A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMATIVO DD.ITA NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMATIVO DD.ITA NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMATIVO DD.ITA NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE

2 CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL

3 Controle de Vetores e Pragas Urbanas Saiba mais sobre esta atividade

4 Em que consiste este serviço? Como o nome indica, o serviço de controle de vetores e pragas urbanas não propõe o extermínio das pragas, mas ao seu monitoramento e regulação. Até porque, além de ser impossível exterminar todos os insetos da Terra, eles cumprem uma importante função para o ecossistema. Assim, o Controle Integrado do Ambiente visa dificultar o acesso das pragas a um determinado local e impedir a sua proliferação nos ambientes domésticos e de trabalho, preservando, assim, a saúde do homem e evitando prejuízos materiais. Como o nome indica, o serviço de controle de vetores e pragas urbanas não propõe o extermínio das pragas, mas ao seu monitoramento e regulação. Até porque, além de ser impossível exterminar todos os insetos da Terra, eles cumprem uma importante função para o ecossistema. Assim, o Controle Integrado do Ambiente visa dificultar o acesso das pragas a um determinado local e impedir a sua proliferação nos ambientes domésticos e de trabalho, preservando, assim, a saúde do homem e evitando prejuízos materiais.

5 O que são Pragas Urbanas? Chamamos de pragas urbanas todas as espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos materiais e/ou transmitindo doenças. Tais espécies, também chamadas de sinantrópicas, por sua adaptação e convivência com o homem a despeito da vontade deste, aproximaram-se do homem devido à disponibilidade de alimento e abrigo. Diferem dos animais domésticos que o homem cria e cuida com a finalidade de companhia, produção de alimento ou como transporte. Chamamos de pragas urbanas todas as espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos materiais e/ou transmitindo doenças. Tais espécies, também chamadas de sinantrópicas, por sua adaptação e convivência com o homem a despeito da vontade deste, aproximaram-se do homem devido à disponibilidade de alimento e abrigo. Diferem dos animais domésticos que o homem cria e cuida com a finalidade de companhia, produção de alimento ou como transporte.

6 Os 3 As As pragas urbanas precisam de 3 fatores fundamentais para sua sobrevivência e proliferação. São os 3 As : abrigo, alimento e água. A água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois fatores – alimento e abrigo – de modo a eliminar as condições favoráveis para a instalação e proliferação das pragas Indesejáveis e prejudiciais ao ser humano. As pragas urbanas precisam de 3 fatores fundamentais para sua sobrevivência e proliferação. São os 3 As : abrigo, alimento e água. A água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois fatores – alimento e abrigo – de modo a eliminar as condições favoráveis para a instalação e proliferação das pragas Indesejáveis e prejudiciais ao ser humano.

7 Que equipamentos são usados no serviço? Aplicadores manuais de inseticida em pó. Pulverizadores manuais ou elétricos para pulverização do inseticida líquido nos ambientes a serem tratados. O inseticida em gel é aplicado diretamente da própria embalagem do produto utilizando-se um aplicador. Aplicadores manuais de inseticida em pó. Pulverizadores manuais ou elétricos para pulverização do inseticida líquido nos ambientes a serem tratados. O inseticida em gel é aplicado diretamente da própria embalagem do produto utilizando-se um aplicador.

8

9 EPIs - Equipamentos de Proteção Individual

10 Conheça algumas pragas urbanas: Baratas; Formigas; Ratos; Pulgas; Carrapatos; Aranhas; Lacraias; Escorpiões; Moscas; Mosquitos. Baratas; Formigas; Ratos; Pulgas; Carrapatos; Aranhas; Lacraias; Escorpiões; Moscas; Mosquitos.

11 Ratos Ratos são animais mamíferos. Das muitas espécies de ratos que existem, três são as mais conhecidas: - Camundongos - Mus múscullus - Rato de telhado - Rattus rattus - Ratazanas - Rattus novérgicus Além de transmitirem doenças através da saliva e urina, os ratos causam grandes prejuízos econômicos através da deterioração de alimentos e acidentes elétricos, pois possuem dentes fortes capazes de roer qualquer material. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os ratos transmitem cerca de 200 doenças, com destaque para a leptospirose (bactéria eliminada na urina do rato). Ratos são animais mamíferos. Das muitas espécies de ratos que existem, três são as mais conhecidas: - Camundongos - Mus múscullus - Rato de telhado - Rattus rattus - Ratazanas - Rattus novérgicus Além de transmitirem doenças através da saliva e urina, os ratos causam grandes prejuízos econômicos através da deterioração de alimentos e acidentes elétricos, pois possuem dentes fortes capazes de roer qualquer material. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os ratos transmitem cerca de 200 doenças, com destaque para a leptospirose (bactéria eliminada na urina do rato).

