A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA.   A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA.   A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que."— Transcrição da apresentação:

1  SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA

2   A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que se refere a música, deve ser considerado todo tempo musical.  Até a conclusão - tudo que acontecer antes da conclusão do movimento, incluindo o movimento. Algumas Definições

3   Conclusão – Ação ou efeito de concluir, resultado, desfecho.  Durante – No tempo em que durar, pelo espaço de, a qualquer tempo.

4   Dançarinos: São todas as pessoas que participam de uma dança (peões e prendas);

5   Cumprimento: Para concluir o cumprimento os corpos voltarão a posição inicial.  Reverência: Para concluir a reverência os corpos voltarão a posição inicial. Terminologias

6   Coluna: Disposição dos dançarinos postados um atrás do outro, de no mínimo, três pessoas.  Fileira: Disposição dos dançarinos em alinhamento lateral, de no mínimo três pessoas;

7   Raio de ação: é o espaço utilizado para que cada dançarino (ou par) expresse espontaneamente sua liberdade individual, respeitando a exigência coreográfica de cada dança, ex: sapateios, sarandeios, marcações, etc.;

8  Frente a frente  É quando os dançarinos estão com a frente (face anterior do corpo) voltada um para o outro, o que não significa postarem-se geometricamente paralelos e rígidos podendo, espontaneamente, manter-se dentro de seu raio de ação.

9

10

11  É quando os dançarinos estão com o lado (face lateral do corpo) voltado um para o outro, o que não significa postarem-se geometricamente paralelos e rígidos, podendo, espontaneamente, manter-se dentro do raio de ação. Lado a lado

12  Chama-se giro saudação, o ato pelo qual a prenda, com sua mão esquerda, tomada pela mão direita de seu peão, realiza mais ou menos uma volta inteira em torno do próprio corpo no sentido anti-horário, mediante passos e/ou marcações de passos marcha. Completada a volta, o par inteiramente solto ou soltando-se das mãos efetua um respeitoso cumprimento. O peão pode também utilizar um lenço (tamanho de bolso), e segurá-lo na mão direita, enquanto realiza os movimentos acima descritos. Giro Saudação:

13  Não precisa ser absolutamente exato, porém o mais próximo possível à referência aludida. Quando a referência aludida for “mais ou menos no mesmo lugar”, deve ser compreendido como a localização onde o dançarino e/ou o par se encontra, com uma possível liberdade de movimentação, desde que não fique caracterizado um novo lugar. MAIS OU MENOS

14   Par enlaçado como na valsa: O peão enlaça sua prenda pela cintura com seu braço direito, de maneira que sua mão direita se coloque mais ou menos sobre a linha da coluna do seu par, e toma com sua mão esquerda a mão direita da sua prenda, mais ou menos à altura dos ombros; a prenda, por sua vez repousa a palma da sua mão esquerda sobre o ombro direito do seu par. Ex.: Havaneira Marcada.

15   Tomados pelos braços: O peão e a sua prenda se tomam por ambos os braços (direito do peão com esquerdo da prenda e esquerdo do peão com o direito da prenda) de maneira que a mão do peão proporcione um apoio ao cotovelo da prenda, e a mão desta apoie mais ou menos entre o antebraço e o braço do peão. Essa posição é para ambos os braços. Ex.: Chimarrita Balão

16   Tomado por um dos braços: enlaçando-se pelo antebraço e/ou articulação do cotovelo. Ex.: pezinho.  NOTA: Sabemos que tradicionalmente os pares, quando enlaçados, ao iniciarem uma dança o peão realiza o primeiro passo iniciando com o pé esquerdo, enquanto a prenda o faz com o pé direito.

17   Passos de Marcha: [...]Devemos salientar que, sempre que estivermos realizando passos de marcha nas danças, os mesmos devem ser executados com mobilidade rítmica, ou seja: demonstrar que estão dançando e não apenas caminhando. [...]

