A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Versão 2011 - 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Versão 2011 - 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Versão

2 Modalidade: Bacharelado Presencial Ato legal de criação: A criação do curso de graduação em Ciências Contábeis foi autorizada pelo Decreto Federal n.º de 18 de outubro de Ato legal de Renovação de Reconhecimento: Decreto nº de 17 de agosto de 2009 – Governo do Estado de Santa Catarina.

3 Turno de funcionamento: Noturno
Carga horária total do curso: A matriz curricular do Curso de Ciências Contábeis conta com carga horária total de horas, das quais 300 horas são destinadas à realização de Atividades Complementares.

4 Breve Histórico: O Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí obteve autorização para funcionamento pelo Parecer nº. 48/78, do Conselho Estadual de Educação e pelo Decreto Presidencial nº de 18/10/78. O reconhecimento se deu pelo Parecer  nº  753/81, do Conselho Estadual de Educação e Portaria Ministerial Nº  23/82 de 08/01/82. Desde a sua implantação, a matriz curricular do referido curso já passou por sete reformulações curriculares. O primeiro currículo vigorou da implantação até o semestre de 1993/2. A partir de 1994/1 pela Resolução nº 60/CEPE/93, entra em vigor a nova estrutura curricular, a qual procurava se adequar às expectativas do mercado daquela época além de buscar atender a um perfil de egresso mais compatível com as novas exigências das avaliações externas. Nesta mudança o curso que podia ser integralizado em quatro anos (8 semestres) passou a ser de cinco anos (10 semestres).  Coloca-se, ainda, que na época se encontrava em vigor a Resolução nº 3, de 5 de outubro de 1992, do Conselho Federal de Educação, que exigia que os cursos noturnos tivessem duração mínima de 5 anos.

5 Breve Histórico: No ano de 2000/1 houve a necessidade de nova alteração (Resolução nº. 047/CONSEPE/00). Registra-se que a maioria esmagadora dos cursos do País e da Região reduziu suas cargas horárias, adaptando-se ao mercado que não mais aceitava cursos tão longos. Além disso, era necessário buscar atender a um perfil do egresso mais adequado às demandas sociais e às exigências das avaliações externas e internas do momento.  A tendência era inclusive recomendada pela equipe de especialistas do MEC para o curso de Ciências Contábeis, que apontava para uma carga mínima de 2400 horas integralizadas também em um período mínimo de quatro anos. No ano de 2003, por meio da Resolução 033/CONSUN-CaEn/033, uma nova reformulação foi necessária para adequar a atual matriz curricular às exigências legais, de mercado, dos órgãos de registro e fiscalização do exercício profissional, do exame nacional de curso, bem como, incluir um novo apelo de marketing em vista da crescente necessidade de captação e manutenção de novos clientes. Objetivam, além disso, contemplar ênfase diferenciada em Auditoria e Controladoria.

6 Breve Histórico: Em 2007 novamente a Matriz Curricular foi alterada, pela Resolução  116/CONSUN – CaEN/07. Num primeiro momento as alterações propostas foram realizadas apenas nos 6º, 7º e 8º períodos,  visando distribuir a carga horária do Estágio Supervisionado – TCC.  Tais alterações não implicaram na modificação da carga horária total do curso que continuou com horas. As alterações apenas redistribuíram a carga horária do TCC e reposicionaram algumas disciplinas. Num segundo momento novas reformulações e adaptações foram necessárias (Resolução 117/CONSUN – CaEN/07), tendo em vista o Parecer CNE/CES nº 8/2007, que por meio da Resolução nº 2, de 18 de junho de 2007, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que instituiu carga horária mínima para os cursos de graduação, na modalidade presencial, fixando para o Curso de Ciências Contábeis o mínimo de 3000 horas, levando a sétima e última alteração da Matriz Curricular do curso. Desta vez, foram realizadas alterações nas ementas e carga horária das disciplinas do curso, em todos os períodos, para melhor estruturá-lo e adequá-lo às novas exigências legais.

