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Consumidor Consciente, Consumidor Exigente

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Apresentação em tema: "Consumidor Consciente, Consumidor Exigente"— Transcrição da apresentação:

1 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Saiba como identificar a origem do seu produto de origem animal Sabia que todos os produtos de origem animal possuem uma marca que identifica a origem dos mesmos? É a Marca de Salubridade Consumidor Consciente Consumidor Exigente Encontra-se da seguinte forma: País de Origem Nº Controlo Veterinário do Estabelecimento Fabricante Comunidade Europeia P Nº xxx CE CMC - SMV

2 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Marca de Salubridade A Marca de Salubridade é como que o Bilhete de Identidade de um produto de origem animal. Encontra-se no rótulo ou aposta na embalagem; Dá-nos a conhecer o país de origem do produto e até mesmo a zona do país. Consumidor Consciente Consumidor Exigente Deve ser colocada: em todos os produtos de origem animal; de forma facilmente visível e legível. CMC - SMV

3 O Leite do Dia é pasteurizado (sofreu tratamento térmico ligeiro).
Toda a gente sabe que o leite é um alimento muito completo, sendo a principal fonte de Cálcio da nossa alimentação. O Leite do Dia é pasteurizado (sofreu tratamento térmico ligeiro). Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

4 Conserve sempre no frigorífico
Leite do Dia Ao adquirir Leite do Dia tenha em conta: se a embalagem se encontra íntegra; a data limite de consumo (data de validade) indicada da seguinte forma “consumir até ... (dia/mês)”. Conserve sempre no frigorífico entre os 0ºC e +6ºC Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

5 Consumidor Consciente
Leite UHT O Leite UHT é ultrapasteurizado isto é, leite submetido a um tratamento térmico que lhe confere características de longa duração Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

6 Consumidor Consciente
Leite UHT Saiba que: Este tipo de leite não necessita de frio até à abertura da respectiva embalagem; O seu armazenamento deve ser em local seco, fresco e ao abrigo da luz; Apesar da sua longa duração, tenha em conta a sua data de durabilidade mínima, que refere: “Consumir de preferência antes de...(mês/ano)”. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

7 Iogurtes e Leites Fermentados
Produto coagulado obtido por fermentação láctea devido à acção de microrganismos específicos. São pobres em calorias e ricos em cálcio. Consumidor Consciente Consumidor Exigente Em ambos os casos, a flora (microrganismos) específica existente no produto final, deve estar viva e em abundância. CMC - SMV

8 Iogurtes e Leites Fermentados
Ao adquirir iogurtes e leites fermentados, verifique se: A embalagem se encontra íntegra; A data limite de consumo, indicada da seguinte forma “Consumir até...(dia/mês)” não está ultrapassada; A exposição à venda é feita a temperaturas de refrigeração, entre os 0ºC e os 6ºC. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

9 Iogurtes e Leites Fermentados
Atenção: Conserve-os sempre no frigorífico a temperaturas de 0ºC a +6ºC. Consumidor Consciente Consumidor Exigente Não respeitando as temperaturas de conservação, a flora existente nestes produtos desenvolve-se, deteriorando os mesmos. CMC - SMV

10 Produto derivado do leite, por coagulação. Rico em cálcio e proteínas.
Queijo Produto derivado do leite, por coagulação. Rico em cálcio e proteínas. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

11 Consumidor Consciente
Queijo Se vai comprar Queijo Fresco, tenha em atenção: se este se encontra em vitrines frigoríficas a temperaturas de refrigeração entre os 0ºC e +6ºC; se não está em contacto com líquidos escorrênciais (soro), num tabuleiro limpo; se está devidamente rotulado, nomeadamente com marcação de salubridade e data limite de consumo precedida da expressão: “Consumir até…(dia/mês/Ano)”. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

12 Ovos Consumidor Consciente Consumidor Exigente Produtores Operadores
Existem dois “tipos” de ovos à venda no Mercado Municipal D. Pedro V: Consumidor Consciente Consumidor Exigente Produtores Operadores CMC - SMV

13 Consumidor Consciente
Ovos Produtores: postos à venda pelos produtores, não carecem de carimbo; Não são calibrados (não são do mesmo tamanho); Podem apresentar pequenas manchas de sujidade. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

14 Consumidor Consciente
Ovos Operadores: Devem possuir, obrigatoriamente, carimbo (por cada ovo); Devem ser calibrados; Devem apresentar-se isentos de sujidade ; Devem apresentar-se embalados e devidamente rotulados. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

15 Ovos Consumidor Consciente Consumidor Exigente
Saiba o que lhe diz o carimbo do seu ovo. Por exemplo 3 PT N.º de identificação da exploração Modo de criação: 0- Biológico; 1- Ar livre; 2- Solo; 3- Gaiola. Consumidor Consciente Consumidor Exigente Código das Direcções Regionais de Agricultura (de 1 a 7- Continente, 8-Madeira, 9-Açores) País CMC - SMV