12 Em caso de uma infestação, promove-se a Desratização, técnica que consiste na aplicação de raticidas na forma de grãos, blocos ou pó, geralmente colocados nas caixas CPR (Caixas de Proteção de Raticidas) instaladas nos locais de hábito dos roedores. A armadilha adesiva com atrativo palatável aromatizado é usada para capturar o rato vivo que fica preso no adesivo e depois é descartado. Em caso de uma infestação, promove-se a Desratização, técnica que consiste na aplicação de raticidas na forma de grãos, blocos ou pó, geralmente colocados nas caixas CPR (Caixas de Proteção de Raticidas) instaladas nos locais de hábito dos roedores. A armadilha adesiva com atrativo palatável aromatizado é usada para capturar o rato vivo que fica preso no adesivo e depois é descartado.

13 Formigas As formigas vivem em colônias formadas por algumas rainhas, alguns reprodutores e milhões de soldados e operárias. As que vemos são as operárias, que exercem a função de levar matéria prima para ser transformada em fungo pelas rainhas e alimentar toda colônia. As formigas representam uma ameaça real à segurança do ambiente e à saúde do homem. Transitam livremente sobre o lixo, dejetos e material em decomposição onde se contaminam com bactérias transmissoras de muitas doenças, e depois circulam no ambiente doméstico contaminando tudo. As formigas vivem em colônias formadas por algumas rainhas, alguns reprodutores e milhões de soldados e operárias. As que vemos são as operárias, que exercem a função de levar matéria prima para ser transformada em fungo pelas rainhas e alimentar toda colônia. As formigas representam uma ameaça real à segurança do ambiente e à saúde do homem. Transitam livremente sobre o lixo, dejetos e material em decomposição onde se contaminam com bactérias transmissoras de muitas doenças, e depois circulam no ambiente doméstico contaminando tudo.

14 Aranhas As aranhas despertam medo nas pessoas. Entretanto, acidentes não são tão frequentes e ocorrem quando estas se sentem ameaçadas. São comuns em jardins, gramados e locais com entulho, mas podem migrar para dentro de casa. Por isso, cuidado ao calçar um sapato ou uma luva. Nunca os vista sem antes verificar se não há nenhum bicho dentro deles. Três são os gêneros das aranhas peçonhentas encontradas no Brasil: As armadeiras, que pertencem a um dos grupos mais agressivo. A maioria dos acidentes envolvendo aranhas é causada por animais pertencentes a esta espécie. As aranhas despertam medo nas pessoas. Entretanto, acidentes não são tão frequentes e ocorrem quando estas se sentem ameaçadas. São comuns em jardins, gramados e locais com entulho, mas podem migrar para dentro de casa. Por isso, cuidado ao calçar um sapato ou uma luva. Nunca os vista sem antes verificar se não há nenhum bicho dentro deles. Três são os gêneros das aranhas peçonhentas encontradas no Brasil: As armadeiras, que pertencem a um dos grupos mais agressivo. A maioria dos acidentes envolvendo aranhas é causada por animais pertencentes a esta espécie.

15 As viúvas-negras, que possuem este nome porque, ao final do acasalamento, costumam sacrificar o macho. Seu veneno provoca dor intensa e pode causar, em situações graves, choque anafilático. As aranhas marrons, que possuem tamanho pequeno, porém um veneno muito forte. Seu veneno provoca uma ferida de difícil cicatrização. A vítima deve ter atendimento médico imediato com pena de sérias consequências. Apesar do tamanho, as aranhas caranguejeiras não inoculam veneno. As viúvas-negras, que possuem este nome porque, ao final do acasalamento, costumam sacrificar o macho. Seu veneno provoca dor intensa e pode causar, em situações graves, choque anafilático. As aranhas marrons, que possuem tamanho pequeno, porém um veneno muito forte. Seu veneno provoca uma ferida de difícil cicatrização. A vítima deve ter atendimento médico imediato com pena de sérias consequências. Apesar do tamanho, as aranhas caranguejeiras não inoculam veneno.

