Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Filmetes\Institucuional 1.mpg
2
Filmete institucional
Editar METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO CURRICULAR
3
OBJETIVO Explicar os aspectos básicos da Metodologia para Construção Curricular, relativa à abordagem de ensino por competências, no âmbito do DECEx, prevista para as Linhas de Ensino Militar Bélico, Complementar e de Saúde.
4
CONSTRUÇAO CURRICULAR
METODOLOGIA PARA CONSTRUÇAO CURRICULAR SUMÁRIO 1. Introdução 2. Desenvolvimento 2.1 Grupo de Construção Curricular 2.2 Perfil Profissiográfico 2.3 Mapa Funcional 2.4 Determinação das Disciplinas 2.5 Estabelecimento dos Módulos de Ensino 2.6 Plano Integrado de Disciplinas (PLANID) 2.7 Plano de Disciplinas (PLADIS) 2.8 Quadro Geral de Atividades Escolares (QGAEs) 3. Conclusão
5
CONSTRUÇAO CURRICULAR
METODOLOGIA PARA CONSTRUÇAO CURRICULAR 1 – Perfil Profissiográfico 2 – Mapa Funcional 3 – Determinação das Disciplinas 4 – Estabelecimento dos Módulos 5 – Plano Integrado de Disciplinas (PLANID) 6 – Plano de Disciplinas (PLADIS) 7 – Quadro Geral de Atividades Escolares (QGAEs)
6
CONSTRUÇAO CURRICULAR GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR
METODOLOGIA PARA CONSTRUÇAO CURRICULAR GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR Equipe designada pelo Estb Ens, em boletim interno (BI), para elaborar e/ou revisar os currículos de um curso, estágio geral ou estágio setorial.
7
GRUPO DE CONSTRUÇAO CURRICULAR
Supervisão Diretor de Ensino Direção Subdiretor de Ensino Composição Chefes da Divisão de Ensino, da Divisão/Seção de Pós-Graduação, Seção Técnica de Ensino/Seção de Coordenação Pedagógica, Seção Psicopedagógica, Seções de Ensino/Cursos/Cadeiras ou equivalentes, pedagogos, psicólogos, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos escolares, orientadores educacionais, representantes das unidades de emprego e todos os professores e instrutores.
8
1. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO 2. MAPA FUNCIONAL
GRUPO DE CONSTRUÇAO CURRICULAR 1. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO 2. MAPA FUNCIONAL 3. DETERMINAÇÃO DAS DISCIPLINAS 4. ESTABELECIMENTOS DOS MÓDULOS 5. PLANID PROFESSOR INSTRUTOR 6. PLADIS 7. QUADRO GERAL DE ATIVIDADES ESCOLARES
9
“ Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão”
Guerra Cibernética ??? “ Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão” Um….. Perfil de Curso…. "Ser soldado é mais que profissão: é missão de grandeza!" Combatente… o nosso perfil de curso contemplou guerra na neve?
10
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO
É o documento que delimita as características das habilitações e capacitações profissionais obtidas pelos concludentes dos cursos e estágios, respectivamente, orientando o processo formativo. Fornece subsídios para a construção: Mapa Funcional PLANID PLADIS Competências Profissionais Eixo Transversal
11
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR
DO CURSO/ESTÁGIO ELABORAÇÃO GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR
12
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO
EME TOMA CONHECIMENTO DECEx ANALISA E APROVA Diretorias ANALISA E EMITE PARECER Estb de Ensino vinculado e subordinado ELABORA
13
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA FINALIDADE Aspectos legais do curso Portaria de criação Certificação e Diplomação
14
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO Competência Profissional
DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Competência Profissional Competências que a instituição espera desenvolver nos concludentes de um curso ou estágio.
15
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO Competência Profissional
DO CURSO/ESTÁGIO Competência Profissional ESTRUTURA Específicas Aspectos particulares de um curso ou estágio. Gerais Aspectos Comuns ligados à profissão militar. cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos militares
16
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO
ESTRUTURA Competência Profissional Gerais Específicas Análise do Catálogo de Cargos e Funções PROFORÇA (SIPLEx) Lei de Ensino do Exército END Análise Ocupacional Sistema de Avaliação do Pessoal do Exército Política e a Estratégia de Ensino do Exército
17
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO
Eixo Transversal ESTRUTURA Conjunto de recursos mobilizados pelas competências. Capacidades Cognitivas Valores Capacidades Físicas e Motoras Atitudes
18
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Capacidades Cognitivas São operações mentais relacionadas às atividades intelectuais mais genéricas de recepção e organização de informações
19
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Capacidades Físicas e Motoras São operações mentais relacionadas à execução e aprendizagem de ações físicas e motoras.
