A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

à Direção e Equipe Pedagógica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "à Direção e Equipe Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 à Direção e Equipe Pedagógica
A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico CADEP Coordenação de Apoio à Direção e Equipe Pedagógica

2 CAPACITAÇÃO DESCENTRALIZADA DIA 21/07/2005
RETOMADA DA LEITURA DO TEXTO “A CONS- TRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO”. * ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO: AS ESTRA- TÉGIAS,OS CONTEÚDOS, O CRONOGRAMA, OS ENVOLVIDOS E OS ENCAMINHAMENTOS QUE A ESCOLA IRÁ DESENVOLVER NA CONS- TRUÇÃO DE SEU P.P.P. * DEFINIR NO COLETIVO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA, O PLANODE TRABALHO DO P.P.P., TENDO COMO PRAZO FINAL,O DIA 12 DE DEZEMBRO DE * ELABORAR, POR ESCRITO, A SÍNTESE DO PLANEJAMENTO, CONFORME MODELO NO CADERNO, E ENCAMINHAR PARA O NRE, ACOMPANHAR OS TRABALHOS. * INICIAR A ELABORAÇÃO COLETIVA DO MATERIAL QUE SUB- SIDIARÁ O P.P.P. DA ESCOLA, A SER DISCUTIDO COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, ABORDADANDO OS SEGUINTES ITENS DO ATO SITUACIONAL:

3 1 - SOCIEDADE QUE SOCIEDADE VIVEMOS? QUAIS SEUS VÍNCULOS HISTÓRICOS?
QUAIS OS MAIORES DESAFIOS PARA O FUTURO? NOSSA SOCIEDADE É ORGANIZADA DE FORMA JUSTA? QUAL O PAPEL DE NOSSO ALUNO NA SOCIEDADE? O QUE PODE SER MANTIDO E O QUE PODE SER ALTERADO EM NOSSA SOCIEDADE?

4 2 - ESCOLA REFLEXÕES DO GRUPO:
QUAL O PAPEL DA ESCOLA EM NOSSA SOCIEDADE? COMO A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS CIEN-TÍFICOS/ESCOLARES FOI SENDO UTILIZADA PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO? REFLEXÕES DO GRUPO: QUANDO A ESCOLA SURGIU E PORQUE FOI INSTITUÍDA NA SOCIEDADE? QUE PAPEL A ESCOLA ASSUMIU AO LONGO DO TEMPO? QUE SABERES TEM SIDO REPASSADO PELA ESCOLA? EXISTE ESCOLA PARA TODOS? EXISTEM NATUREZA, TIPOS E FORMAS DIFERENTES DE ESCOLAS PARA CIDADÃOS DIFERENTES? DE QUE TIPO? COMO A NOSSA ESCOLA VEM RESPONDENDO ÀS QUESTÕES EMERGENTES DE NOSSA SOCIEDADE? PARA MELHOR ATENDER A FORMAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS, QUAL DEVE SER A FUNÇÃO DA ESCOLA?

5 3 - ALUNO VAMOS REFLETIR: QUEM É O NOSSO ALUNO?
CONHECEMOS, DE FATO, OS ALUNOS COM QUEM TRABALHAMOS? VAMOS REFLETIR: QUAIS AS CARACTERÍSTICAS REAIS DE NOSSOS ALUNOS? ELAS COINCIDEM COM AS CARACTERÍSTICAS APONTADAS NOS LIVROS? EXISTE UM ALUNO IDEAL? COMO SÃO CONSTITUÍDAS AS FAMÍLIAS DE NOSSOS ALUNOS? COMO É O MEIO EM QUE ELE VIVE? COMO CARACTERIZA A COMUNIDADE ESCOLAR? O QUE SABEMOS SOBRE ALGUNS ASPECTOS DA VIDA DE NOSSOS ALUNOS COMO: ALIMENTAÇÃO, LAZER, DOENÇAS, AMIZADES, GOSTOS, MÚSICAS, PROBLEMAS, SOLUÇÕES? O QUE NOSSOS ALUNOS PENSAM DO FUTURO? ELES TEM UM PROJETO DE SOCIEDADE, DE TRABALHO, DE VIDA PESSOAL?

