A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Digital Profa. Dra. Pollyana Ferrari Aberje / PUC-SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Digital Profa. Dra. Pollyana Ferrari Aberje / PUC-SP."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Digital Profa. Dra. Pollyana Ferrari Aberje / PUC-SP

2

3 “2011, o ano em que o mundo assistiu ao poder das ruas”

4 • Comunicação Digital De autoria do jornal britânico The Guardian, tal frase mostra, de fato, que o mundo saiu às ruas quase de forma generalizada e por diferentes reivindicações em 2011 – e, na opinião de muitos historiadores, como nunca antes. Os povos do mundo árabe se rebelaram contra ditaduras quase cinquentenárias, na chamada Primavera Árabe. Não só derrubaram ditadores como alertaram o mundo ocidental para a tirania de seus governos. A sequência de mobilizações teve início no Egito, porém também derrubou governos na Tunísia e, mais recentemente, na Líbia.

5 • Chile Na luta pela educação para todos, as manifestações dos estudantes no Chile permanecem ativas há três meses e não param de crescer. O movimento atual tem forte relação com a “Revolução dos Pinguins”, ocorrida em 2006, e impulsionada pelas redes sociais.

6 • Londres Além de fazer um relato bem completo sobre cada ponto de incêndios e saques em Londres, o blog do 'The Guardian' listava o avatar dos repórteres que estavam O Paul estava trabalhando de madrugada, tuitando a cada cinco minutos sobre a situação do local em que estava. O BlackBerry foi um dos canais preferidos dos jovens para planejar a rebelião londrina. A marca @UK_BlackBerry não conseguiu responder, comportando-se no Twitter como canal de assessoria de imprensa.

7

8 • Zara Brasil Após denúncia feita pela ONG Repórter Brasil, a rede Zara, do grupo espanhol Inditex foi acusada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) de utilizar mão de obra escrava no Brasil. O caso repercutiu na imprensa nacional, virou trending topic no Twitter e tomou conta das redes sociais e principais sites de informação do país após a reportagem especial do programa “A Liga”, da TV Bandeirantes. O que fez a Zara?

9

10 Puma responds to #Greenpeace's #Detox campaign http://bit.ly/qGSqFT
#detox #adidas #Greenpeace #puma #nike Triplete del desafío #Detox! #Adidas se une a Nike y Puma en la carrera por un futuro libre de tóxicos Puma responds to #Greenpeace's #Detox campaign

11

12 “Churrasco da Gente Diferenciada”
O termo “Gente Diferenciada” surge de uma entrevista divulgada pela Folha de S.Paulo em ago/2010; “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada”, Guiomar Ferreira, psicóloga O case real durou menos que uma semana;

13 “Churrasco da Gente Diferenciada”
Em 11/05 - Prefeitura decreta mudança do local da estação - não será construída na Av. Angélica; Nesta mesma data, o internauta e jornalista Danilo Saraiva cria o evento no Facebook denominado “Churrascão da Gente Diferenciada”; Entre os dias 11/05 e 12/05 o metrô notifica que a mudança da estação ocorreu por motivos técnicos;

14 “Churrasco da Gente Diferenciada”
No dia 12/05 com mais de 49 mil confirmações, o evento foi cancelado no Facebook; No dia 13/05 (um dia antes do evento) o criador volta atrás, afirma a realização do evento, mas diz que não será mais um churrasco e sim um protesto; No dia 14/05 acontece o evento, com cerca de 600 pessoas entre jovens, com o reforço de ciclistas, estudantes e do movimento punk, entre outros.

15 John Galliano versus Dior
John Galliano foi condenado pelo crime de racismo e antissemitismo dia 08 de setembro em Paris. Depois de agredir verbalmente um casal em um bar na capital francesa, Galliano viu seus dizeres antissemitas divulgados em todo o mundo via internet. O fato o levou a ser demitido da Maison Dior, da qual era diretor criativo e, de outras marcas do grupo LVMH que controla esta grife, inclusive, a própria marca de Galliano.

16 Eu, mídia

17 Família conectada

18 Tendências Mundiais População Urbanização Alimentação Transporte
Em 2050, 9 bilhões de habitantes no planeta. Urbanização Até 2050, 2/3 da população em aglomerados urbanos. Alimentação Até 2050, o mundo deverá no mínimo duplicar a produção de alimentos. Transporte Até 2030, será superada a marca de 2 bilhões de automóveis e caminhões (800 milhões em 2009).

19 Tendências Mundiais Dentro de três anos, o deverá ser substituído pelas redes sociais dentro das empresas. A previsão é do Gartner que traçou cinco previsões sobre o uso dessa mídia dentro do ambiente corporativo: 1- Em 2014, os serviços de redes sociais deverão substituir o e se tornar o principal meio de comunicação para 20% dos usuários corporativos; 2- Em 2012, mais de 50% das empresas irão usar ferramentas de microblog; 3- Em 2012, mais de 70% dos projetos de TI serão dominados por mídias sociais; 4- Dentro de cinco anos, 70% das aplicações de colaboração desenhadas para PCs serão remodelados para se aproveitar das lições aprendidas com os usuários de aplicativos de smartphone; 5- Em 2015, apenas 25% das empresas utilizarão ferramentas de análise das redes sociais internas para melhorar o desempenho das organizações e a produtividade das equipes;

20 Redação digital A web somos nós. Nossas histórias, nossos depoimentos, nossas vivências. Para começar a escrever uma boa história, primeiro você precisa senti-la no coração. Todo mundo pode ser um bom narrador, todo mundo tem algo para contar, escrever, compartilhar...

21 Redação digital Use todos seus recursos cognitivos e deixe o cérebro propor as sinapses. Aprenda a observar, a ouvir, para depois narrar. Leia bastante e nunca deixe de observar o que rola a sua volta. Aprenda a captar a sinestesia das coisas.

22 Redação digital Esse caráter de comunidade entre a vida e a palavra apóia-se no trabalho, no lazer, no dia-a-dia, nas redes sociais da Web. Compartilhamento exige cuidado, emoção. Texto hipermidiático [que pode ser texto, áudio e vídeo] precisa ser cuidado, elaborado, sofrer [re] leituras (pelo menos 5 vezes), ser empacotado. Empacotar um texto midiático e publicá-lo na Web significa metaforicamente, escolher o melhor papel de presente. Faça um embrulho bacana para o leitor (...)

23 Redação digital Gestor de conteúdo [ou narrador] – profissional que vai além das atribuições tradicionais de jornalista, de relações públicas ou publicitário. Entre suas tarefas podem estar manutenção de um blog, de pontos de cultura, de projetos de inclusão e ONGs. Fazer mediação de comunidades no Orkut e fóruns, criação de coletivos, wikis, saber escolher a melhor mídia social para participar (linkedin, flickr, twitter, facebook, orkut, youtube etc). Enfim, assumir seu papel de narrador.

24 Integração das mídias Horizontalidade x Profundidade
Vários núcleos de conteúdos dispostos na tela em contraposição à navegação de páginas a partir de links que aprofundam o tema abordado no formato texto. Exemplo: links embutidos

25

26

27

28

29

30

31

32 Bibliografia sugerida
Baixe gratuitamente o livro:

33 Contato Pollyana Ferrari pollyana@polipress.com.br


Carregar ppt "Comunicação Digital Profa. Dra. Pollyana Ferrari Aberje / PUC-SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google