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PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO Seminário - ISPA 20 Set 08 [10h00-18h00] Movimento da Escola Moderna www.movimentoescolamoderna.pt.

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1 PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO Seminário - ISPA 20 Set 08 [10h00-18h00] Movimento da Escola Moderna

2 Agenda do Seminário 1ª SESSÃO: 10H00-12H30 Apresentação do Programa; Levantamento de dúvidas e esclarecimentos; Apresentação da Comissão Científica e de Formação. 2ª SESSÃO: 14H00–18H00 14h00-15h00 Formação Moodle Comissão Científica Levantamento de Dúvidas e Debate Docentes Investigadores (Sérgio Niza) 15h00-16h00 Formação Moodle Grupo: Vila Real e Algarve 16h00-17h00 Formação Moodle Grupo: Centro-Norte, Alentejo e Margem Sul 17h00-18h00 2 Programa de Investigação/formação Reunião Comissão Científica Formação Moodle Grupo: Lisboa

3 I – OBJECTO DO TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO 3 Programa de Investigação/formação O estudo da utilização do modelo pedagógico do MEM na gestão cooperada do desenvolvimento curricular através da concepção e implementação do Projecto Curricular de Turma de cada docente – investigador ligado em rede b-learning numa comunidade de práticas de investigação e educação; Os docentes – investigadores poderão ainda agrupar-se para complementar esse trabalho de estudo do desenvolvimento do currículo com projectos focados de investigação a partir de um problema ou de um módulo de actividade do trabalho de ensino - aprendizagem e de socialização que se propõem desenvolver.

4 II – OBJECTIVOS GERAIS 1.Fazer evoluir cientificamente o trabalho pedagógico e a auto – formação cooperada no Movimento da Escola Moderna, com o apoio de uma comissão científica permanente; 2.Activar os direitos dos docentes à autonomia técnica e científica, à liberdade de escolha dos métodos de ensino e à proposta de inovações e participação em experiências pedagógicas, bem como nos respectivos processos de avaliação (alínea c) e d) do art. 15º - Direito de participação no processo educativo do Novo Estatuto da Carreira Docente). 4 Programa de Investigação/formação

5 III – OBJECTIVOS ESPECÍFICOS 1.Introduzir inovação pedagógica integrada em projectos de investigação, supervisionados e avaliados cientificamente; 2.Aumentar a qualidade da organização do trabalho de ensino – aprendizagem; 3.Assegurar níveis mais elevados de sucesso, fazendo progredir os alunos em dificuldade; 4.Avaliar o desenvolvimento social e a formação democrática dos alunos. 5 Programa de Investigação/formação

6 IV – CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS a.O enquadramento conceptual; b.A sintaxe do Modelo, assente na organização do trabalho curricular em cinco módulos integrados de actividade. 6 Programa de Investigação/formação Cada Projecto Curricular assumirá explicitamente o Modelo Pedagógico do MEM 1.O planeamento, a avaliação e a análise do desenvolvimento social em conselho de cooperação; 2.O trabalho por projectos; 3.A comunicação e difusão das aprendizagens e das produções; 4.O estudo autónomo na sala de aula enquanto o professor apoia individualmente os alunos em dificuldade; 5.A construção compartilhada de aprendizagens curriculares em sessões de interacção dialógica em colectivo (revisão, formação de conceitos, resolução de problemas, correspondência…)

7 7 Programa de Investigação/formação Sintaxe do Modelo

8 V – MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO Investigação–Acção; Investigação focada (Problemas e actividades curriculares). 8 Programa de Investigação/formação

9 VI – ALGUNS PROJECTOS COMPLEMENTARES DE INVESTIGAÇÃO FOCADA 9 Programa de Investigação/formação Iniciação formal à escrita – leitura no 1º ano do 1º Ciclo EB; Estudo dos níveis de desenvolvimento sócio – moral em alunos do 1º ciclo EB; Estudo sobre a construção de conceitos científicos e ensino experimental das ciências; Estudo sobre o desenvolvimento da escrita de alunos do 2º, 3º ciclos e ensino secundário; Estudo de relações entre o planeamento intelectual e o desenvolvimento social; Projecto de investigação sobre o programa de investigação/formação do MEM para dissertação de doutoramento.

10 VII – DISPOSITIVOS DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO 10 Programa de Investigação/formação Diário de Investigação; Meios de Diagnóstico e de monitorização das aprendizagens; Listas de verificação do uso do Modelo Pedagógico do MEM; Outros meios específicos da investigação focada.

11 VIII – PRODUÇÕES OBRIGATÓRIAS 11 Programa de Investigação/formação Dois relatórios intercalares do Projecto Curricular (datas); Um relatório científico – pedagógico de avaliação final; Um artigo publicável (contextualização teórica e relato de práticas que integre pausas reflexivas e referências teóricas); Apresentação pública de relato de práticas. Nota: Se for possível acreditar o Seminário de Investigação–Formação, a notação final dos docentes-investigadores interessados recairá sobre a análise dos textos do relatório final e do artigo.

12 IX – A PLATAFORMA MOODLE PARA A SUPERVISÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO ON-LINE 12 Programa de Investigação/formação Projectos Curriculares de Turma; Diários de Investigação; Textos científico - pedagógicos de apoio; Instrumentos de apoio à gestão curricular; Listas de verificação do uso do Modelo pedagógico do MEM; Guiões para a produção de textos; Fóruns.

13 X – COMISSÃO CIENTÍFICA PERMANENTE 13 Programa de Investigação/formação Constituída por 30 sócios do Movimento, sendo 15 professores doutorados; Objectivos principais do trabalho da Comissão: 1.O apoio à concepção dos Projectos Curriculares de Turma; 2.O acompanhamento do desenvolvimento do trabalho pedagógico em contexto de turma, sustentado por um sistema de b-learning; 3.O estímulo ao estudo teórico sobre a praxiologia pedagógica no âmbito do modelo do Movimento da Escola Moderna; 4.A reflexão crítica; 5.A regulação cooperada, a monitoragem e a avaliação contínua dos processos; 6.A socialização dos produtos (comunicação e difusão); 7.O editing dos trabalhos Equipa central de monitoragem e acompanhamento.

14 XI – MODO DE AGRUPAMENTO DOS DOCENTES- INVESTIGADORES E RESPECTIVAS EQUIPAS DE SUPERVISÃO/FORMAÇÃO 14 Programa de Investigação/formação Seis grupos (dividir-se-ão em sub-grupos para a realização de actividades específicas de investigação/formação): Ângela Costa Pedro Gonzalez Paulo Brazão Helena Camacho Ana Artur Rui Trindade Cristiana Soveral Manuela Jorge Sérgio Niza Grupo dos Açores Grupo da Madeira Grupo do Centro e Norte Assunção Folque Américo Peças Céu André Cristina Nunes Clara Rolo Graça Vilhena Filomena Serralha Margarida Alves Martins Ivone Niza João Bellem Lídia Grave Lígia Penim Grupo do Sul Grupo de Lisboa e Vale do Tejo Grupo de ensino por disciplinas Os docentes de Educação Especial do Algarve serão acompanhados por Cristina Nunes.

15 XII – AGENDA DOS SEMINÁRIOS 15 Programa de Investigação/formação Sessões em Plenário - Lisboa: 20 de Setembro de de Junho de 09 Sessões intercalares desconcentradas: 15 de Novembro de Janeiro 09

16 XIII – ALGUNS INSTRUMENTOS DE APOIO Guião para produzir o Projecto Curricular de Turma; Lista de Verificação do uso do Modelo Pedagógico do MEM. 16 Programa de Investigação/formação


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