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Planejamento & Gestão de Performance 4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Apresentação em tema: "Planejamento & Gestão de Performance 4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento & Gestão de Performance 4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

2 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 2Planejamento & Gestão de Performance - PGP Diagnóstico Estratégico Comitê de Planejamento & Stakeholders (Visão de Futuro & de Presente) Visão de Presente Análise da Situação Atual Interna Externa Visão de Futuro Análise de Tendências Cenário Mais Provável Objetivos Estratégicos Objetivos Estratégicos Diretrizes

3 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 3Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos Estratégicos

4 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 4Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos Estratégicos São resultados estratégicos (globais e amplos) que organização deseja alcançar no longo prazo Atributos essenciais dos Objetivos Estratégicos: Direção Descoberta Destino Devem ser: Alvos bastante precisos Direcionadores de metas e indicadores de desempenho Como são estratégicos, devem: Estar alinhados aos aspectos não quantificáveis Buscar a identificação e qualificação das expectativas Desafio: Identificar objetivos que fazem a empresa diferente e única Devem ser SMART: Specific:Específico Measurable:Mensurável Achievable:Alcançável Relevant:Relevante Timely:Oportuno

5 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 5Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos Estratégicos Lista de verificação (checklist) CritérioNota (0-10) Transmite uma noção de direção? Onde queremos chegar como organização? Transmite aos colaboradores uma noção de descoberta? Uma indicação para explorar novos territórios competitivos? Implica numa noção de destino? Que legado estamos deixando para o futuro? É entusiasmante? Faz as pessoas se comprometerem com ele? Está relacionado com os resultados de longo prazo da organização? É um objetivo que vai além do próximo ano? Está alinhado com aspectos qualitativos? Não é um objetivo só numérico? Todos na organização compreenderão claramente a proposta do objetivo? É um objetivo ambicioso, que exigirá criatividade das pessoas para alcançá-lo? É um direcionador de métricas? Pode ser acompanhado por indicadores? Torna a empresa diferente e única na percepção dos clientes e do mercado? Média Geral:

6 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 6Planejamento & Gestão de Performance - PGP Como definir objetivos estratégicos? O bom objetivo estratégico: Evita suas principais ameaças transformando-as em oportunidades Resolve suas principais fraquezas transformando-as em fortalezas Extrai o melhor de suas fortalezas Aproveita suas oportunidades Leva seu negócio em direção à visão de futuro (stretch or dream field) Compromete as pessoas

7 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 7Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exemplo: Análise SWOT ForçasFraquezas Decisão corporativa Apoio Executivo Sangue novo (direção e coordenação de divisão) Talentos Humanos (conhecimento, compromisso, criatividade, etc.) Coragem de inovar (3G, VoIP, etc.) Participação da operação no negócio Linguagem comum estabelecida Falta know how em reinvenção do negócio Dificuldades de mudanças Limitação de lideranças (com capacidade de planejamento e execução) Complexidade dos legados (tecnologias, sistemas e processos) Falta de orientação por processos Falta de automação Falta de integração estratégica OportunidadesAmeaças Aproveitar janelas de oportunidades Simplificar e agilizar a operação Otimizar custos de operação Elevar o nível de maturidade Aumentar a adaptabilidade da área Inadequação de ferramentas Limitações dos integradores escolhidos Velocidade de mudanças no mercado Movimentação de concorrentes Mudanças regulatórias Sincronização de inúmeras mudanças

8 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 8Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exemplo: Objetivo Estratégico Gerar expertise em gestão de ciclo de vida de legados: Criar uma arquitetura de processos e sistemas que suporte as mudanças tecnológicas e de sistemas tornando natural a gestão do ciclo de vida destes ForçasFraquezas Decisão corporativa Apoio Executivo Sangue novo (direção e coordenação de divisão) Talentos Humanos (conhecimento, compromisso, criatividade, etc.) Coragem de inovar (3G, VoIP, etc.) Participação da operação no negócio Linguagem comum estabelecida Falta know how em reinvenção do negócio Dificuldades de mudanças Limitação de lideranças (com capacidade de planejamento e execução) Complexidade dos legados (tecnologias, sistemas e processos) Falta de orientação por processos Falta de automação Falta de integração estratégica OportunidadesAmeaças Aproveitar janelas de oportunidades Simplificar e agilizar a operação Otimizar custos de operação Elevar o nível de maturidade Aumentar a adaptabilidade da área Inadequação de ferramentas Limitações dos integradores escolhidos Velocidade de mudanças no mercado Movimentação de concorrentes Mudanças regulatórias Sincronização de inúmeras mudanças

