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Filmetes\InstitucuionalFilmetes\Institucuional 1.mpg.

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1 Filmetes\InstitucuionalFilmetes\Institucuional 1.mpg

2 Filmete institucional Editar METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO CURRICULAR

3 OBJETIVO Explicar os aspectos básicos da Metodologia para Construção Curricular, relativa à abordagem de ensino por competências, no âmbito do DECEx, prevista para as Linhas de Ensino Militar Bélico, Complementar e de Saúde.

4 SUMÁRIO METODOLOGIA PARA CONSTRUÇAO CURRICULAR 1. Introdução 2. Desenvolvimento 2.1 Grupo de Construção Curricular 2.2 Perfil Profissiográfico 2.3 Mapa Funcional 2.4 Determinação das Disciplinas 2.5 Estabelecimento dos Módulos de Ensino 2.6 Plano Integrado de Disciplinas (PLANID) 2.7 Plano de Disciplinas (PLADIS) 2.8 Quadro Geral de Atividades Escolares (QGAEs) 3. Conclusão

5 METODOLOGIA PARA CONSTRUÇAO CURRICULAR 1 – Perfil Profissiográfico 2 – Mapa Funcional 3 – Determinação das Disciplinas 4 – Estabelecimento dos Módulos 5 – Plano Integrado de Disciplinas (PLANID) 6 – Plano de Disciplinas (PLADIS) 7 – Quadro Geral de Atividades Escolares (QGAEs)

6 METODOLOGIA PARA CONSTRUÇAO CURRICULAR Equipe designada pelo Estb Ens, em boletim interno (BI), para elaborar e/ou revisar os currículos de um curso, estágio geral ou estágio setorial. GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR

7 GRUPO DE CONSTRUÇAO CURRICULAR Supervisão Diretor de Ensino Direção Subdiretor de Ensino Composição Chefes da Divisão de Ensino, da Divisão/Seção de Pós- Graduação, Seção Técnica de Ensino/Seção de Coordenação Pedagógica, Seção Psicopedagógica, Seções de Ensino/Cursos/Cadeiras ou equivalentes, pedagogos, psicólogos, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos escolares, orientadores educacionais, representantes das unidades de emprego e todos os professores e instrutores.

8 GRUPO DE CONSTRUÇAO CURRICULAR 1. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO 2. MAPA FUNCIONAL 3. DETERMINAÇÃO DAS DISCIPLINAS 4. ESTABELECIMENTOS DOS MÓDULOS 5. PLANID 6. PLADIS 7. QUADRO GERAL DE ATIVIDADES ESCOLARES

9 Um….. Perfil de Curso…. Guerra Cibernética ??? Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão Guerra Cibernética ??? Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão "Ser soldado é mais que profissão: é missão de grandeza!" "Ser soldado é mais que profissão: é missão de grandeza!" Combatente… o nosso perfil de curso contemplou guerra na neve?

10 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO É o documento que delimita as características das habilitações e capacitações profissionais obtidas pelos concludentes dos cursos e estágios, respectivamente, orientando o processo formativo. Fornece subsídios para a construção: PLANID PLADIS Eixo Transversal Mapa Funcional Competências Profissionais

11 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO ELABORAÇÃO GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR

12 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO EME DECEx Estb de Ensino vinculado e subordinado ANALISA E EMITE PARECER ELABORA TOMA CONHECIMENTO Diretorias ANALISA E APROVA

13 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO FINALIDADE Aspectos legais do curso Portaria de criação Certificação e Diplomação ESTRUTURA

14 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO Competências que a instituição espera desenvolver nos concludentes de um curso ou estágio. ESTRUTURA Competência Profissional

15 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO Gerais Aspectos Comuns ligados à profissão militar. Específicas Aspectos particulares de um curso ou estágio. ESTRUTURA Competência Profissional cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos militares

16 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO Gerais Específicas Análise Ocupacional ESTRUTURA Competência Profissional Análise do Catálogo de Cargos e Funções (SIPLEx) PROFORÇA Política e a Estratégia de Ensino do Exército Lei de Ensino do Exército END Sistema de Avaliação do Pessoal do Exército

17 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Capacidades Cognitivas Atitudes Valores Capacidades Físicas e Motoras Capacidades Físicas e Motoras Conjunto de recursos mobilizados pelas competências.

18 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Capacidades Cognitivas Capacidades Cognitivas São operações mentais relacionadas às atividades intelectuais mais genéricas de recepção e organização de informações

19 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Capacidades Físicas e Motoras Capacidades Físicas e Motoras São operações mentais relacionadas à execução e aprendizagem de ações físicas e motoras.