6 4 - PROFESSOR QUEM É O NOSSO PROFESSOR?
CONHECEMOS OS POSICIONAMENTOS DOS PROFESSORES? QUAL A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES? ACREDITAMOS E DEFENDEMOS A FORMAÇÃO CONTINUADA? QUAIS OS ASSUNTOS QUE NOSSOS PROFESSORES MAIS DOMINAM? CONHECEMOS OS PROJETOS DOS PROFESSORES PARA A ESCOLA? QUAIS SÃO ELES?

7 5 - FUNCIONÁRIO QUEM É O NOSSO FUNCIONÁRIO?
CONHECEMOS O TRABALHO DO FUNCIONÁRIO? CONHECEMOS OS PROJETOS DOS FUNCIONÁRIOS? ELES PARTICIPAM DAS DECISÕES TOMADA PELA ESCOLA? QUAL A PARTICIPAÇÃO DO FUNCIONÁRIO NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES?

8 SOCIEDADE ESCOLA ALUNOS PROFESSORES FUNCIONÁRIOS
NO FINAL, FAZER UMA SÍNTESE DAS REFLEXÕES DO DIA, POR ESCRITO, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIA: SOCIEDADE 1 - O QUE TEMOS? 2 - O QUE QUEREMOS? ESCOLA ALUNOS PROFESSORES FUNCIONÁRIOS

9 ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA TARDE:
QUE SUJEITOS QUEREMOS FORMAR ? QUE SABERES QUEREMOS DISCUTIR ? QUE SOCIEDADE QUEREMOS PARA VIVER? QUE ESCOLA QUEREMOS? QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS PRIORIZAR? QUE AVALIAÇÃO PRECISAMOS CONSTRUIR? QUE CULTURA QUEREMOS VALORIZAR? QUE CONHECIMENTOS QUEREMOS TRABALHAR? QUE RELAÇÕES DE PODER QUEREMOS MANTER ?

10 ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA TARDE:
APÓS À ELABORAÇÃO, CADA GRUPO FAZ A APRESENTAÇÃO DE SUA PROPOSTA PARA O GRANDE GRUPO E OS TEMAS SÃO COLOCADOS EM DISCUSSÃO. APRESENTAR AS CONCLUSÕES DOS TRABALHOS DO DIA, ELABORÁ-LAS POR ESCRITO, E A SEGUIR, FAZER UM DEBATE SOBRE O SEGUINTE DESAFIO DO P.P.P. : COMO TRABALHAR ESSAS QUESTÕES NO SEIO DA ESCOLA, DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS, DE TAL FORMA QUE NOSSOS ALUNOS CONSIGAM INCORPORAR CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS QUE LEVEM A UMA TRANSFORMAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E HUMANA?

11 PRODUÇÃO DO DIA: MATERIAL A SER ENCAMINHADO PARA O NRE: QUADRO SÍNTESE DO PLANEJAMENTO DO P.P.P. (pág. 5). Material a ser utilizado nas próximas reuniões para a construção do P.P.P. : Quadro de reflexões sobre a sociedade, a escola, os alunos, os professores e os funcionários que temos e que queremos; Conclusões sobre as temáticas do P.P.P. debatidas na capacitação descentralizada e do desafio lançado.

12 DIA 22 e 23 - ORIENTAÇÕES PARA OS FUNCIONÁRIOS
1 - ESCOLHER UM COORDENADOR PARA CADA GRUPO DE FUNCIONÁRIOS. 2 - ELE TERÁ A FUNÇÃO DE GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE DE TODOS NAS DISCUSSÕES QUE ACONTECERÃO, RECOLHER OS RELATÓRIOS E AVALIAÇÕES, ENTREGANDO-OS À DIREÇÃO OU À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTABELECIMENTO, NO FINAL DO DIA 23. 3 - INDICAR TAMBÉM UM RELATOR PARA CADA GRUPO. ELE ESTARÁ ENCARREGADO DE FAZER O REGISTRO ESCRITO DAS DISCUSSÕES. 4 - PARA OS ESTUDOS, TER EM MÃOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS: - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. (ECA) - REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA. - ESTATUTO DA APMF. - ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR. - ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL.

