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Modalidade: Bacharelado Presencial Modalidade: Bacharelado Presencial Ato legal de criação: A criação do curso de graduação em Administração foi autorizada.

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2 Modalidade: Bacharelado Presencial Modalidade: Bacharelado Presencial Ato legal de criação: A criação do curso de graduação em Administração foi autorizada pelo Decreto Federal n.º de 18 de outubro de Ato legal de criação: A criação do curso de graduação em Administração foi autorizada pelo Decreto Federal n.º de 18 de outubro de Ato legal de Renovação de Reconhecimento: Decreto nº de 24 de junho de 2009 – Governo do Estado de Santa Catarina. Ato legal de Renovação de Reconhecimento: Decreto nº de 24 de junho de 2009 – Governo do Estado de Santa Catarina.

3 Turno de funcionamento: Matutino e Noturno Turno de funcionamento: Matutino e Noturno Carga horária total do curso: A matriz curricular do Curso de Administração conta com carga horária total de horas, das quais são de atividades de ensino, 240 horas de Estágio/TIC e 300 horas destinadas à realização de Atividades Complementares. Carga horária total do curso: A matriz curricular do Curso de Administração conta com carga horária total de horas, das quais são de atividades de ensino, 240 horas de Estágio/TIC e 300 horas destinadas à realização de Atividades Complementares.

4 Breve Histórico: O Curso de Administração iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1979, sendo autorizado pelo Parecer n.º 48/78/CEE/SC e do Decreto n.° do CEE de 18/10/78. Seu reconhecimento ocorreu em 1982 pelo Parecer do Conselho Federal de Educação n.º 753/81 e a Portaria Ministerial n.º 23, de 08 de Janeiro de Em 2008, o curso passou pelo processo de renovação do reconhecimento, conforme atos legais: Parecer nº 157/CEE-SC e Resolução n° 020/CEE-SC, de 28/04/2009, Decreto Estadual nº 2.415, art. N° 01 – XIII, de 24/06/2009. Em 2005, os Cursos de Administração da UNIVALI passaram a obedecer uma única matriz curricular, a qual foi aprovada em 19 de outubro de 2005 pela Resolução nº 133/CONSUN-CaEn/05, que padronizou as matrizes a partir do 1º semestre de A atual matriz dos Cursos de Administração foi aprovada em 2010, pela Resolução 111/CONSUN-CaEn/2010, de 03 de dezembro de 2010, numa iniciativa dos Cursos e das Direções do CECIESA-Gestão e do CEJURPS de integrar as matrizes curriculares dos Cursos de Administração e Direito.

5 Organização Didático-Pedagógica

6 Contexto Educacional: O Curso de Administração do CECIESA – Gestão, Campus Itajaí, é concebido a partir de diretrizes que visam à compreensão de uma realidade socioeconômica e ambiental e atende à capacitação de gestores de organizações públicas e privadas, voltados não só à satisfação dos clientes, mas ao entendimento e à inserção de sua atividade na dinâmica local e global. Sua busca constante é por alternativas de desenvolvimento a serem apresentadas à sociedade, pelos profissionais que forma e que são capazes de atuar, não só no contexto regional, mas também nos âmbitos estadual, nacional e internacional. Assim procedendo, o Curso atende a uma exigência ditada pelo próprio mercado, notadamente na Região Sul do Brasil, área de influência direta do Mercado Comum do Sul – o MERCOSUL, cuja existência é um estímulo à formação de profissionais preparados ao atendimento do mercado globalizado.

7 Contexto Educacional: Capaz de atuar nas mais diversas áreas, nas organizações de forma geral, os administradores são mais requisitados nos setores de administração geral, recursos humanos, finanças, produção, marketing e vendas. Ainda as áreas de logística, agronegócios e responsabilidade socioambiental aparecem como áreas emergentes. O administrador é o profissional procurado por todo tipo de empresa. Os graduados no curso contam com um amplo campo de atuação tanto na área privada, existente em número expressivo no espaço geográfico (multinacionais, bancos, comércio, indústria, empresas da área tecnológica, prestadoras de serviços etc) quanto na área pública (órgãos públicos da administração municipal, estadual e federal, empresas públicas etc), sendo que em ambos os casos, a área de abrangência da UNIVALI pode ser considerada privilegiada.

8 Objetivo do Curso: Formar profissionais com domínio da ciência da administração, comprometidos com pressupostos éticos que promovam de forma crítica, reflexiva e responsável, o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade em geral.

9 Perfil do Egresso: Ser capaz de tomar decisões que contemplem a análise, a reflexão e a síntese, de forma ética, responsável e transparente, comprometida com o desenvolvimento das pessoas e das organizações, posicionando-se como agente de mudanças para a construção de estratégias que potencializem as ações e otimizem o uso dos recursos.

