Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profº Adilson Lima adilsonls@umc.br
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Principais elementos da Cultura Organizacional Profº Adilson Lima
2
Principais elementos da Cultura Organizacional
(Heróis, mitos, ritos, rituais, valores e crenças) e suas interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações.
3
Principais elementos da Cultura Organizacional
Elementos visíveis e conscientes. Valores. Percepções e interpretações; não tão conscientes. Pressupostos básicos. Sistema de valores, crenças, concepções, paradigmas; subconscientes.
4
Cultura Organizacional
“Aqui as coisas funcionam assim!” “Você vai se acostumar...” “Você é novo, aqui não funciona assim!” “Com o tempo você aprende!” “Cuidado, aqui é diferente!” “Você é novo ainda!”
5
Principais elementos da Cultura Organizacional
1. CRENÇAS E PRESSUPOSTOS; 2. VALORES; 3. RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS; 4. ESTÓRIAS E MITOS; 5. TABUS; 6. HERÓIS; 7. NORMAS; 8. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.
6
1. Crenças e Pressupostos
Expressam aquilo que é tido como verdade na organização; São naturalizados e inquestionáveis; Vistos como “processo evolutivo”, mas que não muda as coisas já apreendidas; Possuem a função secundária da estabilidade.
7
2. Valores “Os valores representam a essência da filosofia da organização para o alcance do sucesso, pois eles fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário.” Os valores são definições do que é importante para a organização atingir o sucesso e apesar das empresas tentarem “personalizar” seus valores, alguns podem ser considerados comuns a várias delas, como: importância do consumidor; busca da excelência e qualidade, motivação etc.
8
2. Valores
9
3. Ritos, Rituais e Cerimônias
Os Ritos, Rituais e Cerimônias são exemplos de atividades planejadas que têm consequências práticas e expressivas, tornando a cultura organizacional tangível e coesa. São visíveis e penetrantes; Lado criativo da cultura; Guiam o comportamento, o como “jogar” e “divertir-se”.
10
Ritos Organizacionais mais aplicados
11
4. Estórias e Mitos Estórias são narrativas baseadas em eventos ocorridos, são simbólicas e flexíveis: - Informam sobre a organização; - Reforçam comportamento existente; - Enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional. Mitos se referem a estórias condizentes com a organização, porém, não sustentadas por fatos.
12
5. Tabus Os tabus cumprem o papel organizacional de orientar o comportamento, demarcando áreas de proibições. Os tabus colocam em evidência o aspecto disciplinar da cultura com ênfase ao não permitido.
13
6. Heróis Personificam os valores da organização;
Condensam a força da organização; São os responsáveis pela criação da organização; Têm coragem e persistência de “fazer o que todos almejam, porém têm medo de tentar”. Tornam o sucesso atingível e humano; Fornecem modelos; Simbolizam a organização para o mundo exterior; Preservam o que há de especial; Estabelecem padrões de desempenho; Motivam os empregados, fornecendo uma influência duradoura.
14
7. Normas São os comportamentos esperados, aceitos e apoiados pelo grupo, fixados de modo formal ou informal, através dos quais as pessoas são recompensadas ou punidas, confrontadas ou encorajadas, ou postas em ostracismo quando violam as normas; A escolha das normas é guiada pelos pressupostos, valores, tabus; divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos. A escolha das normas é precedida pelos pressupostos, valores, tabus; São divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos.
15
8. Comunicação O Sistema de Comunicação através da interação social cria, sustenta, transmite e muda a cultura organizacional; 1. Contadores de Estórias; 2. Padres; 3. Confidentes; 4. Fofoqueiros; 5. Espiões; 6. Conspiradores.
16
Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações
17
Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações Inovação
Financiamento
18
Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações Cliente
19
Atividade em Grupo Elaborar uma apresentação (.ppt) em grupo de 4 alunos sobre um artigo, case ou notícia relacionada a "Informação". Apresentação de 10 min. com a participação de todos os alunos, em 01/10. Apresentação Título Subtítulo Conteúdo (pesquisa) Referência (fonte de pesquisa) Enviar para os seguintes s: e
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.