7 Organização Didático-Pedagógica

8 Contexto Educacional:
O curso de Ciências Contábeis da UNIVALI é concebido a partir de diretrizes que visam à compreensão de uma realidade socioeconômica e ambiental e atende à capacitação de contadores voltados, não só à satisfação de seus clientes, mas ao entendimento e à inserção de sua atividade na dinâmica regional e nacional. Sua busca constante é por alternativas de soluções a serem apresentadas à sociedade. O curso opta por formar profissionais capazes de tanto se colocar no contexto nacional e internacional, quanto no âmbito de sua realidade mais próxima. Entre as finalidades do curso, destaca-se a de formar profissionais capacitados para gerir e auxiliar na gestão de empresas como fornecedores de dados e informações. Assim, os egressos deste curso são profissionais holistas, multifuncionais, flexíveis, verdadeiros agentes de mudanças, habilidosos do ponto de vista técnico e conceitual, éticos e cônscios de sua responsabilidade no tocante à continuidade e à evolução dos negócios nos quais participam do processo de gestão.

9 Contexto Educacional:
A criação do curso de Ciências Contábeis da UNIVALI teve como suporte uma visão ampla do mercado e de suas perspectivas. A Universidade do Vale do Itajaí logo se deu conta da importância e do peso que assumiria a qualidade da informação contábil com o advento da globalização econômica e da internacionalização dos mercados. A Instituição demonstrou, assim, estar sintonizada com as demandas futuras. A matriz curricular do curso, assim como as ementas das diversas disciplinas e os direcionamentos de cada um dos respectivos planos de ensino, buscam a formação de um profissional com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com os cenários anteriormente mencionados.

10 Objetivo do Curso: Promover a formação de Bacharéis em Ciências Contábeis, capacitados ao estudo e controle do patrimônio gerando informações para o processo decisório das organizações.

11 Perfil do Egresso: O Curso de Ciências Contábeis forma o contador com competência e domínio de conhecimentos necessários para atuar em equipes multidisciplinares no desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de informações contábeis e gerenciais, visando suprir o gerenciamento organizacional, com senso ético-profissional associado à responsabilidade social e potencial empreendedor a fim de contribuir para a continuidade das organizações.

12 Competências: conhecer e utilizar a linguagem contábil;
conhecer o sistema empresa, contribuindo na tomada de decisão; desenvolver, implantar e analisar sistemas de informação contábil e de controle gerencial; executar trabalhos de auditoria e perícia contábil; utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico na solução de problemas;

13 Competências: articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis; domínio de conhecimentos necessários para atuação no desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de informações contábeis e gerencias visando suprir o gerenciamento empresarial; senso ético-profissional associado à responsabilidade social; habilidades para atuação em equipes multidisciplinares; desenvolver potencial empreendedor a fim de contribuir para a continuidade das organizações.

14 Estrutura Curricular:
A matriz curricular do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí é sustentado pelos seguintes eixos articuladores: sistemas de informações de apoio ao processo de tomada de decisões; sistemas de controles internos e de controladoria; teoria da contabilidade; auditoria e perícia contábil; gestão de tributos e contribuições; custos e formação de preços; prestação de contas perante a sociedade.

15 Projetos Integrados: Quanto aos projetos integrados, estes ocorrem na empresa júnior do curso, a Uni Junior – Orientação Empresarial, no qual os acadêmicos de Ciências Contábeis desenvolvem atividades com acadêmicos dos Cursos de Administração e Logística, integrando, além dos diversos campos de atuação, a teoria à prática.

16 Estágio Curricular/TIC:
O Estágio do Curso de Ciências Contábeis é regulamentado pela Resolução nº 032/CONSUN-CaEn/2011 que aprova a alteração do Regulamento do Trabalho Técnico-Científico de Conclusão de Curso – TCC (Estágio Obrigatório), do Estágio Não Obrigatório e das Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis, do CECIESA-Gestão. Essas atividades são desenvolvidas de forma individual com a supervisão de um Professor Orientador, no 7º (9774) e 8º períodos (9775) totalizando 300 horas. A grande parte da carga horária dessas disciplinas é desenvolvida nas dependências do Laboratório Contábil, sendo que 20% da carga horária é realizada em regime semipresencial.

