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PublicouMurilo Noronha Alterado mais de 10 anos atrás
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IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA
Paulo Roberto Guedes 06 de Julho de 2012
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ÍNDICE GERAL Visão Global Mercado Brasileiro Tendência e Evolução
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MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS
VISÃO GLOBAL MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E DE MERCADORIAS EXIGE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
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VISÃO GLOBAL Que, por sua vez Impulsiona investimentos para
aumentar e melhorar a infra estrutura logística
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VISÃO GLOBAL Esses Investimentos
Portos, Terminais Marítimos, Estradas, Ferrovias, Telecomunicações, TI e Aperfeiçoamento da Legislação Proporcionam melhores condições para essas movimentações E, PORTANTO, SÃO CRIADAS AS BASES PARA OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
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VISÃO GLOBAL Aumento e Melhoria das estruturas operacionais, auxiliam e facilitam o comércio doméstico e internacional Produção Global; Competição em escala mundial; Crescimento do comércio eletrônico; Emergência de novos mercados.
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VISÃO GLOBAL GLOBALIZAÇÃO ACIRRA COMPETIÇÃO ENTRE PAÍSES E EMPRESAS POR TODO O MUNDO
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GOVERNAMENTAIS E EMPRESARIAIS
VISÃO GLOBAL EXIGINDO MAIOR EFICIÊNCIA E MENORES CUSTOS DAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS COLOCA-SE A LOGÍSTICA NO TOPO DAS DISCUSSÕES GOVERNAMENTAIS E EMPRESARIAIS
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? ? ? VISÃO GLOBAL Simultaneamente surge a pergunta:
como diferenciar meu produto? ? ? ? Se cada vez mais os produtos são iguais e contam com qualidade, tecnologia, preços, publicidade e marketing similares!
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VISÃO GLOBAL Também através da Logística:
Produto disponível no momento, no local e na quantidade certas!
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VISÃO GLOBAL Aqui, a logística se torna palavra-chave no desenvolvimento e no sucesso econômico, pois: Aumenta força de marketing (alcança novos mercados); Agrega valor à empresa e ao produto; Diferencia produto no mercado; Gera satisfação e baixa preço ao consumidor; Aumenta eficiência e produtividade operacionais; Integra as atividades entre clientes e fornecedores (“supply chain”).
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Portanto, três forças tem atuado ao mesmo tempo à favor da Logística:
VISÃO GLOBAL Portanto, três forças tem atuado ao mesmo tempo à favor da Logística: Maiores volumes e maiores distâncias Esforços para melhorias na infra estrutura logística Convicção de que a logística é uma das chaves dos sucessos econômico e empresarial Logística: prioridade econômica e empresarial
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VISÃO GLOBAL CUSTO LOGÍSTICO MUNDIAL Continente US$ Trilhões % do PIB Europa 1,5 8,86% Ásia 2,1 12,64% A. Norte 8,85% A. Sul 0,5 12,30% Demais 15,90% TOTAIS 7,1 11,11% Em um PIB mundial estimado em US$ 63 trilhões, calcula-se que são gastos 11,11 % em logística! (US$ 7 trilhões) Fonte: Armstrong & Associates – May, 2012. Dos quais, terceirizam-se 7,9%, cerca de US$ 551 milhões (mínimo de 3,7% e máximo de 14,2%)
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ÍNDICE GERAL Visão Global Mercado Brasileiro Tendência e Evolução
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MERCADO BRASILEIRO Essas três forças também atuaram no Brasil:
Maiores volumes e distâncias; Esforços para melhorias na infra estrutura logística; Convicção de que a logística é uma das chaves dos sucessos econômico e empresarial. Incorporação de novos mercados Aumento do poder aquisitivo da população Crescimento da classe média Criação das Agências Reguladoras PAC1, PAC2 e PNLT Programas de privatização e parcerias público-privada Logística cria vantagem competitiva para produtos e empresas Logística é necessária para o crescimento e desenvolvimento econômicos
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Fontes: BC do Brasil, Min. Ind. E Com. e IBGE
MERCADO BRASILEIRO 6ª economia do mundo (PIB de US$ 2,5 trilhões em 2011); 4% de crescimento ao ano, últimos 7 anos (“percapita”: 2,9% aa); 7º produtor mundial de automóveis (3,4 milhões de unidades); 9º produtor mundial de aço bruto (35,2 milhões de toneladas); Participação no comércio exterior mundial era de 0,993% em e passa para 1,318% em 2011 (US$ 482 bilhões, sendo Exportação de US$ 256 bilhões e Importação de US$ 226 bilhões) ; 15% de aumento na Taxa de Investimentos (FBCF/PIB) em 11 anos (de 16,8% para 19,3%). Fontes: BC do Brasil, Min. Ind. E Com. e IBGE
