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CMMI Governança de TI Prof.: Aldo Pires Grupo 2 Manoel Villas Bôas Júnior Cláudio Latta Luciano Miranda Thyago Hermeto.

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1 CMMI Governança de TI Prof.: Aldo Pires Grupo 2 Manoel Villas Bôas Júnior Cláudio Latta Luciano Miranda Thyago Hermeto

2 O que é o Capability Maturity Model Integration (CMMI)? O CMMI (Modelo de Maturidade da Capacidade - Integração) é um framework que descreve princípios e práticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. O modelo visa ajudar organizações envolvidas com o desenvolvimento de software a melhorar a capacidade de seus processos, por meio de um caminho evolucionário que considera desde processos com resultados imprevisíveis e até mesmo caóticos para processos disciplinados e definidos, com resultados previsíveis e com possibilidade de melhoria contínua.

3 Qual é o histórico dos modelos CMM? Este histórico começa em 1986, quando o SEI (Software Engineering Institute), iniciou o desenvolvimento de um guia para melhoria de processos de software, a partir de necessidades do governo federal para avaliação de seus contratados. No ano seguinte, a partir de necessidades do Departamento de Defesa Americano (DoD), o SEI desenvolveu um questionário preliminar para avaliação da maturidade do processo de desenvolvimento de software das empresas. Em agosto de 1991, foi entregue à comunidade a versão 1.0 do SW-CMM, e quase dois anos depois, em fevereiro de 1993 foi divulgada a versão 1.1. OBS: Em dezembro de 2005, o SEI deixou de reconhecer novas avaliações oficiais realizadas em relação ao modelo SW-CMM.

4 O CMMI é um modelo baseado em melhoria contínua. A melhoria contínua é feita por meio de vários passos evolucionários, e não de inovações revolucionárias. O CMMI fornece uma estrutura para a implementação destes passos evolucionários em cinco níveis de maturidade (1 ao 5), os quais configuram bases sucessivas para melhoria contínua.

5 O que é um nível de maturidade? Um nível de maturidade é uma base evolucionária bem definida, na qual se obtém um processo maduro. Cada nível consiste de uma série de metas de processo que, quando satisfeitas, estabilizam um componente importante do processo. Ao longo dos níveis de maturidade, estabelecem-se diferentes componentes do processo, os quais aumentam a capacidade dos diversos processos organizacionais.

6 Os cinco níveis de maturidade do CMMI NívelÁreas de Processos Otimização - Análise e Resolução Causal - Inovação e Implantação Organizacional Quantitativamente Gerenciado - Performance do Processo Organizacional - Gerenciamento Quantitativo de Projetos Definido - Análise e Resolução de Decisões - Integração de Produtos - Desenvolvimento de Requisitos - Solução Técnica - Validação - Verificação - Definição do Processo Organizacional - Foco no Processo Organizacional - Gerência Integrada de Projetos - Gerência de Riscos - Treinamento Organizacional Gerenciado - Gerenciamento de Requisitos - Medição e Análise - Monitoramento e Controle de Projetos - Planejamento de Projetos - Garantia de Qualidade de Produtos e Processos - Gerenciamento de Acordos com Fornecedores - Gerenciamento de Configuração

7 Ci&T Software Área de Atuação consultoria de desenvolvimento e terceirização de aplicações Organização 450 colaboradores e uma estrutura global de prestação de serviços que inclui seis unidades no Brasil, uma subsidiária nos EUA e um escritório na Europa Governança de TI - CMMI

8 Ci&T Software Qual o desejo ? Para obter reconhecimento e padrão internacional. Obtenção da certificação Capability Maturity Model Integration (CMMI) nível 5, o maior grau de maturidade Por que utilizar ? A exportação de serviços de software, que em 2006 cresceu 250%. Atualmente, o mercado norte-americano representa 20% do negócio da empresa, mas a intenção é chegar a 50% em poucos anos A empresa, que acredita no potencial de negócios de tecnologias como Web 2.0 e SOA (Service-Oriented Architecture) Governança de TI - CMMI

9 Ci&T Software Qual o custo ? Investiu 1 milhão de dólares Os recursos investidos foram destinados a treinamento, preparação e adequação de processos, ao longo de quatro anos. A aprovação foi feita pelo avaliador certificado pelo SEI, o americano Mark Amaya, da Synchro PP&T Qual o retorno ? A empresa avalia ainda que o retorno do investimento será obtido de forma rápida, com a diminuição dos desvios de prazo e custos dos projetos e também com o aumento contínuo das receitas no mercado nacional e internacional Em 2006, os contratos de outsourcing de aplicações cresceram 114% em relação a A Ci&T fechou 2006 com um crescimento de 42% nas suas receitas globais em relação ao ano anterior e estima um faturamento de 40 milhões de reais para Governança de TI - CMMI

10 Vixteam Consultoria e Sistemas Área de Atuação consultoria e desenvolvimento de aplicações Organização A companhia integra o pólo de software de Vitória, juntamente com outras 75 empresas. O grupo movimenta cerca de 60 milhões de reais por ano. Governança de TI - CMMI

11 Vixteam Consultoria e Sistemas Qual o desejo ? Maior visibilidade no mercado e o reconhecimento necessário para a expansão de sua atuação, obtenção da certificação Capability Maturity Model Integration (CMMI) nível 2 de maturidade Por que utilizar ? Estará apta a atuar em um mercado que movimenta cerca de 7 bilhões de dólares por ano só no Brasil Governança de TI - CMMI

