A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O percurso gerativo de sentido Publicidade, charges e tiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O percurso gerativo de sentido Publicidade, charges e tiras"— Transcrição da apresentação:

1 O percurso gerativo de sentido Publicidade, charges e tiras
Paulo Strogenski

2 Emprestando conceitos desenvolvidos por Hjemeslev, a semiótica narrativa organiza-se a partir de dois pontos de vista: o plano da expressão e o plano do conteúdo, duas faces indissociáveis de um mesmo processo de significação. Dependendo do tipo de narrativa, um ou outro pode sobressair ou, então, se harmonizarem de forma que um plano empresta significados novos ao outro. O mesmo conteúdo pode ser passado por expressões diversas e isso fará com que a cada desenvolvimento expressivo o conteúdo seja transformado.

3 Na semiótica, o sentido de um texto é explicado por meio de um modelo que o trata como o resultado de um percurso com três níveis que se complementam, mas que podem ser estudados separadamente. Este percurso é chamado de é chamado de percurso gerativo de sentido, que simula a produção e a interpretação do conteúdo de um texto, ou seja, ele busca explicar como é construído o sentido e o seu entendimento quando se realiza a leitura. A construção do sentido inicia-se em um nível mais abstrato e simples como uma oposição semântica. Este é o nível profundo ou fundamental. A organização do sentido se dá no nível narrativo e se apresenta através de elementos complexos e concretos no nível discursivo.

4

5

6

7

8 A publicidade talvez seja a maior marca de um sociedade de consumo e reflete uma cultura que sempre tende à massificação.

9

10 Comerciais atuais - Cerveja

11 Exercício


Carregar ppt "O percurso gerativo de sentido Publicidade, charges e tiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google