A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISCA - Sistema de Controle de Aves Vamos conhecer um pouco do módulo FRANGO DE CORTE Utilize as teclas abaixo para navegar na apresentação PAGE UP Voltar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISCA - Sistema de Controle de Aves Vamos conhecer um pouco do módulo FRANGO DE CORTE Utilize as teclas abaixo para navegar na apresentação PAGE UP Voltar."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISCA - Sistema de Controle de Aves Vamos conhecer um pouco do módulo FRANGO DE CORTE Utilize as teclas abaixo para navegar na apresentação PAGE UP Voltar PAGE DOWN Avançar

3 SISCA - Sistema de Controle de Aves Você tem controles automatizados eficientes para garantir a rentabilidade de sua Granja? O SISCA lhe fornece tudo isto. Conheça um pouco do SISCA e avalie suas vantagens Você tem ferramentas que permitem simular ações como aloja- mento e venda de aves a fim de conhecer seus resultados ante- cipadamente e o auxiliam na tomada de decisão ? Você tem um sistema que lhe fornece diversos índices zootéc- nicos comparando-os entre as diversas linhagens, incubatórios e programas de nutrição que você utiliza?

4 Esta é a principal tela de trabalho no Frango de Corte CONTROLE DE FRANGO DE CORTE Movimento Diário Vendas realizadas Barra de ferramentas Aviários selecionados Previsões Diversas

5 A Barra de Ferramentas Cadastros Relatórios Simulações Tabelas Gráficos Utilitários Clicando neste botão você poderá fazer simulações diversas e tomar decisões com maior segurança Acesse utilitários para configurar o SISCA de acordo com sua forma de utilização Através desta ferramenta você tem acesso ao MENU DE TABELAS para montar todas as tabelas utilizadas pelo SISCA Clicando nesta ferramenta você tem acesso ao MENU DE CADASTROS onde você irá cadastrar fazendas, aviários, clientes, etc.. Clicando nesta ferramenta você tem acesso aos relatórios de trabalho do SISCA Compare seus resultados através de gráficos clicando neste botão

6 A Barra de Ferramentas Hep On-Line CONTROLE DE ESTOQUES Tem alguma dúvida para operar o SISCA?? Em todas as telas de trabalho do SISCA você tem disponível um completo Help on-line para esclarecer suas dúvidas. Aqui você tem disponível um completo CONTROLE DE ESTOQUES de ração e matéria prima, totalmente integrado aos aviários, que irá permitir-lhe saber quando produzir ração e quando comprar ingredientes.

7 A Escolha do Aviário Exibe os aviários selecionados de acordo com a fazenda e a situação do lote escolhidos Seleção de Aviários Identifica empresa

8 Tabelas do SISCA Estas tabelas devem ser criadas antes de iniciar a utilização do SISCA, pois elas são base para consistência de dados, montagem de relatórios e para comparações com padrões de produção. Fases de vida das aves Informe os manejos realizados dia a dia nos aviários: pesagens, vacinas, medicamentos, etc.. Morte e Eliminação Relacione os manejos com as idades em que serão realizados Linhagem das aves Manejos Idade dos Manejos Padrões de Linhagens Cadastre aqui todas as linhagens com as quais trabalha em sua granja Contém os padrões dos fornecedores das linhagens cadastradas. Tabela utilizada para identificar a fase de vida das aves, como: CRIA, RECRIA, ENGORDA e ABATE, por exemplo Utilizada para codificar os tipos de morte/eliminações que serão controlados por você.