13 DIA 22 - MANHÃ Os estudos que serão realizados, visam aprofundar os conhecimentos de cada um nas questões legais que norteiam a forma de atuação de professores e funcionários na relação com os alunos. TEXTO: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (Versão Popular de Frei Beto) QUESTÃO 1 - Ler individualmente e coletivamente o texto, discutindo com os grupos se esses direitos são importantes e por quê? QUESTÃO 2 - A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL promulgada em Discutir o Art. 6º e o Art. 208. Após discutir esses Artigos, responder se eles estão sendo cumpridos na sua escola e enumerar o que faltaria fazer para o cumprimento dos mesmos.

14 Dia 22 - TARDE QUESTÃO 3 - Ler as seguintes partes do ECA:
ESTUDAR O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. QUESTÃO 3 - Ler as seguintes partes do ECA: Título I - Das Disposições Preliminares: Capítulo I - Do Direito à Vida e a Saúde; Capítulo II - Do direito à Liberdade, ao Respeito e à dignidade; Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. A) Criança e adolescente de sua escola têm esses direitos preservados pela equipe de professores e funcionários? B) Enumerar as ações que podem ser feitas na escola para assegurar aos alunos esses direitos.

15 DIA 23 - MANHÃ QUESTÃO 4 - Cada grupo, fará o estudo do REGIMENTO ESCOLAR em vigor, escrevendo quais as maiores dificuldades encontradas no cumprimento do mesmo, e indicando as possíveis soluções para vencer essas barreiras. DIA 23 - TARDE QUESTÃO 5 - Ler o ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR, onde a categoria dos funcionários tem participação efetiva, anotando os pontos que o grupo julgar mais importantes para a gestão democrática da escola, justificando o porquê da importância. QUESTÃO 6 - Ler o estatuto da APMF e do GRÊMIO ESTUDANTIL. A) A APMF é uma associação que ajuda a manter a qualidade na educação? Por quê? B) A sua participação enquanto funcionário é importante? Como você pode contribuir nessa associação? C) Você acha importante a existência do Grêmio Estudantil na Escola? Justifique sua resposta,

16 AVALIAÇÃO (individual)
NUMA FOLHA A PARTE RESPONDER: 1 - Você gostou de participar desses três dias de capacitação? Por quê? 2 - Os estudos realizados nesses três dias, contribuirão para o melhor desempenho de suas funções na escola? De que forma? 3 - Responda: - O que foi mais positivo? - o que foi mais negativo? - o que poderia ter sido feito melhor? Sugira. O (a) coordenador (a) de capacitação da escola transformará as respostas em relatório único e o enviará, juntamente com os demais, ao NRE. A Secretaria Estadual de Educação emitirá Certificado, até o final do ano, a todos os que cumpriram 100% da carga horária.

17 Projeto Político-Pedagógico
1. O que é? É a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades Educação: infantil, especial e de jovens e adultos Ensino fundamental, médio e educação profissional

18 supõe reflexão e discussão crítica
sobre os problemas da sociedade e da educação para encontrar as possibilidades de intervenção na realidade busca a transformação da realidade social, econômica, política ... exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo: professores, funcionários, pais, alunos e outros para construir uma visão global da realidade e dos compromissos coletivos alicerça o trabalho pedagógico escolar enquanto processo de construção contínua: nunca é pronto e acabado

19 fundamenta as transformações internas da organização escolar e
explicita suas relações com as transformações mais amplas (econômica, social, política, educacional e cultural) - é o anúncio do devir, do que foi sonhado coletivamente e que pode passar do sonho à ação “O ser humano é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo à razão de que faz a História. Nela, por isso mesmo, deve deixar suas marcas de sujeito e não pegadas de objeto.” Paulo Freire, 1997, p. 119

20 2. O que não é? um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas algo construído para ser arquivado prova de tarefa burocrática: pronto e acabado para ser encaminhado às autoridades educacionais tarefa específica do pedagogo, do coordenador pedagógico ou do Diretor 3. Princípios Orientadores 3.1. Igualdade de condições para acesso e permanência no processo educativo

21 pressupõe a aprendizagem de
qualidade para todos: vagas e qualidade político-pedagógica superar privilégios econômicos e sociais e articular as dimensões: técnica ou formal: instrumentos, métodos, técnicas política: condição imprescindível da participação – envolve fins, valores e conteúdos exige reflexão/definição e elaboração coletiva sobre: que educação queremos? por que queremos essa educação?

