A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIOS APOSTILA 1 GEOGRÁFIA DO BRASIL. 1) 02) (UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: a) a área ocupada pelas águas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS APOSTILA 1 GEOGRÁFIA DO BRASIL. 1) 02) (UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: a) a área ocupada pelas águas de."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS APOSTILA 1 GEOGRÁFIA DO BRASIL

2 1)

3 02) (UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: a) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas b) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água do rio baixa c) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes d) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes e) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal RESPOSTA D.

4 03) (FUND. OSWALDO CRUZ) A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características: a) predomínio de rios temporários, drenagem endorréica e grande potencial hidráulico b) drenagem exorréica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário c) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície d) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta e) drenagem endorréica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial RESPOSTA B.

5 04) (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal? “De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”. a) Floresta tropical b) Caatinga c) Formação do Pantanal d) Mata semiúmida e) Cerrado RESPOSTA E.

6 ( ) 1 2 3 4 5

7 6) (UFRPE) O desenho a seguir retrata um importante domínio morfoclimático brasileiro. Com relação a esse domínio, é correto dizer que ele: (A) surge dominantemente em climas subtropicais secos, particularmente no Nordeste brasileiro. (B) apresenta uma vegetação tipicamente hidrófila, especialmente no Sertão. (C) possui solos bem desenvolvidos, sobretudo nas encostas e inselbergues, mas com pobreza de recursos e nutrientes. (D) tem formações vegetais consideradas xerófilas, adaptadas, portanto, ao déficit hídrico. (E) apresenta uma estação seca que se estende por até três meses, dificultando o desenvolvimento da vegetação herbácea. RESPOSTA D

8 7

9 08) (UEL) A estrutura geológica do Brasil é composta por: I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional. II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país. III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional. IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos destribuídos por quase todo o território nacional. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. RESPOSTA A.

10 09 (FUVEST) Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São: a) os tômbolos. b) os pães-de-açúcar. c) as falésias. d) os canyons. e) os fiords. RESPOSTA C.

11 10) (UNIV. ESTÁCIO DE SÁ) Aponte a afirmativa incorreta: a)A foz de um rio pode ser de dois tipos: o estuário, livre de obstáculos, e o delta, com ilhas de aluvião separadas por uma rede de canais b)Todos os rios do Brasil podem ser caracterizados como perenes c)Os rios brasileiros possuem um regime pluvial, excetuando- se o Amazonas que é complexo d)Talvegue é a linha de maior profundidade do leito do rio RESPOSTA B.

12 11) O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante. RESPOSTA 5,4,7,6,2,3,1 5 1 2 6 7 4 3

13 12) (OSEC) A "friagem" consiste na queda brusca da temperatura, na região amazônica. Sobre ela pode-se afirmar que: I - O relevo baixo, de planície, facilita a incursão de massas de ar frio que atingem a Amazônia. II - A massa de ar responsável pela ocorrência de friagem é a Tropical Atlântica. III - A friagem ocorre no inverno. De acordo com as afirmativas acima, assinale: a)se todas as afirmativas estiverem corretas b)II e III c)I e II d)I e III e)I RESPOSTA D.

14 B D E 13 A (mEa), B (mEc), C (mTa), D (mTc), E (mPa)

15 14) (Unesp) Observe o quadro a seguir. As letras A, B, C e D do quadro correspondem, respectivamente, a: (A)Mata de Araucária; tropical; floresta latifoliada; planaltos com coxilhas. (B) Amazônia; tropical de altitude; floresta caducifólia; planaltos tabuliformes. (C) Mata de Araucária; semi-árido; florestas tropicais; planícies onduladas e planícies deprimidas alagáveis. (D) Pradarias; tropical e semi-árido; manguezais; serras. (E) Pradarias; equatorial úmido; floresta caducifólia; planícies. RESPOSTA C.

16 15) As áreas de planície no Brasil estão basicamente situadas nas proximidades de grandes rios, lagos e também em algumas zonas costeiras. Dentre essas áreas, merece destaque a planície do Rio Amazonas, que basicamente segue o leito principal do Rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Existe, nesse contexto, um debate sobre a possibilidade do aproveitamento das águas desse rio para a construção de hidrelétricas, o que pode ser considerado como algo: a) não recomendado, pois a elevada declividade do terreno não favorece a criação de barragens. b) recomendado, em função da possibilidade de rápido armazenamento das águas nas áreas mais planas. c) recomendado, pois as áreas da planície amazônica favorecem a intervenção humana sem grandes prejuízos ambientais. d) não recomendado, haja vista que áreas de planície não possuem uma queda d'água acentuada para a instalação de barragens e turbinas. RESPOSTA D.

17 16) (UNIFENAS) Podemos considerar agentes internos e externos do Globo Terrestre respectivamente: a) vento e vulcanismo b) águas correntes e intemperismo c) tectonismo e intemperismo d) vento e águas correntes e) n.d.a. RESPOSTA C.

18 17) “As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da Neblina (2993m), perto da fronteira do Amazonas com a Venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, 200m de altitude; 78% tem até 500m; e 92,7% até 900m de altitude”. (Adaptado de: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço. Geografia do Brasil. 32º edição. São Paulo: Editora Ática, 2006. p.252). As características descritas acima indicam que o relevo brasileiro é: a) bastante acidentado, com elevada incidência de dobramentos modernos. b) diretamente influenciado pelas ações recentes de tectonismos. c) geologicamente antigo, portanto mais desgastado. d) pouco transformado pelos agentes erosivos e intempéricos. e) totalmente aplainado, com poucas áreas de depressão. RESPOSTA C.

19 18) (UEMA) Entres os três tipos principais de estruturas geológicas é correto afirmar que NÃO existe no território: a)escudos cristalinos b)terrenos pré-cambrianos c)bacias sedimentares d)jazidas petrolíferas e)dobramentos modernos RESPOSTA E.

20 19) (FEI) No Sudeste Ocidental do Brasil, a decomposição de rocha vulcânica do tipo basáltico originou um solo típico de regiões onde se cultiva café, conhecido como: a)terra roxa b)látex c)pantanal d)calcário RESPOSTA A.

21 20) (UNIVEST) Os escudos ou maciços antigos brasileiros formaram-se na era: a) pré-cambriana b) cenozóica c) quaternária d) terciária e) mesozóica RESPOSTA A.

22 21)“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”. (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de: a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social. b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade. c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados. d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir. e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas. RESPOSTA B.

23 22) Para apoiar a regra de que “a temperatura diminui com o aumento da latitude”, deveríamos tomar como exemplo os dados referentes às cidades de: a)Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre b)Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre c)Manaus, Cuiabá e Recife d)Recife, Cuiabá e Rio de Janeiro e)Manaus, Recife e Cuiabá RESPOSTA B.


Carregar ppt "EXERCÍCIOS APOSTILA 1 GEOGRÁFIA DO BRASIL. 1) 02) (UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: a) a área ocupada pelas águas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google