9 Tabelas do SISCA Vamos mostrar mais detalhadamente algumas destas tabelas, afim de esclarecer o objetivo de sua utilização. Inicialmente vamos entender o conteúdo destas telas: Conteúdo da Tabela Barra de Ferramentas Apertando-se a tecla F1 dentro da aplicação, será exibido um HELP do campo em que estiver o cursor

10 Tabelas do SISCA Navega entre registros Exibe conteúdo da tabela Apaga registros Sai da Aplicação Confirma a operação Clicando com o mouse nestes botões, você terá acesso a todos os registros existentes na tabela. São quatro ícones representando o PRIMEIRO REGISTO, o ANTERIOR, o PRÓXIMO e o ÚLTIMO REGISTRO. Clicando neste botão você estará confirmando a operação executada nesta tela, seja ela INCLUSÃO, ALTERAÇÃO ou EXCLUSÃO de dados. Outra forma de confirmar uma operação é teclando ENTER após o último campo da tela Ao clicar neste botão, a aplicação irá exibir uma tela com TODOS os registros da tabela, permitindo que o usuário escolha o registro desejado. Ao clicar neste botão o SISCA irá pedir uma confirmação se deseja excluir o registro exibido na tela. Se for confirmado, o registro será excluído da tabela. Clicando neste botão, o usuário estará fechando definitivamente a aplicação que está aberta no momento. A BARRA DE FERRAMENTAS

11 Tabelas do SISCA TABELA DE PADRÕES DE LINHAGENS Nesta tabela deverão ser cadastrados os padrões para CADA DIA DE VIDA das aves. Estes padrões são de grande importância para o sistema, pois vários relatórios de previsões trabalham com os padrões da linhagem afim de prever resultados ao fim de um período. A previsão de CONSUMO DE RAÇÃO, por exemplo, é feita considerando-se o padrão de consumo de ração para cada idade das aves.

12 Tabelas do SISCA TABELA DE PROCEDIMENTOS DE MANEJO Cadastre nesta tabela todos os manejos que são realizados nos aviários de sua Granja, para que o SISCA controle sua realização. Manejos são procedimentos como Vacina, Medicamento, Pesagem, Debicagem, Luz e qualquer outro procedimento previsto para os aviários.

13 Tabelas do SISCA TABELA DE IDADES DE MANEJO Nesta tabela você deve informar a idade (em dias de vida) que serão realizados cada um dos manejos cadastrados. Se houver necessidade, um mesmo manejo pode ser realizado diversas vezes, em dias diferentes.

14 Cadastros do SISCA Programas de Nutrição Informe nesta aplicação todos os alojamentos realizados nos aviários de sua granja. Proprie- tários Fazendas Núcleos e Aviários Além das tabelas mostradas, o SISCA trabalha com alguns cadastros que devem ser montados na fase de implantação. Alojamento de Aves Cadastre Clientes e Fornecedores de sua granja no SISCA Clientes Fornecedores Cadastre os Programas de Nutrição que você utiliza em sua granja Cadastre os proprietários das FAZENDAS que serão controladas no SISCA Cadastre os Núcleos e em seguida os aviários existentes em cada uma das fazendas já cadastradas. Cadastre as FAZENDAS que serão controladas pelo SISCA

15 Cadastros do SISCA CADASTRO DE PROGRAMA DE NUTRIÇÃO Para que o SISCA possa trabalhar com Previsões de Ração, você deverá cadastrar o Programa de Nutrição que pretende utilizar para suas aves. Informe cada ração, a fase de vida, a idade de início e fim em que a ração é ministrada e a quantidade de ração para cada fase, conforme o exemplo abaixo.

16 Cadastros do SISCA CADASTRO DE PROPRIETÁRIOS Vocé deve também cadastrar os proprietários das fazendas onde os aviários (ou galpões) estão localizados. Atribua um código para o proprietário e informe seus dados cadastrais conforme solicitado na tela abaixo.

17 Cadastros do SISCA CADASTRO DE AVIÁRIOS A localização de um grupo de aves no SISCA é feita informando-se a FAZENDA, NÚCLEO e o AVIÁRIO onde as aves estão alojadas. Portanto, você deve cadastrar as FAZENDAS, em seguida os NÚCLEOS e por último os AVIÁRIOS. A tela abaixo será exibida para o cadastra- mento de aviários e você deve informar a fazenda e o núcleo onde o aviário está localizado. Se tiver dúvidas, consulte os HELPs do SISCA

18 Cadastros do SISCA ALOJAMENTO DE AVES Esta aplicação será utilizada sempre que for necessário ALOJAR AVES. Crie um número de controle para o grupo de aves, informe fazenda, núcleo e aviário onde serão alojadas, e todos os demais dados solicitados nesta tela, como quantidade de aves, linhagem, sexo, etc. Depois deste cadastramento, poderão ser informadas as movimentações destas aves.