20 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Atitudes Condutas relativamente estáveis diante de situações ou objetos

21 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO ESTRUTURA Eixo Transversal Valores São os parâmetros éticos ou ideais que norteiam as atitudes dos indivíduos em contextos variados

22 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO/ESTÁGIO DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc

23 MAPA FUNCIONAL

24 Para o que serve? Já Sei! Se conheço quem devo formar, saberei...

25 MAPA FUNCIONAL PLANID PLADIS ORIENTA A CONSTRUÇÃO

26 MAPA FUNCIONAL COMPOSIÇÃO Elementos de Competências Principais Unidades de Competências Perfil

27 MAPA FUNCIONAL DEFINA MAPA FUNCIONAL! Documento que descreve a atividade laboral de forma totalizante, discriminando as competências a serem desenvolvidas no curso ou estágio.

28 MAPA FUNCIONAL NÚCLEO / CENTRO CORE ACHEI !!!

29 MAPA FUNCIONAL O MAPA FUNCIONAL É UMA FERRAMENTA QUE PREPARA O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PLANID E PLADIS DocApoio\2_Mapa_funcCME12.docx

30 METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO CURRICULAR Filmetes\Efeito Dominó na Sinuca.mp4

31 DETERMINAÇÃO DAS DISCIPLINAS GRUPO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR

32 ESTABELECIMENTO DOS MÓDULOS DE ENSINO MINISTRA/AVALIA N MINISTRA/AVALIA DISCIPLINARINTERDISCIPLINAR MÓDULO: Agrupamento de disciplinas que favorece a simulação da realidade profissional. PLADISPLANID

33 ESTABELECIMENTO DOS MÓDULOS DE ENSINO Competências Principais Unidades de Competências Grandes Atividades Militares Integradoras (Ex: Exercício no Terreno) Blocos Formativos (Ex: Ofensiva e Defensiva, Período Básico e Período de Qualificação

34 MÓDULOS DE ENSINO MINISTRA/AVALIA N MINISTRA/AVALIA DISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR G I A R I - INSTRUMENTAL R - REFLEXIVO A - ABSTRATO G - GENERALIZADOR PLADISPLANID

35 CURRÍCULO PLANID PLADIS QGAEs

36 PLANID, por Competências Principais PLANID ANO (se não houver eliminar a coluna) FASE/PERÍODO/CURSO (escolher / se não houver eliminar a coluna) MODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra. UCEC CONTEÚDOS (Temas de Estudo) (o quê ensino?) DISCIPLINAS (quem ensina?) 1. Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão. Armamento, Munição e Tiro; Química Granada de bocal Armamento, Munição e Tiro; Química Metralhadora pesada Armamento, Munição e Tiro; Química Defesa química, biológica e nuclear. Química Utilizar o terreno nas Op Mil. Terreno e condições meteorológicas Topografia, Cartografia, Meteorologia Construção de abrigosTécnica militar, Fortificações

37 DocApoio\3_Planid_CME12Mod1.doc PLANID, por Competências Principais Situação Integradora (SI) (situação problema/ incidente) PADRÕES DE DESEMPENHO (PD) (o quê fazer, onde, como, de acordo com e para quê?) CARGA HORÁRIA DO PROJETO INTEGRADOR ECPD DESENVOLVIMENTO/ EXECUÇÃO (escolher) APRESENTAÇÃO/ ANÁLISE PÓS-AÇÃO (APA) (escolher) TOTAL (transportar para ch integração QGAEs) DiuN N NGERAL Op MONJOLO Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia. Planejar e executar uma Patrulha em área não urbana, com um GC a pé, de acordo com o C 21-75, para executar resgate de prisioneiro. n... EIXO TRANSVERSAL (selecionar do Perfil Profissiográfico, relacionado ao EC) COMPETÊNCIA PRINCIPAL: Operar em Situações de Guerra. Empregar técnica de combate individual. (UC1) Empregar Produtos de Defesa com variados graus de tecnologia. (EC1) EC n... ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS (OM) (como devo trabalhar a(s) SI?) PROJETO INTEGRADOR: OP MONJOLO Orientações para as situações–problema, procedimentos didáticos de integração, atividades complementares, detalhamentos sobre avaliação e orientações relacionadas à segurança. DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc

38 PLADIS DISCIPLINAARMAMENTO ANOFASE/PERÍODO/CURSOMODALIDADEMÓDULO 1BÁSICOPRESENCIAL1 COMPETÊNCIA PRINCIPAL: OPERAR EM SITUAÇÕES DE GUERRA. UNIDADES DE COMPETÊNCIAS ELEMENTOS DE COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS/ ASSUNTOS (retirar do PLANID) CH CONTEÚDOS/ ASSUNTOS EIXO TRANSVERSAL (retirar do perfil, ligado ao Conteúdo) PADRÕES DE DESEMPENHO (PD) (o quê fazer, onde, como, de acordo com, e para quê?) AVALIAÇÃO (tipo) DN Empregar técnica de combate individual. Empregar produto de defesa em diversas situações. Granada de mão (Partes, emprego, funcionamento,...) 08 Realizar o lançamento da granada de mão, conforme previsto nas IGTAEx, selecionando seu emprego, obedecendo às normas de segurança, para viabilizar a progressão no terreno. Avaliação de Controle Avaliação de Acompanhamento Avaliação Formativa Granada de bocal08 Metralhadora pesada 08 Defesa química, biológica e nuclear 08 DocApoio\1_Minuta_Perf de Inf AMAN.doc DocApoio\4_PLADIS_Conteudo_EC.docxDocApoio\5_PLADIS_Conteudo_CP.docDocApoio\7_PLADIS_Conteúdo_ET.docxDocApoio\6_PLADIS_Conteudo_UC.doc

