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Gestão de Operações e Logísitica

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Apresentação em tema: "Gestão de Operações e Logísitica"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Operações e Logísitica
Prof. Luiz Alberto Krummenauer

2 O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta (fabricar com o máximo de economia de recursos), surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota – a Toyota Motor Company, logo após a Segunda Guerra Mundial.

3 Sinônimos Toyota Production System - TPS
Sistema Toyota de Produção - STP Produção Lean Produção Enxuta

4 Outros nomes para o Lean
SPMI (Sistemas Produtivos de Manufatura Integrada) JIT/TQC (Just-in-Time/Controle de Qualidade Total) – várias empresas SPEZ (Sistema de Produção com Estoque Zero) – indústria Omark MAN (Material de Acordo com o Necessário) – Harley Davidson SPIM (Sistema de Produção com Inventário Minimizado) – Westinghouse Sistema Ohno – muitas empresas no Japão Produção com Inventário Zero – HP Kanban – muitas empresas no Japão e EUA BSC (Bosch Production System)

5 Origens / História Sakichi Toyoda-final do séc. XIX-Tear
Visita à Ford–1910–Produção em fluxo Cenário da Toyota pós-guerra Crise, sem crédito Baixa demanda e alto mix Produtividade 10x menor que a americana Início do STP ( Implementação até os dias de hoje) Reconhecimento mundial veio em 1973 com a crise do petróleo, quando a Toyota foi uma das poucas empresas a sair ilesa.

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7 Notícia Toyota ultrapassa GM e se torna líder mundial no setor automotivo Plantão | Publicada em 24/04/2007 às 15h07m A Toyota superou os registros de vendas da empresa americana em nível mundial, entre janeiro e março de 2007, em 88 mil unidades, ao vender automóveis contra os da GM. “Ser a primeira empresa mundial do setor automotivo em vendas não é o mais importante para nós; o que pretendemos é ser os líderes mundiais em qualidade e não tanto em quantidade”

8 Participação de Mercado – Estimativa 2006
100,0 Total 5,5 Outros 2,0 BMW 3,0 Fiat 3,2 Mitsubishi 4,5 Suzuki 5,6 PSA Honda 6,1 Hyundai 6,5 DaimlerChrysler 8,2 Volkswagen 9,3 Renault/Nissan 12,0 Ford 13,8 General Motors 14,5 Toyota Participação (%) Produção 2006* Montadora Fonte: CSM Worldwide Especialistas prevêem que a Toyota assumirá a liderança também em termos de volume produzido em 2006.

9 E Quanto à Lucratividade?
1/3 das maiores montadoras do mundo perde dinheiro ano após ano… Em 2005 a Toyota lucrou 11,4 bilhões de dólares; mais do que as 12 principais concorrentes… JUNTAS!!! Fonte: CSM Worldwide

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11 Quem são eles?

12 O LIVRO QUE DESCREVE O SISTEMA
Principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno Eliminação de desperdício Fabricação com Qualidade Fazer certo da primeira vez Corrigir os erros e suas causas Objetivo: produzir sem defeitos, possibilitando a produção com alta qualidade e baixo custo. Administração Participativa Just-in-time ( momento certo) Produção Flexível Atualizações

13 Sistema Toyota de Produção
TPS JIT Kaizen Jidoka – Poka yoke Heijunka Kanban 5 S Andon Seiri: Organizacao Seiton: Ordem Seiso: Limpeza Seiketsu: Estandar. Shitsuke: Disciplina

14 Pirâmide Estrutura STP: 4 P´s
Solução de Problemas Funcionários e Parceiros Processo Filosofia de Lean

15 Ações da qualidade direcionadas
Heijunka : Redução e dimensionamento de lotes de produção para se ajustar a demanda. Kanban: Cartões e estações de trabalho para direcionar e controlar a produção Kaizen: Melhoria contínua – redução de disperdícios Jidoka: Automação não deve ser completa, deve complementar a inteligência humana. A qualidade é desenhada no processo. Andon: Evidenciar o problema quando os mesmos ocorrem. Ao ocorrer o mesmo se aciona o botão andon, acessível a todos para que estes auxiliem na resolução do mesmo. 5S: filosofia House Keeping.

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17 JIT

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20 Just-in-time Just-in-time significa que, num fluxo de processos, as partes necessárias são alimentadas no tempo certo, no local certo e na quantidade necessária. Uma empresa que consegue estabelecer este fluxo pode buscar uma situação de inventário-zero.

21 Just-in-time

22 HEIJUNKA Redução e dimensionamento de lotes de produção para se ajustar a demanda.

23 KANBAN

24 Kanban A palavra Kanban, em japonês, possui vários significados, tais como: cartão, símbolo ou painel. Em linhas gerais é um sistema de controle de produção cujo objetivo é minimizar os estoques de material em processo, produzindo em pequenos lotes somente o necessário e no tempo certo.

25 Vantagens do sistema Kanban
Fomenta a mão-de-obra polivalente; Estimula o aperfeiçoamento continuo, e a redução dos desperdício de todo tipo; Fabrica apenas as peças ou componentes que devem ser usado pela próxima etapa da produção; Controle visualmente tudo o que está acontecendo na produção; Capacidade de atendimento dos pedidos dos clientes; Circulação rápida da informação, entre os postos de trabalho;

26 Sistema Kanban (Sistema de cartões)
Sistema de “Puxar” a produção a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. Produção é cliente do almoxarifado e fornecedor do setor de embalagem que atende a expedição !

