A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre. Relações possíveis/locais de visita Objetivos Subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos na orientação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre. Relações possíveis/locais de visita Objetivos Subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos na orientação."— Transcrição da apresentação:

1 VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre

2 Relações possíveis/locais de visita Objetivos Subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos na orientação dos professores nas ATPCs para entenderem a relação existente entre currículo e locais de visita; Tornar uma prática entre os professores a realização destas relações possíveis em suas aulas.

3 Relações possíveis: Currículo oficial/local da visita Eco – Pólis Museu do Café Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga- Pilões Pinacoteca Benedito Calixto Sesc Santos Sesc Bertioga

4 Museu do CaféPinacoteca Benedito Calixto

5 Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza Eco – Pólis

6

7 História 6º ano/S.A 4 Conteúdos e temas Colosso de Rodes; Estátua de Zeus em Olímpia; Farol de Alexandria; Jardins Suspensos da Babilônia; Mausoléu em Halicarnasso; Pirâmides de Gizé; Templo de Ártemis em Éfeso. Competências e habilidades Estabelecer relações entre texto e imagem, realizando produção escrita. Sugestão:Solicitar que os alunos selecionem 7 Maravilhas conhecidas e observadas no local visitado. Lembre-se também de falar das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e do conceito de patrimônios culturais. Relações Possíveis com: Pinacoteca Benedito Calixto, Museu do Café, Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza.

8 Educação Física 6º ano/S.A 3 Conteúdos e Temas (Re)conhecendo meu corpo em movimento. Sugestão: o professor poderá solicitar que os alunos anotem os movimentos realizados durante a visita e comparem com os mapas esqueléticos e muscular. Competências e habilidades Identificar as próprias estruturas corporais nas habilidades do futsal; associar exercícios de flexibilidade e força às articulações e aos músculos; associar as diferenças do aparelho locomotor à performance em habilidades esportivas Relações Possíveis com: Eco – Pólis, Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Itutinga Pilões.

9 Matemática 7º ano/S.A 2 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Razão; proporcionalidade; escala; porcentagem; probabilidade. Sugestão: o professor poderá utilizar atividades com mapas ou planta do local visitado que utilizem escala, velocidade média, porcentagem. Conhecer os principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade, etc.; realizar medidas com precisão. Relações Possíveis com: Museu do Café. Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Jóias da Natureza

10 Places in a school Inglês 7º ano/S.A 2 Conteúdos e Temas Descrição da escola; vocabulário: espaços escolares (library, computer lab, classroom, teachers room etc.). Sugestão: escrever os nomes dos espaços visitados e objetos em inglês. Competências e habilidades Leitura – reconhecimento de palavras associadas ao espaço escolar; relação entre imagens, descrições e vocabulário; categorização de vocabulário; localização de informações específicas em um texto; reconhecimento da organização de um gênero e seu suporte. : Relações Possíveis com: todas as instituições.

11 Língua Portuguesa 8º ano/S.A 5 Conteúdos e Temas Semana Cultural na Escola: exposição, apresentações orais, leituras de contos e crônicas. Sugestão: A turma poderá apresentar para outras classes o espaço visitado utilizando slides com fotos, e as atividades realizadas no projeto. Competências e habilidades Criar estratégias para a apresentação de um projeto; utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar o projeto; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar. Relações Possíveis com: todas as instituições.

12 Desmatamento, poluição dos rios e da atmosfera. Poluição ambiental; desmatamento; crise na disponibilidade de água; efeito estufa. Sugestão:realizar pesquisa sobre o município da escola e da instituição visitada. Geografia 8º ano/S.A 3 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Identificar as formas de poluição ambiental em diferentes ambientes; analisar o impacto da expansão dos meios de transporte em áreas florestadas. Relações Possíveis com: Eco – Pólis, Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga- Pilões e Sesc Bertioga.

13 Ciências 9º ano/S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Corpo humano em movimento. Papel do esqueleto; ossos e articulações; músculos; movimento do corpo humano. Sugestão: anotar os movimentos realizados durante a visitação, utilizar também fotografias para os registros. Observar e registrar dados experimentais; interpretar resultados experimentais; interpretar imagens; responder perguntas de forma objetiva. Relações Possíveis com : Eco - Pólis, Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga-Pilões.

14 Inglês 9º ano/S.A 2 Conteúdos e Temas Competências e habilidades My first day at a new school Primeiro dia em uma nova escola; tempo verbal: past tense; adjetivos para descrever sentimentos e sensações; organização cronológica de eventos. Identificar as características de um diário pessoal; localizar informações específicas em um texto. Relações Possíveis com: todas as instituições. Sugestão: Solicitar aos alunos um relatório da visita no tempo verbal estudado.

