A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO PROFª. ALIETE. ESTRUTURA Artigo de opiniãoCarta Exposto em: apresentação, desenvolvimento (argumentação), conclusão e assinatura optativa. Exposta,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO PROFª. ALIETE. ESTRUTURA Artigo de opiniãoCarta Exposto em: apresentação, desenvolvimento (argumentação), conclusão e assinatura optativa. Exposta,"— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO PROFª. ALIETE

2 ESTRUTURA Artigo de opiniãoCarta Exposto em: apresentação, desenvolvimento (argumentação), conclusão e assinatura optativa. Exposta, obrigatoriamente com local e data, vocativo, introdução (justificativa), desenvolvimento (argumentação), conclusão, fecho e assinatura. INTERLOCUTORLeitor do periódico, mural ou similar. A pessoa a quem o escritor se dirige. AMBIENTE DISCURSIVO Periódicos, murais e similares. Periódicos, ambientes particulares, institucionais, murais e similares. LINGUAGEMAdaptada ao interlocutor, mas na norma culta. Adaptada ao interlocutor. Pode ser mais leve e despojada se a carta for pessoal, íntima. Os gêneros: semelhanças e diferenças

3 DESTINATÁRIOVOCATIVOPRON. E ABREV. Arcebispos e Bispos Reverendíssimo Senhor Vossa Excelência Reverendíssima (V. Exª Revmª) Autoridades religiosas em geral Reverendíssimo( a) Senhor(a) Vossa Senhoria Reverendíssima (V. Sª Revmª) ou Vossa Reverendíssima (V. Revmª) Cardeais Eminentíssimo Senhor Vossa Eminência Reverendíssima (V. Emª Revmª) Vossa Eminência(V. Emª) Juízes em geral e Auditores da Justiça Militar Meritíssimo Senhor Juiz Vossa Excelência (V. Exª) Oficiais até Coronel e Funcionários graduados (diretores, chefes de seção) Prezado SenhorVossa Senhoria (V. Sª) PapaSantíssimo Padre Vossa Santidade (V. S.) Presidente da República, Procurador- Geral da República, do Estado, do Tribunal; Embaixadores; Autoridades políticas, militares e civis em geral; Secretários do Estado; e Vice- Presidente da República Excelentíssimo Senhor Vossa Excelência(V. Exª). Para Presidente, é sem abreviatura. ReitorVossa Magnificência Vossa Magnificência(V. Magª) OS PRONOMES DE TRATAMENTO

4 GERALMENTE, UMA REDAÇÃO SERÁ AVALIADA SEGUNDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS: 1. A ADEQUAÇÃO: 1.1. AO TEMA PROPOSTO: ESPERA-SE QUE VOCÊ ELABORE UM TEXTO CUJO CONTEÚDO MANTENHA RELAÇÃO COM O TEMA ESCOLHIDO E COM OS TEXTOS DA COLETÂNEA. A FUGA AO TEMA FARÁ COM QUE VOCÊ PERCA ALGUNS PONTOS DESTE ITEM. SE VOCÊ FUGIR TOTALMENTE AO TEMA, TERÁ SUA REDAÇÃO ANULADA. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER APENAS UM DOS TEMAS PROPOSTOS PARA REDAÇÃO. NO CASO DE DESENVOLVER MAIS DE UM, DEVERÁ INDICAR QUAL A REDAÇÃO A SER CORRIGIDA. A INDEFINIÇÃO IMPLICARÁ A ANULAÇÃO DA REDAÇÃO.

5 1.2. aos elementos fornecidos pela coletânea de textos correspondentes ao tema: você deverá demonstrar que sabe utilizar de forma adequada os elementos da coletânea. Isso significa que deverá saber identificar, nos textos da coletânea, as informações e os argumentos que contribuam para a discussão e/ou desenvolvimento do tema que escolheu. Se você simplesmente reproduzir os textos (ou fragmentos dos textos) em forma de colagem, não estará fazendo uma utilização adequada da coletânea, e perderá pontos neste item. Se você não utilizar nenhum elemento da coletânea de textos, terá sua redação anulada.