17 Atividades Complementares:
As Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis da Univali estão fundamentadas nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Ciências Contábeis, definidas pela Resolução do CNE/CES nº 10/2004, de 16 de dezembro de e pelo Regimento Geral da Univali. São regidas por um regulamento próprio, aprovado pela Resolução nº 032/CONSUN-CaEn/2011, sendo compulsório ao acadêmico cumprir 300 horas dessas práticas para integralizar o currículo do curso. As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades e conhecimentos do aluno. A realização destas atividades complementares visa à qualificação profissional e o enriquecimento do currículo, além de ajudar na conquista da diferenciação profissional.

18 Atividades Complementares:
Os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis poderão participar dessas atividades durante a realização do curso, do 1º ao 8º período, cuja comprovação deve ser documental (diploma, certificado, folder, declaração original - devolvido e cópia) e entregue à Coordenação do curso no 8º período, em prazo definido. O aproveitamento das horas de Atividades Complementares será divulgado no prazo da publicação das notas do semestre. As Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis da Univali estão divididas nas seguintes categorias: Ensino, Pesquisa, Produção Bibliográfica, Extensão e Cultura e Trabalhos Técnicos.

19 Pesquisa: A UNIVALI mantém quatro programas de incentivo à pesquisa entre os estudantes da graduação, ofertados anualmente. São eles: Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação e Artigo 170.

20 Extensão: Os projetos de extensão do Curso de Ciências Contábeis são desenvolvidos em conjunto aos demais cursos do CECIESA-Gestão, os quais seguem: Arca de Noé; 8 jeitos de mudar o mundo; Doações aos Fundos Municipais de Atendimento à Criança e ao Adolescente; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP; Plano de Desenvolvimento Profissional – PDP.

21 Produção Cultural e Eventos:

22 Produção Cultural e Eventos:

23 Produção Cultural e Eventos:

24 Produção Cultural e Eventos:

25 Intercâmbios: A UNIVALI conta com o Programa de Intercâmbio de Alunos (PIA), veículo que permite o intercâmbio de estudantes da graduação. O edital de candidatura ao PIA é publicado duas vezes ao ano, nos meses de março, para as universidades europeias, e agosto, para as universidades latino-americanas.

26 Avaliação Externa: O curso de Ciências Contábeis da UNIVALI, assim como os demais cursos do país, foi submetido, em 08 de novembro de 2009 à segunda avaliação externa, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. O conceito final do Curso de Ciências Contábeis foi “4”, situando-o entre uns dos melhores do estado e do país. Além do ENADE, o Curso de Ciências Contábeis da Univali também é avaliado pelo Guia do Estudante da Editora Abril. Do ano de 2006 a 2011, o curso recebeu como mérito 4 estrelas. Este fato atenção constante da Coordenação de Curso, da Direção do Centro e do Apoio Pedagógico, na manutenção e melhora da qualidade de ensino para uma eficiente formação acadêmica.

27 Corpo Docente

28 Atuação do Coordenador:
Prof. José Carlos Terres - Coordenador do Curso de Ciências Contábeis; Mestre em Ciências Contábeis, Fundação Getúlio Vargas, Brasil, 1994. Especialista em Ciências Contábeis, Universidade do Vale do Itajaí, Brasil, 1983. Bacharel em Ciências Contábeis, Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil, 1980.

29 Titulação do Corpo Docente (2011):

30 Experiência do corpo docente no magistério superior: O corpo docente do Curso de Ciências Contábeis é formado por professores de larga experiência acadêmica. Dos docentes que atuam atualmente no curso, 81% possuem experiência acadêmica de mais de 7 anos , 4% de 4 a 6 anos e 15% de até 3 anos. Essa situação atende plenamente as políticas de avaliação do MEC ao indicar que, para alcançar o conceito 5, pelo menos 80% do corpo docente deve ter experiência de magistério superior de no mínimo 3 anos.

