A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUMÁRIO ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS * INTRODUÇÃO * ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS Nota de Aula: Estruturação de trabalhos científicos em blocos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUMÁRIO ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS * INTRODUÇÃO * ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS Nota de Aula: Estruturação de trabalhos científicos em blocos."— Transcrição da apresentação:

1 SUMÁRIO ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS * INTRODUÇÃO * ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS Nota de Aula: Estruturação de trabalhos científicos em blocos

2 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO Todo trabalho científico exige a elaboração de um esquema, um projeto, uma concepção inicial de planejamento desse trabalho, comumente chamado de projeto de pesquisa. Há vários modelos para se estruturar trabalhos de pesquisa disponíveis em publicações ou em sites da internet. Todos eles desembocam na confecção de um documento, textual e contínuo.

3 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO Salvo algumas peculiaridades, pode-se dizer que há um senso mais ou menos rígido em se exigir alguns elementos obrigatórios como: tema, título, proposição, relevância, referencial teórico, objetivos, hipótese, questões de estudo, procedimentos metodológicos, objeto de estudo e cronograma e orçamento. Esses elementos por vezes adotam diferentes nomes, mas, na essência, expressam os mesmos conceitos.

4 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO A confecção do projeto embute todo o planejamento da pesquisa e o arcabouço de estrutura lógica e teórica do trabalho, incluindo a parte formal, descritiva. Infelizmente, esse documento não permite com tanta facilidade e patricidade, particularmente em trabalhos mais complexos e/ou realizados por pesquisadores sem muita prática, uma visão holística, espacial e lógica de todo o trabalho, bem como sua concatenação.

5 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO Como forma de auxílio aos pesquisadores, surgiram alguns recursos que possibilitam uma visão mais espacial e completa da estrutura do trabalho, permitindo identificar, ainda em seu início, falhas de concepção ou de lógica e incoerências em seu delineamento. Cita-se as ideias de matrizes, de esquemas e sumários que facilitam essa visão.

6 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO Nesta Escola, há 4 anos trabalha-se, também, com uma estruturação em blocos que permite toda a visualização acima descrita e tem a vantagem de, primordialmente, ser uma ferramenta valiosa na própria montagem do trabalho e no exercício dinâmico de sua estruturação lógica. Ela se constitui, antes de ser expressão formal e final do projeto, uma ferramenta de montagem do próprio trabalho, algo não disponível tão facilmente na bibliografia sobre o assunto.

7 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO Antes de iniciar a montagem de um projeto de pesquisa em blocos, faz-se mister relembrar alguns conceitos: a)Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. b) Pesquisa: Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pela ciência.

8 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO c) Processo decisório: Para haver decisão, são necessárias: 1)Pelo menos DUAS ALTERNATIVAS possíveis excludentes entre si. 2)Pelo menos DOIS CRITÉRIOS/ATRIBUTOS, conflitantes entre si, para classificar as alternativas. A Estruturação em Blocos visa auxiliar a montagem de projetos de pesquisa. Para processos decisórios, há ferramentas específicas para a sua estruturação.

9 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO d) Para efeito de unificação de termos, a estruturação em blocos adotará os seguintes conceitos: I) Proposição ou objetivo geral: objetivo final do trabalho. É comum tratá-la também como questão, problema ou questão central. II) Relevância: motivação para a realização do trabalho e seu significado e implicações para a instituição, sociedade ou público alvo. III) Objetivos: etapas estruturantes –se possível mensuráveis e quantificáveis- que permitirão, de forma lógica e concatenada, atingir a proposição (objetivo final do trabalho).

10 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO IV) Hipótese: solução possível (proposição testável) que será verificada através do desenvolvimento da pesquisa e, ao final, considerada verdadeira ou falsa. Não é mandatória sua adoção nas pesquisas. V) Referencial teórico: fundamentação do projeto sob o enfoque conceitual, apresentando as diferentes correntes de pensamento e os balizamentos do trabalho. É constituído pela teoria que fornece sustentação ao projeto como um todo e é o elemento gerador do problema e da hipótese e condicionador da escolha das técnicas e tipo de material informativo que será necessário para a pesquisa.

11 ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS INTRODUÇÃO VI) Metodologia: métodos e técnicas a serem empregadas pelo autor para alcançar cada um dos objetivos por ele identificados. É a antevisão das demandas, caminhos e estratégias de abordagem para cada objetivo, procedimentos de coleta de dados e seu tratamento, análise e interpretação.