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MERCADO BRASILEIRO Participação das classes brasileiras no total da população (2005 e 2011) 2005 2011 A e B 14% A e B 22% C 36% C 54% D e E 24% D e E 50% Fontes: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil e IBGE
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TOTAIS PAGOS EM SALÁRIOS Em R$ bilhões Crescimento de 41% em 6 anos
MERCADO BRASILEIRO TOTAIS PAGOS EM SALÁRIOS Em R$ bilhões Crescimento de 41% em 6 anos Fontes: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil e IBGE
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Dos quais, terceirizam-se entre 8% a 9%
MERCADO BRASILEIRO GASTOS LOGÍSTICOS (US$ 170,2 bilhões em 2010), representam 10,6% do PIB GASTOS LOGÍSTICOS EM 2010 R$ Bilhões % Com relação ao PIB Transporte 231,6 59,3 6,3% Estoques 118,9 30,4 3,2% Armazenagem 25,8 6,6 0,7% Administração 14,6 3,7 0,4% Total 299,5 100% 10,6% Fontes: Pesquisa ILOS Dos quais, terceirizam-se entre 8% a 9%
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MERCADO BRASILEIRO Logística e terceirização fazem parte das empresas e custo logístico já é 8,5% da receita líquida das mesmas; 8,5% 8,3% 7,4% Fontes: Pesquisa ILOS
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MERCADO BRASILEIRO DESAFIOS NACIONAIS
Evolução, repercussão e dimensão da crise econômica mundial; Manutenção do crescimento e da estabilidade econômicas; Realização dos Investimentos em Infra Estrutura Logística, via PAC e PNLT (Infraestrutura logística deficiente dificulta competitividade brasileira); Manutenção dos investimentos relativos à Copa do Mundo de 2014, às Olimpíadas de 2016 e ao Pré-Sal.
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MERCADO BRASILEIRO DESAFIOS EMPRESARIAIS
Cadeias de abastecimento mais complexas e globais; Disponibilidade de mão de obra treinada e profissionalizada; Vulnerabilidade a ataques terroristas e criminosos comuns; Adoção de práticas de proteção ao meio ambiente e à sustentabilidade; Aumento de custos operacionais e de energia (restrições para movimentações urbanas e petróleo).
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ÍNDICE GERAL Visão Global Mercado Brasileiro Tendência e Evolução
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TENDÊNCIA E EVOLUÇÃO Crescimento na movimentação de pessoas e de mercadorias e o uso intensivo das operações logísticas Ressaltam problemas antigos e criam outros Pois, linhas mais longas exigirão mais equipamentos de transporte, mais portos, aeroportos e transporte internacional, melhoria do sistema de monitoramento e de gerenciamento de riscos, e criarão maior complexidade (operacional e documental). Prof. Ronald Ballou (Weatherhead School - USA): OS 4 D’s Distância, Demanda, Diversidade e Documentação.
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Fontes: ILOS, Armstrong, Michigan University
TENDÊNCIA E EVOLUÇÃO CRESCEM GASTOS LOGÍSTICOS E MAIS OPERAÇÕES SÃO TERCEIRIZADAS EM TODO O MUNDO: Am. Norte Europa Ásia - Pacífico Brasil Transporte Doméstico 77% 91% 85% Desembaraço Aduaneiro 65% 58% 78% 86% Logística Reversa 32% 33% 29% 66% Armazenagem 71% 68% 73% 64% Cross Docking 36% 35% 26% 41% Montagem de kits 31% 34% Fontes: ILOS, Armstrong, Michigan University
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PRINCIPALMENTE POR CAUSA DO:
TENDÊNCIA E EVOLUÇÃO PRINCIPALMENTE POR CAUSA DO: Am. Norte Europa Ásia - Pacífico Brasil Custo 72% 74% 71% 65% Serviços 61% 55% 51% 64% Foco no core business 29% 40% 43% 38% Experiência no segmento 27% 16% 20% 26% Disponibilidade dos serviços 24% 14% 17% 10% Redução de ativos 22% 30% 31% Acesso à tecnologia avançada 28% Fontes: ILOS, Armstrong, Michigan University
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TENDÊNCIA E EVOLUÇÃO Em resumo:
Logística representa vantagens competitiva e estratégica; Relação das empresas com seus parceiros logísticos é fator de sucesso; Setores que mais terceirizam: automotivo, químico, alta tecnologia, eletrônicos, saúde, higiene pessoal e cosmético; Buscam a terceirização de atividades mais complexas e com relação empresarial mais estratégica; Percebe-se que os serviços logísticos não são operações de “commodities”
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TENDÊNCIA E EVOLUÇÃO ESTRATÉGICO OPERACIONAL
Tempo Gerenciador Líder de Logística ou Integrador da Cadeia (4PL) Serviços Avançados Maior complexidade das operações e do escopo da terceirização Maior o nível de controle do Operador Logístico Provedor Líder de Logística (LLP) Logística de Ponta Operador Logístico Valor Agregado Provedor de Serviços Logísticos Serviços Básicos OPERACIONAL Fontes: Georgia Institute of Technology, Ernst & Young and Veloce
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Paulo Roberto Guedes - veloce@velocelog.com.br - 55 (11) 3818-8000
São Paulo - BRASIL
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