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Poder de compra alavancando o desenvolvimento: consumo ético e compras públicas sustentáveis no Chile e no Brasil Workshop com stakeholders 6 de dezembro,

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Apresentação em tema: "Poder de compra alavancando o desenvolvimento: consumo ético e compras públicas sustentáveis no Chile e no Brasil Workshop com stakeholders 6 de dezembro,"— Transcrição da apresentação:

1 Poder de compra alavancando o desenvolvimento: consumo ético e compras públicas sustentáveis no Chile e no Brasil Workshop com stakeholders 6 de dezembro, 2012, Rio de Janeiro

2 Conteúdos 1. Introdução ao Choices Project 2. Choices Project e a iniciativa SPPI da UNEP 3. Resultados do Chile 4. Resultados do Brasil 5. Conclusão 6. Discussão

3 Equipe Choices Project ESRC-DFID & & & Co-Investigator: Prof Roberto Bartholo, RA Rita Afonso, RA Isabella Nunes Principal Investigator: Dr Dorothea Kleine, Project Manager : Dr Graca Brightwell Co-Investigator: Dr Tomás Ariztía, RA Nurjk Agloni, José-Manuel Melero (CR) Dalberto Adulis (Akatu) Rob Harrison (ECRA)

4 Objetivos da pesquisa 1) Explorar como o "consumo ético" é construído no discurso e na prática, no Chile e no Brasil; Comparar o contexto dos dois países e identificar as principais diferenças com o discurso hegemônico do Norte sobre consumo ético; 2) Explorar evidências de existência de comportamentos e atitudes de consumo ético; 3) Analisar quais critérios os cidadãos chilenos e brasileiros esperam que os seus governos utilizem para compras públicas.

5 Principais etapas Início Revisão de lit./ Análise de políticas Pesquisa grupo focal Desenho e execução de pesquisa Out-Jan 2012 Colaboração entre Brasil, Chile, UK Out 2011 Fev-Maio GF no Brasil 16 GF no Chile Dez Mar 2013 Jun-Dez 2012 Pesquisa no Brasil Pesquisa no Chile Disseminação e campanha Workshop difusão Dez 2012 Blog, twitter, redação, apresentação em conferências, relações com imprensa Relacionamento com gestores públicos Associação com eventos públicos e ONGs

6 UNEP

7 Resultados CHILE

8 Resultados Brasil

9 Conclusões – Consumo Ético Necessário conectar práticas existentes com novo discurso com bem estar econômico crescente, há risco de insustentabilidade ecológica – mudança social demanda quebra de mais coisas = felicidade desenvolver uma estratégia de comunicação (on + off) necessário demonstrar alternativas grande obstáculo: descrença generallizada especialistas e ONGs são vistos como fontes confiáveis de informasções.

10 Conclusões – CPS Necessidade de sensibilizar cidadãos de que são suas as compras públicas considerar participação na definição de critérios grande obstáculo: descrença generalizada no processo de compras públicas especialistas e ONGs são vistos como fontes confiáveis de informações semelhanças entre países: critérios ambientais diferença significativa entre Chile e Brasil: medida na qual o governo está preparado para utilizar compras públicas como política social.

11 Sugestões imediatas da equipe do projeto: Nossos relatórios e pesquisas capturam em detalhes a situação atual e tendências do consumo ético e compras sustentáveis no Chile e no Brasil; podemos ajudar com o mapeamento e ligando as organizações que trabalham sobre consumo sustentável no Brasil, Chile e além; estamos interessados em explorar as associações entre academia, ONGs, negócios e as instituições públicas; podemos ajudar fornecendo pesquisa - quais são as necessidades? esta tarde, Rob Harrison - da revista Ethical Consumer / ECRA - irá facilitar um workshop que, esperamos, leve a alguma colaboração concreta e ação.

12 Suas opiniões: Com base nas conclusões, como o consumo ético/ sustentável pode ser promovido? Como abordar a necessidade de informação e o problema de desconfiança? Especialistas e ONGs são vistos pelo público como fontes confiáveis de informação – como utilizar isso?

13 Para atualizações: Obrigada. Gracias, Thank You!


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