27 Exemplos de Kanban Processo Centro de trabalho N. de item Nome do item
N. prateleira estocagem Nome do item Materiais essenciais Capacidade do contenedor N. de emissão Tipo de contenedor Código Locação Cartão kanban de produção N. de item Centro de trabalho precedente Locação no estoque Nome do item Capacidade do contenedor N. de emissão Tipo de contenedor Centro de trabalho subsequente Locação no estoque Cartão kanban de requisição

28 Cartão Kanban de Produção
Empregado para autorizar a fabricação ou montagem de determinado lote de itens, tendo sua área de atuação restrita ao centro de trabalho.

29 Cartão Kanban de Requisição Interna
Funciona como uma requisição de materiais, autorizando o fluxo de itens entre o centro de trabalho produtor e o centro consumidor dos itens.

30 Cartão Kanban de Fornecedor
Executa as funções de uma ordem de compra convencional, ou seja, autoriza o fornecedor externo da empresa a fazer uma entrega de um lote de itens, especificado no cartão, diretamente ao seu usuário interno.

31 Painel Porta-Kanban O sistema kanban tradicional emprega painéis ou quadros de sinalização junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção, com a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões kanban nestes quadros.

32 Painel Porta Kanban

33 Características KANBAN
Os processos clientes colocam seus pedidos nas quantidades exatas especificadas no cartão kanban; Os processos fornecedores produzem e/ou movimentam as quantidades exatas e na seqüência especificada pelo cartão kanban; Nenhum item é produzido ou movimentado sem um cartão kanban; Todas as peças e materiais têm sempre um cartão kanban em anexo;

34 Exemplos

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39 Kaizen Kai = modificar; Zen = para melhor
Melhoria contínua, no trabalho, no lar e na vida social Eliminação de perdas em todos os sistemas de uma organização Aplicação de dois elementos: Melhoria (mudança para melhor) Continuidade (ações permanentes de mudança)

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45 1. Superprodução Produzir mais do que o necessário cria um
incontável número de outros desperdícios: área de estoque, deterioração, custos de energia, manutenção de equipamentos, escamoteamento de problemas operacionais e administrativos através de “estoques de segurança”.

46 SUPERPRODUÇÃO Fazer mais do que o requerido pela próxima operação
Fazer antes do requerido pela próxima operação Fazer mais rápido do que a próxima operação

47 2. Tempo de espera Quando o operário permanece ociosamente assistindo uma máquina em operação. Ou quando o processo precedente não entrega seu produto na quantidade, qualidade e tempo certo

48 3. Transporte Deslocamentos desnecessários ou estoques temporários, criando “passeios” de materiais, funcionários e equipamentos

49 4. Processamento impróprio
Quando defeitos ou limitações (capacidade) no equipamento estão presentes. O processo para ou se desenvolve lentamente. Operações extras são introduzidas.

50 5. Movimentos desnecessários
Acontece pela diferença entre trabalho e movimento. É a ação de quem realiza algum tipo de seleção ou procura de alguma coisa sobre a bancada. É o movimento que não agrega valor.

51 6. Estoques desnecessários
É o dinheiro “aprisionado” no sistema produtivo. “Pode ser a tranqüilidade da fábrica”, mas ... todo remédio desnecessário deve ser evitado.

52 7. Produção de Defeituosos
“Existe uma forma de ganhar dinheiro que os empresários insistem em não usar: é deixar de perdê-lo” Philip Crosby

53 ZERO DEFEITO

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58 Motivos para evitar o Kaizen
Estou muito ocupado para estudar o assunto! É uma boa idéia, porém prematura! Não está previsto no orçamento! A teoria é diferente da prática! Você não tem outra coisa a fazer! Acho que isso não vem ao encontro das políticas corporativas! Não é da nossa alçada; deixe outros pensarem sobre o assunto! Você está insatisfeito com o seu trabalho? Não é melhoria, é bom-senso! Já sei os resultados, mesmo que a gente não faça! Eu não serei responsável por isso! Você não pode pensar em algo melhor?

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61 Layout celular As células de produção permitem que mais máquinas sejam operadas por menos operadores, treinados para serem polivalentes e flexíveis

62 5S

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69 JIDOKA

70 Autonomação, ou automação com toque humano.

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72 Autonomação A autonomação consiste em facultar ao operador (ou à máquina) a autonomia de interromper a operação sempre que ocorrer alguma situação anormal ou quando a quantidade planejada de produção for atingida. A chave da autonomação é dar à maquina a inteligência humana e, ao mesmo tempo, adaptar o movimento humano às maquinas autônomas.

73 POKA YOKE

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77 Poka- Yoke Principais erros humanos: Esquecer; Entender errado;
Falta de identificação; Falta de treinamento; Erros propositais – insatisfação; Desatenção; Lentidão; Falta de padrões; Surpresas – falta de analise das possíveis situações; Descuido.

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86 Sem poka - yoke

87 Com poka - yoke

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90 ANDON

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99 TREINAMENTO LEITURA DE LIVROS

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