A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo sobre o destino dos Resíduos sólidos No município de Anapurus. Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER Curso de Pós-Graduação LATO SENSU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo sobre o destino dos Resíduos sólidos No município de Anapurus. Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER Curso de Pós-Graduação LATO SENSU."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo sobre o destino dos Resíduos sólidos No município de Anapurus. Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER Curso de Pós-Graduação LATO SENSU Ana Célia Vieira Martins José de Ribamar Oliveira Profª. Ms. Gabriela Eyng Possolli

2 Dedico a Deus pela certeza que nunca estaríamos sozinhos: estarás sempre em nosso caminho concedendo vida e condições para tornar realidade nossos sonhos. A todos familiares, em especial às nossas filhas - Anielle, Milena e Andielle.

3 Agradecimentos A Deus, forte e maior de toda criatividade, cuja presença tem sido constante em todos os nossos dias. A professora Maria Mirtes Oliveira e Laura de Jesus Oliveira, que não mediram esforços como educadoras ajudando- nos a enfrentar os desafios e conhecer o universo dos conhecimentos.

4 [...] as soluções adotadas para destinação dessa montanha de resíduos são as mais diferentes possíveis e podem afetar de maneiras também diversas o ambiente das cidades e saúde de seus habitantes. Magnoli

5 Sumário 1. INTRODUÇÃO LIXO: DEFINIÇÃO E IMPLICAÇÕES HISTÓRICO BÁSICO DO LIXO INDÚSTRIA, PROGRESSO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL O LIXO NA ATUALIDADE CLASSIFICAÇÃO DO LIXO DANOS CAUSADOS PELO LIXO AO AMBIENTE E EM ESPECIAL AO HOMEM POSSIBILIDADES PARA O DESTINO DO LIXO POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O LIXO COLETA SELETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL O LIXO NO BRASIL EDUCAÇÃO A LUZ NO FIM DO TÚNEL RESULTADO E DISCUSSÕES SUGESTÕES ASPECTOS LEGAIS SOBRE O LIXO EM ANAPURUS CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE ANAPURUS (CPMA) DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DAS INFRAÇÕES E PENAS DA HIGIENE PÚBLICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONSIDERAÇÕES FINAIS FERERÊNCIAS

6 Introdução O Processo de degradação ambiental tem avançado significativamente. Nenhum ser vivo causa tanto prejuízo ao ambiente quanto ao homem; o qual cria mecanismo com finalidade de alcançar aparente melhoria da qualidade de vida: conforto material comodidade, realização e / ou de desejos; tudo isso conduz o homem a explorar cada vez mais os recursos bióticos e abióticos. Nesse processo de exploração pouca ou nenhuma preocupação tem sido dispensado com as conseqüências de tal prática. A ação antrópica é responsável pelo desmatamento, queimada, poluição e contaminação ambiental.

7 Com a produção e o consumo em larga escala; são introduzidos no mercado e conseqüentemente descartado no ambiente; embalagens, vidros, plásticos e etc. ou seja, intensifica-se respectivamente; a produção e eliminação de resíduos. Com isso, os problemas causados pelo lixo no mundo, no Brasil e em cada bairro das cidades, estão cada vez mais desafiando a humanidade. A grande problemática do lixo relaciona-se a aspectos com sua origem. Podem si afirmar que o lixo urbano resulta da atividade diária do homem em sociedade e que os principais fatores por essa produção cada vez mais crescentes são: o aumento populacional e a intensidade industrial. Pensando nessa problemática, decidimos realizar este trabalho com o objetivo de sensibilizar a comunidade ao desenvolvimento da consciência ecológica relacionado com a problemática do lixo; promovendo ações de educação ambiental com vistas á mudanças de valores atitudes em relação aos problemas ambientais.

8 Justificativa A intenção deste trabalho monográfico é apresentar uma proposta de reflexão sobre um assunto pouco discutido pela sociedade e autoridades administrativas, e que precisa de urgência, pois o esquecimento deste problema pode até mesmo determinar a extinção de espécie humana ou a vida na terra. Acredita-se que estamos construindo este projeto para tentar melhorar o nível de esclarecimento deste assunto polêmico de quem venha si interessar pelos estudos dos rejetos produzidos pelas atividades humanas.