19 UTILITÁRIOS Clicando na ferramenta UTILITÁRIOS você terá acesso ao menu abaixo, através do qual poderá informar alguns parâmetros próprios de sua criação, afim de adaptar o SISCA às suas condições. Vejamos rapidamente alguns destes padrões.

20 UTILITÁRIOS -Utilizando-se desta tela você poderá cadastrar novos usuários, atribuir-lhes senhas e o nível de segurança desejado. Clicando na chave exibida na barra de ferramentas, você poderá indicar para o SISCA quais aplicações estarão liberadas para o usuário que está sendo cadastrado.

21 UTILITÁRIOS -Estes parâmetros serão utilizados pelo SISCA para realizar SIMULAÇÕES FINANCEIRAS e para determinar a lucratividade de um alojamento de aves.

22 UTILITÁRIOS -Informa se deseja ou não utilizar o controle de estoques associado ao SISCA -O número de dias decorridos entre a fabricação e o consumo da ração servirá para informar ao sistema quantos dias antes do consumo, uma ração deverá ser ser fabricada.

23 CONTROLE DE ESTOQUES Ao clicar no botão referente ao CONTROLE DE ESTOQUES, você terá acesso ao MENU abaixo, onde poderá escolher a rotina desejada. Vamos detalhar algumas destas opções. Se tiver dúvidas, consulte os HELPs do SISCA Cadastros e Tabelas Pedidos Compras Movimentações de Estoque Relatórios Premix Neta rotina você ira montar cadastros e tabelas do Estoque. Use-as para implantar o sistema e sempre que houver manutenções. Cadastre os Pedidos a fornecedores, que serão controlados junto com o estoque de materia prima. Informe aqui as compras recebidas para que o SISCA baixe os Pedidos correspondentes e atualize o estoque Emite os relató- rios do Estoque Controla o Premix utili- zado na ração. Informe as movimentações de estoque. Algumas baixas são feitas automaticamente pelo SISCA.

24 CONTROLE DE ESTOQUES Através desta tela de MENU você terá acesso às rotinas de CADASTROS, TABELAS, GRUPOS e outras. Mesmo que você não pretenda utilizar o CONTROLE DE ESTOQUE, precisará cadastrar nesta rotina RAÇÕES, MEDICAMENTOS e VACINAS utilizadas.

25 CONTROLE DE ESTOQUES Esta é a tela de CADASTRAMENTO DE ITENS. Ao informar os itens que serão cadastrados no estoque, informe o TIPO DO ITEM. Para itens do tipo RAÇÃO, MEDICAMENTOS e VACINA, o SISCA exibirá outra tela solicitando alguns dados complementares.

26 CONTROLE DE ESTOQUES Se você pretende utilizar o CONTROLE DE ESTOQUES, deverá cadastrar na tela abaixo a composição das rações utilizadas em sua granja. Assim, o SISCA poderá verificar se existe matéria prima suficiente para fabrica-la, sempre que fizer previsão de ração.