16 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Produtos Derivados de Carne Chouriço Morcela Farinheira Salsichas frescas Negritos Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

17 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Produtos Derivados de Carne Devem estar devidamente rotulados, quanto a: Estabelecimento de produção devidamente licenciado (marca de salubridade); Denominação de venda (nome do produto); Condições especiais de conservação; Lista de ingredientes; Data de validade, consoante os produtos: “Consumir até…(dia/mês/ano)”. ou ”Consumir de preferência antes de...(dia/mês/ano)”, Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

18 Produtos Derivados de Carne
Salsichas frescas, Negritos... Devem ser expostos à venda em equipamentos de conservação de refrigerados. A rotulagem deve ainda mencionar: Data limite de consumo: “Consumir até ...(dia/mês/ano)”; Condições especiais de conservação:”Conservar a temperaturas de 6ºC”; Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

19 Consumidor Consciente
Preparados de Carne Hambúrgueres Consumidor Consciente Consumidor Exigente Espetadas... CMC - SMV

20 Consumidor Consciente
Preparados de Carne Origem de estabelecimento industrial licenciado, devem estar rotulados quanto a: Estabelecimento de produção devidamente licenciado ( marca de salubridade); Denominação de venda (nome do produto); Lista de ingredientes; Data limite de consumo mencionando “ Consumir até ...(dia/mês/ano)”; Condições especiais de conservação:”Conservar a temperaturas de 2ºC a 5ºC”. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

21 Quando preparados pelo operador:
Preparados de Carne Quando preparados pelo operador: Devem ser preparados a pedido do cliente; Devem ser vendidos no próprio dia. Consumidor Consciente Consumidor Exigente EM AMBAS AS SITUAÇÕES DEVEM SER ACONDICIONADOS EM EQUIPAMENTOS DE CONSERVAÇÃO DE REFRIGERADOS. CMC - SMV

22 Produtos à Base de Carne
Mortadela Fiambre Afiambrado... Consumidor Consciente Consumidor Exigente Devem estar acondicionados em equipamentos de conservação de refrigerados a temperaturas de 6ºC; CMC - SMV

23 Produtos à Base de Carne
Devem estar devidamente rotulados, onde deve constar: Estabelecimento de produção devidamente licenciado (marca de salubridade); Denominação de venda (nome do produto); Lista de ingredientes; Condições especiais de conservação: “Conservar a temperaturas de 6ºC” ; Data limite de consumo: “Consumir até ...(dia/mês/ano)”. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

24 Exposição à Venda de Carne
Na exposição à venda, a carne deve obedecer aos seguintes requisitos. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

25 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Exposição à Venda de Carne Devem ser expostas à venda sempre em equipamentos de conservação de refrigerados; As carnes de diferentes espécies devem estar devidamente separadas umas das outras; A carne de bovino deve estar devidamente rotulada quanto à origem; Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

26 Exposição à Venda de Carne
As carnes refrigeradas e seus produtos devem ser distribuídas, conservadas e expostas às seguintes temperaturas (*): frescas +7ºC aves +4ºC frescas de coelho caça de criação e caça selvagem menor Caça selvagem maior Picada +2ºC Preparados de carne com carne picada Produtos à base de carne +6ºC Gorduras animais frescas Miudezas e vísceras frescas +3ºC Consumidor Consciente Consumidor Exigente (*)In, DL 158/97, 24 de Junho CMC - SMV

27 Rotulagem de Carne de Bovino
A carne de bovino, para além da marca de salubridade, quando exposta à venda, deve estar acompanhada de rotulagem específica quanto à origem. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

28 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Rotulagem de Carne de Bovino Exemplos de rotulagem anexa à carne de bovino quanto à Origem: Identificação do animal: N.º de identificação Nascido em: País Criado em: País Engorda em: País Abatido em: País de abate – (N.º Controlo Veterinário) – CE Desmancha em: País de desmancha – (N.º Controlo Veterinário) – CE O circuito pode ser feito em países diferentes Consumidor Consciente Consumidor Exigente Identificação do animal: N.º de Identificação Abatido em: País de abate – (N.º Controlo Veterinário) – CE Desmancha em: País – (N.º Controlo Veterinário) – CE Origem: Quando todo o circuito é realizado no mesmo país CMC - SMV

29 Ultra/Congelados Consumidor Consciente Consumidor Exigente
Todos os produtos congelados/ultracongelados devem: ser expostos à venda em equipamentos de conservação de congelados/ultracongelados munidos de termómetros colocados de forma a que se possa verificar facilmente a temperatura. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

30 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Ultra/Congelados Ao adquirir estes produtos verifique sempre se: A embalagem se encontra íntegra; Não existem sinais de descongelação /recongelação, isto é, se não existe gelo dentro da embalagem; O produto não está queimado pelo gelo; A data de durabilidade mínima não está ultrapassada e indicada da seguinte forma: “Consumir de preferência antes do fim de…(mês/ano)”,. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

