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Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira.

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1 Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira

2 Reposição Contínua  Os fornecedores desconhecem as informações de venda e estoque de suas lojas e “empurram” os seus produtos de acordo com o que eles acham que o consumidor irá comprar.  O que a reposição contínua faz é corrigir esta falta de informação, disponibilizando para seus fornecedores, em tempo real, o quanto você vendeu de cada produto e a quantidade que você tem de cada um deles em estoque.

3  Com isso os fornecedores montam um panorama melhor das vendas de sua loja e podem programar lotes de reposição muito mais adequados ao giro de seus produtos.  Tudo isto somente é possível quando se estabelece, com grande dose de sinergia, uma relação de parceria entre cliente e fornecedor.

4 A Reposição Contínua pode ser gerenciada de três formas, de acordo com a responsabilidade do processamento das informações e pela decisão da reposição: 1. No Varejo 2. No Fornecedor 3. No Operador Logístico

5 Para que a reposição contínua tenha sucesso é necessário que questões chaves sejam tratadas: Um Modelo de Relação Comercial estável entre as partes. Indicadores de Desempenho para compradores e vendedores compatíveis com a nova estratégia de suprimento. Qualidade no Nível de Serviços, ou seja, acuracidade na entrega de pedidos completos e na data combinada.

6 Deve existir uma infra-estrutura logística básica. Conhecimentos dos Custos Logísticos de ambas as partes. Um formato Ágil de Troca de Informações entre as empresas. Disponibilidade e Confiabilidade de Código de Barras nos itens a serem vendidos. Um Algoritmo eficiente, flexível e seguro que calcule as quantidades a serem pedidas ou entregues.

7 Benefícios  Redução de falta de produtos nas lojas  Diminuição de estoques  Menores custos logísticos  Previsão de produção (no caso de fornecedores)

8 Exemplo prático de benefício gerado pela Reposição Contínua

9 Técnicas envolvidas na Reposição Eficiente  Computer Assisted Ordering - CAO ou Pedido Automático é  Continuous Replenishment Program - CRP ou Programa de Reposição Contínua. Busca integrar, por meio de práticas distintas, o fluxo de informações e produtos;  Vendor Managed Inventory - VMI ou Gerenciamento de Inventário pelo Fornecedor é o estoque gerenciado pelo fornecedor;

10  Recepção automatizada de produtos;  Cross docking;  O código de barras;  Plataformas adequadas ou docas;  Electronic Data Interchange - EDI ou Intercâmbio Eletrônico de Dados;  Custeio ABC.

11 Estudo de Caso: O uso da Tecnologia da Informação para viabilizar uma Estratégia Competitiva em um ambiente de Logística Integrada - Estudo de Caso do Makro e Coca-Cola e outras experiências de empresas com o sistema de Reposição Contínua e Gerenciamento Eficiente de Estoques

12 Publicado pela Associação ECR Brasil (2000) Escopo do Estudo: Depósito de produtos acabados na indústria até os check outs nas lojas do varejista.

13 Estimativa dos Benefícios - Quantificar uma estimativa de ganho e potencial de redução de custos total da cadeia. - Conhecer a situação atual da cadeia de abastecimento no Brasil - Estimar os potenciais benefícios da aplicação dos conceitos do sistema de resposta rápida ao consumidor.

14 Situação Atual - Alto grau de informatização dos check outs, porém com uma infra-estrutura tecnológica incipiente; - Reconhecimento da necessidade de maiores informações sobre o consumidor;

15 EMPRESA ESTUDADA: - Makro Atacadista e sua fornecedora Panamco, distribuidora da Coca-Cola - A atuação do Makro no setor de bens de consumo de massa está baseada em um estratégia de liderança de custos.

16 - Público consumidor: empresas de varejo de menor porte e transformadores públicos - Atua no mercado com uma estratégia baseada em custos operacionais baixos. -Não trabalha com Centros de Distribuição. - Os produtos são estocados nas próprias lojas e o atendimento aos clientes é baseado em auto-serviço

17 - Enfoque mercadológico: oferta de produtos mais baratos que os comercializados pelo varejo convencional - Necessidade de utilização de um modelo de informação adequado para a melhor gestão dos estoques e o estabelecimento de fortes parcerias com fornecedores.

18 Projeto de implantação de um sistema de reposição contínua de estoques com a Coca- Cola: - Estabilização - Melhores condições comerciais nas negociações com o fornecedor - Redução de custos operacionais - Maior agilidade no atendimento - Melhor gestão da demanda (maior satisfação do consumidor).

19 Objetivo do projeto: - Implantar a reposição eficiente nas lojas da rede Makro atendidas pela Panamco - Mensurar as reduções de custos que tais implementações causariam na cadeia de abastecimento.

20 Resultados: - A reposição eficiente entre a Coca-Cola e o Makro está em funcionamento em todas as lojas atendidas pela Panamco Brasil - Modelo de excelência tanto para a implantação em outras redes do varejo quanto para as demais franquias do sistema Coca-Cola.

21 Conclusões sobre a reposição eficiente no Makro e Panamco A reposição contínua é utilizada para uma maior eficiência nas operações logísticas das empresas, trazendo por consequência, maior agilidade no atendimento e satisfação do consumidor, ao mesmo tempo em que se reduz custos.

22 Referências Bibliográficas ECR Brasil. “Reposição Eficiente”. Disponível em: http://www.ecrbrasil.com.br/ecrbrasil/page/reposicaoeficiente.asp http://www.ecrbrasil.com.br/ecrbrasil/page/reposicaoeficiente.asp Leite, F. “Satisfação do cliente pela reposição contínua de mercadorias”. Disponível em: http://www.endeavor.org.br/documents/BR/library/Satisf.%20Cli.pdfhttp://www.endeavor.org.br/documents/BR/library/Satisf.%20Cli.pdf Marques, E. “O ECR - Efficient Consumer Response no Varejo Brasileiro”. Disponível em: www.fa7.edu.br/rea7/artigos/volume2/artigos/read7.docwww.fa7.edu.br/rea7/artigos/volume2/artigos/read7.doc Maniero, Ana Paula. “Reposição Contínua: parceria que agrega valor”. Disponível em: http://www.gs1brasil.org.brhttp://www.gs1brasil.org.br “O uso da Tecnologia da Informação para viabilizar uma Estratégia Competitiva em um ambiente de Logística Integrada - Estudo de Caso do Makro e Coca-Cola e outras experiências de empresas com o sistema de Reposição Contínua e Gerenciamento Eficiente de Estoques.” Disponível em: HTTP://www.ecrbrasil.com.br


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