Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheus Henrique Fialho Rosa Alterado mais de 7 anos atrás
1
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP
2
Qual o papel da experimentação: Na construção do conhecimento científico? No ensino do conhecimento científico?
3
Pensando o ensino... Como viver um processo experimental? Superar a mera manipulação – superar a situação – passar de um real constatado para um real que se questiona.
4
Concepções acerca da ciência: -a observação é falível; - a observação é uma interpretação;
5
Observar em ciência não é apenas olhar, é também colocar em relação e interpretar, agir na abstração.
6
Quando se confunde experimentação com manipulação impede-se o aluno de fazer ciência.
7
Pensando a ciência... Resolver um problema científico não é apenas aplicar um processo predeterminado, um método. Trata- se de descobrir um caminho de pensamento partindo de questões que não são sempre postas. (Vecchi, 2006)
8
Avançar no conhecimento científico é modificar os modelos explicativos disponíveis para produzir novos modelos explicativos. Não é, portanto, uma simples verificação de hipóteses. (Vecchi, 2006)
9
Atividades Experimentais no Ensino de Ciências: o laboratório aberto
10
Destaques: Valorização do papel do aluno Elaboração de hipóteses Situações de erro
11
Elaborar hipóteses envolve: Estratégia de coleta de dados Estratégia de análise de dados Identificação da variáveis Raciocínio lógico.... Leva à solução da situação- problema
12
Laboratório aberto: são atividades investigativas Importante: Exige flexibilidade do papel do professor Exige elaborar o conhecimento (sistematizar)
13
Exemplos: Por que as roupas secam no varal? Por que a água da chuva não é salgada? Por que...
14
O que é a ciência? A ciência é uma atividade social produtora de um saber objetivo, resultante da combinação de observação sistemática, experimental ou quase experimental, e o raciocínio lógico-matemático. Trata-se de um saber que permite o controle teórico e prático da realidade, entendendo por “controle” a situação em que algo fica à disposição de um outro, para fins deste último. Para esse saber tudo é potencialmente objeto de domínio.
15
O que é a ciência? Uma atividade social endereçada à obtenção de uma representação sistemática e confiável do mundo, de valor intrínseco, ou bem o conhecimento por ela gerado, entendido como uma entidade de existência quase autônoma à medida em que não depende – quanto ao seu significado – das peculiaridades dos seres humanos que a produzem e utilizam.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.