com o Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed 2009) e 290 mil empregos indiretos

21 UNIMED EM SANTA CATARINA

22 O cooperativismo médico em Santa Catarina começou em 1971, quando um grupo de médicos de Joinville passou a prestar serviços à Fundição Tupy, a qual empregava na época mais de 5 mil funcionários.

23 UNIMED EM SANTA CATARINA Os médicos catarinenses buscaram este modelo de gestão cooperativa de assistência médica e reunindo profissionais de Joinville, Blumenau e Florianópolis, deram origem, em setembro de 1971, às três primeiras Unimeds do Estado de Santa Catarina.

24 UNIMED SANTA CATARINA Com o crescimento da Unimed no estado, e a conseqüente necessidade de uma representação mais abrangente para impulsionar o desenvolvimento do cooperativismo médico em Santa Catarina, os representantes das três pioneiras fundaram a Federação Estadual, em1982. A Federação atuou como entidade representativa e central gestora, até 1991, quando começaram a ser criadas novas cooperativas independentes, como Unimed Litoral(Itajai), Unimed Lages, Unimed Tubarão, Unimed Chapecó, Unimed Criciúma, etc.

25 INDICADORES UNIMED EM SANTA CATARINAChapecó Joinville Criciúma

26 FEDERAÇÃO DE SANTA CATARINA Missão Promover a integração e realização dos interesses de suas cooperativas Singulares, prestando-lhes serviços, representando-as pública e institucionalmente, objetivando o fortalecimento do Sistema Unimed. Visão Ser reconhecida como Federação de Excelência no Sistema Unimed. Negócio Representar, integrar, coordenar e assessorar as Unimeds. Números da Federação SC 363.641 clientes (Federativos e Prestadoras) 23 cooperativas 307 municípios cobertos 326 funcionários

27 FEDERAÇÃO DE SANTA CATARINA Operadora de Plano de Saúde; Prestadora de Serviços para as Unimeds Singulares ; Representação política e Institucional; Integração e Padronização de conduta entre as Unimeds de Santa Catarina.

28 UNIMEDS SINGULARESSINGULARESPRESTADORAS Alto Irani CanoinhasConcórdiaCuritibanos Jaraguá do Sul Rio Mafra Vale do Araranguá Vale do Iguaçu Videira SINGULARES OPERADORAS Alto Vale Blumenau Brusque Caçador Chapecó Criciúma Extremo Oeste Florianópolis Joaçaba Joinville Lages Litoral Planalto Norte Tubarão

29 SAÚDE NO BRASIL O Setor “Saúde” gera: 2 milhões de empregos diretos; 5 milhões de empregos indiretos; A cadeia produtiva da Saúde no Brasil movimenta cerca de R$ 160 bilhões/ano; entre 7% e 8% do PIB; Orçamento Federal para a R$ 77 bilhões. Saúde em 2011: R$ 77 bilhões.

30 SAÚDE SUPLEMENTAR Criação do Sistema Único de Saúde Suplementar - SUS (Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90) Acesso universal à saúde expresso na Constituição Criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar - Lei 9.961/2000 Promulgação da Lei 9.656/98 1988 1990 1998 2000

31 Regulamentação dos Planos de Saúde - Lei 9.656/98 É toda e qualquer pessoa jurídica de direito privado, independente da forma jurídica de sua constituição, que ofereça planos de assistência à saúde mediante contraprestação pecuniária, com atendimento em serviços próprios ou de terceiros. OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE DEFINE

32 UNIMED A MARCA UNIMED A Unimed recebe pelo quinto ano consecutivo o certificado Superbrands. A Marca participa do livro de luxo que reunirá história e curiosidades das mais importantes marcas que atuam no país. A iniciativa faz parte do projeto Superbrands Brasil. A Unimed foi eleita uma das empresas de maior prestígio no Brasil no setor de saúde, segundo levantamento do Grupo Troiano para a revista Época Negócios, nas edições 2008, 2009 e 2010. Unimed A Unimed é pela segunda vez consecutiva a marca mais lembrada e conquistou o Top of Mind Internet, Uol/Datafolha. Embora o prêmio esteja na quarta edição, em 2009 foi a primeira vez que a categoria Plano de Saúde foi inclusa. A marca teve 21% das lembranças em 2010.

33 UNIMED A MARCA UNIMED R$ 2,94 bilhõesA consultoria BrandFinance verificou o valor da marca Unimed: R$ 2,94 bilhões. Segundo o ranking da companhia, ocupa o 31º lugar entre as marcas mais valiosas do país. Unimed Por 17 anos consecutivos a Unimed é a marca Top of Mind em Plano de Saúde, de acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha; Detentora 22 vezes do Prêmio Mérito Lojista, como plano de saúde preferido dos sócios da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas; A Unimed foi a escolhida, na categoria convênio e assistência médica, para receber o “Oscar” da área de recursos humanos: o Prêmio Top of Mind – Fornecedores de RH do ano 2010. Esta foi a 11ª vez que a marca foi premiada. A Unimed também foi eleita em 2010, pela nona vez consecutiva, a marca de planos de saúde em que os brasileiros mais confiam na Pesquisa Marcas de Confiança, conduzida pela Revista Seleções/Ibope.

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Indicadores Unimed no Brasil.Mercado e Marketing. Unimed Federação Santa Catarina. www.unimed.com.brwww.unimed.com.br Equipe de Comunicação Unimed Santa Catarina. http://memoria.unimed.com.br/memoria/indexProjeto.do?pagina=pessoa.jsp&idPessoa=18 http://memoria.unimed.com.br/memoria/museu_arquivos/unimed_40_anos.pdf www.brasil.gov.br Iwersen, Marcelo.Poíticas de Saúde no Brasil.MBA Gestão em Empresas de Saúde. FAE 2011. http://www.vilhenasilva.com.br/principal/pub/anexos/20080328034507sitemanacionalunimed.ppt#1 4 http://jus.uol.com.br/revista/texto/7373/unimed-cooperativa-ou-empresaria Adaptado para Treinamento Virtual por: Cláudia R Trentini – Gestão do Conhecimento Revisão: Geraldo Rosa da Trindade – Gerente Assessoria de Gestão do Conhecimento


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