27 Movimentações no SISCA Montadas as TABELAS, CADASTROS e PARÂMETROS do SISCA e do CONTROLE DE ESTOQUES, o SISCA está pronto para as movimentações diárias, que você deverá utilizar para informar ao sistema tudo que ocorre em seus aviários. Você tem acesso a estas rotinas através dos botões na parte inferior da tela principal, como veremos a seguir. Movimentações Previsões e Vendas

28 Movimentações Diárias no Aviário Ocorrências extras Mortes eliminações Movimentação de Ração Manejos previstos Manejos específico s Use esta aplicação para registrar problemas extras, como falta de água tempestade ou qualquer ocorrência que influa na produção. Utilize esta aplicação para informar ao SISCA todas as mortes e eliminações de aves ocorridas em seus aviários Esta aplicação será utilizada para informar ao SISCA as movimentações de ração entre os aviários, como recebimento e devolução de ração. Utilizando esta ferramenta você informará os manejos realizados, retirando-os da lista de manejos pendentes Esta aplicação será utilizada para criar manejos específicos para determinados aviários.

29 Movimentações Diárias no Aviário Informe nesta aplicação TODAS as mortes e eliminações de aves ocorridas em seus aviários. Informe o CÓDIGO da morte ou eliminação e a QUANTIDADE de aves. O SISCA fará a baixa automática no saldo de aves daquele aviário, assim que você confirmar a operação.

30 Movimentações Diárias no Aviário Informe aqui todas as movimentações de ração (recebimento e devolução) ocorridas em seus aviários. O sistema fará a baixa de estoque automaticamente assim que você clicar no botão de Confirmação.

31 Movimentações Diárias no Aviário Utilize esta aplicação para informar os manejos realizados. Lembre-se que os manejos não informados serão COBRADOS nas relações de manejos PENDENTES.

32 Movimentações Diárias no Aviário Se você precisar cadastrar um manejo específico para algum aviário, diferente dos manejos habituais, utilize esta aplicação, informando o manejo, o aviário, a data e quaisquer observa- ções complementares que julgar necessárias

33 Previsões Diversas Sugestão de Alojamento Faça Previsões com o SISCA Clicando no botão abaixo você poderá fazer previsões de consumo de ração, vendas de aves, consumo de vacinas e medicamentos, sempre no período que você especificar. O SISCA faz para você uma sugestão de alojamento de aves, no período que você especificar, e informa todos os aviários que estarão disponíveis e o número de aves que cada um deles comporta, além do total final.

34 PREVISÕES Ao clicar no botão abaixo, você irá fazer uma PREVISÃO DO CONSUMO DE RAÇÃO para um período especificado. Repare que o botão abaixo está inibido, mas estará disponível depois de realizada a previsão, para que você confirme ou não as previsões feitas pelo SISCA. Faça também previsões de consumo de medicamentos e vacinas, baseando- se nos manejos previstos. A previsão de venda de aves irá considerar as aves que estarão numa idade solicitada, em um período determinado. Previsões de Ração Outras Previsões

35 PREVISÃO DE RAÇÃO Ao escolher a PREVISÃO DE RAÇÃO na tela anterior, o SISCA irá solicitar-lhe o período de referência. Após o término da previsão, volte à primeira tela e repare que o botão inferior estará liberado. Clique neste botão para acessar a tela abaixo e escolher sua próxima opção, que poderá ser: Confirma ração Compras de matéria prima Confirma Qtde Premix Entrega de ração Fabricação de Ração Clicando neste botão você terá acesso a uma rotina para confirmar ou não a ração prevista pelo SISCA. Esta rotina é obrigatória, pois uma ração somente constará dos relatórios de fabricação se for confirmada por você. Este botão irá emitir um relatório demonstrando a situação do estoque de matéria prima para fabricar as rações confirmadas por você. Analise o relatório e verifique se há necessidade de adquirir matéria prima. Ao clicar neste botão você estará emitindo um relatório com a previsão de ração a ser fabricada, acumulada por tipo de ração e data, para ser enviado à fabrica de ração. Este botão dará acesso a rotina para confirmar ou não o Premix que será necessário à fabricação de ração e irá verificar se o estoque de componentes do Premix é suficiente para fabrica-lo nas quantidades previstas para uso na ração. Emite relatório mostrando para quais aviários será distribuída a ração fabri- cada e em que data.

36 PREVISÃO DE RAÇÃO Esta é a tela onde você deverá confirmar as rações que serão fabricadas, colocando a letra S na frente da ração. Você poderá ainda incluir ração, não confirmar e alterar a quantidade prevista pelo sistema.