12 Vixteam Consultoria e Sistemas Qual o custo ? Investiu R$ 500 mil reais Os investimentos foram canalizados principalmente para treinamento da equipe, logística para capacitação em São Paulo, consultorias, auditores internos e contratação da auditoria externa Qual o retorno ? Com o CMMI, a Vixteam acredita que conseguirá ganhar maior visibilidade no mercado e o reconhecimento necessário para a expansão de sua atuação. Além disso, estará apta a atuar em um mercado que movimenta cerca de 7 bilhões de dólares por ano só no Brasil. Governança de TI - CMMI

13 Quem esta utilizando ? A fábrica de software da CPM Braxis, localizada na Bahia, acaba de receber o CMMI DEV (Capability Maturity Model Integration for development) nível 5 na nova versão 1.2. O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) abriu licitação para contratar uma consultoria destinada à prestação de serviços relacionados ao modelo CMMI nível 3 Unisys Brasil conquista CMMI nível 5 e expande centro de operações em MG IBM Brasil obtém CMMI nível 5 Qualitas conquista CMMI 3 e contrata cem profissionais Governança de TI - CMMI

14 Artigo Senso Comum Senso comum é algo que a maioria das pessoas acredita, faz muito sentido numa primeira análise, da até uma sensação de bem-estar acreditar naquilo, mas que muitas vezes acaba se mostrando não ser totalmente ou mesmo nem parcialmente verdade Lembre-se o framework também é criticado Governança de TI - CMMI

15 Artigo Algumas Questões Se seus projetos estão sempre atrasando, você realmente acha que implantando um modelo de processo como prega o CMMI isso vai deixar de acontecer? Você analisou o motivo desses atrasos para saber se eles estão mesmo relacionados a processos ? Se seus projetos estão caros e você está perdendo sua competitividade no mercado por causa disso, você realmente acredita que o CMMI vai barateá-los ? Como ? Se seus desenvolvedores têm dificuldade em lidar com a complexidade tecnológica com que atuam, por falta de treinamento ou mesmo de perfil, você realmente acredita que com processos que burocratizam seu desenvolvimento isso vai melhorar ? Senso comum é algo que a maioria das pessoas acredita, faz muito sentido numa primeira análise, da até uma sensação de bem-estar acreditar naquilo, mas que muitas vezes acaba se mostrando não ser totalmente ou mesmo nem parcialmente verdade Senso Comum O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) abriu licitação para contratar uma consultoria destinada à prestação de serviços relacionados ao modelo CMMI nível 3 Unisys Brasil conquista CMMI nível 5 e expande centro de operações em MG IBM Brasil obtém CMMI nível 5 Qualitas conquista CMMI 3 e contrata cem profissionais Governança de TI - CMMI

16 Artigo Algumas Questões E sabe por que isso acontece ? Acontece porque muitas pessoas que pensam no CMMI ou em qualquer modelo de processos como solução mágica para os problemas de uma fábrica de software, se esquecem de analisar as reais causas dos problemas que ocorrem ali (que podem, inclusive, ser a falta de processos bem definidos) Governança de TI - CMMI

17 Artigo Taylor e a Administração Científica A administração científica era fundamentada em: Planejamento, preparação dos trabalhadores, controle e execução. Não parece familiar? Olha o CMMI velho de guerra !!! Governança de TI - CMMI

18 Artigo Taylor e a Administração Científica A preparação dos trabalhadores pressupõe o estudo dos tempos e movimentos, que visa à isenção de movimentos inúteis (movimento inútil é o seguinte: Se no meio do trabalho você interrompe suas atividades para coçar o nariz, isso é movimento inútil, a empresa está perdendo dinheiro e você está sendo improdutivo). Isso para mim é CMMI níveis 4 e 5 (gerenciado quantitativamente e otimizado). Acontece que esse modelo de administração já foi estudado, criticado, melhorado e depois surgiram novas correntes que também foram estudadas, criticadas e melhoradas. Estamos falando de 1903 até 2007, tem muito chão aí. E uma das coisas óbvias que se pode concluir do trabalho de Taylor, é que ele peca por ignorar as várias variáveis humanas em um processo produtivo. Nem o melhor pianista do mundo é capaz de tocar duas vezes exatamente da mesma forma uma peça musical, imagina querer que isso se aplique a uma empresa de serviços de grande porte Governança de TI - CMMI

19 Artigo Conclusão E agora, sendo justo: Não vejo problema nenhum, nem no CMMI nem em nenhuma outra abordagem parecida. CMMI pressupõe People with skills, training and motivation (mas não fala como diabos você vai conseguir manter as pessoas motivadas com essa montanha interminável de regras, aí os gerentes começam com os prêmios financeiros, igualzinho a turma do Taylor defendia. Depois veio o Abraham Maslow que mostrou que motivação é muito mais complicada que isso). Isso, aliás, faz o maior sentido, já que o CMMI te diz o que você tem que ter, mas não como conseguir, então novamente a essência do sucesso do CMMI não está baseada no processo, e sim as pessoas. Então qualquer bom resultado obtido com o CMMI não pode ser creditado a processos exclusivamente. E aí vem o grande erro dos fanáticos por CMMI, porque geralmente eles se esquecem desse detalhe. Governança de TI - CMMI

20 Obrigado! (aplausos)


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