18  Pode ser executado de duas maneiras: a) Com um passo de juntar (dois movimentos) livre de direção e sentido: 1º movimento: o pé realiza um deslocamento pousando no solo (de toda planta do pé e/ou meia planta); 2º movimento: o outro pé vem mais ou menos se aproximar ao pé que realizou o primeiro movimento pousando no solo (de toda planta e/ou meia planta). Passo de valsa

19  b) com três movimentos: 1º movimento: o pé realiza um deslocamento pousando no solo (de toda planta do pé e/ou meia planta); 2º movimento: o outro pé realiza um movimento de marcação ou deslocamento pousando no solo (de meia planta do pé e/ou toda planta); 3º movimento: o pé que realizou o primeiro movimento realiza um movimento de marcação ou deslocamento pousando no solo (de meia planta do pé e/ou toda planta) -Exemplos de dois passos de valsa em diagonal com quatro e com seis movimentos.

20  É semelhante ao passo de valsa com três movimentos, sendo que o primeiro movimento deve ser acentuado, com toda planta do pé pelo peão, podendo a prenda executá-lo em meia planta. Na conclusão do último passo de rancheira, (na finalização da 1ª e 3ª figuras da Rancheira de Carreirinha e na finalização das figuras do Pau de Fitas) este poderá ser realizado por apenas um passo de marcha e/ou marcação. Passo de Rancheira

21   Trata-se simplesmente do ato do dançarino afastar lateralmente um dos pés, que deve pousar no solo, de meia planta ou toda planta, sem tomar o peso do corpo, para em seguida trazê-lo à posição inicial. Passo de Recuo

22   No caso de continuar a execução dos passos de polca, o passo subsequente é iniciado (primeiro movimento) com o pé que realizou a pausa. Passo de Polca

23  É semelhante a um passo de polca, diferenciando-se do mesmo pelo “salto”. Pois, este deve ser executado de tal maneira que, na conclusão do primeiro movimento do passo, realize-se, com o mesmo pé, um impulso dando margem ao “salto”. Entre um salto e outro é passível que ocorra um “deslizar em giro” do pé que sustenta o peso do corpo. Salto de Polca

24  *Estes passos são executados com certa flexibilidade dos joelhos. NOTA: Os dançarinos poderão infletir mais ou menos 1/8 (um oitavo) de volta durante a execução da pausa. Passo de Chote

25  Movimento 2 [...] Durante a inflexão de mais ou menos [...] Movimento 3 O par se enlaça como na valsa e gira no sentido horário, executando uma valsadinha mais ou menos no mesmo lugar, respeitando o raio de ação, mediante quatro passos de marcha e/ou marcações de passos de marcha (quatro movimentos), podendo realizar um passo de juntar no segundo passo de marcha. Chote Fundamental

26  Ocorre quando o par, tomado ou tomando- se pela mão (mais ou menos a altura dos ombros), rodeia mediante passos de marcha em curva, de modo a executarem uma volta completa. Porém, se o par, tomado ou tomando-se pela mão (mais ou menos a altura dos ombros) realiza apenas meia volta com os mesmos movimentos, temos um “meio balancê”. Balancê e “meio balancê”

27  ERROS DE EXECUÇÃO -Alguns peões: (0,05) **OBS: Mínimo de 3 peões DESCONTOS - Algumas prendas: (0,05) **OBS: Mínimo de 3 prendas  Alguns dançarinos: (0,10) **OBS: Mínimo de 3 peões e 3 prendas -Todos os Peões: (0,10) -Todas as Prendas: (0,10) -Todos os dançarinos (Todos os Peões e todas as Prendas): (0,20)

28  ERROS COREOGRAFADOS -Erro de coreografia das Prendas: (0,20) -Erro de coreografia dos Peões: (0,20) -Erro coreografado dos Dançarinos (peões e prendas): (0,40) ERROS DE COREOGRAFIA INDIVIDUAL -Peão: (0,10) -Prenda: (0,10) -Dançarinos: (0,20)

29  -Até 50% do grupo com erro de formação: (0,20) -Acima de 50% do grupo com erro e formação: (0,50) - 100% do gruo com erro de formação: (1,00) -Dança não foi realizada o mínimo de vezes descrito: (0,60) -Ao repetirem mais uma vez a dança, após a dança ser realizada o mínimo de vezes, a coreografia não foi realizada por completo: (0,40) -A dança não foi realizada na ordem descrita: (0,40) -Não foi realizada uma das figuras obrigatórias a dança: (0,70) -Não foi realizada a figura mais usual a dança: (1,00) DEMAIS ERROS

30  OBS: Para os grupos da categoria pré- mirim e xirú os descontos serão sempre pela METADE, porém o desconto mínimo de correção permanece (0,05)


Carregar ppt " SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA.   A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google