Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Beatriz R.T. Franciosi
2
arquitetura pedagógica Dimensõe do ambi nte
topologia suporte tecnológico arquitetura pedagógica Dimensõe do ambi nte
3
CENÁRIO Sob a influência do paradigma newton-cartesiano que levou a uma visão mecanicista do mundo e ao domínio do racionalismo científico...
4
CENÁRIO ... o CONHECIMENTO se fragmentou em disciplinas cada vez mais numerosas.
5
CENÁRIO Entramos assim, na fase da fragmentação multi/pluridisciplinar caracterizada pela separação entre SUJEITO e OBJETO, ...
6
CENÁRIO ...nascendo assim a idéia de CONHECIMENTO: como um processo progressivo de registro externo ao homem
7
CENÁRIO ...nascendo assim a idéia de CONHECIMENTO: como uma catalogação de dados [computadorizados]
8
FRAGMENTAÇÃO RAZÃO SENSAÇÃO INTUIÇÃO SENTIMENTO NÍVEL DO SUJEITO
9
NÍVEL DO SUJEITO NÍVEL DO CONHECIMENTO CIÊNCIA FILOSOFIA RELIGIÃO ARTE
RAZÃO SENSAÇÃO INTUIÇÃO SENTIMENTO NÍVEL DO SUJEITO NÍVEL DO CONHECIMENTO
10
NÍVEL DO OBJETO CONHECIDO
CIÊNCIA FILOSOFIA RELIGIÃO ARTE MEDIAÇÃO METODOLOGIA TIC PÁGINA WEB RAZÃO INTUIÇÃO NÍVEL DO SUJEITO NÍVEL DO CONHECIMENTO NÍVEL DO OBJETO CONHECIDO SENSAÇÃO SENTIMENTO
11
TRANSDISCIPLINARIDADE
Tentativa de sair da crise da fragmentação que se encontra o conhecimento humano
12
TRANSDISCIPLINARIDADE
Reconhecimento da interdependência de todos os aspectos da realidade
13
TRANSDISCIPLINARIDADE
O tempo é representado por um vetor onde os pontos representam sucessiva e indefinidamente os momentos passados, presentes e futuros (1D) LÓGICA CLÁSSICA passado presente futuro
14
TRANSDISCIPLINARIDADE
1 DIA 1 SEMANA 1 MÊS 1 ANO EROS GAIA CAOS Visão do Tempo no Plano (2D)
15
TRANSDISCIPLINARIDADE
Os opostos não são contraditórios e a tensão entre os contraditórios promove uma UNIDADE mais ampla que os inclui (3D) LÓGICA DA INCLUSÃO
16
TRANSDISCIPLINARIDADE
LÓGICA DO TERCEIRO INCLUÍDO T A A
17
TRANSDISCIPLINARIDADE
EROS GAIA CAOS Visão do Tempo 3D
18
DESFRAGMENTAÇÃO filosofia razão sensação intuição sentimento arte
ciência religião TIC metodologia meditação página web SUJEITO CONHECIMENTO OBJETO razão intuição sensação sentimento
19
Modelagem Constituição Arquitetura Desenvolvimento Validação
20
Arquitetura Internet Mecanismos coordenação Rede aberta
Mecanismos cooperação Mecanismos comunicação Extranet
21
Modelagem Ambiente Aprendizagem e-folder roteiro internet página web
extranet videoconferência roteiro
22
Desenvolvimento Ambiente Aprendizagem e-folder produção material
manutenção desenvolvimento internet página web Desenvolvimento extranet geração videoconferência produção material
23
Validação Análise da interação Análise da cooperação
Análise das produções
24
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Beatriz R.T. Franciosi
25
CENÁRIO Disciplina: categoria com a qual se organiza parte do conhecimento científico (Edgar Morin). Disciplinaridade: delimita áreas de competências sem a qual o conhecimento poderia tornar-se fluído e vago, por outro lado, acarreta a visão de túnel através do qual só se vê o objeto de sua disciplina
26
Arquitetura Redes auto-organizadas cujos participantes têm poder de decisão Rede aberta Redes movidas pela motivação e o compromisso dos sujeitos para alcançar metas de grupo
27
Arquitetura Rede aberta
O relacionamento interpessoal é baseado na cooperação (nosso desafio) Rede aberta A base de compensação é a realização O requisito para funcionamento é a existência de lideranças emergentes e altamente solidárias nas suas trocas contínuas
28
Fluxo de informação através de redes abertas
Classificados topologicamente pela forma de seus atratores Fluxo de informação através de redes abertas Monitoração Constituição Mediação Orientação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.