22 * pressupõe uma concepção de:
- sociedade: democrática, justa e igualitária homem/cidadão : crítico, participativo, responsável e criativo 3.2. Gestão Democrática: abrange além do princípio constitucional, as dimensões administrativa, pedagógica e financeira requer o enfrentamento de todas as questões que excluem e marginalizam a criança, o jovem e o adulto construir um projeto comprometido com os interesses e anseios das camadas populares

23 - pressupõe a ruptura entre:
concepção e execução pensar e fazer teoria e prática ciência e cultura Essa superação pressupõe o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores. articula a socialização do poder e seus pressupostos: a prática da participação coletiva elimina o individualismo a reciprocidade exclui a exploração a solidariedade supera a opressão a autonomia anula a dependência submissa aos órgãos intermediários

24 requer a participação coletiva dos
professores, funcionários, pais e alunos na construção, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico assegura a transparência das decisões e legitimidade da participação na construção de instrumentos de gestão democrática: eleição de Diretores constituição de Conselhos: Escolar, FUNDEF, Merenda, Municipal de Educação e outros Conselho de Classe: redimensionamento de sua função pedagógica

25 3.3. Liberdade implica a idéia de autonomia liberdade e autonomia constituem a própria natureza do ato pedagógico “Somos livres com os outros, não, apesar dos outros.” (RIOS, 1982, p. 77) implica em experiência que se constrói na vivência coletiva relações interpessoais a autonomia e a liberdade constituem vivências na relação entre: Administradores, professores, funcionários, pais e alunos Projeto Político-Pedagógico e o contexto social mais amplo

26 Numa situação que expressa limites e
possibilidades O próprio conceito de liberdade contém a idéia de: regras, reconhecimento e de intervenção recíproca “Ninguém pode ser livre se, em volta dele, há os que não o são!” (Heller, 1982, p. 155) 3.4. Valorização dos trabalhadores em educação: princípio central na busca da qualidade e do sucesso na tarefa educativa de formação de cidadãos capazes de participarem na vida sócio-econômica, cultural e política porque está relacionada diretamente com:

27 formação inicial e continuada
condições de trabalho: recursos didáticos, físicos, materiais, dedicação integral, número de alunos por turma carreira e salário: elementos indispensáveis à profissionalização A formação continuada é um direito de todos os trabalhadores em educação, na perspectiva da especificidade de sua função 4. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: DA DISCUSSÃO À ELABORAÇÃO DO TEXTO 4.1. PROJETO o termo deriva do latim projectu, particípio passado do verbo projiceri que significa lançar para diante

28 - rumo, direção, opção intencional
4.2. PEDAGÓGICO identificação dos elementos naturais e culturais necessários à constituição da humanidade em cada ser humano e à descoberta das formas adequadas ao atingimento desse objetivo. (SAVIANI, 1992, p. 30) - forma de organização dos elementos necessários à assimilação do SABER, fazendo a distinção entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório

29 formas adequadas de desenvolvimento do trabalho pedagógico: trata-se da organização dos meios (conteúdos, espaço, tempo e procedimentos) através dos quais, progressivamente cada indivíduo singular realize, na forma de segunda natureza, a humanidade produzida historicamente - condições que viabilizem o acesso e a apropriação do saber sistematizado. Requer dosá-lo e seqüenciá-lo de modo que a criança, o adolescente, o jovem e o adulto passe gradativamente do seu não-domínio ao seu domínio é o fim a atingir que determina os métodos e processos de ensino-aprendizagem

30 porque pressupõe a opção e compromisso com a formação do
4.3. POLÍTICO porque pressupõe a opção e compromisso com a formação do cidadão para um determinado tipo de sociedade A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica. (SAVIANI, 1982) a dimensão pedagógica reside na possibilidade de efetivação da finalidade da educação/escola: formação do cidadão crítico, responsável, criativo e participativo

31 político e pedagógico são
dimensões indissociáveis, porque propicia a vivência democrática necessária à participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania

32 PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
LDB - LEI 9.394/96 ARTIGO 12 INCISO I Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: “I - elaborar e executar sua proposta pedagógica”. ARTIGO 13 e 14 Definem as incumbências docentes com relação ao projeto pedagógico: Art. 13 “I - participar da elaboração da da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”. Art. 14 “I - participação dos profissionais de educação na elaboração do projeto pedagógico da escola”.

