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Teoria Geral da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Richard Beckhard: Um esforço planejado para toda a organização gerenciado pelo topo para aumentar sua efetividade de saúde por meio de intervenções planejadas nos processos da organização, usando conhecimentos da ciência do comportamento. Warren Bennis: É uma estratégia complexa destinada a mudar as crenças, atitudes, valores e estruturas da organização para que se adapte às novas tecnologias, mercados e desafios. Warner Burke: Não é apenas alguma coisa feita para melhorar a organização; é um tipo especial de mudança nos processos elaborado para trazer um resultado especial. Envolve a reflexão organizacional, melhoria no sistema, planejamento e autoanálise. CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

2 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Sistemas mecânicos Sistemas orgânicos A ênfase é individual e nos cargos da organização Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos Relacionamento do tipo autoridade-obediência Confiança e crença recíprocas Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida Interdependência e responsabilidade compartilhada Divisão do trabalho e supervisão hierárquica rígidas Participação e responsabilidade grupal A tomada de decisões é centralizada A tomada de decisões é descentralizada Controle rigidamente centralizado Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle Solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade Solução de conflitos através de negociação ou solução de problemas CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

3 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Características Focaliza a organização global Orientação sistêmica Utiliza agentes de mudança Ênfase na solução de problemas Aprendizagem experimental Processo grupais Retroação intensiva Orientação contingencial Desenvolvimento de equipes Enfoque interativo CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

4 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Gerente eficiente Gerente eficaz Faz as coisas da maneira certa Faz as coisas certas Resolve os problemas Produz alternativas criativas Cuida dos recursos Otimiza a utilização dos recursos Cumpre seu dever Obtém resultados Reduz custos Aumenta os lucros CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

5 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Cultura organizacional – é um sistema de valores e crenças compartilhados que influenciam o comportamento do trabalhador. Determinantes da cultura organizacional – geralmente a origem da cultura é baseada em valores, práticas administrativas e personalidade dos fundadores. Cultura responde e copia as escolhas conscientes e inconscientes, padrões de comportamento e pode prejudicar o pessoal da alta administração. A cultura social também ajuda a determinar a cultura da firma. O setor a qual a empresa pertence também ajuda a formar a cultura. O código de conduta da firma, como o senso de justiça, é outro determinante da cultura. Dimensões da cultura organizacional – as dimensões, ou elementos, da cultura ajudam a explicar a natureza das forças indiretas que influenciam as ações dos empregados. DuBrin, A. J. Fundamentals of Organizational Behavior.

6 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Valores: os fundamentos de qualquer cultura organizacional são baseados nos valores que guiam o comportamento. As entrelinhas do histórico organizacional: as histórias que circulam pela organização carregam mensagens sobre os valores compartilhados. Mitos: mitos são narrativas dramáticas ou eventos imaginários sobre a história da firma. Estes mitos podem conduzir os empregados a altos níveis de desempenho. Graus de estabilidade: uma organização dinâmica tem uma cultura diferente de uma lenta e estável. Alocação de recursos e recompensas: o investimento em recursos é uma forma de interpretar o que a empresa valoriza. Ritos e rituais: parte da cultura de uma organização são as suas tradições, seus ritos e seus rituais. Senso de propriedade: uma cultura com base na propriedade de ações leva ao aumento da lealdade, à melhoria do esforço no trabalho e ao interesse do trabalhador alinhado com os da companhia. Espiritualismo corporativo e espiritualidade organizacional: o espiritualismo aparece quando a administração da empresa se preocupa com os funcionários, além dos lucros. Espiritualidade refere-se ao trabalhador que acredita em algo acima de si memo. A cultura de uma firma pode ser acompanhada da subcultura. As subculturas podem aparecer em alguns pontos da empresa, sendo diferentes da cultura dominante. DuBrin, A. J. Fundamentals of Organizational Behavior.

7 Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional Como os empregados aprendem a cultura - Empregados aprendem a cultura organizacional primeiramente pela socialização, o processo de entender os valores, normas e costumes essenciais para se adaptar a uma organização. Socialização pode ocorrer de maneira formal ou informal. Os empregados também aprendem a cultura pelos ensinamentos dos líderes. Membros da organização aprendem a cultura observando o que chama a atenção dos líderes, como eles medem o desempenho e como controlam a empresa. Consequências e implicações da cultura organizacional - Uma cultura organizacional forte pode ter um impacto persuasivo na efetividade organizacional. As maiores consequências e implicações da cultura organizacional estão nas normas escritas. Vantagem competitiva e sucesso financeiro - A cultura organizacional correta contribui para o aumento da vantagem competitiva. Produtividade, qualidade e moral – uma cultura que enfatiza a produtividade, incluindo a alta qualidade, encoraja os funcionários a serem produtivos. A cultura que valoriza a dignidade dos seres humanos fomenta a moral e a satisfação no trabalho. Inovação – a cultura que encoraja o comportamento criativo é a maior contribuição para a inovação. Compatibilidade em fusões e aquisições – uma forma de prever o sucesso ao fundir duas ou mais empresas é a compatibilidade das suas respectivas culturas. Adequação da pessoa à organização – um fator importante de sucesso é encontrados quando uma pessoa identifica a sua personalidade com a da organização. Direcionamento da liderança – um ponto importante da liderança é estabelecer o tipo de cultura necessária para a firma. DuBrin, A. J. Fundamentals of Organizational Behavior.


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