A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.Quando abrimos a porta do freezer por alguns instantes e depois a fechamos, ao tentarmos abri-la novamente em seguida, por que não é tão fácil como da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.Quando abrimos a porta do freezer por alguns instantes e depois a fechamos, ao tentarmos abri-la novamente em seguida, por que não é tão fácil como da."— Transcrição da apresentação:

1 1.Quando abrimos a porta do freezer por alguns instantes e depois a fechamos, ao tentarmos abri-la novamente em seguida, por que não é tão fácil como da primeira vez que fora aberta? 1.Quando abrimos a porta do freezer por alguns instantes e depois a fechamos, ao tentarmos abri-la novamente em seguida, por que não é tão fácil como da primeira vez que fora aberta? Algumas Aplicações de FENÔMENOS TÉRMICOS 2. Por que ao cozinharmos alimentos na panela de pressão o tempo de cozimento é drasticamente reduzido em relação às panelas normais? Vale a pena pensar um pouco! 3.Por que a adorada lasanha congelada demora tanto para cozinhar na travessa de vidro refratária que usamos geralmente?

2 4. Por que as jangadas saem pra pescar de madrugada ou enquanto é noite e voltam geralmente enquanto ainda tem luz do sol? 5. Por que a rede elétrica apresenta uma folga entre dois postes de transmissão consecutivos? 6. Por que nas estruturas de concreto são feitas juntas de dilatação?

3 7. Por que uma lâmina bimetálica dobra ao ser aque- cida ou resfriada? 8.Por que os aparelhos de ar condicionado devem ser instalados em locais altos? 9. Por que, na sauna, convém ficar sentado? 10. Por que alguns alimentos não conseguem ser aquecidos no micro- ondas?

4 11. Por que em dias frios, observamos uma névoa bem fina ao redor de uma pessoa que acabou de praticar exercícios? 12. Por que onde a lâmina de um patim passa há uma fusão do gelo, se a temperatura não muda? 13. Por que uma pessoa ao sair da piscina, mesmo estando um solzão, sente uma sensação de frio? 14. Por que a água dentro de um pote ou moringa se mantém fresca?

5 15. Por que os açudes são projetados mais profundos do que largos? 16.Você lembra por que as garrafas de refrigerantes ou cerveja, por exemplo, quando retiradas da geladeira ficam molhadas por fora? Normalmente a umidade relativa do ar é menor que 100%, isto é, o ar não está saturado de vapor dágua. No entanto, a presença do líquido gelado diminui a temperatura do ar em volta da garrafa, ocasionando uma diminuição da pressão de saturação.Assim, o ar, que na temperatura anterior não estava saturado, na nova temperatura fica supersaturado(umidade maior que 100%). Isso provoca uma condensação do vapor na forma de pequenas gotas de água.

6 17.Por que em dias frios os pássaros eriçam suas penas? 18. Por que uma bola de futebol nunca deve estar muito cheia antes da partida de futebol iniciar?

7 Efeito Estufa – Uma Aplicação O EFEITO ESTUFA: FATO OU FICÇÃO? Os seres vivos necessitam de energia para sobreviver. A energia que mantém a vida sobre a Terra vem do Sol, que irradia energia para o espaço por ser muito quente. Uma proporção minúscula dessa energia alcança a Terra. A atmosfera terrestre funciona como uma camada protetora sobre a superfície de nosso planeta, impedindo as variações de temperatura que existiriam em um mundo sem ar. A maior parte da energia irradiada pelo Sol passa pela atmosfera terrestre. A Terra absorve parte dessa energia e a outra parte é refletida pela superfície terrestre. Parte dessa energia refletida é absorvida pela atmosfera. Como resultado disso, a temperatura média acima da superfície da Terra é mais alta do que seria se não existisse atmosfera. A atmosfera terrestre funciona como uma estufa, daí o termo efeito estufa. O efeito estufa teria tornado-se mais evidente durante o Século XX. Os gráficos abaixo indicam a relação entre a emissão de gás carbônico e o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre. Em jornais e revistas, o aumento da emissão do gás carbônico é freqüentemente apontado como o principal responsável pela elevação da temperatura no Século XX.