12 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 1: ESCOLHA O TEMA QUE IRÁ PESQUISAR Escolha o tema e o expresse de forma sucinta. O tema poderá ser imposto pela instituição. PASSO 2: ESCOLHA UM TÍTULO PROVISÓRIO Escolha um título que melhor delineie seu trabalho dentro do tema. É uma delimitação ou foco da pesquisa dentro da amplidão do tema. Não perca muito tempo agora nessa definição. Trata- se de um título preliminar que ganhará melhor contorno com a realização da pesquisa.

13 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 3: BUSQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA O TRABALHO Faça um estudo preliminar do tema, buscando um referencial teórico sólido que sustente todo o seu trabalho. Revise a bibliografia disponível em busca de uma fundamentação e correntes de pensamentos existentes sobre o assunto e do atual estado do problema em estudo.

14 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 3: BUSQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA O TRABALHO Entenda os contornos do seu problema, sua atualidade, seu valor e implicações para a instituição/público- alvo. Faça uma reflexão sistemática sobre o objeto de estudo. Identifique as relevâncias social e científica da pesquisa e a contribuição para o conhecimento e aplicação prática da pesquisa.

15 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 3: BUSQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA O TRABALHO (Cont.) Imagine que objetivos poderá alcançar, sua magnitude, tempo e cohecimentos/experiência necessários para atingi-los e sua exequibilidade. Escolha, assim como fez para o problema (proposição), objetivos concretos e passíveis de atingimento. Veja a disponibilidade de bibliografia e de dados e sua capacidade de obtê-los em profundidade e tempo adequados.

16 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 4: VERIFIQUE SE O PROBLEMA É DE PRODUÇÃO DE PESQUISA OU PROCESSO DECISÓRIO Caso o tema tenha sido imposto, faça um brainstorming e verifique se se trata de uma análise investigativa (pro- dução de pesquisa) ou de um processo decisório (*). Caso seja este último, busque uma metodologia de apoio à decisão. Caso seja produção de pesquisa, siga os passos seguintes. (*) Para haver decisão, são necessárias: 1)Pelo menos DUAS ALTERNATIVAS possíveis excludentes entre si., e 2) Pelo menos DOIS CRITÉRIOS, conflitantes entre si, para classificar as alternativas.

17 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 5: IDENTIFIQUE A SITUAÇÃO-PROBLEMA Identifique o problema existente. Entenda-se problema dentro das conceituações abaixo. Problema é usualmente definido como a distância (gap) existente entre o estado desejado e o estado atual. Smith, 1989 Problema é um relacionamento de desarmonia entre a realidade e as preferências de um ator Gilberto Montibeller

18 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 6: ESTABELEÇA SUA PROPOSIÇÃO Com a pesquisa preliminar realizada, estabeleça a pro- posição de seu trabalho que reflita a QUESTÃO CENTRAL do trabalho. Atente para que ela seja concreta e exequível no tempo disponível e com os recursos existentes e factível com as imposições de páginas, caso haja. Redija-a de forma clara e objetiva.

19 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 6: ESTABELEÇA SUA PROPOSIÇÃO Deve expressar objetivamente o problema a ser pes- quisado, empregando um verbo no infinitivo (ver taxonomia de Bloom). Pode ser expressa também na forma de pergunta. Ela é sustentada pela teoria do seu referencial teórico. Aqui já começa a concatenação lógica do trabalho: Proposição-Objetivos-Conclusão.

20 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 7: EXPLICITE A RELEVÂNCIA DO SEU TRABALHO Com base em seu referencial teórico, explicite a relevância da pesquisa, identificando as relevâncias social e científica da pesquisa e sua contribuição para o conhecimento e sua aplicação prática na instituição/sociedade.

21 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 8: INICIE A ESTRUTURAÇÃO DOS OBJETIVOS DO TRABALHO Com base em seu referencial teórico e na sua proposição, identifique os objetivos estruturantes para atingir sua proposição. Explicite, em um bloco, sua proposição. Tenha muito bem em sua mente essa proposição: onde, realmente, o autor quer chegar? Como exemplo, adotaremos a proposição abaixo. VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. A PRESENÇA, HOJE, DA MB NA AMAZÔNIA ATENDE ÀS DEMANDAS DA END?