37 PREVISÃO DE RAÇÃO Este é o modelo do relatório de PREVISÃO DE COMPRA DE COMPONENTES que será emitido pelo SISCA ao verificar se existe estoque necessário de matéria prima para fabricar as rações confirmadas.

38 PREVISÃO DE VENDA Você pode conhecer as aves que poderão ser comercializadas em determinado período. Para isto, você deverá informar na tela abaixo o período desejado e a idade em que as aves deverão estar naquele período. Informados estes parâmetros, o SISCA irá pesquisar os aviários que atendam a estas condições e emitirá o relatório a seguir:

39 PREVISÃO DE VENDA Neste relatório você irá conhecer todos os aviários que atendam os parâmetros estabelecidos conhecendo a quantidade de aves e o peso que elas terão na data de saída, além do total de aves e do peso total.

40 SUGESTÃO DE ALOJAMENTO O SISCA faz para você as sugestões de alojamento, considerando a idade de retirada e o vazio sanitário. Ao entrar na rotina, você terá disponível a tela abaixo. Informe uma fazenda ou deixe em branco, se desejar a sugestão para todas as fazendas.

41 SUGESTÃO DE ALOJAMENTO Esta é a tela para confirmação dos alojamentos. Complemente-a informando o Programa de Nutrição, a linhagem e o sexo das aves que desejar confirmar. Os alojamentos confirmados serão cadastrados automaticamente pelo SISCA, com um NÚMERO DE CONTROLE provisório. A partir deste instante, serão considerados para efeito de manejos(vacinas e medicamentos) e previsões de ração.

42 SUGESTÃO DE ALOJAMENTO Ao término do processamento, o sistema irá exibir-lhe um relatório com as sugestões de alojamento de aves. Avalie o relatório e confirme ou não as previsões, utilizando o botão CONFIRMA PREVISÃO ALOJAMENTO na parte inferior da tela anterior.

43 Venda de Aves Venda de Esterco As Vendas Realizadas Utilizando-se destas aplicações você irá informar todas as vendas realizadas para que o SISCA as controle para você. A qualquer momento você poderá voltar atrás e se informar da origem das aves vendidas para um cliente qualquer. Todo o histórico fica mantido no sistema.

44 As Vendas Realizadas Na tela abaixo serão informadas as vendas de aves para cada cliente. Ao ser informada a última saída o SISCA irá desativar automaticamente o aviário. A idade média será calculada pelo SISCA mas você pode alterar se desejar informar frações de dia.

45 O SISCA tem diversos relatórios disponíveis para você. Estão divididos em três grupos: CADASTRAIS, OPERACIONAIS e de ENCERRAMENTO. Para executa-los, escolha a opção no MENU abaixo clicando nela e informe os parâmetros solicitados. Nas próximas telas veremos alguns destes relatórios. Relatórios do SISCA

46 Este é um modelo de um relatório CADASTRAL e apresenta todos os dados da tabela de LINHAGENS. Os demais relatórios Cadastrais também listam o conteúdo dos cadastros e tabelas correspondentes.

47 Relatórios do SISCA O relatório FECHAMENTO NO PERÍODO é um relatório operacional e informa para o usuário dados importantes como IDADE DAS AVES, MORTALIDADE, ELIMINAÇÕES SALDO, ÚLTIMA PESAGEM e RAÇÃO CONSUMIDA.

48 Relatórios do SISCA O relatório abaixo demonstra os MANEJOS PREVISTOS para os aviários. Poderão ser listados os manejos de um determinado período, os manejos pendentes ou todos os manejos

49 Relatórios do SISCA Este relatório exibe a PREVISÃO DE RAÇÃO para um período específico, mostrando todos os aviários e agrupando as rações por TIPO. Na coluna OBS. é listado um asterisco quando não existem parâmetros na tabela de linhagem para a idade de um determi- nado lote. Neste caso, o consumo de ração é calculado com base na última idade que contiver informações.

