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FABÍOLA MARIA PEREIRA BEZERRA

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Apresentação em tema: "FABÍOLA MARIA PEREIRA BEZERRA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL
FABÍOLA MARIA PEREIRA BEZERRA Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará (Brasil) – Aluna de Mestrado em Gestão da Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Portugal – Bolseira do Programa Alban

2 APRESENTAÇÃO Estudos de necessidades de informação, como procedimento essencial para implantação de uma biblioteca digital, estando direccionada às bibliotecas universitárias; Método de pesquisa que melhor se ajusta no processo de identificação das necessidades de informação da comunidade académica a qual a biblioteca digital irá atender.

3 A IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS DIGITAIS NAS UNIVERSIDADES
Os estudos de utentes viabilizam efectivamente estes serviços, uma vez que através destes estudos é possível identificar as necessidades de informação. “[…] saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então para saber se as necessidades de informação estão sendo satisfeitas de modo adequado”. (FIGUEIREDO, 1987). Outro factor relevante a considerar e que justifica um estudo de necessidades é a própria competência académica uma vez que as universidades geralmente actuam em muitas áreas do conhecimento e tem portanto utentes com diferentes necessidades de informação

4 IDENTIFICANDO NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO
Os estudiosos da área afirmam, que o utente é motivado no processo de busca de informação mediante uma dúvida inicial. Esta dúvida representa algo que o utente desconhece. A isto, os autores chamam de lacuna do conhecimento ou “gap”. “A necessidade de informação apesar de desconhecida pelo indivíduo, está subjacente à tarefa de resolução de um problema ou de um novo tópico que se precisa conhecer. Isto ocorre quando o usuário, diante de um problema, reconhece que o seu conhecimento não é suficiente para resolvê-lo, por isso precisa obter novas informações. Esta é a motivação necessária para desencadear o processo de busca de informação”. (ALVES, 2002).

5 NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO ASSOCIADA A ACTIVIDADE DE TRABALHO DO USUÁRIO
Disciplina/campo/área de interesse; A disponibilidade de facilidade; A posição hierárquica dos indivíduos; Os factores motivacionais da necessidade de informação; A necessidade de tomar uma decisão; A necessidade de procurar novas ideias; A necessidade de validar as ideias correcta; A necessidade de fazer contribuições profissionais; A necessidade de estabelecer prioridade para a criação” (CRAWFORD apud PAULA, 2004)

6 NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO NA COMUNIDADE ACADÉMICA
As pesquisas desenvolvidas nas áreas de estudos de utentes apresentam como resultado que: Necessidades de informação e procedimento de busca de informação estão directamente relacionados com a área de actuação do pesquisador; Bastante diversificada variando de acordo com as disciplinas; Tomada de decisão e para a actualização de sua área específica; Existem grandes diferenças quanto a necessidades de informação dependendo da área do pesquisador.

7 “O professor-pesquisador precisa de cobertura total, universalidade, actualização constante e serviços de alerta; O professor com dedicação maior à docência prefere informação organizada metodologicamente e publicações do tipo revisões; Os estudantes, por sua vez, querem informações específicas, em poucas palavras, em sua língua materna, e intimamente relacionadas com as disciplinas que cursam”. (Leckie; Pettigrew; Sylvain, 1996)

8 PORTANTO No âmbito das bibliotecas universitárias, deve-se considerar:
Formação de seus acervos nas áreas do conhecimento nas quais a universidade em questão disponibiliza seus cursos; Adequar os serviços e os recursos tecnológicos disponíveis; Planear suas actividades com base no perfil de sua clientela; Necessidade de informação do utilizador de qualquer serviço de informação muda com o tempo; portanto os serviços de informação devem ser flexíveis permitindo assim que os utentes adeqúem as buscas de informação às suas necessidades.

9 ESTUDO DE UTENTES “Devemos compreender as necessidades de nossa comunidade para entregar-lhe serviços de informação efectivos”. (ROMANOS DE TIRATEL, 2003) Tipos de Abordagens (FERREIRA, 1997). 1- Tradicional 2- Alternativa Na abordagem tradicional, estuda-se o utente segundo as suas atitudes: “Usa um ou mais sistemas de informação, um ou mais tipos de serviços de informação e materiais; É afectado por uma ou mais barreiras ao uso do sistema de informação; e Demonstra satisfação com os vários atributos do sistema”.

10 Abordagem tradicional
O utente é visto como um “processador imperfeito da informação”, uma vez que nem todas as pessoas manifestam interesse pelas mesmas fontes de informação. Neste tipo de abordagem os questionamentos são: “Quanto um sistema de informação é utilizado Como um sistema de informação é utilizado Quais as dificuldades com o seu uso Qual a satisfação quanto ao seu uso”. (SILVA et al., 2002).