9 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 9Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exemplos de Objetivos Estratégicos Tesouro Nacional: Promover medidas de políticas econômico-fiscais adequadas e compatíveis com a sustentabilidade macroeconômica do País Binacional Itaipu: Criar, atrair e fixar empresas no PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), contribuindo para a geração de emprego e renda. Bestquímica: Aumentar o grau de satisfação dos nossos Clientes Girafas: Posicionar-se entre as três principais redes de refeições rápidas nos Estados de SP / MG / RJ / ES / GO EUA: Acesso a internet banda larga para todos até 2007

10 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 10Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estrutura dos Objetivos Visão, Missão Diagnóstico Estratégico Objetivos Estratégicos Objetivos Funcionais Marketing e Vendas Objetivos Individuais Operacional Objetivos Individuais Tecnologia Informação Objetivos Individuais Financeira Objetivos Individuais Recursos Humanos Objetivos Individuais

11 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 11Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos Funcionais Neste nível de planejamento trabalha-se os aspectos quantificáveis e é definido o período de tempo (em termo de passos) para atingir os objetivos estratégicos Neste nível correlacionam-se os objetivos da empresa às suas várias áreas funcionais: Principais áreas funcionais: Marketing e Vendas, Produção (Operacional), Tecnologia da Informação, Financeira e Recursos Humanos Características dos objetivos funcionais: Coerentes Viáveis, porém desafiantes Guiados por prazos Mensuráveis (quantitativamente e qualitativamente) Claros, explícitos e concisos Conhecidos e acreditados por toda a empresa Em número reduzido, para evitar dispersão

12 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 12Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos Funcionais - Considerações Observar a possibilidade de conflitos na elaboração dos objetivos funcionais. Exemplo de conflitos: Prestar os melhores serviços Diminuir custos e investimentos operacionais por um longo período Convergência: Quase tão ruim quanto não ter um objetivo é ter vários objetivos competindo entre si Isto gera perda de foco e dispersão de recursos Processo Criativo: Envolve a concepção de vários objetivos compatíveis Exige consistência com as condições ambientais Envolve a relação custo / benefício Envolve um sentido de qualidade de toda empresa Envolve o reconhecimento do possível em relação ao impossível

13 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 13Planejamento & Gestão de Performance - PGP Objetivos Funcionais Revisões, Comunicação, Exemplos e Metas Revisões: O executivo não deve fazer revisões em período de tempo muito curtos, mas desenvolver um processo dinâmico e flexível suficiente para a realidade de sua empresa Comunicação: Existe a necessidade de um plano de comunicação bastante eficaz para a divulgação dos objetivos funcionais e estratégicos, sob pena de não haver adesão aos mesmos Exemplos: Marketing: Penetração de 50% na banda larga nos domicílios Financeira: Evolução do EBITDA para 15% Recursos Humanos: Preenchimento de 50% das vagas estratégicas com talentos internos Metas: Quantificação dos objetivos para um período: ano ou mês Evolução do EBITDA para: 10% em 2012 e 15% em 2013

14 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 14Planejamento & Gestão de Performance - PGP Conceitos financeiros Demonstrativo de resultados (+)Receita Bruta (-)Impostos sobre receitas (=)Receita Líquida (-)Custo dos Produtos Vendidos (=)Lucro Bruto (Margem Bruta) (-)Custo das Vendas (-)Custos Administrativos (-)Participação dos Colaboradores (=)Resultado Operacional (EBITDA) (-)Depreciação (-)Amortização (=)Resultado Operacional (EBIT) (+)Receitas Financeiras (-)Despesas Financeiras (=)Lucro antes do Imposto de Renda (-)Imposto de Renda (=)Lucro Líquido (Margem Líquida) Conceitos EBITDA: Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização EBIT: Earnings Before Interest and Taxes Lucro antes dos juros e impostos OPEX (custo de operação): Operating Expenses Despesas Operacionais CAPEX (custo dos investimentos): Capital Expenditure Despesas de Capital Competência Operacional Competência Financeira OPEX

15 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 15Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias Competitivas

16 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 16Planejamento & Gestão de Performance - PGP O que é estratégia competitiva? A estratégia competitiva define a forma como uma empresa pretende competir no mercado para atingir seu posicionamento estratégico O posicionamento estratégico estabelece a forma como a empresa pretende que seu produto seja percebido pelo mercado

17 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 17Planejamento & Gestão de Performance - PGP Conceitos sobre estratégia competitiva Concorrência: Disputa por posição no mercado Vantagem Competitiva: Qualidade que uma empresa tem que a diferencia das outras Capacidade Distintiva: Habilidade que uma empresa tem de fazer algo que outras não fazem ou fazer melhor que as outras Fonte Única: Uma organização é a única opção do mercado para algo Competição: Exploração das vantagens competitivas e recursos disponíveis afim de obter algum resultado desejado Ex: Clientes, fatia de mercado

