A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: a experiência do Programa de EAD da UNAMA Larissa Sato Dias Universidade da Amazônia Milton Cordeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: a experiência do Programa de EAD da UNAMA Larissa Sato Dias Universidade da Amazônia Milton Cordeiro."— Transcrição da apresentação:

1 A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: a experiência do Programa de EAD da UNAMA Larissa Sato Dias Universidade da Amazônia Milton Cordeiro Farias Filho Universidade da Amazônia

2 A avaliação como instrumento de gestão Geral Avaliar o programa de EAD da Unama, de fevereiro/2004 a janeiro/2005, a fim de que sejam criados instrumentos que sirvam de base para a gestão da educação superior em programas de EAD. Específico Discutir a avaliação como um dos instrumentos centrais na gestão da educação superior Objetivos

3 A avaliação como instrumento de gestão Cursos superiores de formação específica Gestão de Órgãos Públicos Gestão em Turismo Gestão Empresarial Desenvolvimento de Sistemas e de Software Sistema semipresencial de ensino 60% EAD 40% Presencial 350 alunos – 50 por turma Características

4 A avaliação como instrumento de gestão Abaetetuba População: hab. Distância de Belém: 150 km Acesso: via terrestre e/ou fluvial Barcarena População: hab. Distância de Belém: 120 km Acesso: via terrestre e/ou fluvial Parauapebas População: hab. Distância de Belém: 800 km Acesso: via terrestre e aérea Fonte: IBGE, 2003 Municípios

5 A avaliação como instrumento de gestão Salas de aula - momentos presenciais Laboratório de informática com Internet - aulas práticas presenciais e EAD SEAD - procedimentos administrativos Sala de videoconferência – 2º semestre 2004 Infra-Estrutura

6 A avaliação como instrumento de gestão Regime modular Guia de Estudos Livro-texto Professor-tutor Monitor Avaliação Atividades à distância Provas presenciais Coordenador de curso Metodologia

7 A avaliação como instrumento de gestão Metodologia Quantitativa Universo da pesquisa: totalidade de alunos matriculados Período da coleta: março a maio/04 Questionário fechado 6 (seis) categorias ou partes 51 questões fechadas Um questionário por aluno para cada disciplina Total: 549 questionários Procedimentos Metodológicos

8 A avaliação como instrumento de gestão Avaliação Pedagógica – Presencial Avaliar a qualidade do momento presencial e detectar os fatores que possam estar interferindo positiva e negativamente no processo ensino-aprendizagem deste momento Planejamento Trabalho em sala de aula Atitudes professor Avaliação processo ensino-aprendizagem Uso do laboratório de informática Questionário – Parte I

9 A avaliação como instrumento de gestão Avaliação Pedagógica – EAD Avaliar se estes elementos estão auxiliando no processo ensino-aprendizagem que acontece quando o professor está fisicamente longe do aluno Guia de Estudos Livro texto Atividades e exercícios Tutoria Perfil dos alunos: pessoas que não tiveram contato ou experiência anterior com EAD Questionário – Parte II

10 A avaliação como instrumento de gestão Coordenação de Curso Avaliar o desempenho do gestor do curso e seu relacionamento com a turma. Auxiliar os coordenadores no direcionamento de sua gestão acadêmica Atendimento a necessidades / informações Relacionamento / contato Questionário – Parte III

11 A avaliação como instrumento de gestão Infra-Estrutura e Serviços Avaliar se a infra-estrutura oferecida pela instituição e o setor de apoio presencial, implantado em cada município, atendem às necessidades do aluno, contribuindo para sua satisfação no curso Laboratório de informática Recursos didáticos disponíveis Atendimento SEADs Questionário – Parte IV

12 A avaliação como instrumento de gestão Auto-Avaliação Levar o aluno a refletir sobre seu papel enquanto sujeito ativo em seu processo de aprendizagem Motivação Satisfação Nível de aproveitamento Importância: aluno - pensar sobre seu papel no curso, expectativas e ansiedades, instituição - acompanhar e verificar se o rendimento está relacionado a fator motivacional Questionário – Parte V

13 A avaliação como instrumento de gestão Monitoria Avaliar a ação do monitor no processo de aprendizagem do aluno Atendimento às dúvidas / solicitações Relacionamento Questionário – Parte VI

14 A avaliação como instrumento de gestão Questões Caráter afirmativo Respostas com escala de 1 a 5 pontos Resultados expressos em % Satisfação do Aluno – SA Aceitação do programa, metodologia e forma de execução Proposta de avaliação direta c/ alunos Âmbito + abrangente – entrevista e observação participante Resultados e Discussão

