A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos Trabalho realizado por: Ana do Carmo, José Leonardo e Miguel da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos Trabalho realizado por: Ana do Carmo, José Leonardo e Miguel da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos Trabalho realizado por: Ana do Carmo, José Leonardo e Miguel da Silva

2 Conceito de ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA Alimentação equilibrada é uma alimentação que permite aos adultos manter o peso ideal e permite às crianças desenvolverem-se saudavelmente. Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

3 4 regras para uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA Variedade: devemos consumir alimentos dos diversos grupos. Nenhum grupo é mais ou menos importante do que outro; Moderação: devemos consumir alimentos dentro das doses recomendadas; devemos consumir gorduras, óleos e doces apenas esporadicamente; Proporcionalidade: devemos consumir mais alimentos dos grupos maiores, e menos alimentos dos grupos menores; Adequação: o regime alimentar deve ser adaptado às características dos indivíduos (crianças, adolescentes, adultos, idosos), ao seu estado de saúde (saudáveis, doentes) e ao tipo de actividade desempenhada (sedentários, activos).

4 Secagem SECAGEM Este método conserva os alimentos porque os microrganismos responsáveis pelo apodrecimento da comida necessitam de água para se desenvolverem. A secagem permite ainda manter os nutrientes de um alimento e respectiva conservação durante os períodos em que não existem alimentos frescos. SECAGEM AO SOL Em África, o método de secagem dos alimentos mais utilizado é a secagem ao sol, mas os raios solares destroem a vitamina A. As altas temperaturas destroem as vitaminas A e C, bem como outras vitaminas. Por isso, é preferível secar os alimentos à sombra.

5 SECAGEM À SOMBRA A secagem à sombra requer uma boa circulação do ar. Este tipo de secagem não se deve fazer no interior dos edifícios, mas num abrigo aberto de um dos lados, construído de propósito para este efeito. A maior parte dos alimentos para secar são cortados às fatias (por exemplo, pimento, cebola, tomate, beringela, batata doce e cenoura), uma vez que as fatias secam geralmente mais depressa do que o alimento inteiro. As fatias não devem ter mais do que 1 cm de espessura para poderem secar rápida e completamente. Os alimentos devem ser colocados em esteiras ou em tabuleiros, afastados do solo, para evitar a contaminação pela poeira ou pelo próprio solo.

6 SECAGEM NUM FORNO SOLAR Esta técnica de baixo custo é largamente utilizada, tanto ao nível comercial como familiar. Os secadores solares reduzem o tempo de secagem e preservam melhor os nutrientes dos alimentos. Um secador solar é fácil de fazer. Geralmente utiliza- se uma caixa rectangular, mas são possíveis outras formas (por exemplo em pirâmide). O sol aquece o secador e o ar que está no interior deste aquece, evaporando-se para o ambiente. O ar quente e húmido sobe, saindo através de uma saída no cimo do secador. O ar fresco penetra no secador por uma fenda ou por orifícios situados no fundo deste.


Carregar ppt "Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos Trabalho realizado por: Ana do Carmo, José Leonardo e Miguel da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google