11 Na abordagem alternativa, os estudos são centrados no utente, sua forma de aprender, seus sentimentos, sua percepção de mundo, o utente é analisado sob uma perspectiva individual. Apresenta as seguintes características: “Observar o ser humano como sendo construtivo e activo; Considerar o indivíduo como sendo orientado situacionalmente; Visualizar holisticamente as experiências do indivíduo; Focalizar os aspectos cognitivos envolvidos; Analisar sistematicamente a individualidade das pessoas; e Empregar maior orientação qualitativa”. (DERVIN e NILAN, apud FERREIRA, 1997).

12 Dentro desta óptica é possível direccionar os estudos para os seguintes questionamentos:
“Que informação um indivíduo quer encontrar no sistema de informação? Que uso fará dela? Como o sistema pode ser melhor projectado para preencher essas necessidades de informação?”.

13 Na Ciência da Informação, a abordagem Alternativa em sido utilizada sobre diferentes vertentes:
“Abordagem de "Valor Agregado" de Robert Taylor - User-Values ou Value- Added b) Abordagem do "Estado de Conhecimento Anômalo" de Belkin e Oddy e Brooks - Anomalous StateSóof-Knowledge c) Abordagem do "Processo Construtivista" de Carol Kuhlthau - Constructive Process Approach d) Abordagem "Sense-Making" de Brenda Dervin”.

14 MÉTODOS MAIS UTILIZADOS PARA IDENTIFICAR NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO
Inquéritos e a entrevista. A abordagem “Sense-Making” Indivíduo tem a capacidade de se compreender reciprocamente, embora cada um tenha seu próprio ponto de vista; Indivíduo é um “ser activo” em constante construção e baseado nas suas características e em suas experiências individuais tendo a sua própria percepção do problema; A informação é vista como algo em construção, baseada no sentido individual criado pelo indivíduo.

15 A metáfora da abordagem teórica-metodológica do Sense-Marking parte da ideia de descontinuidade, onde o indivíduo em várias etapas da sua vida passa por processos de falta de compreensão de algo, o que o leva a interromper sua caminhada, e que muitos autores chamam de “situação problema”. Esta falha, ou lacuna, é que leva os indivíduos a buscar informação que o possa ajudar a continuar seu caminho.

16 METÁFORA DO SENSE-MAKING
Fonte: Duckworth et al. (2005)

17 A UTILIZAÇÃO DO SENSE-MAKING EM ESTUDOS DE UTENTES PRESSUPÕE A ADOPÇÃO DAS SEGUINTES PARTICULARIDADES: a) “Individualidade - usuários devem ser tratados como indivíduos e não como conjunto de atributos demográficos; b) Situacionalidade - cada usuário se movimenta através de uma única realidade de tempo e espaço; c) Utilidade da informação - diferentes indivíduos utilizam a informação de maneira própria, e informação é o que auxilia a pessoa a compreender sua situação; d) Padrões - analisando as características individuais de cada usuário, intenta chegar aos processos cognitivos comuns a maioria”. (FERREIRA, 1997).

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS O levantamento de necessidades de informações dos utentes deve ser uma prática constante e corriqueira nas bibliotecas; A utilização de estudos de utentes nos processos e planeamento de serviços de informações é uma ferramenta indispensável, uma vez que possibilitará à biblioteca conhecer as lacunas de informação de seus utentes, podendo assim oferecer informações e serviços que efectivamente preencham estas lacunas de informação de sua comunidade.

19 Referências Bibliográficas
ALVES, Maria Bernardete Martins. A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia da UFSC, à luz do modelo ISP (Information Search Process) f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Disponível em. Acesso em 03 dez DUCKWORTH, Ana; PAULA, Lícia Pupo de; MARQUES , Sandro. Centro Virtual de Recursos para Surdos : planeamento de área de informações médico-educacionais de um website para famílias de crianças Surdas no contexto da educação pública. Disponível em. Acesso em. 19 dez FERREIRA, Sueli Maria S. P. Estudo de Necessidades de Informação: dos paradigmas tradicionais à abordagem sense-making. Porto Alegre: ABEBD, p. (Documentos ABEBD, 2) Disponível em: FONTENELLE, Maria de Fátima Silva. Necessidade de informação dos professores universitários f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (Recebido por ). ROMANOS DE TIRATEL. Susana. Estudios de usuarios: investigación y competencia profesional. Buenos Aires: Asociación de Bibliotecarios Graduados de la República Argentina, Disponível em: Acesso em: 29 nov

20 Obrigada!


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