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15:55 às 16:30 "Roubo de Cargas no TRC, um grave problema. E o acidente?" Palestrante: Ricardo Monteiro – Gerente Executivo de Riscos Pamcary – Gestão.

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1 15:55 às 16:30 "Roubo de Cargas no TRC, um grave problema. E o acidente?" Palestrante: Ricardo Monteiro – Gerente Executivo de Riscos Pamcary – Gestão de Riscos Logísticos

2 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. BASE DE ATENDIMENTO DE SINISTROS NO LOCAL DO EVENTO (ASLE) – 38 FILIAIS Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação

3 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. ATENDIMENTO DE SINISTROS NO LOCAL DO EVENTO (ASLE) 6.000 atendimentos / ano em território nacional (roubos e acidentes) Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação

4 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. ATENDIMENTO DE SINISTROS NO LOCAL DO EVENTO (ASLE) 6.000 atendimentos / ano em território nacional (roubos e acidentes) Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação 6.000 Sinistros/ano Roubos Acidentes

5 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. ATENDIMENTO DE SINISTROS NO LOCAL DO EVENTO (ASLE) 6.000 atendimentos / ano em território nacional (roubos e acidentes) Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação

6 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte CLASSIFICAÇÃO E PERFIL DE MOTORISTAS 620 mil motoristas frequentes 70 mil novos motorista dados anuais Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação

7 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte GERENCIAMENTO DE RISCOS Rotograma (Plano de Viagem Seguro – compliance Lei 13.103) Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação

8 Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos Corretagem especializada em seguros de transporte / Administração de seguros Assistência 24h de atendimento, vistoria e regulação de sinistros Banco de dados de profissionais do transporte Sistema eletrônico de pagamento de frete, pedágio, combustível Monitoramento de veículos e Informações do ciclo de transporte Distância prevista, percorrida, e a percorrer Chegada destino Prevista e Real Sistemas para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Gestão de Eventos no Transporte de Cargas para o aumento da eficiência da cadeia logística e elevação do nível de serviço aos clientes, segundo os princípios da responsabilidade sócio-ambiental. Conhecimento do Risco produzido por fontes primárias de informação

9 Área: 8,5M Km² População: 200,4M Rodovias: 1,7M km Pavimentadas: 12,5% Modal Rodoviário: 61,1% Total Custo Logístico R$ 635bi (11,5% do PIB) Custo do Transporte R$ 392bi Custo do TRC R$ 348bi (6,3% do PIB) Municípios: 5.570 Estados: 26 Frota de caminhões: 2,4 M Caminhões Terceiros: 46% Idade Média: 12,3 anos Frota Própria: 9 anos Terceiros: 17 anos Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estaítstica / ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres / Ilos 8% a 12% do faturamento Cenário Global Logístico

10 Fonte: Pamcary Matriz Dinâmica de Classificação de Risco de Roubo por Mercadoria Específica lado SP 65% RJ 8% MG 6% Roubos

11 110,8k¹ 93,6k¹ 96,8k¹ 98,2k¹ 2011201220132014 A quantidade de acidentes é pelo menos 6 vezes maior que a de roubos de cargas... 14,4k Nota 1: PRF + estimativa das Estaduais/Municipais com base nos acidentes atendidos pela Pamcary 15,2k 17,5k Fontes: DRF, Pamcary Qual a probabilidade e quanto custa? acidentes/ano R$ 1,04bi roubos/ano 13,0k RoubosAcidentes Rodovias Estaduais Rodovias Federais

12 Fonte: Pamcary A distribuição geográfica dos acidentes não tem correlação com a do roubo de cargas… lado SP 65% RJ 8% MG 6% SP 12% MG 17% PR 15% MT 12% BA 9% AcidentesRoubos Representatividade do Total 65%

13 A probabilidade média de ocorrência de acidentes com veículos da frota rodoviária pode ser estimada em... + Vazios + TCP Geral (96.800) DMP: 25% Pamcary Requer presença de comissário de avarias no local Carregados Mercadorias seguradas Transporte remunerado Requisitos de transporte Base do diagnóstico 3,6 X 5,12,1 95% Fonte: Pamcary 2015 (Clientes com Gestão de Riscos) / 10.000 embarques

14 Fonte: Pamcary® / Ilos / IPEA CUSTO TOTAL DOS ACIDENTES NO TRC Congestionamento Atendimento Danos ao veículo Processos Judiciais Custos hospitalares Danos à carga Vida Meio Ambiente Imagem Segundo IPEA 2014 Custos Totais Acidentes R$ 37,1bi - 42,8bi (44% Caminhão) R$ 16,3bi - R$ 18,9bi 5% PIB TRC