6 1.3. AO TIPO DE TEXTO SOLICITADO PARA O TEMA: ESPERA-SE QUE VOCÊ SAIBA DESENVOLVER SUA REDAÇÃO NO TIPO SOLICITADO PARA O TEMA. ASSIM, SE VOCÊ ESCOLHER UM TEMA DISSERTATIVO, DEVERÁ DEMONSTRAR CONHECIMENTO DA ESTRUTURA DE UMA DISSERTAÇÃO E SER CAPAZ DE DESENVOLVER UMA LINHA ARGUMENTATIVA, DE EXPOR E DISCUTIR PONTOS DE VISTA, DE TIRAR CONCLUSÕES; SE ESCOLHER UM TEMA NARRATIVO, DEVERÁ DEMONSTRAR CONHECIMENTO DA ESTRUTURA DE UMA NARRATIVA E CAPACIDADE PARA ELABORAR ENREDO, PERSONAGENS, ESPAÇO E TEMPO, LEVANDO EM CONTA AS EXIGÊNCIAS DO TEMA E AS INFORMAÇÕES DA COLETÂNEA. SE VOCÊ SE AFASTAR DO TIPO DE TEXTO SOLICITADO PARA O TEMA QUE ESCOLHEU, PERDERÁ PONTOS NESTE ITEM. SE PRODUZIR OUTRO TIPO DE TEXTO (POR EXEMPLO, UMA NARRATIVA QUANDO SE PEDE UMA DISSERTAÇÃO), TERÁ SUA REDAÇÃO ANULADA.

7 1.4. À MODALIDADE ESCRITA EM LÍNGUA PADRÃO: VOCÊ DEVERÁ DEMONSTRAR, EM SUA REDAÇÃO, CAPACIDADE DE EXPRIMIR- SE DE FORMA ADEQUADA AO ESTILO ESCRITO E FORMAL. EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS PODERÃO SER ACEITAS MODALIDADES PRÓPRIAS DA LINGUAGEM ORAL (POR EXEMPLO, SE VOCÊ ESTIVER REPRODUZINDO UM DIÁLOGO COLOQUIAL, EM UMA NARRATIVA). VOCÊ DEVERÁ TAMBÉM REVELAR UM BOM DOMÍNIO DAS REGRAS GRAMATICAIS DA LÍNGUA CULTA, DO SISTEMA ORTOGRÁFICO E DOS RECURSOS DE PONTUAÇÃO.

8 2. A COERÊNCIA: NA AVALIAÇÃO DA COERÊNCIA DE SUA REDAÇÃO, SERÁ LEVADO EM CONTA O TIPO DE TEXTO. POR EXEMPLO, EM UM TEXTO DISSERTATIVO, AVALIAR-SE-Á A SUA CAPACIDADE DE RELACIONAR OS ARGUMENTOS E DE ORGANIZÁ-LOS DE FORMA A DELES EXTRAIR CONCLUSÕES APROPRIADAS; EM UM TEXTO NARRATIVO, AVALIAR-SE-Á A SUA CAPACIDADE DE CONSTRUIR PERSONAGENS E DE RELACIONAR, DE FORMA VEROSSÍMIL, AÇÕES E MOTIVAÇÕES.

9 3. A COESÃO: SEU TEXTO DEVERÁ SER BEM ESTRUTURADO E COESO. NESTE ITEM SERÁ AVALIADA, PORTANTO, SUA CAPACIDADE DE EMPREGAR ADEQUADAMENTE OS RECURSOS (VOCABULARES, SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS) DE QUE DISPÕE A LÍNGUA PORTUGUESA, PARA RELACIONAR TERMOS OU SEGMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO. EM OUTRAS PALAVRAS, VOCÊ DEVERÁ DEMONSTRAR QUE SABE FAZER USO ADEQUADO, POR EXEMPLO, DOS PRONOMES E DAS CONJUNÇÕES. DEVERÁ TAMBÉM DEMONSTRAR QUE SABE ESTABELECER RELAÇÕES SEMÂNTICAS ADEQUADAS ENTRE AS PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

10 ESQUEMA E MODELO PARA UM TEXTO DISSERTATIVO- -ARGUMENTATIVO I – INTRODUÇÃO: O TEXTO DEVE APRESENTAR O TEMA E A QUESTÃO A SER DISCUTIDA. NA INTRODUÇÃO, O CANDIDATO ENUNCIA CLARAMENTE UMA POSIÇÃO (TESE) ACERCA DA QUESTÃO EM FOCO E CONSTRÓI ARGUMENTOS QUE A FUNDAMENTAM. CHAMA A ATENÇÃO DO INTERLOCUTOR DEMONSTRANDO ORIGINALIDADE, COMPROMETIMENTO COM A TESE A SER DEFENDIDA E PREOCUPAÇÃO EM CONVENCER. A TESE RESULTA DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA (HISTÓRICO), É SUSTENTADA POR ARGUMENTOS CONSISTENTES, DESENVOLVIDOS COM CERTA PROFUNDIDADE, E MANTIDA AO LONGO DO TEXTO. RESUMINDO: NO 1º PARÁGRAFO, POR MEIO DE INFORMAÇÕES, SITUE O PROBLEMA: ONDE OCORRE, COMO, QUANDO, COM QUEM...