10 Competências: Utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis, deles derivando condutas pessoais e profissionais responsáveis, justas e éticas. Refletir e inserir suas ideias nos conhecimentos já disponíveis de maneira crítica e consistente. Entender as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do meio onde se insere e agir de forma crítica e responsável frente às características dessas relações, a fim de tomar decisões numa perspectiva de interdependência local e mundial. Lidar com mudanças, enfrentando as novas situações e os impactos das grandes e complexas transformações que vêm se operando no mundo contemporâneo. Atuar profissionalmente na administração mediante ações fundamentadas e socialmente responsáveis, considerando as organizações e seus ambientes de forma sistêmica e integrada.

11 Competências: Descobrir, elaborar, selecionar e explorar de forma criativa possibilidades de atuação profissional tanto no âmbito social quanto organizacional, projetando e implementando mudanças, considerando os diferentes contextos organizacionais e sociais. Planejar e desenvolver atividades pertinentes ao seu campo de atuação profissional em consonância com as necessidades e demandas regionais, nacionais e mundiais. (Re)Conhecer oportunidades de negócios e o potencial de transformá-las em novos conceitos empresariais. Apresentar capacidade e iniciativa para implementação e gestão de novos empreendimentos. Compreender o meio social, político, econômico e cultural que envolve as diferentes organizações e seus contextos administrativos, capacitando-se a tomar decisões complexas em ambientes igualmente complexos e interdependentes.

12 Competências: Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional na direção e planejamento de pesquisas e estudos voltados à construção permanente do saber administrativo. Estar apto a utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos. Ser capaz de manter relações pessoais que estimulem a confiança, a solidariedade e a cooperação entre indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Atuar de forma interativa e dinâmica em prol de objetivos comuns, interesses interpessoais e institucionais. Conhecer modelos de gestão, desenvolvendo-os e compreendendo-os para propô-los, implementá- los e avaliá-los. Demonstrar flexibilidade e adaptabilidade nas relações interpessoais e no exercício profissional. Enfrentar desafios, identificar e dimensionar riscos. Expressar-se em linguagem adequada e correta em suas diversas formas e diferentes situações. Estar apto para interpretar e intervir na realidade das organizações e seus contextos.

13 Estrutura Curricular: No ano de 2005, a Resolução nº 133/CONSUN-CaEn/05 padronizou as matrizes curriculares dos Cursos de Administração no âmbito da Univali, os quais passaram a obedecer uma única matriz. No ano de 2010, os debates contemporâneos em torno das novas dinâmicas de formação no campo da Educação Superior, embasaram discussões acerca de uma nova alteração da matriz curricular dos Cursos de Administração. Neste momento a proposta foi possibilitar uma matriz integrada, entre os Cursos de Administração e Direito, que possibilitasse ao acadêmico concluir os dois cursos em tempo reduzido.

14 As disciplinas, mais as 300h de Atividades Complementares constantes da matriz curricular estão distribuídas em 8 (oito) períodos (semestres), de acordo com uma lógica que procura integrá-las tanto horizontal quanto verticalmente. Trata-se, em outras palavras, de estimular a inter e a transdisciplinaridade, por reconhecê-las como condição essencial para a compreensão do mundo e a construção do conhecimento pelo sujeito envolvido no processo de descoberta de si mesmo e do outro - uma relação convencionalmente chamada de ensino e aprendizagem. Estrutura Curricular: Assim, o movimento de reflexão e discussão das direções do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão e do Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais, coordenadores dos cursos e Apoio Pedagógico, a fim de viabilizar uma proposta de alteração integrada das matrizes curriculares visando a ampliação do leque de atuação do administrador e a mobilidade acadêmica para os cursos de Administração e Direito, foi efetivado com a implantação do Currículo 6. A viabilização de tal integração foi feita com a inserção de disciplinas eletivas do Curso de Direito na matriz curricular do Curso de Administração, possibilitando que o acadêmico curse até 600 horas, além da inclusão de disciplinas obrigatórias relacionadas às ciências jurídicas, contempladas no eixo de formação básica das DCNAdm.

