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Administração de Recursos Humanos II

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Todo grupo social precisa resolver dois problemas principais: Convivência de seus integrantes; Adaptação ao mundo exterior – relação com outros grupos e sobrevivência. Para entender como os grupos resolvem seus problemas, estuda-se a cultura organizacional – experiências, conhecimentos e valores que se desenvolvem e são transmitidos. A integração em um grupo social demanda entender a cultura ou adotar os padrões culturais. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

2 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Cultura segundo Edgar Schein: Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

3 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional: Valores e crenças Histórias, mitos e heróis Artefatos, linguagem e hábitos MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

4 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Artefatos: Arquitetura Utilização do espaço – arranjo físico, impressão de igualdade, ambiente alegre, limpo e silencioso. Maneira de se vestir – formal ou informal, clássicas ou casuais, diferentes ou uniforme, cuidado com a aparência ou desleixo. Quantidade, variedade e aparência dos recursos – abundância ou escassez de recursos, muitos ou poucos artefatos, opulenta ou espartana, atraentes ou discretos. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

5 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Tecnologia: Proporção de engenheiros, técnicos e cientistas em relação ao total de funcionários; Participação de novos produtos no faturamento; Departamento de pesquisa e desenvolvimento – P&D; Centros de pesquisa, universidades e escolas públicas. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

6 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Símbolos: Linguagem Arquitetura e vestuário Histórias, mitos e heróis Rituais e cerimônias MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

7 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Valores: Crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitude e julgamentos. Influenciam inúmeros aspectos do comportamento das pessoas. Valores declarados podem ser diferentes dos valores reais. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

8 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Funções da cultura organizacional Para evitar erros de convivência, deve-se seguir a cultura da organização. Há maneiras definidas de como interagir com as pessoas e com o mundo externo da organização. Convivência interna: A cultura define os critérios para a avaliação de resultados e do desempenho; A cultura define o comportamento em relação à autoridade; A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo em contraposição ao individualismo. Relações com o mundo exterior: A cultura define a missão da organização e seu papel em relação ao meio ambiente; A cultura define as fronteiras dos grupos ; A cultura define a posição relativa do grupo em relação a outros grupos. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

9 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Disfunções da cultura organizacional Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; Resistência generalizada à necessidade de mudança interna; Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos; Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

10 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Socialização organizacional É um processo em que os indivíduos aprendem a cultura e também podem transmiti-la. Mecanismos da socialização: Descrições de cargos, manuais, políticas organizacionais e outros recursos da organização formal; Orientação dos veteranos; Cerimônias de iniciação, como as semanas de integração dos calouros. Estágios da socialização: Expectativa e preparação; Ingresso; Ajustamento e integração. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

11 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Singularidade e diversidade cultural Os padrões culturais variam de uma sociedade para outra. Diversidade: As sociedades podem ser muito diferentes umas das outras. Singularidade: Cada local pode ter seu próprio padrão cultural. O entendimento das diferenças culturais evita o risco do etnocentrismo, a suposição de que uma cultura é superior a outra. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

12 Administração de Recursos Humanos II
Cultura organizacional Indicadores de culturas: Distância do poder – como as pessoas enxergam a autoridade Linguagem – mais valor à palavra falada ou à escrita Relações humanas – individual ou coletivo, ser ou ter Atitudes em relação ao futuro – atitude proativa ou reativa Universalismo em contraposição ao particularismo – regras flexíveis ou permanentes Orientação para o ambiente – cultura orientada para fora ou para dentro Propensão ao risco – alta ou baixa tolerância ao risco Mecanicismo e organismo – similar a máquinas ou organismos vivos MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.


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