20
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO
ESTRUTURA Eixo Transversal Atitudes Condutas relativamente estáveis diante de situações ou objetos
21
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Valores São os parâmetros éticos ou ideais que norteiam as atitudes dos indivíduos em contextos variados
22
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc
DO CURSO/ESTÁGIO DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc
23
MAPA FUNCIONAL
24
Já Sei! Se conheço quem devo formar, saberei ...
Para o que serve? Já Sei! Se conheço quem devo formar, saberei ...
25
MAPA FUNCIONAL ORIENTA A CONSTRUÇÃO PLANID PLADIS
26
MAPA FUNCIONAL Perfil Competências Principais Unidades de Competências
COMPOSIÇÃO Perfil Competências Principais Unidades de Competências Elementos de Competências
27
MAPA FUNCIONAL DEFINA MAPA FUNCIONAL!
Documento que descreve a atividade laboral de forma totalizante, discriminando as competências a serem desenvolvidas no curso ou estágio.
28
MAPA FUNCIONAL ACHEI !!! CORE NÚCLEO / CENTRO
29
MAPA FUNCIONAL O MAPA FUNCIONAL É UMA FERRAMENTA QUE PREPARA O
DocApoio\2_Mapa_funcCME12.docx O MAPA FUNCIONAL É UMA FERRAMENTA QUE PREPARA O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PLANID E PLADIS
30
METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO CURRICULAR
Filmetes\Efeito Dominó na Sinuca.mp4
31
GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
DETERMINAÇÃO DAS DISCIPLINAS GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR PERFIL PROFISSIOGRÁFICO MAPA FUNCIONAL
32
ESTABELECIMENTO DOS MÓDULOS DE ENSINO
MÓDULO: Agrupamento de disciplinas que favorece a simulação da realidade profissional. DISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR 2 1 2 1 3 N... 3 N... 4 5 4 5 PLADIS PLANID MINISTRA/AVALIA MINISTRA/AVALIA
33
ESTABELECIMENTO DOS MÓDULOS DE ENSINO
Competências Principais Unidades de Competências Grandes Atividades Militares Integradoras (Ex: Exercício no Terreno) Blocos Formativos (Ex: Ofensiva e Defensiva, Período Básico e Período de Qualificação
34
MÓDULOS DE ENSINO DISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR MINISTRA/AVALIA
G DISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR 2 1 2 1 3 N... I 3 R N... 4 4 5 5 PLADIS PLANID MINISTRA/AVALIA MINISTRA/AVALIA G - GENERALIZADOR A R - REFLEXIVO A - ABSTRATO I - INSTRUMENTAL
35
CURRÍCULO PLANID PLADIS QGAEs
36
COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra.
PLANID, por Competências Principais PLANID ANO (se não houver eliminar a coluna) FASE/PERÍODO/CURSO (escolher / se não houver eliminar a coluna) MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra. UC EC CONTEÚDOS (Temas de Estudo) (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) 1. Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Metralhadora pesada Defesa química, biológica e nuclear. Química Utilizar o terreno nas Op Mil. Terreno e condições meteorológicas Topografia, Cartografia, Meteorologia Construção de abrigos Técnica militar, Fortificações
37
PLANID, por Competências Principais
DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc DocApoio\3_Planid_CME12Mod1.doc Situação Integradora (SI) (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO (PD) (o quê fazer, onde, como, de acordo com e para quê?) CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR EC PD DESENVOLVIMENTO/ EXECUÇÃO (escolher) APRESENTAÇÃO/ ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) TOTAL (transportar para ch integração QGAEs) Diu N GERAL Op MONJOLO Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia. Planejar e executar uma Patrulha em área não urbana, com um GC a pé, de acordo com o C 21-75, para executar resgate de prisioneiro. n... EIXO TRANSVERSAL (selecionar do Perfil Profissiográfico, relacionado ao EC) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra. Empregar técnica de combate individual. (UC1) Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia. (EC1) EC n... ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS (OM) (como devo trabalhar a(s) SI?) PROJETO INTEGRADOR: OP MONJOLO Orientações para as situações–problema, procedimentos didáticos de integração, atividades complementares, detalhamentos sobre avaliação e orientações relacionadas à segurança.
