A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCOLAR? Biblioteca Escolar Eulália Nunes ESCOLA BÁSICA Nº 2 DE ARGANIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCOLAR? Biblioteca Escolar Eulália Nunes ESCOLA BÁSICA Nº 2 DE ARGANIL."— Transcrição da apresentação:

1 COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCOLAR? Biblioteca Escolar Eulália Nunes ESCOLA BÁSICA Nº 2 DE ARGANIL

2 1ª ETAPA Penso no tema 2 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

3 ARTE Biblioteca Escolar Eulália Nunes 3 EXPRESSIONISMO IMPRESSIONISMOIMPRESSIONISMO PINTURA

4 IMPRESSIONISMO 4 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

5 O que já sei? O que ainda não sei? O que já seiO que quero saber movimento artístico Características principais surgido na França Temáticas século XIX Autores (…)Características psicológicas dos autores Estilos próprios (…) QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO 5 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

6 Questões de Investigação… …tendo a preocupação de partir do mais simples para o mais complexo e do mais abrangente para o mais específico. 6 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

7 Qual o objectivo do meu trabalho? Preparar a apresentação de uma aula; Preparar a apresentação de um tema para uma disciplina; Fazer um relatório; Fazer uma biografia; Estudar um assunto; … 7 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

8 Qual a dimensão do trabalho? Procuro saber qual a dimensão e forma do trabalho que tenho que apresentar, porque disso depende o tipo e quantidade de informação a recolher. - 2 ou 3 páginas - 10 páginas - 20 páginas - Apresentação PowerPoint com … slides - Cartaz - … 8 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

9 TRABALHO ESCRITO ESQUEMA DO TRABALHO PLANO DE TRABALHO 9 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

10 Esquema do trabalho (CAPA); (FOLHA DE GUARDA); (FOLHA DE ROSTO) ÍNDICE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO/DISCUSSÃO I - Características principais II - Temáticas III - Autores IV - Características psicológicas dos autores V - Estilos próprios CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA Com base em cada uma das questões anteriores, fica delineado o esquema do trabalho. A resposta a cada uma delas, pode ser cada um dos capítulos. 10 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

11 PLANO DO TRABALHO Definir, com o máximo de rigor possível, o tempo que se pretende gastar em cada tarefa. 11 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

12 AS PARTES DE UM TRABALHO CAPA FOLHA DE GUARDA FOLHA DE ROSTO ÍNDICE/SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO/DISCUSSÃO CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA 12 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

13 2ª ETAPA PESQUISA DE INFORMAÇÃO 13 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

14 INFORMAÇÃO …é o conjunto de todos os dados que podes consultar, recolher e utilizar na produção do teu trabalho. 14 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

15 PALAVRAS-CHAVE Arte século IX Pintura impressionista Características impressionismo Pensamento impressionista Claude Monet Pintores impressionistas Degas Renoir Van Gogh 15 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

16 Podem-te ajudar a encontrar informação, tanto na base de dados da Biblioteca, como na Internet. AS PALAVRAS-CHAVE 16 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

17 Endereços da Internet Deves tomar nota dos endereços que te parecem melhores e dos quais retiras informação, para os poderes colocar na Bibliografia Abre um ficheiro do Microsoft Word, Note Pad ou One Note e cola aí todos os endereços que copiaste. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 17

18 Consulta a Base de Dados da Biblioteca Procura um livro sobre o assunto. A partir do índice, podes chegar a novas palavras-chave. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 18 Abre o programa PACWIN e escreve a palavra-chave no espaço Assunto. Pacwin.lnk

19 Consulta o Catálogo Concelhio Procura por nome de autor, por título ou palavra. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 19

20 FONTES DE INFORMAÇÃO INTERNET ENCICLOPÉDIAS LIVROS REVISTAS APONTAMENTOS DA AULA FICHAS INFORMATIVAS ENTREVISTASENTREVISTAS INQUÉRITOSINQUÉRITOS FILMES CD/DVD 20 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

21 3ª ETAPA 21 Biblioteca Escolar Eulália Nunes Selecciono a Informação

22 Guarda os documentos que seleccionaste Depois de observares todos os documentos que encontraste, escolhe os que consideras que te vão ser úteis e regista informações sobre os mesmos. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 22

23 Registo de dados sobre Livros Biblioteca Escolar Eulália Nunes 23 AUTORTÍTULOTIPO DE DOCUMENTO COTAPÁGINAS Ana Maria Machado Impressionismo: um Olhar Mágico Livro ,