16 Baratas As baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos e têm a maior capacidade de adaptação do reino animal. Têm hábitos noturnos e raramente circulam durante o dia. Quando isso acontece é porque há uma grande infestação no local. Vivem aproximadamente 400 dias e desovam, em média, 40/50 ovos a cada 50 dias. Seus ovos são protegidos por uma cápsula chamada OOTECA. Há quatro mil espécies catalogadas no mundo. Considera-se como as principais espécies de interesse sanitário: - A barata de esgoto ou voadora (Periplaneta americana ); - A barata francesinha ou paulistinha ( Blattella germânica). As baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos e têm a maior capacidade de adaptação do reino animal. Têm hábitos noturnos e raramente circulam durante o dia. Quando isso acontece é porque há uma grande infestação no local. Vivem aproximadamente 400 dias e desovam, em média, 40/50 ovos a cada 50 dias. Seus ovos são protegidos por uma cápsula chamada OOTECA. Há quatro mil espécies catalogadas no mundo. Considera-se como as principais espécies de interesse sanitário: - A barata de esgoto ou voadora (Periplaneta americana ); - A barata francesinha ou paulistinha ( Blattella germânica).

17 A Barata de esgoto ou voadora prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com presença de material orgânico, principalmente restos de comida. É muito comum encontrá-las também em reservatórios d´água e cisternas. A Barata francesinha ou paulistinha prefere os ambientes domésticos, tais como cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, eletrodomésticos, conduites, bancadas de cozinha frestas em alvenaria e armários embutidos. A Barata de esgoto ou voadora prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com presença de material orgânico, principalmente restos de comida. É muito comum encontrá-las também em reservatórios d´água e cisternas. A Barata francesinha ou paulistinha prefere os ambientes domésticos, tais como cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, eletrodomésticos, conduites, bancadas de cozinha frestas em alvenaria e armários embutidos.

18 Cupins Tais como as formigas, os cupins também vivem em sociedade. Sua colônia é formada por milhões de indivíduos: rainha, rei, operários, soldados e reprodutores alados, cada qual cumprindo sua função. Na primavera e no verão, milhares de reprodutores alados deixam a colônia em uma grande revoada: são as aleluias ou siriris, que vemos voando em volta das lâmpadas dos postes das ruas ou das lâmpadas em nossas casas. Estes libertam-se das asas e formam casais, e, em 3 meses começam a reprodução da espécie formando uma nova colônia. Os mais conhecidos são os de madeira seca e os cupins de solo. Tais como as formigas, os cupins também vivem em sociedade. Sua colônia é formada por milhões de indivíduos: rainha, rei, operários, soldados e reprodutores alados, cada qual cumprindo sua função. Na primavera e no verão, milhares de reprodutores alados deixam a colônia em uma grande revoada: são as aleluias ou siriris, que vemos voando em volta das lâmpadas dos postes das ruas ou das lâmpadas em nossas casas. Estes libertam-se das asas e formam casais, e, em 3 meses começam a reprodução da espécie formando uma nova colônia. Os mais conhecidos são os de madeira seca e os cupins de solo.

19 Os de madeira seca (Cliptotermes brevis) fazem a colônia na madeira seca, que serve ao mesmo de tempo de abrigo e de alimento. Encontram-se alojados em árvores vivas ou mortas, em móveis de madeira, madeirame de telhados, biblioteca, piso de madeira, etc. Os cupins de solo (Cliptotermes havilandi) formam sua colônia no subsolo, construindo túneis e nas paredes de alvenaria por onde transitam à procura do seu principal alimento, a celulose, nas suas diversas formas de apresentação: papel, tecido, madeira, mdf, aglomerados, etc. Os de madeira seca (Cliptotermes brevis) fazem a colônia na madeira seca, que serve ao mesmo de tempo de abrigo e de alimento. Encontram-se alojados em árvores vivas ou mortas, em móveis de madeira, madeirame de telhados, biblioteca, piso de madeira, etc. Os cupins de solo (Cliptotermes havilandi) formam sua colônia no subsolo, construindo túneis e nas paredes de alvenaria por onde transitam à procura do seu principal alimento, a celulose, nas suas diversas formas de apresentação: papel, tecido, madeira, mdf, aglomerados, etc.