22 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 9: ESBOCE OS OBJETIVOS INTERME- DIÁRIOS Com vista na proposição, comece a esboçar os possíveis objetivos estruturantes. VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. DESCREVER AS IMPOSIÇÕES DA END PARA A MB NA AMAZÔNIA ANALISAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA A MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS DEMANDAS PARA A MB NA AMAZÔNIA FORA DA END Em um primeiro momento, foram visualizados esses objetivos.

23 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 10: TRABALHE OS OBJETIVOS DE FORMA A DAR-LHES LÓGICA, CONSISTÊNCIA E CONCATENAÇÃO Verifique a lógica, consistência e concatenação dos objetivos VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. DESCREVER AS IMPOSIÇÕES DA END PARA A MB NA AMAZÔNIA ANALISAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA A MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS DEMANDAS PARA A MB NA AMAZÔNIA FORA DA END

24 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 10A: TRABALHE OS OBJETIVOS DE FORMA A DAR-LHES LÓGICA, CONSISTÊNCIA E CONCATENAÇÃO Verifique a lógica, consistência e concatenação dos objetivos VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. 1)Foi verificado que IDENTIFICAR seria mais preciso que descrever, já que haveria necessidade de estudar e identificar, na END, quais imposições estão afetas à MB na Amazônia. 2)Também foi visto que não se tratava de analisar as capacidades da MB e sim IDENTIFICÁ-LAS. 3)Também melhorou-se a redação dos objetivos, dando-lhes mais consistência e precisão. IDENTIFICAR AS DEMANDAS PARA A MB NA AMAZÔNIA FORA DA END

25 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 10B: TRABALHE OS OBJETIVOS DE FORMA A DAR-LHES LÓGICA, CONSISTÊNCIA E CONCATENAÇÃO VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA 1)Foi dada uma primeira dinâmica de dependência e lógica entre os objetivos. 2)Dada uma redação melhor ao objetivo 2. 3)Verificado a necessidade de inclusão de mais um objetivo que expresse as capacidades exigidas da MB fora da END (vide próximo slide). IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ.

26 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 10C: TRABALHE OS OBJETIVOS DE FORMA A DAR-LHES LÓGICA, CONSISTÊNCIA E CONCATENAÇÃO VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXTRA-END EXIGIDAS DA MB NA AMAZÔNIA 1)Analisando a dinâmica acima, verifica-se a necessidade de COMPARAR as capacidades existentes e as exigidas, antes de se concluir pela adequação ou não da presença da MB na Amazônia (vide próximo slide). IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA

27 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 10D: TRABALHE OS OBJETIVOS DE FORMA A DAR-LHES LÓGICA, CONSISTÊNCIA E CONCATENAÇÃO VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. 1)Aqui, ressalta um erro de lógica na estruturação. Há que se comparar as capacidades necessárias (END e extra-END) com as capacidades que a MB detém, hoje, na região. E isso não foi contemplado nessa estrutura. Vide próximo slide. COMPARAR AS CAPACIDADES DEMANDADAS COM AS DISPONÍVEIS, HOJE, NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXTRA-END EXIGIDAS DA MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA

28 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 10E: TRABALHE OS OBJETIVOS DE FORMA A DAR-LHES LÓGICA, CONSISTÊNCIA E CONCATENAÇÃO VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. COMPARAR AS CAPACIDADES DEMANDADAS COM AS DISPONÍVEIS, HOJE, NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXTRA-END EXIGIDAS DA MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXISTENTES NA MB PARA A AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA

29 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 11: VERIFICAR O FOCO, A LÓGICA E A OBJETIVIDADE DO TRABALHO VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. COMPARAR AS CAPACIDADES DEMANDADAS COM AS DISPONÍVEIS, HOJE, NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXTRA-END EXIGIDAS DA MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXISTENTES NA MB PARA A AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA 1)Verificar se o foco do trabalho está garantido e se seu desencadeamento é lógico, consistente, completo e objetivo.

30 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 12: VERIFIQUE A EXEQUIBILIDADE DE SUA PESQUISA VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. COMPARAR AS CAPACIDADES DEMANDADAS COM AS DISPONÍVEIS, HOJE, NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXTRA-END EXIGIDAS DA MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXISTENTES NA MB PARA A AMAZÔNIA 1)Poder-se-ia verificar a incapacidade de abordar toda essa estrutura no tempo disponível ou, mesmo, no número de páginas impostas. Assim, há que se reduzir a abrangência do trabalho, restringindo o objeto de estudo, como, por exemplo, não serão abordadas as atividades do SSTA ou Só serão abordados os meios navais. 2)Uma outra solução seria cortar algum(ns) objetivo(s) e reajustar a lógica. IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA Tempo? Páginas? Metodologias?