24 Registo de dados sobre Sites Biblioteca Escolar Eulália Nunes 24 Título do SiteEndereçoData da Consulta Wikipediahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo21/11/09

25 4ª ETAPA 25 Biblioteca Escolar Eulália Nunes Recolho a Informação

26 Interage com a Informação Lê, visiona, ouve as fontes e toma notas. Em rascunho, faz um dossier de pesquisa, usando um separador para cada um dos capítulos do teu trabalho. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 26

27 Os Melhores Motores de Busca Biblioteca Escolar Eulália Nunes 27 Portugueses aeiou (www.aeiou.pt) netindex (www.netindex.pt) sapo (www.sapo.pt) tumba (www.sapo.pt)www.sapo.pt Brasileiros Aonde (www.aonde.com.br) Guiaweb (www.guiaweb.com) Estrangeiros com versão em língua portuguesa Altavista (http://pt.altavista.com) Google (http://www.google.pt) Yahoo (http://br.yahoo.com) Estrangeiros All the web (http://www.alltheweb.com) Teoma (http://www.teoma.com) Librariansindex to the Internet (http://lii.org) VirtualLRC (http:// virtuallrc.com) ALL Learn (http://www.alllearn.org/er/directories.cgi) About (http://home.about.com/index.htm)

28 Como Tomar Notas? Biblioteca Escolar Eulália Nunes 28 Páginas(Título da Obra)

29 Biblioteca Escolar Eulália Nunes 29 O resumo É um texto que apresenta, de forma breve, as ideias desenvolvidas no texto original. As ideias fundamentais são expressas por palavras próprias, respeitando o conteúdo e a ordem por que aparecem no texto original. A citação Sempre que copio um texto, tal como ele foi escrito ou dito pelo seu autor, estou a fazer uma citação. Esse texto deve aparecer entre aspas. Quando inserido no trabalho, coloca-se uma nota de rodapé, referindo o nome do autor e da obra citada e a página em que o mesmo se encontra. Exemplo: O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. 1 1 Maquetas,Washington, em linha, disponível em: [ 12/11/09]

30 A CAPA A capa é a primeira imagem que surge associada ao teu trabalho. Deve conter: o nome da escola; o título do trabalho; o nome da disciplina; a identificação do aluno - nome, ano, turma, número; O nome de Aluno (ou dos alunos, se for Trabalho de Grupo) deve ser escrito abaixo do título (cerca de 3cm) e à direita; a data. Pode, ainda, conter desenhos, gravuras ou fotografias alusivas ao seu conteúdo. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 30

31 Biblioteca Escolar Eulália Nunes 31 A Capa é a protecção externa do Trabalho Escolar. Deve considerar-se um dos componentes do trabalho, e não o mais importante. Para que a Capa fique com boa aparência, toma os seguintes cuidados: Prenda-a às outras folhas com agrafos, sempre pelo lado esquerdo e nunca na parte superior; Não uses agrafos em demasia: 3 ou 4 no máximo; Usa sempre papel limpo, nos tamanhos ofício, A-4; Não uses clipe: fica feio, e às vezes desprende-se; Usa folha de cartolina se o trabalho for volumoso, mais de 30 páginas, por exemplo; Evita rasuras; Evita o exagero nos enfeites. A Capa deve ser bonita, porém discreta; Se puderes, manda colocar uma espiral de plástico, protegendo a capa com uma folha de plástico transparente (ou de cor). A folha transparente é a ideal.

32 FOLHA DE GUARDA É uma folha em branco que se coloca no começo do trabalho, logo depois da Capa. É usada como protecção. Esta folha pode ser dispensada, embora confira um aspecto mais cuidado ao trabalho. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 32

33 FOLHA DE ROSTO É a folha que vem depois da folha de guarda e apresenta uma identificação mais detalhada do trabalho, nomeadamente: o nome da escola, a disciplina a que se destina o trabalho e o nome do professor; o título do trabalho; o nome do(s) autor( es), ano, turma e número(s) data e ano lectivo. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 33

34 ÍNDICE/SUMÁRIO Aqui são numerados todos os títulos e subtítulos que utilizaste ao longo do trabalho. Deves indicar a página correspondente a cada um, de acordo com a paginação geral do trabalho, iniciada na página de rosto que corresponde à página 1. O índice ou Sumário corresponde ao esquema do trabalho. Deves ter cuidado para não errar a numeração. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 34

