A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“VERDE QUE TE QUERO VERDE!”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“VERDE QUE TE QUERO VERDE!”"— Transcrição da apresentação:

1 “VERDE QUE TE QUERO VERDE!”
Centro Administrativo da Raízen CAR Gabriela Dias Ustulin Leon Campos Travesso

2 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Índice O Objetivo do Case O empreendimento Aspectos sustentáveis do empreendimento O contexto desafiador A evolução da ocupação Impactos Soluções adotadas Satisfação do cliente

3 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Objetivo deste case Demonstrar as ações desenvolvidas para manter a operação do empreendimento a com baixo custo; Apresentar as ações praticadas de pouco impacto e com atendimento aos pilares da sustentabilidade da cia; Explanar como trabalhamos paralelamente às adversidades trazidas pela densidade ocupacional e pelo entorno do empreendimento, localizado em zona rural e com recursos limitados;

4 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
O Empreendimento Inauguração em Abril/2011 Área construída: m² Área total: m² Número de funcionários: 1.200 Investimento: R$ 30 milhões Primeiro projeto do gênero no setor sucroenergético Consumo médio de energia/ funcionário: 133 Kwh / usuário / mês Consumo médio de água/ funcionário: 1,09m³ / usuário / mês Objetivo do projeto: centralizar as atividades de apoio às unidades de negócio da Raízen e de serviço de atendimento aos clientes em Piracicaba, mantendo o foco em sustentabilidade da companhia.

5 Aspectos sustentáveis do empreendimento
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sistema de irrigação inteligente Bacias sanitárias com duplo acionamento Sistemas automatizados de iluminação e ar condicionado Iluminação por fotocélula das áreas externas Iluminação natural e dimerização das fachadas envidraçadas Aquecimento solar dos chuveiros Fachadas ventiladas e com alto grau de transparência Ar condicionado: Utilização de gás (R410A) de menor toxidade Área de salas de reunião, construída como anteparo à insolação dos escritórios

6 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
O contexto desafiador Certificação LEED Gold / comissionamento avançado; Impacto vs ocupação acima do projeto inicial; Operação de baixo custo; Base dos pilares da companhia: Sustentabilidade.

7 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
A evolução da ocupação 2009 Projeto para 600 usuários 2010 Projeto revisado para 800 usuários 2011 Ocupação definida para 975 usuários 2012 Ocupação de 1100 usuários 2013 Ocupação de 1200 usuários

8 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
IMPACTOS Sistemas ETE Sistema de ar condicionado Disponibilidade de sanitários x ocupação Operação e Manutenção predial Rotinas do serviço de mensageria Rotinas e controles da manutenção Gerenciamento de resíduos Rotinas de limpeza

9 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas ETE (Estação de Tratamento de esgoto) Alteração na Periodicidade de Limpeza das Grelhas e Caixa de Gordura; Alteração do Horário de Utilização da Água de Reuso Alteração da Saída da Caixa de Gordura

10 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas Sistema de ar condicionado Alteração na programação de acionamento / desligamento e ajustes de temperatura; Setorização mediante ao volume de ocupação; Instalação termômetros em todo o empreendimento, facilitando a leitura do usuário e inspeção da equipe; Alteração no posicionamento dos sensores de Temperatura das Evaporadoras; Atendimento aos chamados com verificação in loco.

11 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas Disponibilidade de sanitários x ocupação Identificação das necessidades e elaboração do plano de ação baseadas nas pesquisas de satisfação dos usuários; Construção de novos sanitários e ampliação dos sanitários existentes (obras executadas com o empreendimento em operação), aumentando em 30% a disponibilidade; ANTES DEPOIS

12 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas Rotinas do serviço de Mensageria Manutenção do headcount mesmo com aumento da demanda; Informatização dos processos e redução do consumo de papel; Otimização das atividades e adequação do layout, considerando job description de cada colaborador Recebimento de protocolos eletrônicos

13 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas Rotinas e controles de manutenção Rígido controle operacional (sistemas informatizados; gestão à vista; PCM) Adequação das manutenções preventivas Redução do tempo médio das ações corretivas, reduzindo SLA’s acordados Implementação de Time spent à toda equipe de manutenção

14 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas Gerenciamento de resíduos Implementação do programa Edifício Vivo Parceria com a comunidade para resíduos recicláveis Segurança da informação (Fragmentação de documentos para descartes) Direcionamento de resíduos orgânicos para compostagem Reciclagem de óleos utilizados no restaurante Lixo comum = aterros licenciados

15 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Soluções Adotadas Rotinas de limpeza Acréscimo do terceiro turno de limpeza; Readequação dos horários de higienização das copas e sanitários; Implementação de produtos e equipamentos de alta performance; Implementação de planos conjugados (manutenção x limpeza); Redução do tempo entre grandes atividades (lavagem de carpetes, impermeabilizações, etc).

16 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Satisfação do cliente Safra 11’12 Safra 12’13

17 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Satisfação do cliente Ações que contribuíram para a melhoria de resultados: Avaliação semanal para análise das ocorrências registradas; Implementação do programa “Eu faço a diferença!”; Pós atendimento à todos os chamados recebidos; Ligações proativas aos chamados insatisfeitos; Ligações aos chamados não respondidos; Report ao solicitante à cada alteração de status do chamado; Utilização das pesquisas de satisfação como principal diretriz ao plano de ações da operação. Maior proximidade com o cliente

18 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR
Satisfação do cliente Algumas práticas adotadas: Entregamos as solicitações como se fossem um presente; Focamos nossas entregas nas sensações e experiências que proporcionaremos aos usuários; Entendemos que o atendimento só é bom quando há parceria; “Assinamos” cada atendimento com sorriso e educação; Buscamos distribuir aos nossos clientes o mesmo bem estar que almejamos como nossos próprios clientes e acima de tudo somos felizes com o que fazemos!

19 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Verde que te quero verde
Contatos Verde que te quero verde Raízen Gabriela Dias Ustulin Cushman & Wakefield Leon Campos Travesso


Carregar ppt "“VERDE QUE TE QUERO VERDE!”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google