31 Perfil Discente

32 Perfil socioeconômico e cultural discente: Analisando genericamente os resultados da pesquisa, pode-se traçar o seguinte perfil dos calouros do curso de Ciências Contábeis da Univali Itajaí, em 2011/II: em sua maioria são do sexo masculino, solteiros, com idade entre 18 e 20 anos, sem filhos e residentes em municípios diversos da região. Trabalham no setor privado e a situação econômica se divide entre economicamente dependentes e economicamente independentes. Sua renda familiar está situada entre R$1.801,00 a R$3.000,00. No que se refere à escolaridade, a maioria cursou o ensino médio em escola pública, com formação em educação geral e não fez curso pré-vestibular.

33 Perfil socioeconômico e cultural discente: A principal atividade de cultura/lazer é o acesso o cinema. Possuem bom conhecimento de informática. A maior parte dos calouros do curso ingressou pelo Processo Seletivo Especial sendo que a principal fonte de informação sobre a Universidade e sobre o curso foram os amigos e parentes. A escolha pela UNIVALI se deu em virtude de fornecer o melhor curso e a escolha do curso deve-se ao ambiente profissional. Os calouros esperam trabalhar na área após a conclusão do curso e por isso pretendem permanecer até o seu término.

34 Infraestrutura

35 Salas de aula: As salas de aula do CECIESA – Gestão possuem 64 m2 e estão aptas para acomodar confortavelmente 55 alunos. São climatizadas e estão equipadas com projetor multimídia, tela de projeção, quadro de giz e branco. Acesso dos alunos a equipamentos de informática: Os laboratórios de informática do CECIESA – Gestão estão localizados no 2º piso do bloco B7. Os quatro laboratórios estão equipados com 122 computadores contratados por leasing que permite a troca periódica, mantendo a atualização dos equipamentos e impedindo que estes fiquem obsoletos.

36 Laboratório Contábil: O laboratório contábil conta com um área de 106,67 m2 e é de uso exclusivo dos alunos do 7º e 8º períodos do curso de Ciências Contábeis, no desenvolvimento do Trabalho Técnico-Científico de Conclusão de Curso. O laboratório climatizado está devidamente equipado com uma impressora laser e com 38 computadores para a simulação das rotinas contábeis e atende adequadamente o volume de alunos matriculados nas duas disciplinas, uma vez que as orientações do TCC I e no TCC II acontecem em dias diferentes. As atividades do TCC são desenvolvidas sob a supervisão dos professores orientadores.

37 Uni Junior: A Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial fundada em julho de 1995, é uma organização composta por acadêmicos e assessorada por professores, com formatação de empresa júnior. Está vinculada à Univali e ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Gestão, atendendo aos cursos de Administração - Itajaí, Ciências Contábeis - Itajaí e Logística - Itajaí, promovendo eventos de interesse dos acadêmicos destes cursos e serviços de consultoria empresarial nas áreas de: Gestão Organizacional, Gestão Mercadológica (Marketing e Vendas), Logística, Consultoria Financeira e Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional/Gerencial. A equipe de acadêmicos reúne condições para desenvolver parcerias que busquem alternativas para aumentar a eficiência, eficácia e efetividade de organizações em sua área de atuação, além de oferecer suporte para desenvolvimentos de projetos, planos de negócios e pesquisas de mercado, para apoio aos empreendedores e empresários.

38 A Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial, conta atualmente com estagiários, também denominados Consultores Juniores, assessorados por professores, divididos nos períodos matutino e vespertino, que vivenciam o ambiente empresarial e aplicam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, tornando o aprendizado mais fácil, dessa forma preparando o acadêmico para ser um profissional de sucesso nas organizações. Os Consultores Juniores prestam serviços e desenvolvem projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores da instituição. Participam também da elaboração de cursos, palestras, planos de negócios, pesquisas mercadológicas e outros eventos. A Uni Júnior fica localizada no piso térreo do bloco C2 e conta com uma área, totalmente climatizada, de 71,87m2. É composta por uma sala de recepção, uma sala de reuniões equipada com projetor multimídia, uma sala utilizada pelos Professores Responsáveis e uma sala para uso dos funcionários e estagiários. A empresa é equipada com 08 computadores e uma impressora utilizados por todos os colaboradores da empresa.

39 Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Gestão
Localização: Campus Itajaí – Bloco B7 – Sala 111 Contato:


Carregar ppt "Versão 2011 - 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google