35 INTRODUÇÃO -o tema que se vai tratar; -as razões por que se escolheu esse tema; Podes desenvolver este tópico através do exercício que fizeste quando pensaste sobre aquilo que já sabes sobre o assunto. -o que se deseja desenvolver; Podes alargar este tópico com as questões que formulaste para pesquisa. -o percurso e os métodos utilizados. Podes referir as fontes de informação a que vais aceder, a forma de apresentação do trabalho, as tarefas que cada elemento do grupo irá realizar, no caso de ser um trabalho de grupo. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 35 Na introdução, deve apresentar-se :

36 DESENVOLVIMENTO/DISCUSSÃO O desenvolvimento, ou corpo do trabalho, é a sua parte central. Baseia-se nas informações recolhidas e deve ser redigido em texto, de forma lógica e coerente. Podes dividi-lo em várias partes (capítulos ou subcapítulos) e ilustrá-lo com fotografias, esquemas, desenhos, gráficos… Organiza a informação de forma lógica e coerente. Podem ser feitas citações dos autores consultados. As citações devem ser curtas e estar bem destacadas entre aspas. Deves utilizar notas de rodapé, sempre que precises de fazer algum esclarecimento. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 36

37 ASPECTO FORMAL Não te esqueças que um trabalho escrito não deve ser confundido com uma cópia ou um decalque de textos lidos em livros ou retirados de sítios da Internet. Eis algumas sugestões que deves ter em conta quando redigires o trabalho… Nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires. Constrói frases curtas. Procura que cada parágrafo corresponda apenas a uma ideia. Utiliza tipos de letra simples, como o Arial ou Times New Roman. O tamanho da letra do corpo de texto deverá ser 12 e nos títulos podes utilizar 14. Espaça as linhas, (1,5 entre cada) e dá uma margem de 3 cm à esquerda e 2,5 à direita, ao cimo e ao fundo. Utiliza o itálico ou o sublinhado para os seguintes casos: títulos (de livros, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte) palavras estrangeiras, frases ou palavras que queiras evidenciar. Insere um Cabeçalho e um rodapé. No cabeçalho, coloca-se o nome da escola assim como o do trabalho e, no rodapé, regista-se o nome do(s) autor(es) do referido trabalho, a data e o nº da página. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 37

38 CONCLUSÃO É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas, fundamentadas no conteúdo do texto. É também a parte que os alunos menos gostam de fazer. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objectivas. Deves apresentar uma síntese do assunto desenvolvido anteriormente. Podes dar uma visão pessoal, referir as dificuldades sentidas. Não deves, contudo, repetir o que já foi dito anteriormente. Biblioteca Escolar Eulália Nunes 38

39 BIBLIOGRAGIA Biblioteca Escolar Eulália Nunes 39 Como apresentar referências bibliográficas Último nome do autor, Primeira inicial e iniciais dos outros nomes. (Ano da publicação). T í tulo do livro: subt í tulo. (Nº da edição). Local da publicação: Editora. Exemplo: Livro de um só autor: Camões, L. (1978). Os Lusíadas. Porto: Figueirinhas Livro de dois autores: Cunha, C. e Cintra L. (1996). Breve Gramática do Português contemporâneo (9 ª edição). Lisboa: Edições João Sá da Costa Documentos electrónicos Último nome do autor, iniciais dos outros nomes. (Data). T í tulo. URL. Data de acesso. Sim-Sim, Inês (1997). A Língua Materna na Educação Básica: competências nucleares e n í veis de desempenho. [consultado em 11 de Fevereiro de 2008]

40 Para fazer referências correctas das fontes Biblioteca Escolar Eulália Nunes 40

41 Biblioteca Escolar Eulália Nunes 41

42 Biblioteca Escolar Eulália Nunes 42

43 Biblioteca Escolar Eulália Nunes 43

44 Biblioteca Escolar Eulália Nunes 44

45 SITES VISITADOS Biblioteca Escolar Eulália Nunes 45

46 O plágio (utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia). 46 Biblioteca Escolar Eulália Nunes

47 Na Internet ATENÇÃO: Nem todos os sites têm a mesma qualidade! Alguns até podem ter informações erradas ou escritas num Português que não é o mais correcto. 47 Biblioteca Escolar Eulália Nunes


Carregar ppt "COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCOLAR? Biblioteca Escolar Eulália Nunes ESCOLA BÁSICA Nº 2 DE ARGANIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google