33 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO PEDAGÓGICO
LEI nº 9.394/, art. 3º “I. igualdade de condições para acesso e permanência na escola; II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III. pluralismo de idéias e concepções pedagógicas; IV. respeito a liberdade e apreço a tolerância; V. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII. valorização do profissional da educação escolar; VIII. gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação do sistema de ensino; IX. garantia do padrão de qualidade; X. valorização da experiência extra-curricular; XI. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”.

34 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA
1 - ESTABELECE UMA DIREÇÃO, UMA INTENCIONALIDADE. 2 - EXIGE UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE. 3 - DEVE CONTEMPLAR A QUALIDADE DO ENSINO NAS DIMENSÕES INDISSOCIÁVEIS: FORMAL OU TÉCNICA E POLÍTICA. 4 - IMPLICA EM ESFORÇO COLETIVO E PARTICIPATIVO. 5 - DEFINE ACÕES EDUCATIVAS E AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS ÀS ESCOLAS DE CUMPRIREM SEUS PROPÓSITOS E SUA INTENCIONALIDADE. INDAGAÇÕES 1 - QUE É QUE SABEMOS DE ESTRUTURA PEDAGÓGICA? 2 - QUE TIPO DE GESTÃO ESTÁ SENDO PRATICADA? 3 - O QUE QUEREMOS E PRECISMOS MUDAR EM NOSSA ESCOLA? 4 - QUAL É O ORGANOGRAMA PREVISTO? 5 - QUEM CONSTITUI E QUAL É A LÓGICA INTERNA? 6 - QUAIS AS FUNÇÕES EDUCATIVAS PREDOMINANTES? 7 - COMO É VISTA A CONSTITUIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PODER? 8 - QUAIS OS FUNDAMENTOS REGIMENTAIS?

35 “... Se sonhamos com uma sociedade
menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer possibilidade em face dos fatos, defende a capacidade do ser humano em avaliar, de compreender, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo.”

36 “As crianças precisam crescer no exercício desta capacidade de
pensar, indagar-se e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e de não apenas seguir os programas a elas, mais do que propostos, impostos. As crianças precisam de ter assegurado o direito de aprender a decidir, o que se faz decidindo. Se as liberdades não se constituem entregues a si mesmas, mas na sua assunção ética de necessários limites, não se faz sem riscos a serem corridos por elas e pela autoridade ou autoridades com que dialeticamente se relacionam.” (FREIRE, p. 1997, p )

37 A PARTICIPAÇÃO ELIMINA
o autoritarismo, a prepotência, a rigidez hierárquica - a arrogância, a indiferença o individualismo, o comodismo as relações clientelistas, os privilégios a resistência, a forma de pensamento único a fragmentação, a divisão do trabalho enfoque apenas nos resultados acusações que buscam “o culpado”

38 desconfiança, a tristeza,
a imobilidade discriminação, a violência exclusão, reprovação / repetência relações competitivas e visões exclusivamente corporativas rotinas da organização impessoal racionalizada na burocracia

39 A PARTICPAÇÃO POSSIBILITA
a reflexão coletiva que favorece o diálogo, o repseito e a auto-crítica descentralização do poder, criando uma forma de comunicação horizontal que elimina o controle hierárquico e desenvolve a autonomia enfrentamento das relações de dominação, contribuindo para articulação de práticas emancipatórias fundamentadas na solidariedade, reciprocidade e no trabalho coletivo instalação de processos eletivos de dirigentes, com base em ações colegiadas com representação de pais, alunos, funcionários, professores, pedagogos

40 construção de prática coletiva de
avaliação contínua dos processos de organização do trabalho pedagógico e da aprendizagem discussão crítica sobre os conflitos, as tensões e as rupturas que precisam ser enfrentadas defesa radical do compromisso de todos com a qualidade político-pedagógica da organização escolar e da prática coletiva indagação, face às desigualdades, que exige uma tomada de atitude democrática para transformar a referida situação