8

9 Analisando os dois gráficos e texto sobre o efeito estufa, analise as afirmativas abaixo indicando a única correta. Analisando os dois gráficos e texto sobre o efeito estufa, analise as afirmativas abaixo indicando a única correta. a) A pequena parte da energia irradiada pelo sol reflete na atmosfera aumentando assim a temperatura na camada de ozônio e acarretando no aumento da temperatura média do planeta. b) De acordo com os gráficos desde 1860 já percebemos um aumento progressivo e constante da temperatura na atmosfera terrestre e por esse motivo não podemos relacionar a emissão de gás carbônico com esse aumento de temperatura. c) De acordo com os gráficos podemos verificar que ao longo das décadas analisadas, o aumento da emissão de carbono sempre esteve acompanhado do aumento da temperatura da nossa atmosfera. d) De acordo com o texto: A atmosfera terrestre funciona como uma estufa, daí o termo efeito estufa. Logo, se nosso planeta não tivesse atmosfera não teríamos este efeito e com isso as temperaturas seriam mais amenas ao longo das várias décadas analisadas. e) O título, O efeito estufa: Fato ou Ficção?, juntamente com a análise dos dois gráficos durante as primeiras décadas do século XX nos leva a refletir sobre a real responsabilidade do gás carbônico no aumento da temperatura da nossa atmosfera e no efeito estufa.

10 Inversão Térmica

11 O Paradoxo da Túnica Negra Como pode um beduino usar uma túnica negra em pleno deserto e mesmo assim se sentir termica- mente confortável? Por que a água ferve e o gelo não derrete ?

12 Inversão Térmica A camada de ar frio, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa região próxima a superfície terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, por ser mais leve, fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes. Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém é mais comum na época do ano em que as chuvas são raras, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes. Nas grandes cidades, podemos observar no horizonte, a olho nu, uma camada de cor cinza formada pelos poluentes. Estes são resultado da queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina e diesel principalmente) pelos automóveis e caminhões. Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém é mais comum na época do ano em que as chuvas são raras, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes. Nas grandes cidades, podemos observar no horizonte, a olho nu, uma camada de cor cinza formada pelos poluentes. Estes são resultado da queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina e diesel principalmente) pelos automóveis e caminhões. petróleogasolinapetróleogasolina Problemas de Saúde doenças respiratórias doenças respiratórias Cansaço CansaçoSoluções Politicas ambientais eficientes que visem diminuir o nível de poluição do ar nos grandes centros urbanos. Politicas ambientais eficientes que visem diminuir o nível de poluição do ar nos grandes centros urbanos. A substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir significativamente este problema. A substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir significativamente este problema.biocombustíveis Campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte individual (particular) pelo transporte público (ônibus e metrô) também ajudaria a amenizar o problema. Campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte individual (particular) pelo transporte público (ônibus e metrô) também ajudaria a amenizar o problema. A fiscalização nas regiões onde ocorrem queimadas irregulares também contribuiria neste sentido. A fiscalização nas regiões onde ocorrem queimadas irregulares também contribuiria neste sentido.

13 Calor e Temperatura – Enfoque Histórico Platão (427 a.C.), Aristóteles (384 a.C.): Fogo contido nas substâncias combustíveis; Platão (427 a.C.), Aristóteles (384 a.C.): Fogo contido nas substâncias combustíveis; Roger Bacon (1214): Movimento interno das partículas do corpo como sendo a causa do calor; Roger Bacon (1214): Movimento interno das partículas do corpo como sendo a causa do calor; Kepler (1571): Aceitava a idéia de Bacon; Kepler (1571): Aceitava a idéia de Bacon; Galileu (1564) e Telesius (1508), consideravam o calor como uma espécie de fluido; Galileu (1564) e Telesius (1508), consideravam o calor como uma espécie de fluido; Francis Bacon (1561), Boyle (1627): Consideravam o calor como um movimento de vibratório das partículas; Francis Bacon (1561), Boyle (1627): Consideravam o calor como um movimento de vibratório das partículas; Bernoulli (1700) Euler(1707):consideravam que o calor era gerado pelo movimento das partículas de um corpo; Bernoulli (1700) Euler(1707):consideravam que o calor era gerado pelo movimento das partículas de um corpo; Até por volta do início do século XVII: Existência de duas correntes que procuram explicar o calor – Fluído e movimento de partículas; Até por volta do início do século XVII: Existência de duas correntes que procuram explicar o calor – Fluído e movimento de partículas;

14 Termômetro de Mercúrio Um termômetro com mercúrio que se quebre causa dois males simultâneos: O mercúrio metálico que escapa é um resíduo que contamina o meio ambiente e causa males à saúde do ser humano, devido a suas características tóxicas; O mercúrio metálico que escapa é um resíduo que contamina o meio ambiente e causa males à saúde do ser humano, devido a suas características tóxicas; O vidro partido é um resíduo perfuro-cortante, causador de ferimentos. O vidro partido é um resíduo perfuro-cortante, causador de ferimentos.

15 CURIOSIDADES


Carregar ppt "1.Quando abrimos a porta do freezer por alguns instantes e depois a fechamos, ao tentarmos abri-la novamente em seguida, por que não é tão fácil como da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google