15 A avaliação como instrumento de gestão Tabela 1 – % SA Abaetetuba-PA. Fonte: pesquisa de campo * Monitoria não implantada Cursos% de satisfação dos alunos IIIIIIIVVVI G. Turismo80,0578,0289,8629,1780,07* G. Empres.80,7374,2847,5539,8877,472,85 Resultados e Discussão

16 A avaliação como instrumento de gestão Cursos% de satisfação dos alunos IIIIIIIVVVI G. Órg. Púb.76,8569,2056,7849,2268,14* G. Empres.95,0290,2369,0366,9192,22* Des. Sist. Soft. 66,0960,4563,7263,8059,4651,63 Resultados e Discussão Tabela 2 – % SA Barcarena-PA. Fonte: pesquisa de campo * Monitoria não implantada

17 A avaliação como instrumento de gestão Cursos% de satisfação dos alunos IIIIIIIVVVI G. Empres.80,7075,4959,7069,4178,6853,18 Des. Sist. Soft. 74,4260,2620,2550,4861,4312,72 Resultados e Discussão Tabela 3 – % SA Parauapebas-PA. Fonte: pesquisa de campo * Monitoria não implantada

18 A avaliação como instrumento de gestão Resultados e Discussão Avaliação Pedagógica Presencial (I) e EAD (II) SA bem elevada (60,26% a 95,02%) - experiência pioneira aula presencial, EAD

19 A avaliação como instrumento de gestão Resultados e Discussão Gestão Acadêmica (III) e Administrativa (IV) Foco central de análise SA baixa (20,25% e 69,03%) - exceto GT

20 A avaliação como instrumento de gestão Gestão Administrativa Grande desafio do programa SA entre 29,17% e 69,41% Seleção de pessoal feita na sede do próprio município Abaetetuba - SA muito baixa (29,17% a 39,88%) Fator de grande preocupação - revisão do sistema e/ou critérios de seleção e condução do processo de treinamento Resultados e Discussão

21 A avaliação como instrumento de gestão Resultados e Discussão Auto-avaliação (V) Cruzando I e II (60,26% a 95,02%) com V (59,46% a 92,22%) - não há disparidades indicativo gestão acadêmica e administrativa: grande desafio para melhoria da SA

22 A avaliação como instrumento de gestão Resultados e Discussão Monitoria (VI) Monitoria não implantada em todos os municípios/cursos

23 A avaliação como instrumento de gestão Monitoria - motivos da baixa SA: 02 meses para implantação Alunos desconheciam figura e papel do monitor Dificuldades de comunicação alunos- monitores Alunos sem experiência com Deixaram questões em branco Atribuíram notas muito baixas Resultados e Discussão

24 A avaliação como instrumento de gestão Apenas um instrumento - índice de satisfação parcialmente construído Incorporação de novas técnicas e procedimentos de coleta e análise dos dados Necessidade e importância de instrumentos de avaliação contínuos e abrangentes melhor direcionar ações pioneiras problemas enfrentados mais rapidamente intervenção de gestão mais envolvida. Notas Conclusivas e Sugestões

25 A avaliação como instrumento de gestão SA diretamente ligada à eficiência e eficácia da gestão do programa de EAD Aceitação da avaliação como instrumento eficiente de acompanhamento e planejamento de ações Qualidade dos programas relacionada à capacidade de intervir em tempo real e com instrumentos variados Implantação: levar em conta locais, não se tornar prisioneiro de sistema específico que possa excluir clientes potenciais (Rumble, 2003) Notas Conclusivas e Sugestões

26 A avaliação como instrumento de gestão Ampliação dos instrumentos de avaliação Qualidade da educação Satisfação do aluno Satisfação dos professores, técnicos, funcionários, comunidade local Objeto de futuros estudos - medir grau de satisfação Fazer da avaliação importante instrumento de gestão na educação, mas não o único. Notas Conclusivas e Sugestões

27 A avaliação como instrumento de gestão Larissa Sato Dias Milton Cordeiro Farias Filho Programa de Educação a Distância Universidade da Amazônia

28 A avaliação como instrumento de gestão Cálculo (Total de pontos máximos - total de pontos mínimos) para compensar a não existência da nota zero. Zero foi considerado para efeito de somatória dos pontos; neste caso, representado pela nota 1. Para efeito real, a escala variou de 0 a 4, transportada da mesma forma para a escala de percentual de 0 a 100%.


Carregar ppt "A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: a experiência do Programa de EAD da UNAMA Larissa Sato Dias Universidade da Amazônia Milton Cordeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google