39 PLADIS DISCIPLINAARMAMENTO ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS (como devo trabalhar conteúdos/assuntos para cada EC deste módulo?) Módulo 1 1) Orientações para execução das situações-problema; 2) Procedimentos didáticos; 3) Atividades complementares; 4) Avaliação da Aprendizagem; e 5) Indicações básicas de segurança na instrução. Módulo n AULA/INSTRUÇÃO (A/I)AVALIAÇÃO (A) CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO (CgHTM) CH TOTAL DISCIPLINA Carga Horária Total (CgHT) Aplicação (Ap) RETAP (R) Carga Horária Total (CgHT) DiuNGERAL DiuN GERAL DiuN N NGERAL 1 (Soma da CgH Diu conteú- dos/as- suntos do módulo) (Soma da CgH N conteú- dos/as- suntos do módulo) (soma de Diu + soma de N) ---- (Soma de Ap Diu + Soma de R Diu) (So- ma de Ap N + So- ma de R N) Cg HT A Diu + Cg HT A N CgHT A/I Diu + CgHT A Diu (transp ortar para DCHAE D/D/ Diu do QGAEs) CgHT A/I N + CgHT A N (transporta r para DCHAED/D /Ndo QGAEs) (CHT GERAL A/I + CHT GERAL A do Módulo) (transpor- tar para DCHAED/D /GERAL do QGAEs) (soma das CgHTM GERAL) (transportar para DHE/CH TOTAL do QGAEs) n... REFERÊNCIAS Módulo 1 Módulo n

40 QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES (QGAEs) ORGANIZAÇÃO GERAL (OG) DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO DAS DISCIPLINAS (DCHAED) DADOS PARA O HISTÓRICO ESCOLAR (DHE) ANO FASE/ PERÍODO/ CURSO MODALIDADE MÓDULO (M) DISCIPLINAS Disciplina (D) (PLADIS) Integração (I) (PLANID) MÓDULO (M) Cg H TOTAL (1) DISCIPLINA Cg H TOTAL CRÉDITOS DiuNGERAL DiuN GERAL EAD1 Matemática 30 M atemática 604 Instrução Militar 90 Português 30 Instrução Militar Mapas e Cartas 60 PRESENCIAL n... Matemática 30 Português604 Instrução Militar 90 Português 30 Mapas e Cartas 604 ANOATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO (ACE)ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS ESCOLARES (AAE) ATIVIDADE Cg HCg H TOTAL (2)ATIVIDADECg HCg H TOTAL (3) PCI (para mais de uma disciplina) MEDIDAS ADMINISTRATIVAS ASSUNTOS DA ATUALIDADE 15 TEMPO LIVRE (quando consumir CH diária da semana de instrução) 20 TFM (quando não for disciplina) 120 FORMATURAS15 ATIVIDADE LIVRE 15A DISPOSIÇÃO DO CA30 PESQUISA, etc. 60 A DISPOSIÇÃO DO COMANDO, etc.20 CARGA HORÁRIA GERAL (1) + (2) ou total relativo à soma de (2) de cada ano, se o curso tiver duração superior a um ano + (3) ou total relativo à soma de (3), se o curso tiver duração superior a um ano. NÚMERO DE SEMANAS EADPRESENCIAL (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) EAD ÷ 10 = nº semanas EAD. Arredondar sempre para próximo nº inteiro) (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) PRES ÷ 40 = = nº semanas PRES. Arredondar sempre para próximo nº inteiro) NOTA: Se o curso tiver duração superior a um ano Repetir esta seção para cada ano de instrução. QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES (QGAEs) QGAEs

41 CARGA HORÁRIA GERAL (1) + (2) ou total relativo à soma de (2) de cada ano, se o curso tiver duração superior a um ano + (3) ou total relativo à soma de (3), se o curso tiver duração superior a um ano. NÚMERO DE SEMANAS EADPRESENCIAL (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) EAD ÷ 10 = nº semanas EAD. Arredondar sempre para próximo nº inteiro) (Soma de D (Diu) + Soma de I (Diu) PRES ÷ 40 = nº semanas PRES. Arredondar sempre para próximo nº inteiro) QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES (QGAEs) QGAEs

42 Filmetes\Instucional2.mpg

43 "Por mais que evoluam a arte da guerra, a tecnologia das armas e a sofisticação dos equipamentos, a eficácia de um exército dependerá, cada vez mais, de seus recursos humanos. Soldados adestrados, motivados e bem liderados continuarão sendo o fator decisivo para a vitória." CONCLUSÃO


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