31 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS UMA OUTRA VISÃO DO MESMO PROBLEMA VERIFICAR A ADEQUAÇÃO DA PRESENÇA DA MB NA AMAZÔNIA, À LUZ DA END. COMPARAR AS CAPACIDADES DEMANDADAS COM AS DISPONÍVEIS, HOJE, NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXTRA-END EXIGIDAS DA MB NA AMAZÔNIA IDENTIFICAR AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ATENDER A END NA AMAZ. IDENTIFICAR AS CAPACIDADES EXISTENTES NA MB PARA A AMAZÔNIA 1)Esta visão parte da premissa de que serão necessárias análises para se chegar as capacidades visualizadas. Diferentemente da visão anterior, infere-se que será necessário um trabalho analítico mais profundo, já que essas capacidades já não estariam levantadas por outros autores ou fontes, restando apenas identificá-las. - Analisar as tarefas... - Relacionar os... - Identificar as tarefas...

32 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 13: IDENTIFIQUE AS QUESTÕES DE ESTUDO PARA CADA OBJETIVO Relatar a abrangência e importância da END para a MB na Amazônia Apresentar a estrutura e partes componentes da END Descrever as tarefas impostas à MB na Amazônia IDENTIFICAR AS TAREFAS IMPOSTAS NA END PARA A MB NA AMAZÔNIA 1)Ao se buscar as questões de estudo necessárias para se atingir o objetivo, constatou-se que um nível cognitivo menor seria necessário, já que as tarefas, no caso, já estariam identificadas, seria o caso só de descrevê-las. 2)Assim, seria necessário corrigir o objetivo para Descrever as tarefas impostas na END para a MB na Amazônia. 3)Viu-se, também, que algumas questões de estudo levantadas para esse objetivo estavam fora do foco do trabalho, sendo, assim, descartadas.

33 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 13: IDENTIFIQUE AS QUESTÕES DE ESTUDO PARA CADA OBJETIVO IDENTIFICAR AS TAREFAS EXTRA- END IMPOSTAS À MB NA AMAZÔNIA Descrever a evolução da presença da MB na Amazônia Identificar as tarefas operativas cometidas à MB na Amazônia Identificar as tarefas do SSTA na Amazônia Identificar outras tarefas da MB na Amazônia 1)Essa definição de questões de estudo deverá ser realizada para todos os objetivos. 2)No caso da questão ser única, de mesmo conteúdo do objetivo, não há necessidade de repetir o mesmo texto do objetivo. 3)Também foi constatada que uma das questões fugia do foco do trabalho.

34 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 14: ESTABELEÇA UMA HIPÓTESE 1)Estabeleça uma hipótese, caso seu projeto ofereça, a priori, uma solução possível (proposição testável) que será verificada através do desenvolvimento da pesquisa e, ao final, considerada verdadeira ou falsa.

35 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 15: DESCREVA O REFERENCIAL TEÓRICO DO TRABALHO 1) Fruto da pesquisa preliminar realizada no PASSO 3, descreva-se o referencial teórico que sustentará o trabalho sob o enfoque conceitual, apresentando as diferentes correntes de pensamento, os balizamentos do trabalho, a teoria que fornece sustentação ao projeto como um todo, bem como condicionador da escolha das técnicas e tipo de material informativo que será necessário para a pesquisa. É a concepção teórica a ser utilizada e os conceitos fundamentais que serão utilizados.

36 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 16: DESCREVA A METODOLOGIA QUE SERÁ UTILIZADA EM CADA OBJETIVO 1)Apresentar a metodologia que o autor abordará para alcançar cada um dos objetivos por ele identificados, explicitando os métodos e técnicas a serem empregadas em cada um deles. 2) Todo o delineamento da pesquisa deve ser antevisto neste momento do projeto de forma a explicitar as demandas, caminhos e estratégias de abordagem para cada objetivo, procedimentos de coleta de dados e seu tratamento, análise e interpretação. Atentar que esses procedimentos não são iguais para todos os objetivos. 3) A utilização de uma metodologia geral e ampla para todo o trabalho ou sem especificar em qual(is) objetivo(s) será empregada em nada contribui para a percepção da magnitude do trabalho, a identificação das ferramentas de apoio necessárias, o tempo previsto, as estratégias e caminhos necessários para a abordagem de cada objetivo, ou seja, a própria exequibilidade e aplicabilidade da pesquisa. 4) Neste momento, poder-se-á descobrir falhas na estruturação do problema pela grandiosidade do trabalho ou mesmo sua inexequibilidade metodológica, exigindo voltar e repensar a estruturação dos objetivos e a delimutação do objeto de estudo de forma a reduzir a amplitude do trabalho.