15 Projetos Integrados: Quanto aos projetos integrados, grande parte dos projetos desenvolvidos no Curso de Administração é realizada na empresa júnior do curso, a Uni Junior – Consultoria e Gestão Empresarial, local onde os acadêmicos do curso realizam atividades com acadêmicos dos demais cursos do CECIESA – Gestão: Ciências Contábeis e Logística, integrando, além das diversos campos de atuação, a teoria à prática. Além dos ganhos diretos na formação do aluno, outros benefícios podem ser evidenciados no desenvolvimento desses projetos; afinal, as tarefas de ensino, pesquisa e extensão, propostas como o tripé de sustentação da Univali, não são plenamente realizáveis caso não haja uma articulação intencional entre elas. Ou seja, é na produção da pesquisa que se delineiam ensino e extensão; na realização da extensão, são gestados objetos de pesquisa e ensino; no ensino são concebidas possibilidades de extensão e de pesquisa. Do confronto entre essas instâncias nasce o que verdadeiramente se pode denominar de relação entre a teoria e a prática.

16 Estágio Curricular/TIC: As atividades do Estágio do Curso de Administração estão regulamentadas pela Resolução nº 107/CONSUN/CaEn/2010, de 03 de dezembro de 2010, que aprovou a alteração do Regulamento dos Estágios do Curso de Administração, do CECIESA-Gestão. A carga horária do Estágio do Curso de Administração é de 300 (trezentas) horas, estando subdividido em três etapas distintas, oferecidas no 6º, 7º e 8º períodos, respectivamente: I – Estágio – código 1460; I – Estágio – código 1460; II – Estágio (extraclasse) – código 4368; II – Estágio (extraclasse) – código 4368; III – Estágio (extraclasse) – código III – Estágio (extraclasse) – código 4369.

17 Atividades Complementares: Entende-se por Atividades Complementares do Curso de Administração da Univali todas as atividades relativas ao ensino, pesquisa, extensão e cultura previstas no Regulamento anexo à Resolução nº 106/CONSUN-CaEn/2010. As Atividades Complementares são obrigatórias para todos os acadêmicos regularmente matriculados e exigem a comprovação de carga horária total de 300 horas, conforme matriz curricular, devendo o seu cumprimento ser distribuído ao longo do curso. Caracterizadas pela flexibilidade e diversidade, as Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades e conhecimentos do aluno. As Diretrizes Curriculares para os Cursos e Graduação em Administração, trazem que a organização curricular dos referidos cursos, deve contemplar conteúdos de formação complementar, caracterizadas por serem estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando. Assim, na Univali, as Atividades Complementares, admitem a participação dos estudantes em eventos internos e externos, visto serem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do perfil profissiográfico.

18 Atividades Complementares: Constituem-se como Atividades Complementares no Curso de Administração da Univali as seguintes categorias: Ensino; Ensino; Pesquisa; Pesquisa; Produção Bibliográfica; Produção Bibliográfica; Extensão e Cultura; Extensão e Cultura; Trabalhos Técnicos. Trabalhos Técnicos.

19 Pesquisa: A UNIVALI mantém quatro programas de incentivo à pesquisa entre os estudantes da graduação, ofertados anualmente. São eles: Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação e Artigo 170.

20 Extensão: Os projetos de extensão do Curso de Administração são desenvolvidos em conjunto aos demais cursos do CECIESA-Gestão, os quais seguem: Arca de Noé; Arca de Noé; 8 jeitos de mudar o mundo; 8 jeitos de mudar o mundo; Doações aos Fundos Municipais de Atendimento à Criança e ao Adolescente; Doações aos Fundos Municipais de Atendimento à Criança e ao Adolescente; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP; Plano de Desenvolvimento Profissional – PDP. Plano de Desenvolvimento Profissional – PDP.

21 Produção Cultural e Eventos

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25 Semana de Iniciação Científica I Ciclo de Palestras do Curso de Administração XIII Semana CECIESA Gestão XIV Semana CECIESA Gestão

26 Intercâmbios: A UNIVALI conta com o Programa de Intercâmbio de Alunos (PIA), veículo que permite o intercâmbio de estudantes da graduação. O edital de candidatura ao PIA é publicado duas vezes ao ano, nos meses de março, para as universidades europeias, e agosto, para as universidades latino-americanas.

27 Avaliação Externa: O curso de Administração Itajaí da UNIVALI, assim como os demais cursos do país, foi submetido, em novembro de 2009, à segunda avaliação externa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. O conceito final do Curso de Administração foi 4, situando-o entre os melhores do estado e do país. Em relação ao Guia do Estudante, o Curso de Administração Itajaí recebeu com mérito 4 estrelas nas edições de 2010 e Este fato exige uma atenção constante da Coordenação de Curso, da Direção do Centro e do Apoio Pedagógico, na manutenção da qualidade de ensino para uma eficiente formação acadêmica.

28 Corpo Docente

29 Atuação do Coordenador: Coordenador do Curso de Administração: Coordenador do Curso de Administração: Prof. Marcos Aurelio Rosembrock Mestre em Administração, Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil, Especialista em Administração de Turismo e Hotelaria, Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil. Bacharel em Administração, Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil, 1994.

