A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carla Pedro Técnica de Segurança Rodoviária 13 de Dezembro de 2004 DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carla Pedro Técnica de Segurança Rodoviária 13 de Dezembro de 2004 DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 Carla Pedro Técnica de Segurança Rodoviária 13 de Dezembro de 2004 DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA

2 Competências Conhecimentos Comportamentos Capacidades Atitudes Valores solidariedade, respeito pelos outros, tolerância,... Família Escola Comunidade Educação Rodoviária

3 Identificação de riscos nos percursos frequentes Caracterização de comportamentos da criança/jovem Caracterização da envolvente rodoviária Medidas educativas Promoção de treinos de comportamentos para adaptação da criança/jovem ao ambiente Medidas sobre o ambiente e medidas legislativas Anulação dos riscos mais iminentes para adaptação do ambiente à criança/jovem Definição de medidas concertadas Estabelecimento de parcerias Divulgação de dados obtidos Esquema de desenvolvimento de um Projecto de Educação Rodoviária Avaliação

4 P C Turma Projecto Educativo de Escola Plano Anual de Actividades Projecto Curricular da Escola Áreas CurricularesDisciplinares ÁreasCurricularesnãoDisciplinares Actividadesde Enriquecimento EnriquecimentoCurricular

5 Educação AmbientalEducação Ambiental Educação AlimentarEducação Alimentar Educação SexualEducação Sexual Educação para a Saúde e o Bem EstarEducação para a Saúde e o Bem Estar Educação para os Direitos HumanosEducação para os Direitos Humanos Educação para a Prevenção de Situações de Risco Pessoal (como a prevenção rodoviária ou a prevenção do consumo de droga)Educação para a Prevenção de Situações de Risco Pessoal (como a prevenção rodoviária ou a prevenção do consumo de droga) Educação Rodoviária abordada na formação transdisciplinar (Educação para a Cidadania) Temas transversais às diversas áreas disciplinares ( Currículo Nacional do Ensino Básico) :

6 Nas áreas curriculares não disciplinares pode ser abordada: Formação Cívica Formação Cívica Área de Projecto Área de Projecto Estudo Acompanhado Estudo Acompanhado Educação Rodoviária abordada na formação não disciplinar

7 Permite recorrer ao diálogo e reflexão sobre experiências vividas e problemas sentidos pelos alunos. Permite levantar questões relativas à participação individual na comunidade. Formação Cívica

8 Os alunos envolvem-se na concepção, realização e avaliação de projectos. Permite articular saberes de várias áreas curriculares em torno de: problemas específicos problemas específicos temas de pesquisa temas de pesquisa temas de intervenção temas de intervenção Área de Projecto

9 Estudo Acompanhado Promove a apropriação pelos alunos de métodos de estudo, de trabalho e de organização, bem como o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam uma crescente autonomia nas aprendizagens dos alunos.

10 Nas áreas de conteúdo/ disciplinares pode ser abordada: Educação pré-escolar Educação pré-escolar Ensino básico Ensino básico Educação Rodoviária abordada na formação disciplinar

11 Formação pessoal e social Conhecimento do mundo Expressões Expressão e Comunicação Linguagem e abordagem à escrita Matemática Domínios Motora Dramática Plástica Musical Educação para a Cidadania PRÉ-ESCOLAR ORIENTAÇÕES CURRICULARES è Objectivos gerais è Organização do ambiente educativo è Continuidade educativa è Intencionalidade educativa è Áreas de conteúdo

12 - Segurança - Bem-estar - Qualidade de vida -Relacionamento com os outros - Regras de convivência - Vivências e experiências educativas Utilização de códigos/linguagens; representação simbólica; jogo Formação Pessoal e Social Conhecimento do Mundo Expressão e Comunicação

13 1º CICLO ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES Língua Portuguesa Matemática Estudo do Meio Expressões Artísticas e Físico-Motoras

14 Bloco 1 - À descoberta de si mesmo A segurança do seu corpo 1º ano - Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (caminhar pela esquerda nas estradas, atravessar nas passadeiras, respeitar os semáforos) 2º ano - Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia-a-dia da criança: sinais de peões, pistas de bicicletas, passagens de nível) - Identificar alguns cuidados na utilização : - dos transportes públicos - de passagens de nível 1º ciclo | conteúdos de Estudo do Meio

15 Bloco 2 - À descoberta dos outros e das instituições A vida em sociedade 2º ano - Conhecer e aplicar algumas regras de convivência social - Respeitar os interesses individuais e colectivos - Conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos 1º ciclo | conteúdos de Estudo do Meio

