A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Palestrante ATENÇÃO FARMACÊUTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Palestrante ATENÇÃO FARMACÊUTICA."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Palestrante ATENÇÃO FARMACÊUTICA Dra. Jéssica Augusto Alves de Araujo Farmacêutica

2 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Um pouco de História sobre a profissão farmacêutica

3 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de Os irmãos Wyett passaram a comprimir medicamentos com uma máquina inventada na Inglaterra por Willian Brockedon em 1843.

4 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de No Brasil, um farmacêutico chamado Cândido Fontoura fundou o laboratório FONTOURA. 1877

5 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Décadas de 40 e 60 Surge a indústria farmacêutica propriamente dita

6 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Décadas de 40 e Década de 60 Desastre da Talidomida e o FDA passa a requerer provas da eficácia dos medicamentos. Houve o movimento da Farmácia Clínica.

7 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Em 1967 o Brasil já contava com aproximadamente 600 empresas farmacêuticas, mas após o plano cruzado algumas fecharam ou foram vendidas, este número se reduziu à aproximadamente 400. * Segundo o conselho Federal de Farmácia, hoje, existem 532 indústrias farmacêuticas.

8 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de Terminologia da Atenção Farmacêutica. Redefinição do papel do farmacêutico com a Farmácia Clínica.

9 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Mas, o que é Atenção Farmacêutica?

10 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Atenção farmacêutica é modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co- responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio- psico-sociais sob a ótica da integralidade das ações de saúde (OPAS 2002).

11 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 A Filosofia da Atenção Farmacêutica No desenvolvimento da atenção farmacêutica o profissional se encarrega de reduzir e prevenir a morbimortalidade relacionada a medicamentos. O farmacêutico satisfaz esta necessidade social atendendo individualmente as necessidades dos pacientes. (FAUS & MARTINEZ,1999; LEE & RAY,1993).

12 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 A Prática da Atenção Farmacêutica Para se praticar a atenção farmacêutica, antes de mais nada, o farmacêutico deve entender o que é a farmácia clínica. A farmácia clínica é uma ciência da saúde cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas com o cuidado aos pacientes, que o uso de medicamentos seja seguro e apropriado.

13 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Implementação da Atenção Farmacêutica O que é preciso? Espaço Físico; Ferramentas; Oferta do Serviço; Procedimento com o paciente.

14 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Métodos Utilizados

15 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Método Dáder O Método Dáder se baseia na obtenção da história farmacoterapêutica do paciente, isto é, os problemas de saúde que ele apresenta e os medicamentos que utiliza, e na avaliação de seu estado de situação em uma data determinada a fim de identificar e resolver os possíveis Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) apresentados pelo paciente. Após esta identificação, se realizarão as intervenções farmacêuticas necessárias para resolver os PRMs e posteriormente se avaliarão os resultados obtidos.

16 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método Dáder O Método Dáder consta das seguintes fases: Oferta do Serviço Primeira Entrevista Estado de Situação Fase de Estudo Fase de Avaliação Fase de Intervenção Resultado da Intervenção Novo Estado de Situação Entrevistas Sucessivas.

17 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Oferta de Serviço

18 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Primeira Entrevista

19 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Fase de estudo

20 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Fase de avaliação

21 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Fase de intervenção

22 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método Dáder Resultado da Intervenção. O objetivo desta fase é determinar que resultado se obteve com a intervenção farmacêutica para resolução do problema de saúde estabelecido. Não se pode afirmar que existe um PRM até que o resultado da intervenção tenha sido o desaparecimento ou controle do problema de saúde.

23 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método Dáder Resultado da Intervenção. Os resultados das intervenções poderão ser : Intervenção aceita, problema de saúde resolvido Intervenção aceita, problema de saúde não resolvido Intervenção não aceita, problema de saúde resolvido Intervenção não aceita, problema de saúde não resolvido.

24 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método Dáder Novo estado da situação O objetivo desta fase é registrar as mudanças ocorridas nos problemas de saúde e no tratamento farmacológico, após a intervenção.

25 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método Dáder Visitas Sucessivas Os objetivos desta fase são: Continuar resolvendo os PRM pendentes segundo o plano de atuação pactuado previamente. Estabelecer um plano de seguimento para prevenir o aparecimento de novos PRM. Obter mais informação, para documentar os novos estados de Situação e melhorar a fase de estudo.

26 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Método PWDT O Método PWDT tem como premissa um novo compromisso com os pacientes (usuários de medicamentos), uma mudança revolucionária tanto profissional como pessoal. (Oliveira, 2003)

27 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método PWDT O Método PWDT consta das seguintes fases: Avaliação inicial Plano de cuidado Avaliação dos resultados.

28 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método PWDT Na avaliação Inicial o objetivo é determinar se as necessidades farmacoterapêuticas do paciente estão sendo atendidas e se existem problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM).

29 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método PWDT Um plano de cuidado é desenvolvido para cada problema de saúde que o paciente apresenta. O seu objetivo é determinar, com o paciente, a forma de controlar e/ou resolver esses problemas e garantir o sucesso farmacoterapêutico.

30 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Procedimento do Método PWDT A avaliação de resultados é realizada em todos os encontros que sucedem a elaboração do plano de cuidado, a fim de verificar se as metas desse foram alcançadas. A partir dessa avaliação um novo plano de cuidado é elaborado.

31 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Diferença entre os métodos

32 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 A diferença mais substancial entre os métodos é que no método Dáder a proposta de cada problema relacionado a um determinado medicamento é resolvida de maneira contínua em um só registro. Já no método PWDT o plano de ação é focado em cada problema de saúde. Mas, é importante salientar que, a base filosófica é a mesma: Redução da morbimortalidade relacionada aos medicamentos.

33 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Legislação No Brasil, ainda não temos leis que regulamentem a prática da atenção farmacêutica. O que temos são resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que contemplam aspectos desta prática.

34 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Perspectivas da atenção farmacêutica no Brasil Seguindo a tendência mundial, o Brasil vive um momento de intensa reestruturação na área do medicamento que permeia os sistemas de saúde, porém, há que se lembrar que o serviço farmacêutico é o final do elo da cadeia e, portanto, o paciente muitas vezes cansado da fila de espera está muito mais preocupado com o tempo do que com a orientação.

35 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Considerações finais Um dos desafios da categoria farmacêutica é modificar as condutas, incorporando na prática profissional um modelo que propicie ao farmacêutico assumir a responsabilidade com a farmacoterapia e atuar como promotor do uso racional de medicamentos. A atenção farmacêutica possui diferenças marcantes em relação as práticas tradicionais, pois é na realidade, um acordo de cooperação entre o paciente e o farmacêutico buscando a otimização dos resultados terapêuticos.

36 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 MENSAGEM

37 Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Muito Obrigado !


Carregar ppt "Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico Patrocínio Ouro:Patrocínio Diamante:Realização: São Paulo, 06 e 07 de Julho de 2012 Palestrante ATENÇÃO FARMACÊUTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google