30 Titulação do Corpo Docente (2011):

31 Experiência do corpo docente no magistério superior: O corpo docente do Curso de Administração é formado por professores de larga experiência acadêmica. Dos docentes que atuam atualmente no curso, 86% possuem experiência acadêmica de mais de 7 anos e 14% de 4 a 6 anos. Essa situação atende plenamente as políticas de avaliação do MEC ao indicar que, para alcançar o conceito 5, pelo menos 80% do corpo docente deve ter experiência de magistério superior de no mínimo 3 anos.

32 Perfil Discente

33 Perfil socioeconômico e cultural discente: Os calouros do 2º semestre de 2011 do Curso de Administração em sua maioria são do sexo feminino, solteiros com menos de 20 anos, residentes em Itajaí. Trabalham como empregados do setor privado e são economicamente dependentes, sendo que a renda familiar fica entre R$ 801 e R$ No que se refere à escolaridade, a maioria cursou o ensino médio em escola pública, com formação em educação geral e não fez curso pré-vestibular. As principais atividades de cultura/lazer são o acesso à internet, cinema, TV, encontro com amigos e praia. Possuem bom conhecimento de informática e acesso à Internet.

34 Perfil socioeconômico e cultural discente: A maior parte dos calouros do curso ingressou no curso pelo Processo Seletivo Especial sendo que a principal fonte de informação sobre a Universidade foram os amigos e parentes, e sobre o curso foi a internet. A escolha pela UNIVALI se deu em virtude do oferecimento do melhor curso e a escolha do curso deve-se ao ambiente profissional. Os calouros esperam uma melhoria da situação profissional após a conclusão do curso e por isso pretendem permanecer no curso até o seu término assim como trabalhar na área de sua formação.

35 InfraestruturaInfraestrutura

36 Salas de aula: As salas de aula do CECIESA – Gestão possuem 64 m 2 e estão aptas para acomodar confortavelmente 55 alunos. São climatizadas e estão equipadas com projetor multimídia, tela de projeção, quadro de giz e branco. Acesso dos alunos a equipamentos de informática: Os laboratórios de informática do CECIESA – Gestão estão localizados no 2º piso do bloco B7. Os quatro laboratórios estão equipados com 122 computadores contratados por leasing que permite a troca periódica, mantendo a atualização dos equipamentos e impedindo que estes fiquem obsoletos. Sala de Estágio: está localizada no piso térreo do bloco B7 possui um espaço amplo de 320 m 2 e está equipada com impressora e 40 computadores nas bancadas, além de disponibilizar internet sem fio para que acadêmicos e professores utilizem notebooks nas 22 estações de orientações disponíveis no local. A sala também possui uma biblioteca setorial e uma sala de estudos e reunião.

37 Uni Junior: A Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial fundada em julho de 1995, é uma organização composta por acadêmicos e assessorada por professores, com formatação de empresa júnior. Está vinculada à Univali e ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Gestão, atendendo aos cursos de Administração - Itajaí, Ciências Contábeis - Itajaí e Logística - Itajaí, promovendo eventos de interesse dos acadêmicos destes cursos e serviços de consultoria empresarial nas áreas de: Gestão Organizacional, Gestão Mercadológica (Marketing e Vendas), Logística, Consultoria Financeira e Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional/Gerencial.

38 A equipe de acadêmicos reúne condições para desenvolver parcerias que busquem alternativas para aumentar a eficiência, eficácia e efetividade de organizações em sua área de atuação, além de oferecer suporte para desenvolvimentos de projetos, planos de negócios e pesquisas de mercado, para apoio aos empreendedores e empresários. A Uni Júnior Consultoria e Gestão Empresarial, conta atualmente com estagiários, também denominados Consultores Juniores, assessorados por professores, divididos nos períodos matutino e vespertino, que vivenciam o ambiente empresarial e aplicam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, tornando o aprendizado mais fácil, dessa forma preparando o acadêmico para ser um profissional de sucesso nas organizações.

39 Os Consultores Juniores prestam serviços e desenvolvem projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores da instituição. Participam também da elaboração de cursos, palestras, planos de negócios, pesquisas mercadológicas e outros eventos. A Uni Júnior fica localizada no piso térreo do bloco C2 e conta com uma área, totalmente climatizada, de 71,87m 2. É composta por uma sala de recepção, uma sala de reuniões equipada com projetor multimídia, uma sala utilizada pelos Professores Responsáveis e uma sala para uso dos funcionários e estagiários. A empresa é equipada com 08 computadores e uma impressora utilizados por todos os colaboradores da empresa.

40 Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Gestão Localização: Campus Itajaí – Bloco B7 – Sala 111 Contato:


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