31 Consumidor Consciente, Consumidor Exigente
Ultra/Congelados Os produtos congelados/ ultracongelados devem apresentar-se devidamente rotulados quanto a: Consumidor Consciente Consumidor Exigente Denominação de venda completada pela menção: “Congelados”/“Ultracongelados”; Data de durabilidade mínima: “Consumir antes do fim de …(mês/ano)”; Condições especiais de conservação:”Conservar a temperaturas de -18ºC (+/- 6ºC)”; Identificação do lote precedida da letra “L”; Expressão “Não voltar a congelar”. CMC - SMV

32 Na exposição à venda, o pescado fresco deve:
Consumidor Consciente Consumidor Exigente Estar acondicionado em gelo na proporção de 1/2, ou seja, 1Kg de gelo para cada 2Kg de peixe. CMC - SMV

33 Tabela de frescura do peixe, quanto ao Cheiro:
Pescado Fresco Tabela de frescura do peixe, quanto ao Cheiro: Consumidor Consciente Consumidor Exigente Muito Bom Bom Satisfat. N/ Satisfat. Guelras, pele, cavidade abdominal Algas marinhas. Neutro. Ligeiramente acre. Acre. In, Port.ª n.º559/76, de 07/09 e NP-2287, 1988 CMC - SMV

34 Tabela de frescura do peixe, quanto ao aspecto:
Pescado Fresco Tabela de frescura do peixe, quanto ao aspecto: Muito Bom Bom Satisfat. N/ Satisfat. Pele Pigmentação viva e Brilhante; Muco aquoso, transparente viva mas sem Brilho; Muco Ligeiramente turvo. Pigmentação em vias de descoloração e embaciada; Muco leitoso. Pigmentação baça; Muco opaco. Olho Convexo (abaulado); Córnea transparente; Pupila negra, brilhante. Convexo mas achatado; opalescente; embaciada. Plano; Córnea opalescente; Pupila opaca. Côncavo ao centro (afundado); Córnea leitosa; Pupila cinzenta. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

35 Tabela de frescura do peixe, quanto ao aspecto ( cont.):
Pescado Fresco Tabela de frescura do peixe, quanto ao aspecto ( cont.): Muito Bom Bom Satisfat. N/ Satisfat. Guelras Cor viva brilhante; Sem muco. Menos coloridas; Traços ligeiros de muco claro. Descoradas; Muco leitoso. Amareladas; Muco opaco. Orgãos (cor) Rins, restos de outros órgãos e sangue da aorta: Vermelho brilhante. Sangue Vermelho. mate. sangue: acastanhado. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

36 Tabela de frescura do peixe, quanto ao aspecto ( cont.):
Pescado Fresco Tabela de frescura do peixe, quanto ao aspecto ( cont.): Muito Bom Bom Satisfat. N/ Satisfat. Carne (abdómen) Translúcida, Lisa brilhante; Sem nenhuma alteração da cor original. Aveludada, cerosa; Cor Ligeiramente modificada. Ligeiramente opaca. Opaca. Cor da carne (junto da coluna vertebral) rosada. Rosa Vermelha. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

37 Tabela de frescura do peixe, quanto ao textura:
Pescado Fresco Tabela de frescura do peixe, quanto ao textura: Muito Bom Bom Satisfat. N/ Satisfat. Carne Firme e elástica; Superfície de corte lisa. Elasticidade diminuída. Ligeiramente mole; Superfície de corte cerosa (aveludada), e amassada. Mole, flácida (escamas destacam-se facilmente da pele); Superfície de corte granulosa. coluna vertebral Quebra-se em vez de se destacar. Bem aderente. Pouco aderente. Não aderente. Peritoneu Totalmente aderente à carne. Aderente. Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

38 Consumidor Consciente
Pescado Fresco O pescado fresco deve estar devidamente rotulado quanto a:  Capturado  Atlântico Nordeste  Outra zona ___________  Capturado em água doce  Portugal  de Aquicultura  outro país ____________ Preço/Kg Nome Comercial Método de produção Zona de captura Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV

39 Consumidor Consciente
Moluscos Bivalves Devem apresentar-se: Vivos no momento da compra (devem reagir ao toque); Embalados em saco de rede fechado; Devidamente rotulados. Consumidor Consciente Consumidor Exigente Podem conservar -se durante 5 dias, no frio, a temperaturas de 6 a 8ºC. CMC - SMV

40 Consumidor Consciente
Moluscos Bivalves A rotulagem de moluscos Bivalves deve mencionar: O país de expedição; Nº lote e calibre; As espécie de moluscos bivalves (Nome comum e nome científico); Identificação do centro de expedição(marca de salubridade); Data de acondicionamento (dia/mês); Data de validade, seguida da expressão: “Estes animais devem encontrar-se vivos no momento da compra.” Consumidor Consciente Consumidor Exigente CMC - SMV


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