16 Bloco 4 - À descoberta das inter-relações entre espaços Os seus itinerários 1º ano - Descrever os seus itinerários diários (casa/escola,...) - Representar os seus itinerários (desenhos, pinturas) 2º ano - Descrever os seus itinerários diários (casa/escola,...) - Localizar pontos de partida e chegada - Traçar o itinerário na planta do bairro ou da localidade 3º ano - Descrever os seus itinerários não diários (casa/escola,...) - Localizar pontos de partida e de chegada - Traçar o itinerário em plantas ou mapas 1º ciclo | conteúdos de Estudo do Meio

17 Bloco 4 - À descoberta das inter-relações entre espaços Localizar espaços em relação a um ponto de referência 1º ano - Perto de/longe de; em frente de/atrás de; dentro de/fora de; entre; ao lado de; à esquerdade/à direita de Deslocações dos seres vivos 3º ano - Reconhecer que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho,...) 1º ciclo | conteúdos de Estudo do Meio

18 Bloco 1 - Comunicação oral 1. Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza -Relatar acontecimentos, vividos ou imaginados, desejos Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral - Dramatizar cenas do quotidiano, situações vividas ou imaginadas - Dramatizar textos próprios ou de outros, sequências de situações 1º ciclo | conteúdos de Língua Portuguesa

19 Bloco 2Forma e Espaço (Iniciação à Geometria) Bloco 2 - Forma e Espaço (Iniciação à Geometria) 1º Ano - Conhecer e utilizar o vocabulário: em cima, atrás, à frente, entre, dentro, fora, à esquerda, à direita, sobre, antes, depois,... - Traçar itinerários entre dois pontos - Comparar itinerários 2º Ano - Desenhar livremente representações no plano, plantas e mapas... 3º Ano - Construir maquetas simples (por ex., a rua,...) 4º Ano - Desenhar figuras geométricas simples 1º ciclo | conteúdos de Matemática

20 Bloco 2 - Jogos Dramáticos Linguagem verbal - Participar na elaboração oral de uma história - Improvisar um diálogo ou uma pequena história a dois ou em pequeno grupo a partir de: - uma ilustração; - uma série de imagens (2º, 3º e 4º anos); - um som (2º, 3º e 4º); - uma sequência sonora (3º e 4º); - um objecto (2º, 3º e 4º); - um tema (3º e 4º). 1º ciclo | conteúdos de Expressão e Ed. Dramática

21 Bloco 1 - Descoberta e organização progressiva de volumes Construções - Ligar/colar elementos para uma construção - Ligar/colar elementos para uma construção (2º, 3º e 4º anos) - Fazer construções a partir de representação no plano (aldeias, maquetas) - Fazer construções a partir de representação no plano (aldeias, maquetas) (2º, 3º e 4º) 1º ciclo | conteúdos de Expressão e Ed. Plástica

22 2º CICLO ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História e Geografia de Portugal Matemática e Ciências Matemática e Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológica EVT e Educação Musical Educação Física

23 Domínio de referência - Deslocações e Transportes 5º ano - Deslocações 6º ano - Transportes - Prevenção rodoviária 2º ciclo | conteúdos de Francês Programa de Julho 91 2º ciclo | conteúdos de Ciências Naturais 6º ano 6º ano Conteúdo - Higiene e problemas sociais - O tabagismo. O alcoolismo. Outras drogas. Programa de Janeiro 00

24 3º CICLO ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES Língua Portuguesa Língua Estrangeira Ciências Humanas e Sociais História e Geografia História e Geografia Matemática Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais e Físico-Química Educação Artística EV e outra Educ. Tecnológica Educação Física ITIC(9ºano)

25 3º ciclo | conteúdos de Ciências Naturais Sustentabilidade na Terra Ecossistemas: perturbações no equilíbrio dos ecossistemas Gestão sustentável dos recursos: custos, benefícios e riscos das inovações científicas e tecnológicas Viver melhor na Terra Saúde Individual e Comunitária: indicadores do estado de saúde de uma população medidas de acção para a promoção da saúde O organismo humano em equilíbrio: opções que interferem no equilíbrio do organismo (tabaco, álcool, higiene, droga, actividade física, alimentação)

26 3º ciclo | conteúdos de Fisico-Química Sustentabilidade na Terra Som e luz: produção e transmissão do som características, comportamento e aplicações da luz Gestão sustentável dos recursos: custos, benefícios e riscos das inovações científicas e tecnológicas Viver melhor na Terra Em trânsito: segurança e prevenção movimentos e forças

27 3º ciclo | conteúdos de Ed. Tecnológica 9º ano Domínio tecnológico - Tecnologia da Electricidade, Electrónica, Mecânica e Robótica Módulo 2 - Produtos mecânicos Tópicos de conteúdo – sugestões de exploração 1.Movimento e mecanismo 2.Operadores mecânicos 3.Associação de elementos e efeitos encadeados 4.Sistemas de transmissão por cremalheira e pinhão 5.Sistemas mecânicos, hidráulicos e pneumáticos


Carregar ppt "Carla Pedro Técnica de Segurança Rodoviária 13 de Dezembro de 2004 DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google