20 Mosquitos Antigos habitantes de nosso planeta, os mosquitos são transmissores de várias doenças. Atualmente, o que mais nos preocupa é o Aedes aegypti, além de transmitir a febre amarela é o vetor da DENGUE. E Dengue mata! Características do mosquito da Dengue O ciclo reprodutivo do mosquito da dengue dura em média 7 dias. É o tempo do ovo depositado na água se transformar de larva a mosquito adulto. Sem água, a larva não vive. Somente as fêmeas picam os seres humanos. E elas o fazem porque precisam da proteína ferroglobulina, presente no sangue humano, para desenvolverem os ovos da espécie. Antigos habitantes de nosso planeta, os mosquitos são transmissores de várias doenças. Atualmente, o que mais nos preocupa é o Aedes aegypti, além de transmitir a febre amarela é o vetor da DENGUE. E Dengue mata! Características do mosquito da Dengue O ciclo reprodutivo do mosquito da dengue dura em média 7 dias. É o tempo do ovo depositado na água se transformar de larva a mosquito adulto. Sem água, a larva não vive. Somente as fêmeas picam os seres humanos. E elas o fazem porque precisam da proteína ferroglobulina, presente no sangue humano, para desenvolverem os ovos da espécie.

21 Medidas simples podem eliminar a presença do mosquito Aedes aegypti, evitando a DENGUE. Não deixe no quintal ou em terreno baldio pneus velhos, embalagens descartáveis ou qualquer objeto que possa acumular água de chuva; Ponha areia junto com a água no pratinho da planta; Troque a água dos bebedouros dos animais diariamente; Não deixe reservatórios de água sem tampa; Não deixe água de piscina sem tratamento; Aplique larvicidas específicos em ralos, lajes, calhas de telhados e em poças de água; Lixo doméstico deve ser ensacado, fechado e colocado para recolhimento no local e dias certos. Medidas simples podem eliminar a presença do mosquito Aedes aegypti, evitando a DENGUE. Não deixe no quintal ou em terreno baldio pneus velhos, embalagens descartáveis ou qualquer objeto que possa acumular água de chuva; Ponha areia junto com a água no pratinho da planta; Troque a água dos bebedouros dos animais diariamente; Não deixe reservatórios de água sem tampa; Não deixe água de piscina sem tratamento; Aplique larvicidas específicos em ralos, lajes, calhas de telhados e em poças de água; Lixo doméstico deve ser ensacado, fechado e colocado para recolhimento no local e dias certos.

22 A dengue é um problema de saúde pública. Contudo, o controle da proliferação do mosquito transmissor depende, também, da ação positiva da comunidade. Não custa ajudar. É para o bem de todos.

23 Recomendações úteis Para evitar a infestação de algumas pragas aqui comentadas, preste atenção a estas recomendações. Sempre efetue uma triagem na recepção dos alimentos que chegam do mercado, CEASA e entrepostos, pois as embalagens originais podem trazer os insetos que se instalarão no ambiente doméstico; O lixo doméstico nunca deve ficar exposto. Deve ser ensacado, fechado e colocado para recolhimento nos locais e dias certos. Redobre a atenção com a manutenção das instalações, evitando vazamentos, frestas em azulejos e pisos; Coloque telas nos ralos, bueiros e janelas. Esta é sempre uma medida preventiva eficiente; Evite fazer lanche nos quartos; Evite farelos de biscoitos sobre o teclado do computador; Evite entulhos e restos de obras no quintal; Mantenha limpas as caixas de gordura, galerias e lixeiras. Para evitar a infestação de algumas pragas aqui comentadas, preste atenção a estas recomendações. Sempre efetue uma triagem na recepção dos alimentos que chegam do mercado, CEASA e entrepostos, pois as embalagens originais podem trazer os insetos que se instalarão no ambiente doméstico; O lixo doméstico nunca deve ficar exposto. Deve ser ensacado, fechado e colocado para recolhimento nos locais e dias certos. Redobre a atenção com a manutenção das instalações, evitando vazamentos, frestas em azulejos e pisos; Coloque telas nos ralos, bueiros e janelas. Esta é sempre uma medida preventiva eficiente; Evite fazer lanche nos quartos; Evite farelos de biscoitos sobre o teclado do computador; Evite entulhos e restos de obras no quintal; Mantenha limpas as caixas de gordura, galerias e lixeiras.

