A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas de Círculos de Leitura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas de Círculos de Leitura"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas de Círculos de Leitura
Sentir? Sinta quem lê! Práticas de Círculos de Leitura Lígia Freitas Luísa Dinis Rosa Maria Silva 16 de janeiro de 2012

2 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Isto Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Não uso o coração. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

3 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Tudo o que sonho ou passo, O que me falha ou finda, É como que um terraço Sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

4 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Por isso escrevo em meio Do que não está de pé, Livre do meu enleio, Sério do que não é. Sentir? Sinta quem lê! Fernando Pessoa Cancioneiro (Presença, n.° 38, Abril de 1933) Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

5 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Círculos de Leitura Daniels, H (1994) Giasson, J. (2005) Sousa, O. (2005) Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

6 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Apreciar o texto literário Criar uma relação pessoal com o texto literário Círculos de Leitura Os Círculos de Leitura possibilitam… Ganha importância a receção do texto pelo leitor, a sua subjetividade; tem um papel ativo; seleciona imagens, experimenta sentimentos, alarga as suas experiências e faz a ponte com as que já possui, com o seu conhecimento prévio Alcançar maturidade interpretativa Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

7 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
sentir experi-mentar Construção de um Projeto Pessoal de Leitor querer As práticas em contexto escolar – a literatura é transformada numa leitura que se quer predominantemente assética e impessoal: o texto é estilhaçado, a forma de escrever do autor não é objeto de reflexão e a pr´´opria leitura indfividual e personalizada é também recusada. recriar Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

8 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Descentrar a abordagem do texto literário da leitura e interpretação guiada pelo professor, para práticas que coloquem o leitor no centro do processo de construção/reconstrução da significação do texto. Princípio pedagógico Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

9 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Finalidades Desenvolver o gosto pela leitura. Alargar a cultura literária. Ampliar o pensamento crítico literário. Aprofundar a capacidade de reflexão sobre o texto. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

10 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Destinatários 1.º Ciclo do Ensino Básico 2.º Ciclo do Ensino Básico 3.º Ciclo do Ensino Básico Ensino Secundário Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

11 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Aprender a ler. Ler para aprender. Compreender múltiplos pontos de vista e construir um conhecimento altamente abstrato. Aprender a ler para extrair informação deve ser objeto de ensino nos ciclos subsequentes aos primeiros anos do ensino da leitura Sintetizar criticamente o trabalho dos outros e construir conhecimento a partir daí. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

12 Adequação aos contextos Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
textos de dificuldade e extensão progressivas faixa etária hábitos de leitura interesses horários Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

13 Pressupostos metodológicos Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
O aluno escolhe o livro que deseja ler. Grupos diferentes leem livros diferentes. O prazo para ler o texto (livro/parte do livro) é fixado previamente. Os encontros são regulares e calendarizados. Os grupos devem ser formados por alunos com diferentes competências de leitura. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

14 Pressupostos metodológicos Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Os alunos assumem papéis diferentes em cada sessão. As sessões materializam-se em conversas abertas sobre livros. A escrita e a ilustração são a base da discussão. No final do Círculo de Leitura, procede-se à avaliação (autoavaliação do grupo e avaliação do professor). Quando um Círculo de Leitura termina, há partilha com outros grupos e formam-se novos grupos para novo Círculo de Leitura. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

15 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Papel do Professor Organiza previamente a sessão. Apresenta de forma esclarecedora a finalidade e o funcionamento. Facilita a discussão. Está atento às tarefas de cada aluno nos grupos. Observa desempenhos na leitura. Identifica problemáticas (potencialidades, dificuldades,...). Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

16 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Operacionalização Em pequenos grupos, os alunos leem, assumem diferentes papeis, cumprem tarefas e discutem livros escolhidos por si. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

17 Procedimentos 1.º Disponibilizar 6 ou 7 livros diferentes ao (grande) grupo. 2.º Propor aos alunos que se organizem em grupos que desejem ler o mesmo livro ou propor a cada grupo que escolha um livro para ler. Entregar a ficha de organização a cada grupo e as fichas com os papéis e tarefas que cada aluno vai assumir. 3.º Fixar um período de tempo para a leitura, cumprimento de tarefas e reações à leitura nos grupos (cerca de 30 minutos). 4.º Estabelecer regras que orientem a atividade dos alunos e uniformizem atuações nos grupos (Ex.: Combinar quem desempenha cada papel previsto; cada aluno lê aos seus pares as tarefas implícitas no papel que vai desempenhar; combinar o tempo para ler e para realizar a tarefa, sendo que os últimos 10 minutos serão dedicados à discussão,…). 5.º Clarificar que a discussão parte dos alunos que vão assumindo papéis diferentes em cada sessão. 6.º Esclarecer que, no final de cada Círculo de Leitura, há partilha de cada grupo com os outros grupos/turmas e que o processo só termina com a avaliação. 7.º

18 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Animador da Discussão Senhor dos Excertos Senhor das Ligações Ilustrador Investigador Mágico das Palavras Senhor das Viagens Senhor do Essencial Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

19 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Animador da Discussão Tarefa Prepara uma lista de perguntas relacionadas com o texto, que considera interessantes para serem discutidas no grupo - Dirige a discussão Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

20 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Senhor dos Excertos Tarefa Escolhe passagens do texto para ler ao grupo e desencadear a discussão: partes importantes partes divertidas partes misteriosas partes surpreendentes partes emocionantes Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

21 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Senhor das Ligações Tarefa Faz ligações entre o texto e a vida real: o que se passa consigo o que acontece na escola o que conhece do mundo o que sabe sobre outras épocas Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

22 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Senhor do Essencial Tarefa Faz uma síntese do texto. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

23 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Investigador Tarefa Escolhe um assunto interessante relacionado com o texto e investiga sobre ele: o lugar da ação a época em que acontece o autor Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

24 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Ilustrador Tarefa Cria uma ilustração a partir do que o texto lhe faz lembrar ou sentir, sobre o que mais o impressiona. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

25 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Mágico das Palavras Tarefa Escolhe palavras particularmente importantes no texto: Palavras novas ou pouco comuns Palavras-chave Palavras usadas de forma não-habitual Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

26 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Senhor das Viagens Tarefa Elabora o roteiro da ação. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

27 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva
Bibliografia SOUSA , OTÍLIA DA COSTA. (2007) “O Texto literário na escola: Uma outra abordagem – Círculos de Leitura” (adaptação) – in AZEVEDO F., Formar Leitores: Das teorias às práticas; Lisboa, Lidel. Fotos Trabalho realizado no âmbito da formação PNEP; divulgação autorizada pelo professor Gonçalo Ribeiro, titular do 4º D da EB1 Nº2 de Vialonga Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva


Carregar ppt "Práticas de Círculos de Leitura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google