A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

www.vitacontinua.com.br A TR COMO ESTRATÉGIA INTEGRATIVA DA PERSONALIDADE MILTON MENEZES CNTR – Nov/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "www.vitacontinua.com.br A TR COMO ESTRATÉGIA INTEGRATIVA DA PERSONALIDADE MILTON MENEZES CNTR – Nov/2013."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A TR COMO ESTRATÉGIA INTEGRATIVA DA PERSONALIDADE MILTON MENEZES CNTR – Nov/2013

4

5

6 SAÚDE NA MEDICINA TRADICIONAL

7

8 FECHNER, Gustav Theodor Life After Death (Vida Após a Morte) – Estágios na vida do Homem: No primeiro estágio, seu corpo se desenvolve a partir do seu germe, elaborando órgãos para o segundo estágio; neste, sua mente se desenvolve a partir do germe desta, elaborando órgãos para o terceiro estágio; neste, o germe divino se desenvolve, o qual permanece oculto em cada mente humana.

9 Numinosa: experiência originária dos níveis mais profundos do psiquismo, onde há uma apreensão direta dos domínios de uma ordem superior da realidade, completamente diferente do mundo material observável.

10

11

12 Religião Religião: representa uma atividade de um grupo institucionalizado, reunido por uma determinada afinidade; envolve, na maioria das vezes, um sistema hierárquico e uma estrutura de funcionamento; necessita de um local como referência para a prática religiosa, como um templo ou igreja;

13 Espiritualidade: experiências subjetivas diretas do indivíduo com aspectos e dimensões não-comuns da realidade objetiva. Envolve uma possibilidade de relação pessoal e particular, entre o indivíduo, os demais indivíduos, a natureza e o universo, ampliando as reflexões sobre si mesmo, o sentido da vida e a configuração de valores humanos. (Menezes, 2001). Espiritualidade

14 Sistema Psicoterapêutico Uma teoria de desenvolvimento humano; Uma visão Antropológica (de homem); Um modelo de psicopatologia; Um modelo aplicado ou metodologia; Qualidade pragmática e eficácia; Um modelo de treinamento efetivo.

15

16

17

18

19

20

21

22 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

23

24

25

26 CONSCIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO META DO HOMEM META DO HOMEM: Auto-transcendência; NÍVEL DE CONSCIÊNCIA: NÍVEL DE CONSCIÊNCIA: preside o processo de desenvolvimento; OBJETIVO: OBJETIVO: Integração gradual dos Níveis de Consciência;

27

28

29 OBJETIVOS TRADICIONAIS EM TVP CATARSE INSIGHT

30 VIDA PASSADA VIDA ATUAL

31 NOVOS ASPECTOS PSICOTERAPÊUTICOS TRAÇOS DE CARÁTER CRENÇAS SISTEMA DE VALORES

32 PSICOTERAPIA CATARSE; INSIGHTS; TRABALHO ENERGETICO; TRANSFORMAÇÃO de Traços de Caráter, Crenças e Sistema de Valores.

33 Psicologia Evolutiva

34 INDIVIDUAÇÃO Estado de saúde psicológica resultante da integração de todas as facetas cs e incs da personalidade. SELF: A Unidade, integração e harmonia da personalidade total.

35 Parece haver um único e último valor para a humanidade, um objetivo longínquo para o qual tendem todos os homens. Os psicólogos lhe dão nomes diferentes: desenvolvimento de si, integração, saúde psíquica, individuação, auto-realização, criatividade, produtividade - todos, porém, concordam em admitir tratar-se da realização das potencialidades da pessoa, isto é, de ela vir a ser personalidade total, possibilidade brindada a todos. (Maslow, 1972, p. 174)

36 PERSONALIDADE: Definição etimológica do termo PERSONALIDADE: Palavra vem do latim persona e significa SOAR (sona) ATRAVÉS (per).

37 CARÁTER E PERSONALIDADE em TVP Em nossa formulação teórica podemos dizer que a PERSONALIDADE é o conjunto de aspectos da INDIVIDUALIDADE que utilizamos na atual reencarnação, correspondendo a um senso de identidade (do Eu ou ego) relacionado à realidade mais densa da dimensão física e que interage com todos os objetos dessa realidade.

38 Tipologia de JUNG duas atitudes básicas na dinâmica psíquica: extrovertidos e introvertidos; quatro funções psíquicas principais – pensamento, sentimento, percepção e intuição oito tipos psicológicos básicos:

39 CARÁTER - TVP Tipo Psicológico VA Tipo Psicológico VP; Caráter é mutável; Fatos traumáticos, tipo de morte, aprendizados = mudam as estratégias de vida, escolhas etc. Conjunto de hábitos de pensamentos, reações, visão de mundo, metas etc. que caracterizam o indivíduo; Principais Traços Negativos de Caráter: Orgulho, Prepotência, Egoísmo, Ciúme, Inveja, Vaidade, Intolerância, Melindre etc.

40 SUBPERSONALIDADES

41

42 Estrutura de Valor: EstruturaValor Teorética-Verdade, Saber; Econômica-Útil (Utilidade); Estética-Belo; Social-Amor; Política-Poder; Religiosa-Deus (Espiritualidade) Eduardo Spranger (Justo, 2000, p. 261)

43 Polaridade: Valor Verdade Compreensão Espiritual Ceticismo Senso Comum Dogmatismo

44 Polaridade: Valor Poder Ícone Submissão Líder Dominação

45 POR QUE SOFREMOS? O SENTIDO DO SOFRIMENTO

46 VIDA PASSADA VIDA ATUAL

47 PEDAGOGIA DO SOFRIMENTO

48 SUBPERSONALIDADES

49 VALORES Poder ; Força.

50 Valores Prestígio Social; Vitória.

51 Valores Obediência, Coragem, Autoridade.

52 CRENÇAS Sou o melhor! Sou o Dono da Verdade!

53 Tenho que vencer sempre! Tem que ser do meu jeito!

54

55

56 Mecânico

57

58 Reações: Revolta; Agressividade; Gastrite; Hipertensão; Brigas familiares;

59 TRANSFORMAÇÃO SISTEMA DE CRENÇAS E VALORES

60 TERAPIA de TRANSFORMAÇÃO da CONSCIÊNCIA - TTC


Carregar ppt "www.vitacontinua.com.br A TR COMO ESTRATÉGIA INTEGRATIVA DA PERSONALIDADE MILTON MENEZES CNTR – Nov/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google