37 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 16: DESCREVA A METODOLOGIA QUE SERÁ UTILIZADA EM CADA OBJETIVO EXEMPLOS DE DESCRIÇÃO DE METODOLOGIAS GERAIS QUE POUCO AJUDA NO TRABALHO: Pesquisa bibliográfico/ documental com levant amento e seleção de bibliografia, leitura analítica, fichamento, análise comparativa e de currículos atuais, levantamento e análise da legislação do ensino técnico. Pesquisa descritiva: entrevista com professores e coordenadores, análise dos dados;interpr.etação dos resultados. Conclusões e Elaboração do relatório final (monografia). Isso ajuda em quê?

38 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 16: DESCREVA A METODOLOGIA QUE SERÁ UTILIZADA EM CADA OBJETIVO Pesquisa de campo; Pesquisa bibliográfica em anais da CAPES entre outros sistemas de depósitos de artigos, dissertações e teses, nacional e estrangeira. Consulta a reportagens de revistas especializadas ou não, para contextualizar o problema dentro de um sistema. Consultar o ANEMAR para ter informações que aprimorem e tragam valor ao trabalho. EXEMPLOS (Cont...): Pesquisa bibliográfica documental indireta para levantamento das bases teóricos do problema e dos dados e das informações identificadas como necessárias. Análise, tratamento e interpretação dos dados e informações obtidos. Identificação das possíveis necessidades de aprofundamento. Formulação das conclusões e das recomendações. Escrituração e formatação da Monografia. Isso ajuda em quê?

39 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 17: EXPLICITE OS OBJETOS DE ESTUDO 1)Fruto das metodologias empregadas e disponibilidade de tempo e espaço, explicite o(s) objeto(s) de estudo, delimitando o trabalho no tempo, espaço e em seu conteúdo. 2) Exemplos: O presente trabalho abordará o período de 2010 a 2030, tendo em vista que a END.... Este trabalho não abordará as tarefas inerentes ao Serviço de Segurança do Tráfego Aquaviário em decorrência da.... PASSO 18: VERIFIQUE O TÍTULO DO SEU TRABALHO 1)Como decorrência dos ajustes feitos na estruturação do trabalho e nos objetos de estudo adotados, verifique se o título do trabalho não merece algum retoque ou um foco mais pontual. 2)O título ainda é preliminar e, ao final do trabalho, deverá merecer uma nova reflexão de forma a representar, o mais precisamente possível, o trabalho realizado.

40 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 19: APRESENTE SEU PLANO DE DESENVOLVIMENTO 1)Elabore um cronograma de execução 2)Elabore um plano de orçamento do projeto PASSO 20: ELABORE AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO PROJETO 1)Redija a lista de referências bibliográficas utilizadas

41 ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS PASSO 21: RECICLE E REVISE SEU PROJETO 1)Na realidade, os passos não são tão sequenciais e rígidos como aqui mostrados. Eles são cíclicos, alguns interpenetram outros passos, outros são adiantados, fazendo um processo dinâmicio de regeneração, oxigenação, correção e criação. 3) Assim, há que se dispensar maior tempo e cuidado na elaboração do projeto para evitar que essas alterações inviabilizem ou mudem totalmente o trabalho, gerando desgaste, perda de tempo, de foco ou até mesmo a sua não conclusão nos prazos impostos. FIM 2) O trabalho também não será RIGOROSAMENTE fiel ao projeto. Há possibilidade de, durante o desenvolvimento do trabalho, perceber-se falhas na lógica ou no conteúdo dos objetivos e das questões de estudo, ou mesmo nas metodologias previstas. Como novas ideias e caminhos podem surgir. Isso demandará alteração de rumos ou das estratégias previstas. O problema é se ter tempo para essas alterações de percurso ou não se perder a lógica e concatenação nesses novos rumos.


Carregar ppt "SUMÁRIO ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM BLOCOS * INTRODUÇÃO * ESTRUTURAÇÃO EM BLOCOS Nota de Aula: Estruturação de trabalhos científicos em blocos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google