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Www.idc.com www.netsonda.pt IDC - ePanel SMD Medindo o potencial dos serviços móveis de dados e do mobile commerce Resultados do questionário-piloto.

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1 IDC - ePanel SMD Medindo o potencial dos serviços móveis de dados e do mobile commerce Resultados do questionário-piloto

2 Estrutura das questões Foram colocadas questões a todos os participantes, relacionadas com 2 grandes áreas:

3 Perfil do participantes / Variáveis de segmentação Entre outras, foram colocadas algumas questões que incidiram sobre os vários aspectos caracterizadores do perfil dos participantes : Género; Idade; Habilitações literárias; Compras on-line; etc...

4 Perfil do participantes Neste questionário-piloto seleccionamos apenas os utilizadores da Internet mais experientes, o que consequentemente enviesou o nosso painel para as camadas mais jovens e instruídas da população.

5 Questões sobre SMD As questões sobre SMD colocadas aos membros do painel foram: Conhecimento dos diversos serviços; Intenção de utilizar os diversos serviços.

6 Conhecimento dos SMD A: Download de melodias para os toques do telefone; B: Mensagens curtas com informação variada (notícias, meteorologia, bolsa, …); C: Correio electrónico; D: Mensagens multimédia (MMS); E: Acesso a serviços bancários e de investimento na bolsa; F: Mensagens instantâneas, chats e grupos de discussão G: Acesso a informação sobre horários e efectuação de reservas em transportes públicos, cinemas e outros eventos; H: Alertas sobre promoções e ofertas comerciais; I: Download de ficheiros de música (MP3); J: Download de jogos; K: Acesso a directórios do tipo "páginas amarelas" e de recomendação de produtos e serviços; L: Serviços baseados na localização e no posicionamento geográfico (GPS); M: Acesso a aplicações empresariais; N: Vídeo-conferência e download de ficheiros de vídeo; O: Outro;

7 Conhecimento dos SMD: Comentários Serviços como o download de melodias e recepção de mensagens curtas apresentam índices de conhecimento superiores a 90%, o que demonstra bem a atenção dos participantes no painel aos desenvolvimentos nas telecomunicações móveis; Apesar de ter sido recentemente lançado, o serviço de mensagens multimédia alcança níveis de conhecimento próximos dos 75%; Porventura pelo seu carácter mais complexo, os serviços de vídeo- conferência atingiram índices de conhecimento mais baixos, bastante inferiores às mensagens multimédia apesar da complementaridade, na ordem dos 14%; O acesso a aplicações empresariais, não obstante a maioria de participantes ter uma ocupação profissional, apresenta o mais baixo nível de interesse, por força sobretudo da utilização ainda marcadamente pessoal dos telefones móveis;

8 Intenção/utilização dos SMD A: Correio electrónico; B: Download de melodias para os toques do telefone; C: Acesso a serviços bancários e de investimento na bolsa; D: Mensagens multimédia (MMS); E: Mensagens curtas com informação variada (notícias, meteorologia, bolsa, …); F: Acesso a informação sobre horários e efectuação de reservas em transportes públicos, cinemas e outros eventos; G: Serviços baseados na localização e de posicionamento geográfico (GPS); H: Download de ficheiros de música (MP3); I: Mensagens instantâneas, chats e grupos de discussão; J: Acesso a directórios do tipo "páginas amarelas" e de recomendação de produtos e serviços; K: Vídeo-conferência e download de ficheiros de vídeo; L: Alertas sobre promoções e ofertas comerciais; M: Download de jogos; N: Acesso a aplicações empresariais;

9 Intenção/utilização dos SMD : Comentários Quando comparadas com os níveis de conhecimento, a generalidade das intenções de adoptar e utilizar os serviços móveis de dados resultam bastante inferiores; Em concordância com a hierarquização dos serviços conhecidos, o correio electrónico e o download de melodias foram os serviços que recolheram o maior número de intenções, 46% e 38% respectivamente; Não obstante apresentarem um nível de intenções pouco superior a 20%, o serviço de mensagens multimédia posicionou-se na quarta posição na hierarquia de preferências dos participantes no painel; Apesar da enorme popularidade dos jogos através de variadíssimas plataformas, o download de jogos para os telefones móveis classificou-se na penúltima posição, com 6% das intenções;

10 Questões sobre mCommerce As questões sobre mobile commerce colocadas aos membros do painel foram: Interesse em utilizar o telefone móvel como carteira electrónica móvel; Produtos ou serviços a adquirir através do telefone móvel como carteira electrónica móvel; Interesse em utilizar o telefone móvel como meio de pagamento entre pessoas.

11 Intenção de utilizar o telefone móvel como carteira electrónica móvel A intenção de utilizar o telefone móvel como carteira electrónica, ultrapassa a percentagem de participantes familiarizados com o comércio electrónico, atingindo cerca de 72%. Para um serviço ainda indisponível, os índices de interesse manifestados permitem antever o enorme apelo do seu carácter funcional; Mesmo quando analisadas as intenções dos não adoptantes do comércio electrónico, os níveis de interesse permanecem expressivos, o que constitui um resultado bastante surpreendente, face à reduzida interacção deste tipo de respondentes com os meios de pagamento para além dos tradicionais;

12 Produtos/serviços a adquirir com uma carteira electrónica móvel A: Serviços públicos, nomeadamente água, luz e gás; B: Bilhetes para eventos culturais e desportivos; C: Portagens; D: Combustíveis; E: Parqueamento de automóveis; F: Bilhetes para transportes públicos; G: Refeições e outros gastos com alimentação; H: Compras de supermercado; I: Compras em todo o tipo de lojas (roupa, calçado…); J: Jornais e revistas; K: Tabaco e outros gastos em cafés; L: Bilhetes de avião;

13 Produtos/serviços a adquirir com uma carteira electrónica móvel: Comentários Não obstante os níveis de insegurança e desconfiança frequentemente colocados relativamente à utilização de soluções que envolvem pagamentos através dos meios electrónicos, a adopção de uma carteira electrónica móvel, não suscita pelos níveis de interesse manifestados, um nível de preocupação semelhante; De entre os produtos e serviços a adquirir, não há nenhum que se destaque particularmente, demonstrando a validade genérica do serviço para a maioria dos participantes no painel; O pagamento de serviços públicos, bilhetes, portagens, combustíveis e o parqueamento de automóveis, atingiram mais de 50% das preferências quanto aos produtos e serviços a adquirir com um telefone móvel servindo de carteira electrónica; A aquisição de bilhetes de avião em virtude de constituir uma compra de valor elevado e de pouca frequência, posicionou-se como uma das opções com menor índice de intenções;

14 Telefone móvel como meio de pagamento P2P A utilização do telefone móvel como meio de pagamento entre pessoas apresenta um índice de interesse bastante significativo, ao nível do manifestado relativamente à utilização do telefone móvel como carteira electrónica. Este indicador vem reforçar a valorização e o papel distintivo atribuído ao telefone móvel face às demais formas de pagamento electrónico;


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