38
UNIDADES DE COMPETÊNCIAS ELEMENTOS DE COMPETÊNCIAS
PLADIS DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ANO FASE/PERÍODO/CURSO MODALIDADE MÓDULO 1 BÁSICO PRESENCIAL DocApoio\4_PLADIS_Conteudo_EC.docx DocApoio\5_PLADIS_Conteudo_CP.doc DocApoio\6_PLADIS_Conteudo_UC.doc DocApoio\7_PLADIS_Conteúdo_ET.docx COMPETÊNCIA PRINCIPAL: OPERAR EM SITUAÇÕES DE GUERRA. UNIDADES DE COMPETÊNCIAS ELEMENTOS DE COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS/ ASSUNTOS (retirar do PLANID) CH CONTEÚDOS/ EIXO TRANSVERSAL (retirar do perfil, ligado ao Conteúdo) PADRÕES DE DESEMPENHO (PD) (o quê fazer, onde, como, de acordo com, e para quê?) AVALIAÇÃO (tipo) D N Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão (Partes, emprego, funcionamento, ...) 08 Realizar o lançamento da granada de mão, conforme previsto nas IGTAEx, selecionando seu emprego, obedecendo às normas de segurança, para viabilizar a progressão no terreno. Avaliação de Controle Avaliação de Acompanhamento Avaliação Formativa Granada de bocal Metralhadora pesada Defesa química, biológica e nuclear
39
PLADIS PLADIS DISCIPLINA ARMAMENTO ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS (como devo trabalhar conteúdos/assuntos para cada EC deste módulo?) Módulo 1 1) Orientações para execução das situações-problema; 2) Procedimentos didáticos; 3) Atividades complementares; 4) Avaliação da Aprendizagem; e 5) Indicações básicas de segurança na instrução. Módulo n REFERÊNCIAS Módulo 1 Módulo n AULA/INSTRUÇÃO (A/I) AVALIAÇÃO (A) CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO (CgHTM) CH TOTAL DISCIPLINA Carga Horária Total (CgHT) Aplicação (Ap) RETAP (R) Carga Horária Total (CgHT) Diu N GERAL 1 (Soma da CgH Diu conteú-dos/as-suntos do módulo) (Soma da CgH N conteú-dos/as-suntos do módulo) (soma de Diu + soma de N) - (Soma de Ap Diu + Soma de R Diu) (So-ma de Ap N + So-ma de R N) Cg HT A Diu + Cg HT A N CgHT A/I Diu + CgHT A Diu (transportar para DCHAED/D/ Diu do QGAEs) CgHT A/I N + CgHT A N (transportar para DCHAED/D/Ndo QGAEs) (CHT GERAL A/I + CHT GERAL A do Módulo) (transpor-tar para DCHAED/D/GERAL do QGAEs) (soma das CgHTM GERAL) (transportar para DHE/CH TOTAL do QGAEs) n...
40
QGAEs QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES (QGAEs)
ORGANIZAÇÃO GERAL (OG) DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO DAS DISCIPLINAS (DCHAED) DADOS PARA O HISTÓRICO ESCOLAR (DHE) ANO FASE/ PERÍODO/ CURSO MODALIDADE MÓDULO (M) DISCIPLINAS Disciplina (D) (PLADIS) Integração (I) (PLANID) MÓDULO (M) Cg H TOTAL (1) DISCIPLINA Cg H TOTAL CRÉDITOS Diu N GERAL EAD 1 Matemática 30 60 4 Instrução Militar 90 Português 180 12 Mapas e Cartas PRESENCIAL n... QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES (QGAEs) NOTA: Se o curso tiver duração superior a um ano Repetir esta seção para cada ano de instrução. ANO ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO (ACE) ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS ESCOLARES (AAE) ATIVIDADE Cg H Cg H TOTAL (2) Cg H TOTAL (3) PCI (para mais de uma disciplina) 40 250 MEDIDAS ADMINISTRATIVAS 30 115 ASSUNTOS DA ATUALIDADE 15 TEMPO LIVRE (quando consumir CH diária da semana de instrução) 20 TFM (quando não for disciplina) 120 FORMATURAS ATIVIDADE LIVRE A DISPOSIÇÃO DO CA PESQUISA, etc. 60 A DISPOSIÇÃO DO COMANDO, etc. CARGA HORÁRIA GERAL (1) + (2) ou total relativo à soma de (2) de cada ano, se o curso tiver duração superior a um ano + (3) ou total relativo à soma de (3), se o curso tiver duração superior a um ano. NÚMERO DE SEMANAS EAD PRESENCIAL (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) EAD ÷ 10 = nº semanas EAD. Arredondar sempre para próximo nº inteiro) (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) PRES ÷ 40 = = nº semanas PRES. Arredondar sempre para próximo nº inteiro)
41
QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES (QGAEs)
CARGA HORÁRIA GERAL (1) + (2) ou total relativo à soma de (2) de cada ano, se o curso tiver duração superior a um ano + (3) ou total relativo à soma de (3), se o curso tiver duração superior a um ano. NÚMERO DE SEMANAS EAD PRESENCIAL (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) EAD ÷ 10 = nº semanas EAD. Arredondar sempre para próximo nº inteiro) (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) PRES ÷ 40 = nº semanas PRES. Arredondar sempre para próximo nº inteiro)
42
Filmetes\Instucional2.mpg
43
CONCLUSÃO "Por mais que evoluam a arte da guerra, a tecnologia das armas e a sofisticação dos equipamentos, a eficácia de um exército dependerá, cada vez mais, de seus recursos humanos. Soldados adestrados, motivados e bem liderados continuarão sendo o fator decisivo para a vitória."
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.