A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Informação IT Governance and Business Value

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Informação IT Governance and Business Value"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Informação IT Governance and Business Value

2 Gestão de Informação IT Governance and Business Value alinhamento das TI com a estratégia da organizaçãode forma a criar valor para o negócio – Business Value. adaptar mais rapidamente aos mercados, de reagir à necessidade de mudar de orientação ou de modelo de negócio impacto que as TI processos utilizados Um dos aspectos mais críticos na gestão das TI, ou IT Governance, e que tem um impacto significativo no retorno dos investimentos, é o conceito de alinhamento das TI com a estratégia da organização de forma a criar valor para o negócio – Business Value. Acreditamos que a necessidade de alinhamento crescerá em importância à medida que as organizações tiverem de se adaptar mais rapidamente aos mercados, de reagir à necessidade de mudar de orientação ou de modelo de negócio. Neste sentido, queremos com este inquérito entender qual o impacto que as TI (sistemas de TI e respectivas aplicações) têm no negócio e, quais os processos utilizados pelas grandes organizações portuguesas no sentido de garantir o seu alinhamento.

3 Gestão de Informação Quão importantes são as TI para a execução dos processos de negócio da sua organização?

4 Gestão de Informação Independentemente de medir o seu impacto, na sua opinião, qual o contributo das TI para o sucesso do negócio da sua organização?

5 Gestão de Informação Com que frequência os projectos de TI têm como suporte um plano de negócios?

6 Gestão de Informação Com que frequência são quantificados os benefícios tangíveis e intangíveis a atingir, para o negócio, com um projecto de TI?

7 Gestão de Informação Com que frequência é delegado a um executivo da organização a responsabilidade de garantir que os benefícios definidos para o projecto de TI sejam de facto cumpridos?

8 Gestão de Informação Das seguintes opções, qual aquela que mais se aproxima da forma de reporting dos projectos de TI na sua organização?

9 Gestão de Informação Com que frequência os projectos de TI são revistos e alterados para reflectir novas realidades de negócio?

10 Gestão de Informação Dentro do departamento de TI, quais as tecnologias/áreas que considera mais interdependência terem com a estratégia da sua organização?

11 Gestão de Informação Em que tipo de situações são utilizados Service Level Agreements (SLAs), na implementação e gestão de projectos de TI?

12 Gestão de Informação Na sua opinião, qual o impacto que uma estratégia de Outsourcing, de todo ou parte dos SI, tem na capacidade de alinhamento das TI com o negócio?

13 Gestão de Informação Na implementação de projectos de TI, o chefe de projecto é:

14 Gestão de Informação Qual considera ser o papel das TI na definição da estratégia da sua organização ?

15 Gestão de Informação Comentário Uma grande maioria das organizações inquiridas é utilizadora de Outsourcing de TI e pretende continuar a utilizar, demonstrando que efectivamente o conceito está já solidamente instalado no mercado. A agudização da crise económica deu provavelmente um forte contributo para tal, já que no ano passado o uso e as intenções de usar se ficavam pelos 60%. Não deixa de ser curioso, aliás, verificar que ocorreu uma drástica alteração de opinião dos que nos anos anteriores tinham optado pela hipótese «não utiliza e não pretende utilizar», passando de cerca de 40% (44% em 2003 e 41% em 2004) para apenas 7% De notar o facto de, em qualquer das pesquisas, ser praticamente nulo o número dos que escolheram a resposta «Utiliza mas deixará de utilizar», traduzindo uma significativa fidelidade dos que já possuem o estatuto de utilizador. Os resultados são obviamente diferentes da mesma questão relativa aos Sistema de Informação. Efectivamente, o facto de o BPO estar ainda em fase emergente e de consolidação surge claramente expresso nas respostas do painel.

16 Gestão de Informação Se, todavia, cerca de um terço das organizações fazem já uso deste tipo de Serviços de Outsourcing, isso significa que o mercado está a reagir muito positivamente à oferta que ele oferece. Reforçando esta ideia surgem os 20% que afirmam não serem ainda utilizadores mas que tencionam vir a sê-lo. Por outro lado, o facto de rondar os 40% a percentagem que entende nunca vir a utilizar BPO deve ser visto com a relatividade que estas coisas invariavelmente encerram, ou seja, não será de admirar que de hoje a um ano à mesma questão as respostas sejam em muito menor número. Apesar do sucesso que os Serviços de Outsourcing têm tido é sabido que as resistências, sobretudo nos primeiros tempos, não têm sido poucas. A principal questão é, diríamos inevitavelmente, o receio de perda controlo sobre os processos, referida por 7 em cada 10 dos inquiridos Surge depois um grupo de dois itens: - A especificidade de processos internos, mencionada por 54% - Os custos ou dificuldade em medir o retorno do investimento, alvo da preocupações de 50% dos membros do painel

17 Gestão de Informação Firms that do IT Governance well can have up to 20% greater profitability than firms with poorer governance, given the same strategic objectives. MIT, Peter Weill

18 Gestão de Informação

19


Carregar ppt "Gestão de Informação IT Governance and Business Value"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google