24 Limpeza e Higienização de Reservatórios de Água Potável Saiba mais sobre esta atividade

25 A nossa água de cada dia Água é um elemento vital para a vida na Terra e é composta por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). H 2 0 O homem tem fortes razões para se preocupar com a questão da água. Apenas 1% da água do planeta está disponível para consumo, em forma de rios, lagos e lençóis freáticos. O restante, 97%, está nas águas salgadas dos oceanos e 2% nas geleiras dos polos. O volume d´água no planeta não tem se alterado substancialmente, o problema, é o aumento da população que aumenta o consumo, a má distribuição desse recurso e o uso irresponsável d´água. O desperdício, a poluição dos rios, lagoas, nascentes... estes são os fatores que preocupam e para os quais devemos dar a nossa contribuição - NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA É O 1º PASSO !!! Água é um elemento vital para a vida na Terra e é composta por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). H 2 0 O homem tem fortes razões para se preocupar com a questão da água. Apenas 1% da água do planeta está disponível para consumo, em forma de rios, lagos e lençóis freáticos. O restante, 97%, está nas águas salgadas dos oceanos e 2% nas geleiras dos polos. O volume d´água no planeta não tem se alterado substancialmente, o problema, é o aumento da população que aumenta o consumo, a má distribuição desse recurso e o uso irresponsável d´água. O desperdício, a poluição dos rios, lagoas, nascentes... estes são os fatores que preocupam e para os quais devemos dar a nossa contribuição - NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA É O 1º PASSO !!!

26 A água que usamos A partir da Estação de Tratamento de Água (no Rio de Janeiro temos a ETA do Guandú que é a maior do mundo), a água percorre um longo caminho até chegar às nossas torneiras. Durante este percurso carrega partículas que se desprendem das Estações de tratamento, redes de distribuição, manilhas e canos, depositando-as nos reservatórios de água potável. Em razão disso, é necessário que todos os reservatórios passem periodicamente por uma limpeza e higienização corretas. Além do cuidado com a qualidade d´água que usamos, temos que ter responsabilidade no seu uso, pois a água é um bem da natureza esgotável, que pode acabar em função do mal uso: desperdício, má distribuição, degradação dos rios com o lixo e esgoto... Sem água não há vida !!! A água que usamos A partir da Estação de Tratamento de Água (no Rio de Janeiro temos a ETA do Guandú que é a maior do mundo), a água percorre um longo caminho até chegar às nossas torneiras. Durante este percurso carrega partículas que se desprendem das Estações de tratamento, redes de distribuição, manilhas e canos, depositando-as nos reservatórios de água potável. Em razão disso, é necessário que todos os reservatórios passem periodicamente por uma limpeza e higienização corretas. Além do cuidado com a qualidade d´água que usamos, temos que ter responsabilidade no seu uso, pois a água é um bem da natureza esgotável, que pode acabar em função do mal uso: desperdício, má distribuição, degradação dos rios com o lixo e esgoto... Sem água não há vida !!!

27 Limpeza e Higienização de Caixas d´Água

28 23 de março Dia mundial da Água Instituído pela ONU 23 de março Dia mundial da Água Instituído pela ONU

29 DD. Ita A DD. Ita tem todos os credenciamentos obrigatórios para os serviços de Controle de Vetores e Pragas Urbanas e Limpeza de Caixas D´Água. Seus técnicos são treinados e capacitados de conformidade com a legislação pertinente.

30 Agradecemos a sua participação e colocamo-nos à disposição uma empresa séria Tels com.br Credenciamentos FIM Agradecemos a sua participação e colocamo-nos à disposição uma empresa séria Tels com.br Credenciamentos FIM


Carregar ppt "INFORMATIVO DD.ITA NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NOSSOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google