A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sentir? Sinta quem lê! Práticas de Círculos de Leitura Lígia Freitas Luísa Dinis Rosa Maria Silva 16 de janeiro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sentir? Sinta quem lê! Práticas de Círculos de Leitura Lígia Freitas Luísa Dinis Rosa Maria Silva 16 de janeiro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Sentir? Sinta quem lê! Práticas de Círculos de Leitura Lígia Freitas Luísa Dinis Rosa Maria Silva 16 de janeiro de 2012

2 I STO Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Não uso o coração. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

3 Tudo o que sonho ou passo, O que me falha ou finda, É como que um terraço Sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

4 Por isso escrevo em meio Do que não está de pé, Livre do meu enleio, Sério do que não é. Sentir? Sinta quem lê! Fernando Pessoa Cancioneiro ( Presença, n.° 38, Abril de 1933) Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

5 Círculos de Leitura Daniels, H (1994) Giasson, J. (2005) Sousa, O. (2005) Daniels, H (1994) Giasson, J. (2005) Sousa, O. (2005) Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

6 Apreciar o texto literário Alcançar maturidade interpretativa Criar uma relação pessoal com o texto literário Círculos de Leitura Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

7 sentir Construção de um Projeto Pessoal de Leitor querer experi- mentar recriar Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

8 Descentrar a abordagem do texto literário da leitura e interpretação guiada pelo professor, para práticas que coloquem o leitor no centro do processo de construção/reconstrução da significação do texto. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

9 Desenvolver o gosto pela leitura. Finalidades Alargar a cultura literária. Ampliar o pensamento crítico literário. Aprofundar a capacidade de reflexão sobre o texto. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

10 1.º Ciclo do Ensino Básico Destinatários 2.º Ciclo do Ensino Básico 3.º Ciclo do Ensino Básico Ensino Secundário Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

11 Aprender a ler. Ler para aprender. Compreender múltiplos pontos de vista e construir um conhecimento altamente abstrato. Sintetizar criticamente o trabalho dos outros e construir conhecimento a partir daí. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

12 textos de dificuldade e extensão progressivas faixa etária Adequação aos contextos hábitos de leitura interesses horários … Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

13 Pressupostos metodológicos O aluno escolhe o livro que deseja ler. Grupos diferentes leem livros diferentes. O prazo para ler o texto (livro/parte do livro) é fixado previamente. Os encontros são regulares e calendarizados. Os grupos devem ser formados por alunos com diferentes competências de leitura. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

14 Pressupostos metodológicos As sessões materializam-se em conversas abertas sobre livros. A escrita e a ilustração são a base da discussão. No final do Círculo de Leitura, procede-se à avaliação (autoavaliação do grupo e avaliação do professor). Os alunos assumem papéis diferentes em cada sessão. Quando um Círculo de Leitura termina, há partilha com outros grupos e formam-se novos grupos para novo Círculo de Leitura. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

15 Papel do Professor Está atento às tarefas de cada aluno nos grupos. Observa desempenhos na leitura. Identifica problemáticas (potencialidades, dificuldades,...). Facilita a discussão. Apresenta de forma esclarecedora a finalidade e o funcionamento. Organiza previamente a sessão. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

16 Operacionalização Em pequenos grupos, os alunos leem, assumem diferentes papeis, cumprem tarefas e discutem livros escolhidos por si. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

17 Procedimentos 1.º Disponibilizar 6 ou 7 livros diferentes ao (grande) grupo. 2.º Propor aos alunos que se organizem em grupos que desejem ler o mesmo livro ou propor a cada grupo que escolha um livro para ler. Entregar a ficha de organização a cada grupo e as fichas com os papéis e tarefas que cada aluno vai assumir. 3.º Fixar um período de tempo para a leitura, cumprimento de tarefas e reações à leitura nos grupos (cerca de 30 minutos). 4.º Estabelecer regras que orientem a atividade dos alunos e uniformizem atuações nos grupos (Ex.: Combinar quem desempenha cada papel previsto; cada aluno lê aos seus pares as tarefas implícitas no papel que vai desempenhar; combinar o tempo para ler e para realizar a tarefa, sendo que os últimos 10 minutos serão dedicados à discussão,…). 5.º Clarificar que a discussão parte dos alunos que vão assumindo papéis diferentes em cada sessão. 6.º Esclarecer que, no final de cada Círculo de Leitura, há partilha de cada grupo com os outros grupos/turmas e que o processo só termina com a avaliação. 7.º

18 Animador da Discussão Senhor dos Excertos Senhor das Ligações Ilustrador Investigador Mágico das Palavras Senhor das Viagens Senhor do Essencial Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva

19 Tarefa - Prepara uma lista de perguntas relacionadas com o texto, que considera interessantes para serem discutidas no grupo - Dirige a discussão Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Animador da Discussão

20 Tarefa Escolhe passagens do texto para ler ao grupo e desencadear a discussão: - partes importantes - partes divertidas - partes misteriosas - partes surpreendentes - partes emocionantes -… Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Senhor dos Excertos

21 Tarefa Faz ligações entre o texto e a vida real: - o que se passa consigo - o que acontece na escola - o que conhece do mundo - o que sabe sobre outras épocas -… Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Senhor das Ligações

22 Tarefa Faz uma síntese do texto. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Senhor do Essencial

23 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Investigador Tarefa Escolhe um assunto interessante relacionado com o texto e investiga sobre ele: -o lugar da ação -a época em que acontece -o autor -…

24 Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Ilustrador Tarefa Cria uma ilustração a partir do que o texto lhe faz lembrar ou sentir, sobre o que mais o impressiona.

25 Tarefa - Escolhe palavras particularmente importantes no texto: -Palavras novas ou pouco comuns -Palavras-chave -Palavras usadas de forma não-habitual -… Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Mágico das Palavras

26 Tarefa - Elabora o roteiro da ação. Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva Senhor das Viagens

27 B IBLIOGRAFIA SOUSA, OTÍLIA DA COSTA. (2007) O Texto literário na escola: Uma outra abordagem – Círculos de Leitura (adaptação) – in AZEVEDO F., Formar Leitores: Das teorias às práticas ; Lisboa, Lidel. F OTOS circulo-de-leitura-os-primos-e-bruxa.html Trabalho realizado no âmbito da formação PNEP; divulgação autorizada pelo professor Gonçalo Ribeiro, titular do 4º D da EB1 Nº2 de Vialonga Lígia Freitas, Luísa Dinis, Rosa M.ª Silva


Carregar ppt "Sentir? Sinta quem lê! Práticas de Círculos de Leitura Lígia Freitas Luísa Dinis Rosa Maria Silva 16 de janeiro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google