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PublicouMaria da Assunção Barbosa Philippi Alterado mais de 7 anos atrás
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CULTURA ORGANIZACIONAL Prof ª Ms. Hely A Zavattaro
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n cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos n que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, n para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. n Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação aqueles problemas.(Freitas, 1991).
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ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL Valores - definições do que é importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo. Como exemplo podemos ter: importância do consumidor, padrões de desempenho, qualidade e inovação, etc. Crenças e pressupostos - São geralmente utilizados para sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização,. Implicam em alguma visão de mundo, que passa a ser considerada válida.
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ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL Ritos, rituais e cerimônias - São atividades planejadas para tornar a cultura mais visível e coesa. Seriam os processos de integração, admissão, etc.. Estórias e mitos - São narrações e eventos, que informam sobre os mito das organizações, ás vezes sem sustentações nos fatos. Tabus – proibições, com ênfase no não permitido. E. namoro entre funcionários, por exemplo, não vem escrito nos manuais.
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ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL n Normas - as regras que falam sobre o comportamento esperado e adotado pelo grupo. n Heróis - são os personagens, natos ou criados, que condensam a força da organização Ex.: Ford, Bill Gates, Antonio Hermínio, Olavo Setúbal etc n Processo de comunicação - inclui a rede de relações, papeis informais, “rede peão,” etc.. Têm a função de transmitir e administrar a cultura
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FUNÇÕES DA CULTURA ORGANZACIONAL n PONTOS POSITIVOS n senso de identidade n papel de divisor de fronteiras n favorece o comprometimento n estimula a estabilidade do contexto social
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FUNÇÕES DA CULTURA ORGANZACIONAL n PONTOS DIFICULTADORES n Podem funcionar como barreiras às mudanças necessárias n barreira a diversidade, dificultando a contratação de novos funcionários que não sejam parecidos com a maioria dos membros da organização n barreira a fusões e aquisições
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NIVEIS DE CULTURA n ARTIFICIALIDADES OBSERVAVEIS n VALORES n PRESSUPOSTOS BASICOS
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PONTOS CONSIDERADOS n INFLUENCIA DOS FUNDADORES n O PAPEL DA ADMINSTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS n CULTURAS E SUB CULTURAS n CULTURA ORGANIZACIONAL E CULTURA NACIONAL
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