50 Relatórios do SISCA Demonstra a MOVIMENTAÇÃO DE RAÇÃO para um aviário, listando as previsões de consumo por fase de vida, com as respectivas datas de início e fim, e as entregas de ração já realizadas.

51 Relatórios do SISCA Este relatório faz o FECHAMENTO FINAL de cada lote desativado, demonstrando viabilidade, ração con- sumida pelo lote e por ave, e diversos outros índices para sua análise.

52 Relatórios do SISCA Este relatório exibe diversos índices de desempenho de aves e está dividido em duas partes: nesta primeira parte, mostra cada aviário isoladamente e os respectivos índices zootécnicos.

53 Relatórios do SISCA Nesta segunda parte os aviários são agrupados por FAZENDA, depois por LINHAGEM, por INCUBATÓRIO e em seguida por PROGRAMA DE NUTRIÇÃO e os mesmos índices zootécnicos são exibidos para cada grupo citado. Finalmente os grupos, serão combinados entre si, dois a dois, três a três e finalmente todos os grupos. Assim.você conseguirá saber o resultado obtido de cada LINHAGEM, por exemplo. Depois, verá os resultados de cada linhagem combinada com o INCUBATÓRIO que forneceu os pintinhos e com os PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO utilizados.

54 Uma Ferramenta Fundamental na Tomada de Decisão Simulação de Alojamento Simulação de Retirada Simulação de Produção Simulações do SISCA Simulação Financeira de Alojamento Através deste Menu você terá a possibilidade de realizar diversas simulações para tomada de decisão em relação a retirada e alojamento de aves. Esta simulação lhe fornecerá dados referentes a custos e receitas que se obterá retirando um lote em uma determinada data Esta simulação lhe fornecerá um PROGRAMA DE ALOJAMENTO de aves, para atender a uma meta pre- estabelecida de produção de carne por mês. Esta aplicação irá simular o RESULTADO FINANCEIRO de um lote de aves ainda não alojado, baseado nos PADRÕES da linhagem escolhida. Esta simulação lhe fornecerá um programa de alojamento de aves para o núcleo desejado, informando a quantidade de aves que se deve alojar em cada aviário, quando se deve alojar e retirar as aves, e quando o aviário estará liberado para um novo alojamento, além da produção de carne esperada.

55 Simulações do SISCA Forneça ao SISCA dados como META DE PRODUÇÃO MENSAL, ÁREA MÉDIA DOS AVIÁRIOS, CICLO DE VIDA DAS AVES, VAZIO SANITÁRIO, etc.. Com base nestas informações e nos padrões da linhagem escolhida, o SISCA irá propor um programa de alojamento, informando quantidade de aviários e aves que deverão ser alojadas nos mesmos, para permitir que você mantenha uma produção constante, no volume desejado. OBSERVAÇÃO: Você pode fazer diversas simulações, alterando o CICLO, a LINHAGEM, ou qualquer outro dado, até obter o melhor resultado para sua granja. Veja agora o RESULTADO de algumas SIMULACÕES

56 Simulações do SISCA SIMULAÇÃO DE ALOJAMENTO Esta simulação lhe fornecerá um programa de alojamento de aves para o núcleo desejado, informando a quantidade de aves que se deve alojar em cada aviário, quando se deve alojar e retirar as aves, e quando o aviário estará liberado para um novo alojamento, além da produção de carne esperada. Ao se informar os dados solicitados, o SISCA irá mostrar os aviários disponíveis no Núcleo, permitindo que o usuário retire algum aviário que não deseja considerar na simulação.

57 SISCA - FRANGO DE CORTE Obrigado por sua atenção... FIM DA APRESENTAÇÃO.


Carregar ppt "SISCA - Sistema de Controle de Aves Vamos conhecer um pouco do módulo FRANGO DE CORTE Utilize as teclas abaixo para navegar na apresentação PAGE UP Voltar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google