18 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 18Planejamento & Gestão de Performance - PGP Abordagens competitivas Perspectiva da indústria: Os concorrentes são empresas que fazem produtos ou serviços iguais ou semelhantes Perspectiva do mercado: Os concorrentes são empresas que satisfazem as mesmas necessidades dos clientes Perspectiva dos grupos estratégicos: Os concorrentes são grupos de empresas competindo numa indústria com estratégias, recursos e clientes similares Estes são seus concorrentes mais relevantes, pois eles estão competindo em seu grupo estratégico

19 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 19Planejamento & Gestão de Performance - PGP Características das estratégias competitivas A cultura de desempenho vincula pessoas e unidades à características da estratégia As empresas devem substituir qualquer foco estreito e específico por uma visão abrangente, em que a estratégia se situe no centro dos sistemas gerenciais Uma boa estratégia tem: Foco:Concentra forças Ex.:Gol, Southwest Airlines Singularidade:Única Ex.:Cirque Du Soleil Consistência:Clareza Ex.:TAM (#1 em Serviços) Retroalimentação: Ex.:Tostines Definição com Clareza Comunicação Consistente Conexão aos Vetores de Mudança Cultura de Desempenho

20 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 20Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias competitiva clássicas 1965: Matriz de Igor AnsoffDetalhes Mercado Novo Desenvolvimento de Mercado Diversificação Existente Penetração de Mercado Desenvolvimento de Produtos ExistenteNovo Produtos EstratégiaDescrição Penetração Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolver Produto Vender produtos novos em mercados tradicionais Desenvolver Mercado Vender produtos existentes em novos mercados Diversificação Vender novos produtos em novos mercados Igor Ansoff é considerado o pai da Estratégia Empresarial moderna

21 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 21Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias competitivas genéricas 1978: Miles & Snow Modelo adaptativo de Raymond Miles e Charles Snow: Baseado nas estratégias que as empresas usam para se adaptar às incertezas do ambiente competitivo Tem 4 posições estratégicas: Prospector Analisador Defensor Reator 1980: Michael Porter Estratégicas genéricas de Michael Porter: Baseado na vantagem competitiva de 2 forças: Liderança em custo Diferenciação Permite o enfoque com: Liderança em Custo Diferenciação

22 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 22Planejamento & Gestão de Performance - PGP Modelo adaptativo de Raymond Miles e Charles Snow Ambientes dinâmicos e de crescimento rápido Inovações e novas oportunidades Dominar um produto ou mercado Busca flexibilidade e inovação Investir para crescer Ambientes dinâmicos e de crescimento rápido Inovações e novas oportunidades Dominar um produto ou mercado Busca flexibilidade e inovação Investir para crescer Ambientes estáveis e empresas em declínio Defender sua posição no Mercado Mantém produtos e mercados Busca eficiência em custo Gastar para manter Foco estreito Ambientes estáveis e empresas em declínio Defender sua posição no Mercado Mantém produtos e mercados Busca eficiência em custo Gastar para manter Foco estreito Adequado a ambientes estáveis Visa encontrar melhores soluções Busca melhores estruturas e processos Visa manter estabilidade reagindo a ameaças Aproveita oportunidades (inovação/mudança) Adequado a ambientes estáveis Visa encontrar melhores soluções Busca melhores estruturas e processos Visa manter estabilidade reagindo a ameaças Aproveita oportunidades (inovação/mudança) Ambientes restritos Requer reações rápidas Mantém participação atual no mercado Resolver ameaças iminentes (técnicas,...) Desenvolver projetos oportunos e concluí-los Ambientes restritos Requer reações rápidas Mantém participação atual no mercado Resolver ameaças iminentes (técnicas,...) Desenvolver projetos oportunos e concluí-los Prospector Estratégia agressiva Problema de expansão Defensor Estratégia defensiva Problema de manutenção Reator Estratégia reativa Problema de engenharia Analisador Estratégia analítica Problema administrativo

23 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 23Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias Competitivas de Michael Porter Segundo Michael Porter, para criar uma posição defensável, as estratégias competitivas básicas podem ser resumidas a três:

24 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 24Planejamento & Gestão de Performance - PGP Diferenciação Características: Criar produto que seja único Formas de fazer: Tecnologia inovadora Funcionalidades exclusivas Projeto ou imagem da marca Serviços sob encomenda Rede exclusiva de distribuição e/ou fornecimento Pode gerar retorno acima da média (margens altas) Dificulta a obtenção de altas parcelas do mercado Conflito típico (trade off): Diferenciação x custo baixo Riscos: Elevação de custos da empresa, em relação aos concorrentes de baixo custo, para que a diferenciação mantenha a lealdade à marca Redução ao longo do tempo da necessidade dos compradores em relação à diferenciação Os concorrentes conseguem fazer imitações que reduzem a diferenciação percebida Os entrantes tendem a trazer mais inovações tecnológicas do que os produtos atuais DIFERENCIAÇÃO (Unicidade observada pelo cliente)DIFERENCIAÇÃO (Unicidade observada pelo cliente)

25 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 25Planejamento & Gestão de Performance - PGP Liderança em custo Características: Custo baixo em relação à concorrência, mantendo-se qualidade, assistência e outros Usa a curva de experiência Requer: Economia de escala em linha de produtos e instalações Controles rigorosos Eliminar clientes marginais Minimizar investimentos em P&D, publicidade, etc. Acesso a matérias primas Gera alta parcela de mercado Permite reinvestimento Riscos: Mudanças tecnológicas que anulam o investimento ou o aprendizado anterior Aprendizado de baixo custo por novas empresas entrantes Inflação em custos Devido à atenção em custos, pode levar a dificuldades de perceber mudanças em: Produtos substitutos Mercado (necessidades dos compradores ou movimento dos concorrentes) LIDERANÇA EM CUSTO (Posição de baixo custo regula os preços) LIDERANÇA EM CUSTO (Posição de baixo custo regula os preços) 2011

26 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 26Planejamento & Gestão de Performance - PGP Enfoque Características: Requer domínio de um Nicho: Segmento/grupo de clientes Linha de produto ou serviço Região geográfica Etc. O posicionamento no nicho pode ser de Diferenciação ou Liderança em Custo Neste nicho a empresa é capaz de atender melhor (eficiência e necessidades) seus clientes que os concorrentes Pode gerar retornos acima da média Riscos: Atinge baixas fatias de mercado dificuldade de sustentação Trade off: Rentabilidade x custo vendas A diferenciação com o tempo perde a importância Os concorrentes encontram sub-mercados no nicho e desfocam a empresa Concorrência com poder econômico muito superior Entrantes potenciais tendem a ser mais focados em nichos ENFOQUE (Excelência no segmento)ENFOQUE

27 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 27Planejamento & Gestão de Performance - PGP Resumo das estratégias genéricas 1978: Miles & Snow Análise Externa Oportunidades CrescimentoDesenvolvimento Ameaças SobrevivênciaManutenção FraquezasFortalezas Análise Interna 1980: Michael Porter Escopo Competitivo Amplo Liderança em Custo Diferenciação Estreito Enfoque com Baixo Custo Enfoque com Diferenciação Baixo CustoAlto Custo Vantagem Competitiva

28 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 28Planejamento & Gestão de Performance - PGP Outras tipologias estratégicas 1988: Robinson, McDougall & Herron2007: Vetores Estratégicos Livvarcin Foco Estratégico Amplo III Estreito IIIIV AgressivoGradual Orientação do Crescimento

29 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 29Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias de sobrevivência Ameaças + fraquezas Características: Empresa e ambiente em situação desfavorável Tratar objetivos de curso prazo: reduzir custos e cessar investimento Se adotada por medo desastre Estratégias: Reviravolta (Turnaround): Reduzir custos (recessão para aumentar a eficácia), cortar produtos e clientes não lucrativos, faz downsizing, reduz ativos, faz leasing, reduz compras, etc. Ex: Chrysler Corporation com Lee Iacoca Desinvestimento: Parar de investir para não comprometer o negócio, fazer spin-off de Unidades Ex: Singer (vendeu fábrica de máquinas e se concentrou em eletrônicos) Liquidação ou Fechamento: Se nada deu certo liquidação da empresa muitas perdas p/ stakeholders

30 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 30Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias de manutenção Ameaças + fortalezas Características: Empresa enfrentando ou espera enfrentar dificuldades Foca em manter as linhas de negócio e o tamanho atual da empresa Estratégias: Estabilidade: Concentrar na melhoria dos procedimentos de gestão para manutenção Ex: Vale do Rio Doce durante a crise de 2009 Nicho: Dominar um segmento (requer estudo) concentrando competências e recursos na preservação de vantagens competitivas que já possui Se a empresa atua em 1 mercado, com 1 produto, 1 tecnologia baixo risco Especialização: Conquistar ou manter a liderança pela expansão de uma ou poucas atividades para obter ganho de escala (requer grandes vantagens competitivas)