15 Física 1ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades As relações entre as dimensões, distâncias e densidades dos corpos celestes no Sistema Solar. Sugestão: Utilizar os dados da visita realizada para trabalhar conceitos de velocidade, massa, escala, gravidade. Realizar cálculos de proporções para obter relações entre dimensões, distâncias e períodos dos planetas do Sistema Solar; estimar e avaliar grandezas como distância, tempo e densidade. Sistema Solar. Relações Possíveis com: Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joias da Natureza.

16 Língua Portuguesa 1ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades As vozes do outro e a nossa na resenha. Elaboração da resenha. Sugestão: produzir uma resenha sobre o local visitado. Elaborar resenha critica; posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expressos nas manifestações culturais e artísticas; utilizar os conhecimentos sobre a relação arte e realidade para analisar formas de organização de mundo, de textos e de identidades, emitindo juízos de valor. Relações Possíveis com: todas as instituições.

17 Química 2ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Síntese de ideias sobre as transformações químicas. Sugestão: Perceber os processos químicos e ou substâncias envolvidas nas exposição. Relacionar os níveis macroscópico, microscópico e representacional envolvidos na construção do conceito de transformação química, considerando os conhecimentos adquiridos para a compreensão da existência das substâncias. Relações Possíveis com: Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joias da Natureza; Eco-Pólis.

18 Filosofia 2ª série /S.A 4 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Construir argumentação consistente; recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural; analisar criticamente a própria experiência educacional. Filosofia e Educação Sugestão: Solicitar pesquisa sobre a diversidade sociocultural. Relações Possíveis com: todas as instituições.

19 Biologia 3ª série /S.A Conteúdos e Temas Competências e habilidades Evolução: os seres em transformação. Identificar a estreita relação entre os seres vivos e os ambientes; identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies; reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos. Sugestão: registros para responder a comparação entre as teorias. aluno Comparação das teorias evolutivas de Darwin e Wallace e de Lamarck. Relações Possíveis com: Eco-Pólis; Museu Joias da Natureza, Parque Estadual Itutinga Pilões.

20 História 3ª série /S.A 3 Conteúdos e Temas Competências e habilidades Dada uma distribuição estatística de variável social ou econômica, traduzir e interpretar as informações disponíveis ou reorganizá- las. Movimento operário no Brasil nas décadas de 1950 e Sugestão: Utilizar os registros da visita para complemento de informações sobre o período abordado. Relações Possíveis com: Museu do Café, Pinacoteca Benedito Calixto, Museu Joias da Natureza.

21 Agosto Pinacoteca Benedito Calixto Aberta ao público: 25 Jul (Qui) a 18 Ago (Dom) Uma exposição em feminino plural. São as Conceições, que se fazem representar pela figura majestosa e carregada de afeto e maternidade de Nossa Senhora; Madalenas e Genis, transitando entre o maldizer e o bendizer, entre o pecado e a castidade, por entre pedras e flores.

22 Museu do Café Cantigas, Jogos, Brincadeiras Superstições e Crendices. De 06/08 a 22/09 14 de julho de 2013.Exposição Virtual - A mostra Memórias da Praça – Corretores de Café em Santos vai ao ar no dia 14 julho e disponibiliza imagens e depoimentos de corretores de café da década de 1940 até os dias atuais.

23 SESC SANTOS Nome do espetáculo: Gem – grupo experimental de música - Duração do espetáculo: 60 minutos Classificação etária: ensino médio e EJA. Sinopse: O Grupo Experimental de Música - GEM integra em seu trabalho música, lutheria e a artes-visuais, utilizando diversos tipos de materiais, reciclando e ressignificando objetos do cotidiano. A criação de instrumentos musicais e de instalações

24 sonoras é o ponto de partida para suas performances ao vivo, em que a multiplicidade de referências culturais é aliada à difusão da consciência ambiental, na medida em que o trabalho incorpora elementos que, em outras circunstâncias, poderiam se transformar em agentes poluentes. Neste espetáculo, os músicos executam no palco sua nova instalação, criada em O GEM prioriza em sua pesquisa experimentar e criar através da observação de fontes sonoras diversificadas, encontradas no habitat urbano. O grupo, idealizado por Fernando Sardo, surgiu em 2003 e, desde então, tem realizado apresentações e oficinas no Brasil e no exterior.


Carregar ppt "VIVENCIANDO O CURRÍCULO 3º Bimestre. Relações possíveis/locais de visita Objetivos Subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos na orientação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google