15 Fonte: Pamcary - análise sinistros 2015 Operações Rodoviárias (Viagem) Insurance Company North America...seu efeito é muito mais devastador à vida humana do que a oferecida pela maioria dos riscos seguráveis... 1 10 30 Leve Fatal Grave Incidente (quase acidentes) 600 Consequências à vida 30% Motoristas Qtde. / 100 acidentes 31 ? Pamcary16 11 8%

16 Fonte: U.S. Bureau of Labor Statistic 2011; Ministérios do Trabalho e Emprego (CAT INSS x RAIS 2011)...fazendo a profissão de motorista de caminhão no Brasil ser classificada como de altíssimo risco. 18,3 Mortes no trânsito / ano para cada 100.000 motoristas de caminhão EUA Brasil 31,4 Consequências à vida Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego com base no CAT INSS e RAIS 2011, o motorista de caminhão é a profissão com a maior taxa de mortes no Brasil.

17 Incêndio Abalroamento / Colisão FREQUÊNCIA CONSEQÜÊNCIA* No cenário dos clientes Pamcary®, os eventos que combinam maior freqüência e gravidade são tombamento e capotagem, sendo que estes podem ser considerados como de mesma natureza... * Prejuízos apurados Fonte: Pamcary® - análise sinistros 2015 Operações Rodoviárias (Viagem) FOCOTombamento/Capotagem

18 FREQUÊNCIA CONSEQÜÊNCIA* FOCO Noite Chuva/Garoa Intenso CurvaDeclive Motorista Podemos destacar as condições impostas pela ação humana como fator principal...Tombamento/Capotagem * Prejuízos apurados Fonte: Pamcary® - análise sinistros 2015 Operações Rodoviárias (Viagem)

19 FREQUÊNCIA CONSEQÜÊNCIA* FOCO Um fator presente nos acidentes mais gravosos é a “fadiga” (perda da capacidade cognitiva, de julgamento e reflexos). O “excesso de confiança” é percebido na “velocidade incompatível nas curvas! Velocidade incompatível incompatível Fadiga/ Dormiu ao volante Alcoolizado Suspeita Embriaguez Tombamento/Capotagem * Prejuízos apurados Fonte: Pamcary® - análise sinistros 2015 Operações Rodoviárias (Viagem) Por quê? Drogas?

20 35:23 07:12 02:05 01:32 5:17 00:16 Descarga Espera para coleta Coleta Espera início de viagem Viagem Espera para descarga O único TEMPO sobre o qual os motoristas têm domínio Um sistema de remuneração baseado exclusivamente em produtividade, aliado a processos de carregamento e descarregamento lentos, incentivam os motoristas a dirigir o mais velozmente possível. Fonte: GPS Logística e Gerenciamento de Riscos – Infolog Web

21 35:23 Viagem O único TEMPO sobre o qual os motoristas têm domínio Um sistema de remuneração baseado exclusivamente em produtividade, aliado a processos de carregamento e descarregamento lentos, incentivam os motoristas a dirigir o mais velozmente possível. Fonte: GPS Logística e Gerenciamento de Riscos Frequência de acidentes / vínculo de motorista Autônomo 0,090% 0,063% Frota Baixa fidelidade, viagens mais longas, veículos mais velhos, remuneração variável. Quanto maiores distâncias percorridas... 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 Até 120 de 121 a 700 de 701 a 1.500 de 1.501 a 2.800 mais de 2.801 %

22 Além da força da lei, os contratantes do serviço de transporte precisam promover campanhas de educação e conscientização, e estabelecer uma política que estimule o cumprimento das normas de segurança no transporte. Indicadores de Segurança Motorista Embarcador Empresa de Transporte / 3PL Governo Política Normas & Procedimentos Processos Rotograma Atendimento no Local Limite de velocidade Jornada de Trabalho Carregamento Direção Descarregamento Trechos de Risco Pessoas Seleção Profissionais GestãoTreinamento Análise de Causas Exame Toxicológico

23 2,3 Frequência de Acidentes para cada 10.000 embarques Unilever antes Unilever depois Diminuição da Fadiga Controle de Velocidade Veículos inspecionados Rotogramas validados pelos motoristas Monitoramento e Tratamento de exceções Política Empresarial É possível alto desempenho logístico e segurança Ações implementadas Motoristas selecionados e capacitados (ponto de troca) Resultados do Programa de GR 8,0

24 "Roubo de Cargas no TRC, um grave problema. E o acidente?" Palestrante: Ricardo Monteiro – Gerente Executivo de Riscos Pamcary – Gestão de Riscos Logísticos


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