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VERDE QUE TE QUERO VERDE! Centro Administrativo da Raízen CAR Gabriela Dias Ustulin Leon Campos Travesso.

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1 VERDE QUE TE QUERO VERDE! Centro Administrativo da Raízen CAR Gabriela Dias Ustulin Leon Campos Travesso

2 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Índice O Objetivo do Case O empreendimento Aspectos sustentáveis do empreendimento O contexto desafiador A evolução da ocupação Impactos Soluções adotadas Satisfação do cliente

3 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Objetivo deste case Demonstrar as ações desenvolvidas para manter a operação do empreendimento a com baixo custo; Apresentar as ações praticadas de pouco impacto e com atendimento aos pilares da sustentabilidade da cia; Explanar como trabalhamos paralelamente às adversidades trazidas pela densidade ocupacional e pelo entorno do empreendimento, localizado em zona rural e com recursos limitados;

4 Inauguração em Abril/2011 Área construída: m² Área total: m² Número de funcionários: Investimento: R$ 30 milhões Primeiro projeto do gênero no setor sucroenergético Consumo médio de energia/ funcionário: 133 Kwh / usuário / mês Consumo médio de água/ funcionário: 1,09m³ / usuário / mês Objetivo do projeto: centralizar as atividades de apoio às unidades de negócio da Raízen e de serviço de atendimento aos clientes em Piracicaba, mantendo o foco em sustentabilidade da companhia. VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR O Empreendimento

5 Aspectos sustentáveis do empreendimento Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sistema de irrigação inteligente Bacias sanitárias com duplo acionamento Sistemas automatizados de iluminação e ar condicionado Iluminação por fotocélula das áreas externas Iluminação natural e dimerização das fachadas envidraçadas Aquecimento solar dos chuveiros Fachadas ventiladas e com alto grau de transparência Ar condicionado: Utilização de gás (R410A) de menor toxidade Área de salas de reunião, construída como anteparo à insolação dos escritórios

6 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR O contexto desafiador Certificação LEED Gold / comissionamento avançado; Impacto vs ocupação acima do projeto inicial; Operação de baixo custo; Base dos pilares da companhia: Sustentabilidade.

7 2009 Projeto para 600 usuários 2010 Projeto revisado para 800 usuários 2011 Ocupação definida para 975 usuários 2012 Ocupação de 1100 usuários 2013 Ocupação de 1200 usuários VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR A evolução da ocupação

8 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR IMPACTOS Sistemas -ETE -Sistema de ar condicionado -Disponibilidade de sanitários x ocupação Operação e Manutenção predial -Rotinas do serviço de mensageria -Rotinas e controles da manutenção -Gerenciamento de resíduos -Rotinas de limpeza

9 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas ETE (Estação de Tratamento de esgoto) Alteração na Periodicidade de Limpeza das Grelhas e Caixa de Gordura; Alteração do Horário de Utilização da Água de Reuso Alteração da Saída da Caixa de Gordura

10 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas Sistema de ar condicionado Alteração na programação de acionamento / desligamento e ajustes de temperatura; Setorização mediante ao volume de ocupação; Instalação termômetros em todo o empreendimento, facilitando a leitura do usuário e inspeção da equipe; Alteração no posicionamento dos sensores de Temperatura das Evaporadoras; Atendimento aos chamados com verificação in loco.

11 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas Disponibilidade de sanitários x ocupação Identificação das necessidades e elaboração do plano de ação baseadas nas pesquisas de satisfação dos usuários; Construção de novos sanitários e ampliação dos sanitários existentes (obras executadas com o empreendimento em operação), aumentando em 30% a disponibilidade; ANTESDEPOIS

12 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas Rotinas do serviço de Mensageria Manutenção do headcount mesmo com aumento da demanda; Informatização dos processos e redução do consumo de papel; Otimização das atividades e adequação do layout, considerando job description de cada colaborador Recebimento de protocolos eletrônicos

13 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas Rotinas e controles de manutenção Rígido controle operacional (sistemas informatizados; gestão à vista; PCM) Adequação das manutenções preventivas Redução do tempo médio das ações corretivas, reduzindo SLAs acordados Implementação de Time spent à toda equipe de manutenção

14 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas Gerenciamento de resíduos Implementação do programa Edifício Vivo Parceria com a comunidade para resíduos recicláveis Segurança da informação (Fragmentação de documentos para descartes) Direcionamento de resíduos orgânicos para compostagem Reciclagem de óleos utilizados no restaurante Lixo comum = aterros licenciados

15 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Soluções Adotadas Rotinas de limpeza Acréscimo do terceiro turno de limpeza; Readequação dos horários de higienização das copas e sanitários; Implementação de produtos e equipamentos de alta performance; Implementação de planos conjugados (manutenção x limpeza); Redução do tempo entre grandes atividades (lavagem de carpetes, impermeabilizações, etc).

16 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Satisfação do cliente Safra 1112 Safra 1213

17 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Satisfação do cliente Ações que contribuíram para a melhoria de resultados: Avaliação semanal para análise das ocorrências registradas; Implementação do programa Eu faço a diferença!; Pós atendimento à todos os chamados recebidos; Ligações proativas aos chamados insatisfeitos; Ligações aos chamados não respondidos; Report ao solicitante à cada alteração de status do chamado; Utilização das pesquisas de satisfação como principal diretriz ao plano de ações da operação. Maior proximidade com o cliente

18 VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Satisfação do cliente Algumas práticas adotadas: Entregamos as solicitações como se fossem um presente; Focamos nossas entregas nas sensações e experiências que proporcionaremos aos usuários; Entendemos que o atendimento só é bom quando há parceria; Assinamos cada atendimento com sorriso e educação; Buscamos distribuir aos nossos clientes o mesmo bem estar que almejamos como nossos próprios clientes e acima de tudo somos felizes com o que fazemos!

19 Verde que te quero verde VERDE QUE TE QUERO VERDE – CAR Contatos Raízen Gabriela Dias Ustulin Cushman & Wakefield Leon Campos Travesso


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