11 II – DESENVOLVIMENTO: O candidato mantém a orientação argumentativa do texto, agenciando as informações de maneira contínua, progressiva e coerente. Os argumentos apresentam-se bem articulados por operadores e/ou elementos textualizadores que asseguram a coerência e a progressão textuais. Logo depois, refuta, total ou parcialmente, a tese e o(s) argumento(s) contrário(s) aos seus. Ou seja, a tese e os argumentos contrários são anulados, salientando-se o aspecto errôneo do julgamento neles implicado. Resumindo: No 2° parágrafo: situe a posição a respeito do tema que é contrária à sua (tese a ser refutada) e coloque o(s) argumento(s) que a defende(m). No 3° parágrafo: situe a sua posição a respeito do tema (refutação da tese anterior) e coloque o(s) argumento(s) que a defende(m). Inicie com um coesivo que una este parágrafo ao da introdução, tal como: "Por outro lado,...", "Em contrapartida,...", "Ao contrário do que se pensa,...", "Analisando-se, entretanto, essa conjuntura sob outro prisma,...

12 III – CONCLUSÃO: O candidato apresenta uma conclusão relacionada com a tese e os diferentes aspectos tratados. A conclusão deve reforçar a unidade do texto e demonstrar originalidade. Resumindo: No 4° parágrafo: retome ou reafirme todas as ideias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, tomando uma posição acerca do problema. Mantenha uma conexão lógica entre as ideias.

13 SUGESTÕES PARA MELHORAR A ESCRITURA DE SEU TEXTO: "Viver bem nas cidades modernas, a cada dia que passa, torna-se mais difícil, pois o número de habitantes tem aumentado exageradamente, a violência no trânsito parece ter-se tornado incontrolável e os índices de poluição crescem cotidianamente, o que leva as metrópoles a serem consideradas desumanas."

14 "Hodiernamente, viver bem nos ambientes metropolitanos, está sendo uma das mais difíceis proezas do ser humano. Com o passar dos tempos, o número de habitantes vem aumentando exacerbadamente, a violência no trânsito parece ter-se tornado incontrolável e os índices de poluição alcançam patamares inimagináveis a cada dia. Esses problemas desumanizam as metrópoles."

15 Passemos ao Desenvolvimento: O desenvolvimento da redação é a apresentação dos argumentos, por meio de elementos concretos, exemplos sólidos, que sejam importantes para a sociedade de um modo geral. Para esse tipo de introdução, o escritor deverá argumentar usando as causas e as consequências do inchaço populacional, exemplificando. Logo depois, discutirá acerca do trânsito, que está cada dia mais caótico e violento. Por último, na conclusãoapresentará a poluição como elemento importante na discussão sobre a desumanização das cidades modernas (intervenção social).

16 "É imprescindível que todos os cidadãos se conscientizem de que cada um deve tentar minimizar os problemas urbanos, diminuindo os índices de poluição, racionalizando o trânsito e conseguindo moradia decente para todos. Isso só será possível com uma participação efetiva do segmento político com a elaboração de leis e projetos que viabilizem as devidas mudanças. Juntos, governo e população, tentaremos reverter a atual conjuntura de insegurança em relação ao nosso futuro nas metrópoles.

17 Trabalho com o vocabulário Evite marcas de língua falada. Escrita e fala são modalidades diferentes do idioma. Evite gírias e termos excessivamente coloquiais; Confie em seu vocabulário. Todos guardamos palavras de certo grau de erudição que raramente usamos e que podem transmitir com clareza o nosso pensamento. Procure encontrá-las; Evite repetições de palavras e expressões que tirarão a coesão de seu texto, para isso recorra à sinonímia, hiponímia e hiperonímia; Seja natural. Evite o abuso de palavras de efeito apenas para impressionar a banca.


Carregar ppt "REDAÇÃO PROFª. ALIETE. ESTRUTURA Artigo de opiniãoCarta Exposto em: apresentação, desenvolvimento (argumentação), conclusão e assinatura optativa. Exposta,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google