9 Pressuposto Teórico O lixo existente é gerado nas mais diversas partes da superfície da terra causando assim um problema. Todo lixo produzido na cidade de Anapurus; (o lixão a céu aberto), que constitui-se em uma proliferação de animais nocivos, como ratos, baratas e moscas que alimentam-se em abundância nesse local. Sariego (1994, p.135) completa: O acumulo de lixo de forma inadequada cria problema de saúde pública por favorecerem a multiplicação de animais vetores de doenças como os ratos (transmissores de leptospirose e peste bubônica), e as moscas (que carregam em suas patas milhares de bacterias nocivas ao homem), bem como a proliferação de microorganismos perigosos à saúde.

10 Explica também Rodrigues e Cavinatto (1997 p.10-11) que: O lixo descoberto ou jogado sem qualquer cuidado é sinônimo de poluição e doença. A sujeira espalhada pelas ruas e aterros deixam as cidades com péssimo aspecto, entope bueiros, aumentando a ocorrência de enchentes alem de ser prejudicial a saúde. O destino final dos resíduos sólidos é um problema complexo que requer um estudo técnico apropriado com analise das alternativas existentes em termos de viabilidade tanto de caráter econômico – financeiro como sanitário e ambiental para cada cidade.

11 Objetivos Geral: Sensibilizar a sociedade em geral da importância da reciclagem e reutilização dos resíduos orgânicos e não orgânicos do meio ambiente. Específico: Fazer abordagem no que diz respeito ao lixo, incentivando a sociedade em geral a respeitar o meio ambiente e criar novas soluções para o problema do lixo. Despertar a comunidade escolar o interesse pela problemática da produção e da composição do lixo.

12 Considerações finais Ao realizarmos este trabalho monográfico nos predispomos a analisar esta questão no município de Anapurus, um dos menores da federação, mas já com grande problema quanto ao lixo. E o fizemos por meio de observação crítica da realidade local. A partir daí podemos chegar as bases para a argumentação. Apresentando possíveis sugestões para ajudar a solucionar o problema, mas não como receita mágica ou como algo que deve ser seguindo à risca. Pelo contrário apontamos caminhos, possibilidades. Dentre elas a implementação de um projeto eficaz de educação socioambiental no município, cursos de capacitação para o trabalho com produtos recicláveis e construção de um aterro sanitário.

13 A creditamos que, embora o tema aqui não tenha sido discutido exaustivamente, por uma questão de concisão e também de delimitação, o que foi exposto por meio dos textos dão uma dimensão inequívoca da realidade de Anapurus quanto ao problema do destino final dos resíduos sólidos. Esperamos que este trabalho, cujo principal objetivo é informar e garantir a formação de cidadãos conscientes; cumpra seu fator científico e que também, seja um estímulo à posteriores atividades relacionadas ao lixo e à educação ambiental, ampliando, assim, o conhecimento de quem si dispuser a analisá-lo.

14 REFERÊNCIAS BARROS, C. & PAULINHO, W. R. Ciências – O meio Ambiente. São Paulo: Ática, Ciências – Os seres Vivos. São Paulo: Ática, Ciências – O Corpo Humano. São Paulo: Ática, Ciências – Física e Química. São Paulo: Ática, BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente saúde. Brasília – DF, CASTRO, R. S. C., LAYRARGUES, F. B. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Editora Cortez, FADINI, S. P., FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromisso – Cadernos Temáticos de Química na Escola: N° 1 – maio, FELLENBERG, G. Introdução ao problema da poluição ambiental. São Paulo: EPU, 1980.

15 LEITE, A. L. DE A. Diretoria de Educação Ambiental. Educação Ambiental – Curso Básico á distância e legislação da Educação Ambiental. 2ed. Brasília, s.c., LIMA, L. M. Tratamento de Lixo. 2 edição. Hemus Editora Ltda, MARCONDES, A. C., FERRARO, M. G., SOARES, P. A. T. Ciências – Ecologia e Educação Ambiental. São Paulo: Scipione, PAIXÃO, R. O. Na História do Homem a História do Lixo: breves considerações sobre uma temática sócio-ambiental. Revista Geopantanal: a g b, ZACARIAS, R. Consumo, Lixo e Educação Ambiental: uma abordagem crítica. Juiz de Fora – MG: FEME, 2000.


Carregar ppt "Estudo sobre o destino dos Resíduos sólidos No município de Anapurus. Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER Curso de Pós-Graduação LATO SENSU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google