31 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 31Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias de crescimento Oportunidades + fraquezas Características: Existem oportunidades reais e potenciais, mas a empresa tem fraquezas Estratégias: Crescimento Interno: Diversificar o negócio ou aumentar o volume de vendas internamente Ex: Franquias McDonalds, Blockbuster (locação e venda CDs), Pague Menos Integração Horizontal: Expandir comprando empresas ou linhas de negócio dos concorrentes Ex: Unibanco comprou Bandeirantes, Nestlé comprou Garoto Integração Vertical: Fundir vários estágios em um ganhando em custo e eficiência, pode ser: Progressiva:Compra de seus distribuidores e de seus produtos Ex: Pepsi Co comprou a Pizza Hut e a KFC (seus principais distribuidores) Regressiva:Compra de seus fornecedores incluindo seus produtos Ex: Casas Bahia comprou Bartira que fabricava móveis

32 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 32Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias de crescimento Oportunidades + fraquezas Estratégias: Integração Vertical Não Relacionada: É uma integração vertical onde não há relacionamento direto das operações Ex: American Agronomics (sucos) comprou a Precision Plastics (emb. plásticas) Diversificação Horizontal Relacionada: Comprar empresa que atua na mesma indústria e com competências essenciais semelhantes. Ex: Pepsi Co comprando a Pizza Hut Diversificação Horizontal Não Relacionada: Expandir comprando empresa de outra indústria sem competências similares Ex: Votorantin comprou banco BV, Carrefour comprou corretora de seguros Fusão: Fundir as operações de duas empresas com permutas de ações Ex: Ambev = Brahma + Antarctica, Unisys = Sperry + Burroughs Aliança Estratégica: Cooperação de duas empresas para realização de um projeto ou operação Pode ser através de joint-ventures, operações conjuntas, P&D compartilhados, etc. Ex: Consórcios de construtoras, IBM e Apple para criar um novo SO

33 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 33Planejamento & Gestão de Performance - PGP Estratégias de desenvolvimento Oportunidades + fortalezas Características: Desenvolvimento de novos mercados, produtos, financeiro ou capacidade Estratégias: Exportação: Buscar novos mercados exportando seus produtos Diversificação: Aumentar as vendas através de novos produtos nos mercados atuais Fusões ou Associações: Duas empresa (do mesmo grupo, independentes ou concorrentes), competências distintas, aproveitam as oportunidades através da fusão, associação ou junção Tipos: Financeiras:Quando a necessidade fundamental das duas é financeira Capacidades:Quando as duas precisam de complementação de capacidades

34 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 34Planejamento & Gestão de Performance - PGP Referências SiglaReferência CGP07 C. Camisón Zornoza, F. J. Garrigós Simón e D. Palacios Marqués. Estrategias Competitivas y Desempeño Empresarial. Universidad Jaime I. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa. V13. N Estrategias Competitivas y Desempeño Empresarial DJO06 Djalma P. R. Oliveira. Planejamento estratégico: Conceitos, metodologia, práticas. Ed. 22. São Paulo: Atlas, EDA09 Eduardo Arantes. Planejamento Estratégico & Balanced Scorecard de TI. Uberlândia: Pitágoras IGA01Igor Ansoff. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, JAI08Jairo de Carvalho Guimarães. Gestão Estratégica FACE Gestão Estratégica MAR08Márcio Moreira. Modelos de Gestão & Organização. Uberlândia: Pitágoras Modelos de Gestão & Organização MEP96Michael E. Porter. What is Strategy. Boston: Harvard Business Review What is Strategy OLI08O. Livvarcin. Strategy Typology. VectorStudy.com Strategy Typology RMS78 Raymond E. Miles & Charles C. Snow. Organizational Strategy, Structure, and Process. New York: McGraw-Hill TIG10 Tiina Gallén. Personality and Strategy - Cognitive Styles and Strategic Decisions of Managers and Top Management Teams. Universitas Wasaensis Personality and Strategy - Cognitive Styles and Strategic Decisions of Managers and Top Management Teams

35 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 35Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exercício 4

36 Márcio Moreira4. Objetivos Estratégicos & Estratégias Competitivas – slide 36Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exercício 4: Análise de Cenários Considere o mesmo contexto dos Exercícios 1 a 3 Usando: A análise SWOT da turma da Análise da Situação Atual O estudo de tendências e cenários da turma A planilha anexa Avalie a estratégia competitiva recomendada para o grupo Defina pelo menos 2 objetivos estratégicos para sua diretoria


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