41 o exercício democrático da liberdade
ética, assegurando a aprendizagem para todos enquanto finalidade e obrigação da educação escolar construção de uma visão orgânica / coesa da realidade, explicitando suas contradições, seus limites e suas possibilidades entendimento das diferentes visões de mundo e de formas possíveis para criar o novo, a partir do que já existe em termo das condições reais e das práticas dos sujeitos do processo educativo a necessária organização do trabalho educativo com todos os sujeitos do processo, articulando as especificidades das diferentes funções

42 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO 1 - QUANTO À CONCEPÇÃO O
ASPECTOS RELATIVOS AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO 1 - QUANTO À CONCEPÇÃO O a) - É UM PROCESSO DEMOCRÁTICO DE DECISSÕES; b) - PREOCUPA-SE EM INSTAURAR UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO PEDAGÓGICO QUE DESVELE OS CONFLITOS E AS CONTRADIÇÕES; c) - CONTÉM OPÇÕES EXPLICITAS NA DIREÇÃO DA SUPERAÇÃO DE PROBLEMAS NO DECORRER DO TRABALHO EDUCATIVO VOLTADO A UMA REALIDADE ESPECÍFICA; d) - É CONSTRUÍDO CONTINUAMENTE, POIS, ENQUANTO PRODUTO É, TAMBÉM, PROCESSO, INCORPORANDO AMBOS NUMA INTERAÇÃO POSSÍVEL.

43 QUANTO A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO, UM PROJETO É DE QUALIDADE QUANDO:
A) - EXPLICITA OS COMPROMISSOS DO CURSO COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO E DO PROFISSIONAL; B) - NASCE DA PRÓPRIA REALIDADE, TENDO COMO SUPORTE A EXPLICITAÇÃO DAS CAUSAS DOS PROBLEMAS E DA SITUAÇÃO NA QUAL TAIS PROBLEMAS APARECEM; C) - É EXEQÜÍVEL E PREVÊ AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO SEU DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO; D) - IMPLICA EM AÇÃO ARTICULADA DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A REALIDADE DO CURSO. ESPECIFICIDADE DO PROJETO 1 - O PROJETO É UMA ANTECIPAÇÃO, UMA VEZ QUE O PREFIXO PRO SIGNIFICA ANTES. RELACIONA-SE COM O TEMPO A VIR. 2 - O PROJETO TEM DIMENSSÃO UTÓPICA, QUE SIGNIFICA, NA VERDADE, O FUTURO “A FAZER”, UM POSSÍVEL A SE TRANSFORMAR EM REAL. É A EXPLORAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES. 3 - POR SER UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, O PROJETO TEM EFEITO MOBILIZADOR DA ATIVIDADE DOS PROTAGONISTAS. GERA FORTES SENTIMENTOS DE PERTENÇAS QUANDO CONCEBIDO, DESENVOLVIDO E AVALIADO COMO UMA PRÁTICA SOCIAL COLETIVA.

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62 TEMPO ESCOLAR CALENDÁRIO ESCOLAR: HORÁRIO ESCOLAR: ORDENA O TEMPO
DETERMINA O INÍCIO E O FIM DO ANO PREVÊ OS DIAS LETIVOS, FÉRIAS, FERIADOS, REUNIÕES, CONSELHO DE CLASSE ETC... HORÁRIO ESCOLAR: FIXA: NÚMERO DE HORAS POR SEMANA NÚMERO DE AULAS POR PROFESSOR HORA ATIVIDADE DO PROFESSOR

63 É TEMPO PARA QUE OS: EDUCADORES: ESTUDANTES
APROFUNDEM SEU CONHECIMENTO SOBRE OS ALUNOS E SOBRE O QUE ESTÃO APRENDENDO POSSAM ACOMPANHAR E AVALIAR O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM AÇÃO POSSAM ESTUDAR E REFLETIR, OU SEJA, POSSAM FORTALECER A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESTUDANTES SE ORGANIZEM E CRIEM SEUS ESPAÇOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA


Carregar ppt "à Direção e Equipe Pedagógica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google